Ansiedade infantil como lidar: Você tem uma criança ansiosa em casa e quer saber qual a melhor forma de lidar com esse problema? Vamos te falar tudo sobre o tema no artigo de hoje!

Primeiramente, a ansiedade é nada mais nada menos que uma angústia relacionada com aquilo que pode acontecer no futuro, trazendo inseguranças e uma série de problemas para quem sofre.

A ansiedade é bastante comum em adultos, principalmente nesta nova geração que vive uma avalanche de informações e uma rotina muito agitada, mas você sabia que crianças também sofrem dela?

Esse transtorno, também conhecido como ansiedade infantil, merece muita atenção e cuidados por se tratar de uma fase importante na vida das pessoas.

Publicidade

A ansiedade é um dos principais transtornos de saúde mental no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 23,9% dos brasileiros sofrem algum transtorno de ansiedade. Além disso, nós ocupamos o quinto lugar em casos de depressão.

Nas crianças, a ansiedade pode surgir a partir do convívio com a família, que tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil e na construção deles como pessoas. Ou seja, se ela presencia brigas ou ou se preocupa demais com algo, ela pode desenvolver ansiedade.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Saiba tudo sobre a ansiedade infantil e como lidar!

Ansiedade infantil

Criança tampando o rosto com as mãos, dentro de uma caixa de papelão. Crédito da foto: Freepik

Ansiedade infantil é mais comum em meninas

Primeiramente, quem convive ou já conviveu com um transtorno de ansiedade sabe como pode ser bem ruim e angustiante… Imagine ter que lidar com isso ainda durante a infância, quando o cérebro está em formação e não tem a maturidade necessária para entender o que está acontecendo.

Os transtornos de ansiedade são os quadros psiquiátricos mais comuns na infância e na adolescência. De 10% a 15% da população nessa faixa etária tem algum transtorno, desde casos mais leves até casos mais graves e com grande prejuízo funcional.

Publicidade

Além disso, a ansiedade infantil é mais frequente em meninas.

Antes de tudo, é preciso destacar que um certo grau de ansiedade é normal, e até saudável. A ansiedade faz parte da vida de todas as pessoas e é a reação emocional esperada diante de diversas situações. No caso das crianças, é comum antes de uma viagem, uma festa de aniversário ou uma apresentação na escola, por exemplo.

A ansiedade é importante para a nossa sobrevivência, é o que alerta o cérebro e nos faz agir diante de um perigo.

O problema ocorre quando ela é desproporcional às situações vividas, causando impacto funcional no dia a dia. A ansiedade patológica é excessiva, persistente e causa sofrimento. Diante disso, em muitos casos a criança se afasta ou tenta evitar a situação que lhe causa ansiedade a qualquer custo.

Tipos de ansiedade

Existem diferentes transtornos de ansiedade. Um dos mais conhecidos é o transtorno de ansiedade generalizada, que é muito frequente em adultos, mas existem outros tipos que também podem surgir na infância ou adolescência.

Entenda um pouco mais sobre eles logo abaixo:

Publicidade

Transtorno de ansiedade de separação:

Ansiedade excessiva e frequente ao se separar dos pais, de forma não adequada para a fase do desenvolvimento. É mais comum durante a pré-escola, entre 4 e 5 anos de idade;

Leia mais aqui: Ansiedade de separação no segundo ano de vida de uma criança. 

Transtorno de ansiedade social (fobia social):

Medo e ansiedade desproporcional em situações de interação social cotidiana. Mais frequente no início da adolescência;

Mutismo seletivo:

Recusa de se comunicar verbalmente quando não está em casa ou com pessoas que não sejam seus familiares ou cuidadores. Geralmente, se inicia antes dos 5 anos;

Transtorno de ansiedade generalizada:

Tensão frequente, medos e preocupações desproporcionais em variadas situações. Diversos fatores podem ser provocadores da ansiedade. Pode ocorrer em qualquer idade;

Ansiedade infantil como lidar – Fobias específicas:

Medo exagerado ligado a alguma situação ou objeto, como altura, espaços fechados, injeção e sangue, por exemplo; que pode levar a reações de choro, desespero e até ataques de pânico. Pode surgir desde muito cedo;

Transtorno do pânico:

Ataques de pânico em que a pessoa sente medo de morrer e pode ter vários sintomas físicos, como taquicardia, sudorese, falta de ar e tontura. Costuma ocorrer no final da adolescência;

Agorafobia:

Ansiedade relacionada a situações como ficar em transporte público, em locais fechados ou no meio de uma multidão, por exemplo, porque existe a sensação de que será difícil sair dali se necessário. É mais comum na adolescência.

Menina com expressão triste, apoiando a mão em seu queixo. Fundo azul. Crédito da foto: Freepik

Como saber se seu filho tem ansiedade?

Se você tem uma criança ansiosa, pode aprender a reconhecer os sintomas de ansiedade observando seu filho em algumas situações.

Por isso, fique atento se seu filho apresenta alguns desses sinais e sempre que precisar procure ajuda, pois somente um profissional pode dar o diagnóstico correto.

Ansiedade infantil como lidar – Principais sintomas de uma criança ansiosa:

  • Crianças ansiosas têm dificuldade em se concentrar;
  • Podem ficar mais irritadas;
  • Podem se preocupar demais;
  • Pesadelos frequentes;
  • Têm dificuldade em aprender coisas novas, tanto na escola quanto em casa;
  • Têm dificuldades em superar algumas fases, como por exemplo o desfralde ou mesmo largar a chupeta e a mamadeira.

O que causa ansiedade infantil?

Há vários motivos que podem causar ansiedade na criança.

Além de predisposições genéticas e biológicas, alguns outros fatores podem estar relacionados, entre eles:

  • Longo período longe dos pais;
  • Insegurança;
  • Medo;
  • Rotina escolar;
  • Bullying.

Ansiedade infantil como lidar: Sempre que precisar procure ajuda

Se você acha que o seu filho pode estar sofrendo de ansiedade, procure um especialista que possa te orientar. Essa é sempre a melhor saída, porque somente um profissional poderá te explicar tudo sobre sintomas, tratamentos e opções de terapia.

Dessa maneira, você pode criar um lugar seguro e acolhedor para seu filho.

Além disso, alguns quadros, apesar de parecerem ser ansiedade infantil, trata-se de um outro transtorno como, por exemplo, o TDAH e a hiperatividade, que já falamos em outro artigo por aqui.

Ansiedade infantil como lidar?

Da mesma forma acontecendo em pessoas adultas, a ansiedade é um sentimento natural. Ou seja, se algo está para acontecer, como uma festa de aniversário ou o primeiro dia de escola, é comum que a criança fique mais agitada e ansiosa.

Mas se isso fica muito difícil de controlar e atrapalha o dia a dia da criança, o melhor é procurar ajuda profissional, como um psicólogo.

Conversar com um psicólogo pode ajudar até mesmo os pais a lidarem melhor com as crianças. Vale lembrar que somente um profissional pode dar o diagnóstico correto e passar atividades e tratamentos adequados.

O que fazer diante de uma crise de ansiedade na criança?

Assim como ocorre na depressão infantil, o primeiro passo para lidar com uma crise de ansiedade na criança é não julgar os sintomas como sendo apenas birra.

Na sequência, é importante que os responsáveis que estiverem presentes no momento se mostrem disponíveis para ajudar a criança.

Por fim, é válido tentar distraí-las por meio de conversas casuais e questionamentos sobre como foi o dia, o que gostaria de comer no jantar e qual brincadeira gostaria de fazer.

Isso irá desviar o foco da criança que tende a ficar menos ansiosa.

Ansiedade infantil

Menina com ansiedade, com as mãos tampando o rosto. Crédito da foto: Freepik

Como controlar a ansiedade infantil no dia a dia

A ansiedade infantil pode tornar a criança triste, com dificuldade para interagir com outros colegas e até mesmo prejudicar seu desenvolvimento.

Por isso, é imprescindível ajudar a criança no dia a dia a fim que ela fique menos ansiosa.

Algumas dicas são:

  • Auxilie a criança a enfrentar seus medos;
  • Valorizar as emoções da criança;
  • Mostrar que a ansiedade é um sentimento temporário;
  • Ajude a criança a compreender racionalmente a situação que causa ansiedade;
  • Pratique atividades relaxantes com a criança.

Por fim, outro ponto no qual a família pode ajudar é na criação de uma rotina, que auxilia na questão da previsibilidade.

É super comum que crianças ansiosas se sintam mais seguras quando têm a certeza do que vai acontecer. A rotina ajuda na organização, regras, autonomia e redução da ansiedade. Porém, não deve ser uma coisa rígida.

É interessante que a rotina inclua momentos de deveres e momentos de lazer, e que seja criada em conjunto com a criança, se possível.

Esperamos que tenha gostado desse artigo. Continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para mais dicas sobre esse universo. Até a próxima!