Conseguir lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê é um grande desafio para muitos pais. A privação do sono causa irritabilidade e até mesmo problemas de concentração e foco. Por isso, pensar em estratégias que minimizem esses impactos é muito importante para restabelecer a qualidade de vida.

Neste conteúdo, você verá uma série de dicas que buscam lhe ajudar nesse objetivo importante. Acompanhe para saber mais!

Veja também: O que as mães de primeira viagem precisam saber?

Como lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê?

Como lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê?

Mulher bocejando de sono. Foto: Freepik

Publicidade

Você vai precisar exercitar a sua paciência para lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê. Isso porque não existe milagre: no começo o bebê ainda estará “aprendendo” a dormir e ter uma rotina. O que significa que, gradativamente, as acordadas no meio da noite tendem a melhorar, mas elas ainda podem existir.

O que poderá dividir “as águas”, de uma fase de muito cansaço a outra mais equilibrada, são as pequenas mudanças que você implementar na sua rotina. Veja algumas mudanças bastante efetivas:

1. Invista em uma rotina de higiene de sono

Você já ouviu falar em higiene do sono? Basicamente, ela consiste em preparar o corpo e o ambiente para o sono que virá a seguir. É o caso de ir diminuindo as luzes da casa, ao mesmo tempo em que o silêncio começa a operar. Vale também ligar algum som bem baixinho, com barulhinhos da natureza, por exemplo. Ou então, músicas instrumentais que tragam aconchego e paz.

Além disso, aromas de lavanda, presentes em óleos essenciais, também podem ser colocados no ambiente. O clima do quarto e da casa deve estar agradável, induzindo todo mundo ao sono.

Seguir essa rotina é interessante pois o bebê “aprenderá” a dormir na mesma hora, todos os dias. Quando você começar a diminuir as luzes ele já se dará conta de que a hora de ir pra cama está chegando, e os hormônios do sono começarão a agir.

Veja mais: Estou exausta na maternidade: O que fazer?

Publicidade

2. Como lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê? Fique atenta aos sinais iniciais de sono

Mãe cansada das obrigações da maternidade. Foto: Freepik

É importante ressaltar que a hora de iniciar a higiene do sono precisa “casar” com o sono do seu bebê. Normalmente, um bebê costuma pegar no sono por volta das 19h30. Se esse for o caso do seu bebê, certifique-se de iniciar o processo de higiene do sono por volta das 19h.

Faça isso todos os dias, condicionando o corpo da criança.

Para isso, atente-se aos olhinhos pesados, bocejos e “esfregadas” no rosto, que o bebê pode dar. Se ele ficar muito tempo sonolento e não dormir, a irritação pode surgir, atrapalhando a higiene do sono e consequentemente o descanso do pequeno.

3. Faça o “pacto do silêncio” com todos que moram com você

O “pacto do silêncio” consiste em combinar com todos da casa que a partir de determinado horário não haverá mais ninguém falando alto, ouvindo música ou provocando ruídos muito intensos.

Todo mundo precisa participar do processo de higiene do sono. Caso contrário, torna-se impossível lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê, uma vez que o sono da criança não será de qualidade e, consequentemente, dos pais também não.

Publicidade

4. Cuidado com as sonecas que acontecem muito tarde

Mãe cansada. Foto: Freepik

O seu bebê precisa de algumas sonecas ao longo do dia para manter o corpinho saudável e em desenvolvimento. Porém, se você quer lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê, certifique-se de que as sonecas dele não estão atrapalhando a noite de sono.

Sendo assim, procure organizar o horário para que a última soneca seja das 13h às 16h, no máximo. Depois disso, a criança deve ficar acordada até a hora de dormir, por volta das 19h30.

Assim o corpo do bebê terá um tempo hábil para produzir os hormônios do sono, essenciais para regular o descanso à noite.

5. Conte com a ajuda de quem mora com você

Outra forma de lidar com o cansaço dos primeiros meses do bebê é buscando o apoio de quem mora com você. As pessoas precisam dividir as tarefas com a mãe e com o pai, visando mais qualidade de vida para todos.

Mãe trabalhando cansada. Foto: Freepik

Além disso, solicite que alguém cuide da casa por alguns momentos para que você também possa tirar uma soneca ao longo do dia. Assim, aos poucos tudo se ajeita e você perceberá que conseguirá se sentir mais tranquila e descansada com o passar do tempo.

Boa sorte nas suas descobertas e bom descanso!

Veja agora: Ansiedade e estresse: Seu filho sofre? Veja dicas para lidar com isso!