Conseguir lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê é um grande desafio para muitos pais. A privação do sono causa irritabilidade e até mesmo problemas de concentração e foco. Por isso, pensar em estratégias que minimizem esses impactos é muito importante para restabelecer a qualidade de vida.

Neste conteúdo, você verá uma série de dicas que buscam lhe ajudar nesse objetivo importante. Acompanhe para saber mais!

Veja também: O que as mães de primeira viagem precisam saber?

Como lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê?

Como lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê?

Mulher bocejando de sono. Foto: Freepik

Publicidade

Você vai precisar exercitar a sua paciência para lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê. Isso porque não existe milagre: no começo o bebê ainda estará “aprendendo” a dormir e ter uma rotina. O que significa que, gradativamente, as acordadas no meio da noite tendem a melhorar, mas elas ainda podem existir.

O que poderá dividir “as águas”, de uma fase de muito cansaço a outra mais equilibrada, são as pequenas mudanças que você implementar na sua rotina. Veja algumas mudanças bastante efetivas:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Invista em uma rotina de higiene de sono

Você já ouviu falar em higiene do sono? Basicamente, ela consiste em preparar o corpo e o ambiente para o sono que virá a seguir. É o caso de ir diminuindo as luzes da casa, ao mesmo tempo em que o silêncio começa a operar. Vale também ligar algum som bem baixinho, com barulhinhos da natureza, por exemplo. Ou então, músicas instrumentais que tragam aconchego e paz.

Além disso, aromas de lavanda, presentes em óleos essenciais, também podem ser colocados no ambiente. O clima do quarto e da casa deve estar agradável, induzindo todo mundo ao sono.

Seguir essa rotina é interessante pois o bebê “aprenderá” a dormir na mesma hora, todos os dias. Quando você começar a diminuir as luzes ele já se dará conta de que a hora de ir pra cama está chegando, e os hormônios do sono começarão a agir.

Veja mais: Estou exausta na maternidade: O que fazer?

Publicidade

2. Como lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê? Fique atenta aos sinais iniciais de sono

Mãe cansada das obrigações da maternidade. Foto: Freepik

É importante ressaltar que a hora de iniciar a higiene do sono precisa “casar” com o sono do seu bebê. Normalmente, um bebê costuma pegar no sono por volta das 19h30. Se esse for o caso do seu bebê, certifique-se de iniciar o processo de higiene do sono por volta das 19h.

Faça isso todos os dias, condicionando o corpo da criança.

Para isso, atente-se aos olhinhos pesados, bocejos e “esfregadas” no rosto, que o bebê pode dar. Se ele ficar muito tempo sonolento e não dormir, a irritação pode surgir, atrapalhando a higiene do sono e consequentemente o descanso do pequeno.

3. Faça o “pacto do silêncio” com todos que moram com você

O “pacto do silêncio” consiste em combinar com todos da casa que a partir de determinado horário não haverá mais ninguém falando alto, ouvindo música ou provocando ruídos muito intensos.

Todo mundo precisa participar do processo de higiene do sono. Caso contrário, torna-se impossível lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê, uma vez que o sono da criança não será de qualidade e, consequentemente, dos pais também não.

Publicidade

4. Cuidado com as sonecas que acontecem muito tarde

Mãe cansada. Foto: Freepik

O seu bebê precisa de algumas sonecas ao longo do dia para manter o corpinho saudável e em desenvolvimento. Porém, se você quer lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê, certifique-se de que as sonecas dele não estão atrapalhando a noite de sono.

Sendo assim, procure organizar o horário para que a última soneca seja das 13h às 16h, no máximo. Depois disso, a criança deve ficar acordada até a hora de dormir, por volta das 19h30.

Assim o corpo do bebê terá um tempo hábil para produzir os hormônios do sono, essenciais para regular o descanso à noite.

5. Conte com a ajuda de quem mora com você

Outra forma de lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê é buscando o apoio de quem mora com você. As pessoas precisam dividir as tarefas com a mãe e com o pai, visando mais qualidade de vida para todos.

Mãe trabalhando cansada. Foto: Freepik

Além disso, solicite que alguém cuide da casa por alguns momentos para que você também possa tirar uma soneca ao longo do dia. Assim, aos poucos tudo se ajeita e você perceberá que conseguirá se sentir mais tranquila e descansada com o passar do tempo.

Boa sorte nas suas descobertas e bom descanso!

Veja agora: Ansiedade e estresse: Seu filho sofre? Veja dicas para lidar com isso!