Compreender a importância de deixar a criança brincando sozinha é crucial para oferecer esse tipo de atividade aos pequenos no cotidiano. Afinal, muitos pais podem achar que deixar a criança brincando sozinha irá provocar a solidão, mas isso não é verdade.

Embora as brincadeiras com outras crianças e adultos estimulem as interações sociais e as habilidades de comunicação, os momentos em que a criança brinca sozinha também têm benefícios e, mais do que isso, importância.

Neste texto, esclarecemos alguns pontos, trazendo reflexões que possam te ajudar a proporcionar um brincar ainda mais rico para o seu filho. Confira!

Veja também: Por que brincar no parque é bom para as crianças?

Publicidade

Entenda a importância de deixar a criança brincando sozinha!

importância de deixar a criança brincando sozinha

Menino tocando xilofone. Foto: Canva.

São inúmeros os fatores envolvidos com a importância de deixar a criança brincando sozinha. A seguir, destacamos alguns deles, para que você compreenda por que esse tipo de atividade deve fazer parte da rotina dos pequenos:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Importância de deixar a criança brincando sozinha: Estimula a imaginação

Quando uma criança brinca sozinha, ela tem a oportunidade de explorar ainda mais a própria imaginação. Como ela precisará ser criativa para tonar a brincadeira mais dinâmica e divertida, passará a mentalizar histórias, enredos, cenários e personagens para compor o momento da brincadeira.

Consequentemente, tudo isso poderá estimular a capacidade de imaginar, desencadeando uma habilidade importante para a vida como um todo. Afinal, precisamos da criatividade e da imaginação todos os dias, para tomarmos decisões mais assertivas, resolvermos problemas e criarmos otimizações em nosso cotidiano.

Leia também: Importância do contato com a natureza na infância

2. Desenvolvimento da autonomia

Brincar sozinho exige que o pequeno tome decisões, organize seus cenários e escolha os brinquedos de forma mais autônoma. Ele não precisará da opinião do coleguinha sobre a casinha que está montando, por exemplo.

Publicidade

Desse modo, a criança começa a treinar a sua autonomia para tomar decisões em diferentes esferas da vida. Afinal de contas, nem sempre teremos um amigo ou parente ao nosso lado para nos ajudar a escolher, organizar, categorizar ou decidir todas as coisas.

Além disso, em muitos momentos ela terá que avaliar o que é bom e ruim, o que é certo e o que é errado, e assim decidir quais rumos seguir na brincadeira, de forma equilibrada.

Por isso, a importância de deixar a criança brincando sozinha também se envolve com a autonomia dos pequenos.

importância de deixar a criança brincando sozinha

Menino brincando com seu carrinho em uma poça de água. Foto: Canva.

3. Desenvolvimento da autoestima e autoconfiança

Sentir-se bem consigo mesmo, ao fazer uma atividade sozinho, é algo que nos ajuda a estimular a autoestima e a autoconfiança. No caso das crianças, a importância de deixar a criança brincando sozinha está relacionada a esse efeito.

Se a criança percebe que é capaz de se divertir e de viver momentos agradáveis mesmo estando sozinha, ela perceberá que possui atributos para construir momentos assim.

Publicidade

Dessa maneira, poderá se sentir mais confiante, inclusive quando for brincar com outras crianças.

Veja também: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular? [VÍDEO]

4. Importância de deixar a criança brincando sozinha: Estimula a resolução de problemas

Vamos supor que o seu filho está brincando de casinha, mas não sabe como pode montar uma mesa para compor o chá que fará com as suas bonecas. Nesse momento, ele terá que refletir, sozinho, o que poderia substituir a mesa, pensando em resoluções para o problema dele.

Para nós, adultos, esse pode ser um problema muito simples de resolver, ou com pouca importância, mas não se esqueça de que estamos falando de crianças. Para elas, resolver um problema como esse exige um treinamento árduo do cérebro, que precisa ser estimulado da forma adequada.

E a forma adequada, nesse caso, é permitindo que a criança explore a situação sozinha, buscando compreender como ela pode agir para solucionar o que está acontecendo naquele momento.

Mais tarde, essa capacidade de pensar e de tentar resolver os próprios problemas será refletida na escola, no trabalho, nos relacionamentos, etc.

importância de deixar a criança brincando sozinha

Criança pequena brincando com pecinhas de madeira. Foto: Canva.

5. Desenvolvimento cognitivo e motor

A cognição do ser humano está intimamente relacionada com a maneira como ele lida e interage com tudo o que ocorre em sua volta. Se ele pode ser o protagonista da sua história em muitos momentos, há uma tendência de que ele possa desenvolver a sua cognição com mais solidez.

Em contrapartida, se sempre houver outra pessoa envolvida, especialmente se ela sempre tentar resolver tudo pelo outro, como essa cognição poderá, realmente, ser trabalhada? Parece difícil, concorda? E realmente é.

Por isso, a importância de deixar a criança brincando sozinha também reside no fato de que ela poderá desenvolver a sua cognição, ao mesmo tempo em que trabalha a sua coordenação motora.

Isso porque, se os pais sempre montam os cenários nos quais a criança brinca, como ela poderá desenvolver a capacidade de empilhar, segurar, categorizar e acomodar suas coisas? Pense nisso.

Veja também: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

6. Autoconhecimento

Brincar sozinho também possibilita que a criança comece a praticar o seu próprio autoconhecimento. Ela passa a compreender quais são as brincadeiras que mais gosta, quais são aquelas que ela não gosta muito, e assim por diante.

Também poderá experimentar sentimentos e emoções que, talvez, não experimentaria na presença de outras crianças ou adultos interagindo nas brincadeiras.

Portanto, permitir que o seu filho brinque sozinho é, também, fazer com que ele descubra, dentro de si, mais informações sobre a própria personalidade, desejos e gostos.

importância de deixar a criança brincando sozinha

Menina brincando de empilhar bloquinhos. Foto: Canva.

7. Importância de deixar a criança brincando sozinha: Criação de momentos de calma e tranquilidade

A importância de deixar a criança brincando sozinha também está relacionada com a oportunidade que a criança tem de brincar de forma tranquila e calma. A criança poderá brincar silenciosamente, sem que haja mil e um estímulos à sua volta.

Isso ajuda a estimular a concentração, além de promover calma e tranquilidade. A criança também pode desenvolver, dessa maneira, o seu autocontrole, já que terá esses momentos de “descanso”, digamos assim, mesmo que ainda esteja brincando.

Além do mais, até os próprios adultos podem apreciar esses momentos de calma e tranquilidade dos pequenos, sendo como uma “terapia” visualizar a criança calminha brincando, concorda?

Veja mais: Ansiedade infantil: como lidar com uma criança ansiosa em casa?

Ofereça momentos sozinho e com outras crianças

Lembre-se, apesar de existir a importância de deixar a criança brincando sozinha, isso não quer dizer que a criança nunca deva interagir com outros pequenos ou com os adultos.

Na realidade, a brincadeira com outras pessoas é crucial para:

  • Desenvolver as emoções;
  • Desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal;
  • Estimular a empatia;
  • Estimular a paciência;
  • Promover momentos de descontração e lazer;
  • Proporcionar um desenvolvimento mental mais saudável;
  • Criar laços sociais que contribuem para autoestima;
  • Entre outros fatores.
importância de deixar a criança brincando sozinha

Menina brincando em seu quarto com os seus brinquedos coloridos. Foto: Canva.

Por isso, muito embora seja importante permitir que o seu filho brinque sozinho, lembre-se de que o equilíbrio é crucial nesse caso. Se ele tiver tempo para curtir a própria companhia, mas também puder aproveitar a companhia de amigos e coleguinhas, ele terá ainda mais estímulos saudáveis e positivos.

Considere esses pontos e crie uma rotina equilibrada para o seu filho.

Veja agora: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes