Mindfulness para mães é uma técnica que pode contribuir para a redução dos níveis de ansiedade e estresse do dia a dia, aumentando a qualidade de vida e o bem-estar. Afinal de contas, quantas vezes as mães estão pensando em algo do futuro, ou tendo dificuldades para se concentrar no que estão fazendo neste exato momento, por conta de uma série de motivos? Pois é!

Neste texto, reunimos uma série de informações sobre o assunto para ajudá-la a compreender o poder dessa técnica de focar no aqui e no agora. Confira!

Veja mais: Importância do hobby na gestação: Descubra aqui!

Mindfulness para mães

Mulher meditando e refletindo. Foto: Canva

Publicidade

O que é Mindfulness?

Basicamente, o Mindfulness consiste em uma técnica de Atenção Plena no presente. Ele pode ser usado nos momentos de meditação, mas também levado em conta em contextos diversos de nossa rotina. Por exemplo, quando você toma banho, é possível voltar a atenção da sua mente para o barulho da água e o cheiro do sabonete, ao invés de ficar repassando, nos seus pensamentos, a lista de tarefas pendentes, por exemplo.

Além disso, é possível reservar um momento específico de meditação com foco em Mindfulness, dando atenção à respiração e às sensações do corpo, em um ambiente silencioso e preparado para essa atividade.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Ou seja, existem algumas formas de exercitar essa atenção plena. Ambas proporcionam benefícios para a nossa mente e nosso bem-estar, aumentando a qualidade de vida. A seguir, discutimos mais sobre os benefícios. Continue lendo!

Quais os benefícios do Mindfulness para mães?

Quando nascemos, a nossa mente ainda está “limpa” de memórias e pensamentos. Tudo é novo. Tudo é diferente. Isso faz com que os nossos olhos, ouvidos, paladar, tato e audição prestem muita atenção a tudo que chega até eles, registrando, em nossa mente, aos poucos, todas essas impressões.

À medida que o tempo passa, vamos adquirindo mais e mais informações, que permanecem sendo armazenadas na mente de forma profunda. Só que, em algum momento de nossas vidas, essas informações começam a invadir as nossas percepções do presente.

Deixamos de prestar atenção na folha seca que está sendo levada pelo vento na calçada, porque lembramos que temos que comprar fraldas. Deixamos de sentir o calor do sol na pele, porque estamos pensando naquela fala equivocada que tivemos ontem, e assim por diante…

Publicidade

Vamos vivendo no automático, ao mesmo tempo em que recheamos a nossa mente com a retomada de pensamentos do passado ou com a criação espontânea de situações futurísticas. Isso vai gerando estresse – quando é estímulo demais sobre o que fazer no presente -, e ansiedade – quando estamos sempre projetando o futuro na nossa mente, especialmente de forma catastrófica.

Veja mais: Como lidar com as mudanças de humor durante a gravidez?

Mindfulness para mães

Mulher meditando e refletindo. Foto: Canva

E quando ficamos ancorados apenas no que já aconteceu? Podemos ter sentimentos e emoções depressivas, nostálgicas, de muita saudade e até mesmo dor… E tudo isso vai apagando o presente vivido.

Sendo assim, quando pensamos no Mindfulness para mães, pensamos na possibilidade incrível de, simplesmente, “desligar o disjuntor” desses pensamentos invasivos do passado e do futuro, focando no que está acontecendo neste exato momento e está em nossas mãos.

No seu caso, pense: o que o seu corpo está sentindo agora mesmo? O que você está ouvindo? Qual a temperatura ambiente? Será que você deu atenção àquela mancha na parede, ou sequer tinha percebido ela ali? Pois é…

Publicidade

Essa pequena história nos ajuda começar a refletir sobre os benefícios do Mindfulness para mães. E, a seguir, descrevemos mais detalhes sobre isso:

1. Redução da ansiedade

Como vimos na pequena historinha acima, o foco constante nos pensamentos futurísticos faz com que os níveis de ansiedade comecem a ficar cada vez mais elevados em nossa rotina. Afinal, se estamos sempre pensando no que pode acontecer, como poderemos nos sentir tranquilos?

Por isso, o Mindfulness para mães é uma excelente alternativa para quem quer manter a atenção no hoje e reduzir os pensamentos catastróficos do futuro.

Veja mais: Ansiedade infantil como lidar: Com uma criança ansiosa em casa?

2. Redução do estresse

Da mesma forma que o excesso de pensamentos sobre o futuro impactam o nosso bem-estar, os pensamentos acelerados sobre tudo o que deve ser feito no presente também pode ser uma armadilha para a nossa saúde mental.

Em contrapartida, a prática de Mindfulness para mães pode reduzir o estresse quando ajuda a mulher a focar em uma coisinha de cada vez, vivenciando o presente com mais leveza.

Mindfulness para mães

Mulher relaxando no seu escritório. Foto: Canva

3. Mindfulness para mães: Promoção do bem-estar

Viver o presente, apreciar os detalhes, estar conectada com o aqui e o agora… Esses fatores contribuem para um aumento do bem-estar, uma vez que a pessoa pode se sentir mais tranquila e mais leve no seu cotidiano.

4. Aumento da concentração e do foco

Quando foi a última vez que você observou, em detalhes, uma roupa que estava usando? Possivelmente isso faz tempo, não é mesmo? Com o Mindfulness, isso pode começar a mudar aos poucos.

Sendo assim, quando pensamos nos benefícios do Mindfulness para mães, podemos pensar no aumento da concentração e do foco.

Afinal, você começa a treinar a sua mente para se atentar para o que está à sua volta, neste exato momento.

Veja mais: Maneiras de aliviar a dor nas costas durante a gravidez: 7 dicas!

5. Mindfulness para mães: Maior intensidade na hora de aproveitar momentos simples

Quantos momentos felizes só são encarados como tais quando eles passaram?

Por exemplo, sabe aquele momento da sua adolescência que você lembra com muita nostalgia? Ou aquele passeio em família que traz sensação de felicidade, mas que você tem a impressão de que, naquele momento, não sentiu a mesma coisa? Pois é…

Mulher ao ar livre inspirando profundamente. Foto: Canva

Muitas vezes, valorizamos mais a felicidade do passado do que os momentos bons vividos no presente. Porém, com a prática de Mindfulness para mães isso pode começar a mudar aos poucos.

Passamos a ter a oportunidade de viver os momentos do hoje com mais intensidade, apreciando a companhia do outro, a diversão com o nosso filho, a refeição com todos os familiares, enfim!

6. Aumento da qualidade de vida

Reduzir os níveis de ansiedade e estresse, ao mesmo tempo em que aumenta o bem-estar e constrói memórias mais felizes, promove um aumento na qualidade de vida. Há mais chances de você se sentir bem quando ancora, em alguns momentos do seu dia, o pensamento no presente.

É claro que você não precisa focar no aqui e agora 24 horas por dia, pois isso seria impossível. Algum planejamento do futuro, ou alguma memória do passado ainda surgirá.

Mas ter esses momentos focados no aqui e no agora contribuem para que você possa começar a se sentir mais “de bem com a vida”, digamos assim.

Veja mais: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher

7. Mindfulness para mães: Aumento do autoconhecimento

Quando paramos para dar atenção às sensações do corpo, ouvindo nossos pensamentos de forma mais tranquila e estando presente no agora, podemos conhecer um pouco mais sobre nós.

Quando foi a última vez que você observou os traços do seu rosto? Ou como uma cor de roupa fica em você? Ou quando foi a última vez que você percebeu que ver uma flor faz com que pensamentos sobre a sua mãe venham à mente? Pois é!

Tudo isso pode ajudá-la a conhecer mais o que você gosta, o que quer, o que não quer, e assim por diante. Parar para viver o agora, apreciando a própria companhia, promove esse tipo de efeito – que é muito construtivo em nossas vidas. Vale a pena testar!

8. Desenvolvimento do autocontrole

Antes de, simplesmente, pedir um lanche, que tal parar para pensar no que você está sentindo? Será que é fome, ou é preguiça de fazer algum preparo mais saudável?

Esse tipo de questionamento, que nos traz para o presente, pode ajudar a desenvolver o autocontrole. Passamos a entender melhor as sensações do corpo, vivenciamos mais uma etapa do nosso dia por vez, ao invés de querer acelerar tudo e partir para um fast food da vida, por exemplo.

Faça o teste de refletir com a mente mais ancorada no agora, ao invés de sempre agir de forma automática e sem boas análises do que realmente está sendo feito.

Veja mais: Perguntas de autoconhecimento que toda mãe precisa fazer!

Mulher meditando na praia. Foto: Canva

Como praticar o Mindfulness para mães?

O Mindfulness para mães pode ser praticado em diversos momentos do dia a dia. Não precisa ser algo engessado, dentro de um cronograma nada flexível. A ideia é trazer mais leveza para o dia a dia, e não mais peso.

Por isso, separamos algumas considerações que podem começar a ajudá-la a colocar em prática a atenção plena. Veja só:

1. Mindfulness para mães: Mapeamento do corpo

A casa está uma bagunça, o bebê está sujo, os pensamentos sobre o retorno ao mercado de trabalho estão palpitando na mente… Você sente um nível de estresse gritante e não sabe o que fazer? Pare um segundo e inspire o ar profundamente.

Comece a fazer o mapeamento do seu corpo, reduzindo os ruídos que estão nos pensamentos. Sinta o toque da sola dos pés no chão. Sinta a sua panturrilha, coxa, cintura, barriga… Preste atenção nas sensações de cada parte do seu corpo. Isso trará a mente para o presente e pode ajudá-la a descarregar um pouco do estresse.

Viva o agora. Viva o que o seu corpo está sentindo.

Veja mais: Esgotamento mental na maternidade: Como lidar com isso?

2. Momento de foco em uma sensação

Se não quiser mapear o seu corpo todo, você pode focar em uma única sensação.

Seguindo a historinha do tópico acima, concentre-se em pegar o seu bebê e preparar um banho gostoso para ele. Sinta o cheiro dos produtos, olhe nos olhos do bebê, aprecie o toque pele a pele. Essas sensações vivenciadas neste momento podem ajudá-la a focar no agora, além de conectar você com o seu neném.

3. Mindfulness para mães: Foco na respiração

Nós respiramos desde o primeiro segundo de nossas vidas, até o nosso último suspiro. Mas quantas vezes por dia nós realmente prestamos atenção nesse sopro da vida? Pois é?

Portanto, uma das formas de praticar Mindfulness para mães é justamente focar na respiração. Sinta o ar entrando nos pulmões, e depois saindo. Perceba as sensações que o seu corpo sente toda vez que você respira.

Se quiser, pode prolongar a respiração, deixando-a mais lenta e profunda. Além de ajudá-la a focar mais no presente, servindo como uma âncora, essa ação também é uma excelente forma de desacelerar os batimentos e proporcionar relaxamento para o corpo.

Mulher meditando e refletindo. Foto: Canva

Veja mais: Respiração do bebê: 4 fatos que você precisa saber

4. Apreciando os detalhes

Quando foi a última vez que você, simplesmente, parou e apreciou alguma coisa? Por exemplo, uma refeição simples: você se concentra na textura dos alimentos? Observou a sua louça? Ou só comeu para acabar logo e voltar ao trabalho? Pense sobre isso.

Observar os detalhes de situações, pessoas e objetos é uma forma de se fazer mais presente.

Foque nas cores do material da sua mesa, olhe com atenção para a capa daquele livro ou para aquela arte pendurada na parede… Isso pode fazer com que você descubra que há coisas ali que você sequer tinha percebido, ao mesmo tempo em que exercita a atenção plena.

5. Mindfulness para mães: Apreciando os momentos de autocuidado

Sabemos que a rotina, na maternidade, é bem corrida. As mães se queixam de quase não ter momentos de autocuidado. Ainda assim, apreciar momentos nesse sentido, quando possível, pode ser uma das formas de praticar o Mindfulness para mães.

Por exemplo, todas as vezes que você lavar a pele do seu rosto, sinta a ponta do dedo deslizando na sua face. Cheire os produtos que você usa, ou algo nesse sentido.

Se o autocuidado for um exercício, como uma corrida ao ar livre, sinta o ar no seu rosto, ou observe a cor do dia. Tudo isso pode ajudá-la a reduzir os pensamentos ansiosos, aumentando o foco no presente.

Na dúvida, busque ajuda psicológica!

Esperamos que essas considerações e informações possam ajudá-la de alguma forma. Lembrando que a técnica de Mindfulness para mães não descartam o acompanhamento psicológico quando necessário, ok?

Inclusive, em caso de dúvidas, converse com o seu psicólogo!

Veja mais: Mães ocupadas: 13 dicas incríveis para facilitar a rotina!