Você sabe como tratar a assadura no bebê? Hoje vamos trazer uma lista de 10 dicas para tratamento da terrível assadura, uma inflamação de pele causada por múltiplos fatores.
O eritema da fralda, como também é conhecida a assadura, desencadeia muitos desconfortos para o bebê. Ele pode ficar com bolinhas vermelhas, bolhas e até com a pele em carne viva se não tratar.
Os pais e cuidadores devem monitorar a pele da criança a cada troca de fralda, pois a assadura também é decorrente de alergias da fralda.
O aconselhável é nunca deixar o bebê por muito tempo com a mesma fraldinha que, consequentemente, pode causar uma irritação da pele em decorrência do suor e acúmulo de dejetos.
Mas saiba que é possível tratar a assadura no bebê com algumas dicas práticas para realizar no seu dia a dia.
Foco na fraldinha do bebê de bruços. Foto: Canva
Veja também: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes
Como tratar a assadura no bebê – Veja as melhores dicas de tratamento
Para tratar a assadura no bebê a primeira dica é observar se realmente a pele está irritada, depois aplicar todas as dicas que vamos falar a seguir.
1- Perceba os sinais do bebê com assadura
A primeira dica é perceber os sinais do bebê com assadura, isto é, em cada troca observar os sintomas da inflamação.
Geralmente, um bebê com assadura fica com a região íntima, virilha e dobrinhas com aspecto avermelhado, com bolinhas e até bolhas que futuramente podem ser transformadas em feridas.
O bebê se sente desconfortável durante as trocas de fraldas, podendo chorar e choramingar bastante em decorrência da coceira e ardor.
2- Escolha um tipo de fralda mais confortável
O ideal para tratar a assadura em bebê é escolher um tipo de fralda mais confortável com tamanho especial para seu pequeno.
Na hora de vestir a fralda, deixe o modelo mais folgado, de modo que não aperte a região da cintura e as perninhas do bebê.
As fraldas mais largas e com design anatômico para o corpo da criança ajudam a tratar a assadura no bebê, deixando-o mais confortável em seu dia a dia.
Mãe trocando o seu bebê. Foto: Canva
3- Experimente deixar o bebê sem fralda
Para o tratamento eficaz da assadura, experimente deixar o bebê sem fralda por alguns momentos do seu dia.
Com o bebê pequeno pode parecer difícil deixar sem fralda para tratar a assadura, mas é preciso deixar a área afetada respirar e secar.
O verão é uma estação do ano em que as assaduras são bem frequentes, sendo o clima de calor um vilão.
Mas também é uma ótima estação para deixar a criança sem fralda, aproveitando momentos descontraídos com o seu cuidador.
Veja também: Por que chocolate em excesso faz mal à saúde? Entenda!
4- Trate a assadura do bebê com produtos corretos
É indispensável que você trate a assadura do bebê com produtos corretos como pomadas e cremes de tratamento para essa irritação.
O ideal é usar produtos antissépticos para assadura, dermatologicamente testados e aprovados por pediatras.
Se a irritação não melhora ou apresenta outros sinais de alerta no bebê, o recomendado é fazer uma consulta com o pediatra para tratar o problema.
As pomadas e cremes para assadura devem ser aplicados em cada troca de fralda e em uma quantidade que crie uma barreira de tratamento e de proteção.
Pai e mãe higienizando o bebê. Foto: Canva
5- Não deixe o bebê por muito tempo com a mesma fralda
Uma das causas de assaduras no bebê é a irritação da derme em contato com substâncias ácidas como fezes, urina e o próprio suor da criança. Portanto, não deixe o bebê por muito tempo com a mesma fralda.
Em média uma criança usa de 7 a 9 fraldas por dia, estabelecendo um limite de até três horas com a mesma fralda, mas isso varia conforme fatores individuais da criança.
As fraldas de piscina, por sua vez, são opções mais indicadas para as crianças brincarem na piscina ou na praia, porém, devem ser trocadas a cada 30 ou 40 minutos se a criança ainda estiver brincando na água.
Veja também: Como lavar fralda de boca – Receitas caseiras e dicas
6- Realize a higiene correta da região íntima do bebê
Outra dica para tratar a assadura no bebê é sempre realizar a higiene correta da região íntima do bebê.
Para isso, utilize algodão, gaze e um paninho 100% algodão para lavar a região íntima da criança, principalmente, as dobrinhas e áreas mais irritadas.
Não é recomendado usar lenço umedecido sobre a assadura, isso costuma piorar a situação causando mais irritação da derme.
Na hora da limpeza aplique um pouco de água morna e sabão neutro para remover as sujeiras e bactérias que possam estar causando o eritema. Depois seque com uma toalha limpa.
7- Jamais esfregue as feridas de assadura
Na hora da limpeza da região íntima, jamais esfregue as feridas de assadura e nem tente furar as bolhinhas.
O recomendado é limpar com um algodão ou gaze de forma delicada usando água morna e um sabão neutro.
Mãe colocando a fralda no bebê. Foto: Canva
8- Não use receita caseira para tratar a assadura no bebê
O tratamento para assadura deve ser feito com produtos adequados para esta funcionalidade, de modo algum use receita caseira para tratar o eritema em bebês.
Muitas receitas caseiras com amido de milho prometem recuperar a pele irritada e, ainda, cicatrizar as feridas causadas pela assadura, porém, cuidado!
A ideia é sempre usar produtos adequados para realizar o tratamento da irritação, cuidado com receitas “milagrosas” com ingredientes usados na alimentação.
Leia também: Como comprar fraldas direto de fábrica – Guia completo!
9- Alimentação saudável ajuda a tratar assadura
A alimentação saudável ajuda a tratar a assadura, principalmente, eliminando os alimentos ácidos como abacaxi, tomate, morango e a laranja.
Para as crianças em introdução alimentar, experimente investir alimentos menos cítricos para não piorar os sintomas da assadura.
A solução é também hidratar a pele, cuidar da alimentação da criança e também da mamãe que está amamentando.
Mãe trocando a fralda do seu bebê. Foto: Canva
10- Procure ajuda médica para tratar a assadura no bebê
Em caso de evolução do problema, sempre é bom procurar ajuda médica para tratar a assadura no bebê.
Alguns casos de assadura podem ser causados por uma infecção bacteriana ou de candidíase, comum também em crianças.
Essa infecção por candidíase também afeta a região da boca da criança, resultando no famoso sapinho.
Por isso, ao tratar a assadura no bebê em casa, sempre observe os sinais da infecção e sempre que necessário, consulte um pediatra.
Veja agora: Como lavar fralda de pano? Dicas e respostas!