Saber lavar fralda de pano é indispensável para manter a saúde, o conforto e os cuidados com a higiene do bebê.

Embora esse método seja o mais ecologicamente correto, muitas pessoas ainda “torcem o nariz” para a fralda de pano, por acreditarem que a limpeza é muito difícil.

No entanto, temos uma boa notícia: pode ser muito mais fácil do que você imagina! Mas, para isso, é preciso se atentar para todas as dicas que separamos neste texto.

Esperamos ajudar você! Acompanhe e fique por dentro.

Publicidade

Veja também: 5 dicas de higiene para adotar (sempre!) com os filhos em público

Como lavar fralda de pano?

Como lavar fralda de pano

Fralda de pano e produtos de higiene do bebê. Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A fralda de pano, em grande parte, pode ser lavada só com água. Apenas em algumas circunstâncias – ou se você achar melhor, o sabão neutro pode ser utilizado.

Assim, sendo, basicamente é preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, se a fralda for de fezes, você deverá despejar o excesso no vaso sanitário. Se for só xixi, siga para o passo seguinte.
  2. Em seguida, em água corrente, tire o restante do excesso.
  3. Deixe a fralda de molho em um balde com água em temperatura ambiente e uma colher de chá de bicarbonato de sódio.
  4. Passado 3 horas, lave a fralda dentro da máquina de lavar, apenas com as roupinhas do bebê.

No caso de fraldas sujas de cocô, em algumas circunstâncias pode manchar. Por isso, se estiver muito difícil tirar as fezes do tecido interno, use um pouquinho de sabão neutro diluído em água e esfregue bem a região.

Caso a mancha já tenha acontecido, faça uma espécie de “pastinha” com sabão em pó e água, aplicando em cima e deixando no sol por alguns instantes. Depois enxágue bem e pronto.

Publicidade

É importante frisarmos, ainda, que esse passo a passo de como lavar fralda de pano está associado a produtos específicos para roupas de bebê.

Ou seja, nada de usar alvejantes ou produtos para roupas de adultos, ok? Pois isso poderia provocar alergias no pequeno!

Além disso, não use água acima de 40º C, pois essa temperatura pode prejudicar a qualidade do material.

Por fim, não passe a fralda do bebê. Apenas deixe secando no sol.

  • Dica importante: As fraldas de cocô devem ser lavadas em água corrente imediatamente, e depois colocadas de molho. Já as de xixi podem ser “fechadinhas” e guardadas por um curto período, até que acumule um pouquinho e o processo seja mais “rentável”.

Veja mais: Como dar banho no bebê? Dicas essenciais para esse momento!

Como lavar fraldas de pano na mão?

Como lavar fralda de pano

Pilha de fraldas de pano. Foto: Freepik

Publicidade

Se você prefere lavar as fraldas de pano na mão, lembre-se de deixá-las de molho como mencionamos no tópico anterior.

Em seguida, use um pouquinho de sabão para esfregar bem nas regiões com manchas.

Lembre-se, ainda, de deixar a água corrente passar pela fralda até que a água saia limpa, quando você espremer levemente.

Do mesmo modo, não use produtos abrasivos, apenas sabão neutro.

Qual sabão usar para lavar fralda ecológica?

O ideal é sempre usar produtos próprios para bebês, como mencionamos no decorrer deste conteúdo. Além disso, todos os produtos devem ser neutros. Portanto, cuidado com aqueles materiais que têm cheirinho de bebê, mas que não necessariamente são para os pequenos, hein?

Os cheirinhos fortes podem ser prejudiciais para o seu filho. Em caso de dúvidas, leia sempre a embalagem, as indicações e converse com o pediatra!

Contudo, de maneira geral, podemos dizer que a maior parte das pessoas usam o sabão de coco para a limpeza das fraldas e das roupinhas. Mas, novamente, as recomendações médicas são fundamentais.

Leia mais: Higiene do sono: pode ser o que sua família precisa para dormir melhor!

Pode lavar fralda de pano na máquina?

Fralda de pano sobre a mesa. Foto: Freepik

Muitas pessoas que querem aprender a como lavar fralda de pano, também têm dúvidas com relação à lavagem na máquina.

E a verdade é que, em grande parte, não existe contraindicação para essa prática. Porém, como mencionamos, a temperatura da água não pode ser muito elevada.

Além disso, não lave as fraldas com roupas de adultos, tampouco com produtos impróprios para bebês.

Outro ponto importante que deve ser considerado é com relação à secagem: o ideal é deixar em um ambiente ventilado, onde bate sol. A maior parte dos fabricantes não recomenda a secagem na secadora.

Em caso de dúvidas quanto à secagem, verifique as recomendações de fábrica. Mas, lembre-se de que o sol é um importante e potente bactericida, ok?

Veja também: Produtos de higiene para bebê: Quais os principais produtos?

Precisa usar pomada com fralda ecológica?

Segundo os relatos de muitas mamães que aderiram à fralda de pano, as chances de seus bebês terem assaduras são muito menores. Isso quer dizer que nem sempre a pomada será necessária.

Porém, é fundamental estar sempre de olho! Analise bem a pele do bumbum e da região íntima do bebê, se perceber sinais de assadura, não hesite na hora de passar a pomadinha!

A diferença da fralda de pano para a descartável é que a primeira tende a irritar menos, mas, mesmo assim, o bebê pode ter um cocô ácido às vezes. E, quando isso acontece, a irritação pode aparecer.

Como deixar fralda de pano macia?

Fralda de pano pendurada no varal. Foto: Freepik

Além de aprender a como lavar fralda de pano, você também pode descobrir algo muito simples para deixar a fraldinha macia! Sabe como? Usando o bicarbonato de sódio!

Para isso, basta fazer a higiene inicial, como já comentamos algumas vezes, e depois deixar de molho com uma colher de chá de bicarbonato, em um balde próprio para isso.

Leia também: Kit higiene para as trocas do bebê: como organizar

Como tirar o cheiro de xixi das fraldas de pano?

Mulher abrindo fralda de pano. Foto: Freepik

O bicarbonato de sódio também pode ser usado no molho para tirar potenciais cheiros ruins do tecido. Contudo, grande parte dos relatos aponta que é difícil ficar cheirinho ruim na fralda.

Mas, caso venha a acontecer, deixe de molho com água em temperatura ambiente. Esse molho deve durar, no mínimo, 3 horas, mas pode ser por até 12 horas.

Outro ponto importante é colocar a fralda no sol, para que os raios solares funcionem como bactericida e tirem o mau cheiro do tecidinho da fralda. Essas medidas costumam funcionar.

Contudo, se o cheiro da urina do seu filho for muito forte – a ponto de ser impossível tirar da fralda, procure orientação médica, ok?

Esperamos ter lhe ajudado com o nosso guia de como lavar fralda de pano! Qualquer dúvida, aproveite e deixe um comentário por aqui!

Leia mais: