Aprender a lidar com as mudanças de humor durante a gravidez não é a coisa mais simples do mundo. Até porque, algumas mulheres podem enfrentar bastante alterações no humor, que causam impactos nos relacionamentos e na rotina como um todo.

Por conta dessas situações, fizemos este conteúdo com uma série de dicas que podem ajudá-la a começar a lidar com esse tipo de questão. Esperamos que as considerações sejam úteis para o seu caso. Vamos lá!

Veja mais: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

Como lidar com as mudanças de humor durante a gravidez

Mulher apoiando a outra que está triste. Foto: Canva

Publicidade

Como lidar com as mudanças de humor durante a gravidez?

Apesar de não haver uma fórmula mágica de como lidar com as mudanças de humor durante a gravidez, alguns apontamentos e reflexões podem ser levados em conta para que seja possível construir uma atmosfera mais saudável e tranquila.

Isso não quer dizer que as mudanças de humor vão deixar de existir ao colocar as nossas dicas em prática. Mas, sim, quer dizer que há alternativas que ajudam a enfrentar a situação, mas sem necessariamente extingui-la de vez. Vejamos:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Aceitar que as mudanças ocorrem é importante

Um bom ponto de partida que podemos considerar é o que chamamos de aceitação. Aceitação consiste em compreender que as mudanças de humor acontecem na gestação, querendo ou não.

Ao compreender isso, pode-se reduzir aquela cobrança de estar sempre feliz, alegre e disposta, pois isso não é possível quando tantas mudanças biopsicossociais estão acontecendo nas nossas vidas.

Portanto, antes de se cobrar para estar sempre de bom humor, aceitar que haverá dias difíceis pode ser mais promissor e, sem dúvidas, mais justo consigo mesma.

Veja também: Depressão pós-parto: causas, sintomas e tratamentos

Publicidade

2. Como lidar com as mudanças de humor durante a gravidez: Manter uma comunicação com a rede de apoio

A rede de apoio é fundamental para o fortalecimento do bem-estar durante todo o período gravídico-puerperal. Com base nessa rede, a mulher pode falar dos seus sentimentos, sentir-se acolhida e receber suporte para os dias mais difíceis.

Dessa maneira, cria-se uma atmosfera mais saudável e acolhedora, que dará a ela a chance de enfrentar as situações complicadas sem se sentir completamente só ou “perdida”, por exemplo.

3. Praticar atividades que relaxam e proporcionem bem-estar

Existem muitas atividades que podem ajudar a lidar com as mudanças de humor durante a gravidez. É o caso de fazer exercícios físicos, dançar, pintar, escrever, assistir algo engraçado, enfim.

Investir em atividades que proporcionam sensações de bem-estar e relaxamento, mesmo que pareça pouco, contribui muito para o enfrentamento dos dias mais difíceis durante a gestação.

Para isso, parar e analisar quais atividades costumam ser interessantes para você é um bom caminho. O que faz bem a você? Quais hobbies você gostaria de pôr em prática? Pense nisso!

Mulher de costas triste e olhando pela janela. Foto: Canva

Publicidade

Veja mais: Autoestima da mãe: 7 dicas para recuperar. Confira!

4. Construir uma rotina mais saudável e leve

Uma rotina saudável considera uma boa alimentação, hidratação ao longo do dia, exercícios adequados ao corpo, sono de qualidade, atividades divertidas, trabalho na medida certa, etc.

Esse tipo de rotina, quando estruturado positivamente, pode ajudar a lidar com as mudanças de humor durante a gravidez. Até porque, a falta de rotina e os hábitos ruins podem piorar os sentimentos e emoções negativos. Por isso, ficar atento a esses pontos é fundamental.

5. Como lidar com as mudanças de humor durante a gravidez: Cuidar com a autocobrança para ser “equilibrada”

As alterações no humor, durante a gestação, acontecem por uma série de motivos. É algo normal, natural e esperado. Logo, ficar tentando “forçar a barra” para parecer sempre feliz, disposta e sorridente, é um comportamento de autocobrança que pode ser prejudicial.

Você não precisa fingir que está tudo bem quando não está. Não precisa ficar sorrindo o tempo todo por conta do que os seus familiares vão pensar se você não estiver bem.

Essa autocobrança não leva a nada positivo. Pelo contrário! Pode fazer com que você se sinta desgastada por fingir estar bem, e até mesmo mal consigo mesma por não conseguir manter essa “máscara” de imbatível.

Veja mais: 7 dicas de decoração que potencializa sua autoestima

6. Buscar apoio de um psicólogo perinatal

O psicólogo perinatal estuda durante anos para compreender os fatores que podem impactar a mulher e a sua família durante o período gravídico-puerperal. Sendo assim, é um profissional qualificado para ajudá-la a entender melhor as suas emoções, por que elas aparecem e de quais formas é possível lidar com elas.

Dessa maneira, por meio do pré-natal psicológico e das sessões de psicoeducação, você poderá conhecer melhor o funcionamento biopsicossocial da gestação, de acordo com as suas singularidades. Vale a pena cogitar essa possibilidade.

Mulher grávida fazendo ioga. Foto: Canva

7. Conversar com o médico responsável pelo acompanhamento gestacional

O médico responsável pelo seu pré-natal também pode ajudá-la a lidar com as mudanças de humor durante a gravidez. Isso porque você poderá conversar com ele sobre o que vem acontecendo e compreender quais fatores podem estar impactando as suas emoções e o seu humor.

Da mesma maneira, ele poderá prescrever exercícios e atividades que podem contribuir para um maior equilíbrio emocional durante essa fase importante da sua vida.

8. Como lidar com as mudanças de humor durante a gravidez: Respeitar os próprios limites

Respeitar os próprios limites também é importante na hora de lidar com as mudanças de humor durante a gravidez. Lembre-se de que haverá dias muito difíceis, e que dizer “não”, se for necessário, será válido.

Como comentamos anteriormente, você não tem a obrigação de agradar as pessoas o tempo todo. As pausas podem acontecer e você não precisa dar satisfação para os outros.

Se algo não está indo muito bem no seu dia, não se sinta obrigada a ser uma pessoa extremamente empolgada com quem está à sua volta. Respeite os seus limites.

Veja mais: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher

9. Dar um tempo quando for necessário

Se algo estiver muito difícil de assimilar, tente dar uma pausa. Por exemplo, se você sente que está com o humor muito alterado, será que é o momento de discutir um assunto importante com algum familiar?

Talvez seja mais prudente dar um tempo para esfriar a cabeça e se sentir mais tranquila. Assim, ao retornar o assunto, pode ser que você se sinta mais bem preparada para aquela discussão.

Silhueta de mulher grávida ao ar livre. Foto: Canva

10. Como lidar com as mudanças de humor durante a gravidez: Praticar o autocuidado com mais frequência

Você é a prioridade na sua vida, não se esqueça disso. Portanto, praticar o autocuidado com frequência é uma forma de se ajudar a lidar com as mudanças de humor durante a gravidez.

Para isso, pratique exercícios, cuide da sua aparência, leia um livro, estude, medite, entre em contato com a natureza, priorize o seu sono, coma alimentos saudáveis, enfim!

Tudo isso ajuda a manter corpo e mente mais saudáveis, ao mesmo tempo em que proporciona mais bem-estar e qualidade de vida. Experimente!

Veja mais: Problemas emocionais na infância: Como os pais podem ajudar?