A importância do hobby na gestação se dá por diversos motivos: ela nos ajuda a nos conhecermos melhor, oferece suporte em momentos mais difíceis (pois ajuda a distrair a mente) e ainda promove o desenvolvimento de novas habilidades.

Por isso, procurar um hobby que faça sentido para você, durante a sua gravidez, pode ser uma ideia bem interessante. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar o conteúdo que preparamos detalhadamente para você!

Veja mais: Atividades lúdicas: 20 ideias incríveis!

importância do hobby na gestação

Mulher com o seu hobby de fazer crochê. Foto: Canva

Publicidade

Qual a importância do hobby na gestação?

Entender a importância do hobby na gestação pode fazer com que você passe a priorizar esse tipo de atividade na sua rotina. Isso porque, infelizmente, vemos uma sociedade que julga o descanso e o lazer, como se as pessoas tivessem que estar extremamente produtivas, com relação ao trabalho, por exemplo, o tempo todo.

Mas, as atividades que desconectam a mente das obrigações diárias e permitem que sintamos sensações de prazer e bem-estar têm um papel crucial em nossa saúde mental. Por isso, durante a gravidez, ter atividades de relaxamento para a mente e para o corpo pode ser uma forma de viver essa fase de uma maneira mais saudável e feliz.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Pensando nisso, trouxemos uma lista com diversas considerações relevantes sobre a importância do hobby na gestação. Veja:

1. Auxilia na redução de estresse e ansiedade

O hobby tem a capacidade de nos ajudar a reduzir os níveis de estresse e de ansiedade que, muitas vezes, estão presentes no nosso dia a dia. Isso decorre do fato de que os hobbies proporcionam boas sensações, e ajudam a desconectar a mente daqueles problemas que assolam os nossos pensamentos.

Logo, é uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida e atravessar a fase da gestação de uma forma mais tranquila e saudável.

Veja também: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

Publicidade

2. Importância do hobby na gestação: Promove sensações de prazer e bem-estar

Como mencionado acima, a importância do hobby na gestação também se relaciona com as boas sensações que ele é capaz de provocar em nós. Podemos nos sentir mais felizes, realizadas, motivadas e até mesmo empolgadas para tal atividade, o que ajuda a deixar o “clima do dia” muito mais leve e agradável.

3. Promove o autoconhecimento

O autoconhecimento também não fica de fora quando pensamos nos hobbies. Sabe por quê? Porque, muitas vezes, você pode ter uma “habilidade adormecida” e nem sabe. Ao colocar a mão na massa, essa habilidade pode começar a ser mais bem explorada, o que faz com que você perceba a sua competência para determinada atividade e comece a se conectar ainda mais consigo mesma.

E o melhor, disso tudo, é que esse autoconhecimento não precisa se referir apenas a um único hobby… Você pode começar a testar muitas atividades, encontrando novos amores para a sua vida! Legal, não é mesmo?

Veja mais: Perguntas de autoconhecimento: Toda mãe precisa fazer!

importância do hobby na gestação

Mulher atenta ao livro que está lendo. Foto: Canva

4. Importância do hobby na gestação: Desenvolve novas habilidades

Seguindo o gancho do que acabamos de mencionar acima, o hobby, durante a gestação e até mesmo em outras fases de nossas vidas, contribui para o desenvolvimento de novas habilidades.

Publicidade

Se você nunca se aventurou no universo do artesanato, por exemplo, o hobby pode ajudá-la a perceber que a sua coordenação motora fina para essas atividades é bem apurada, coisa que, talvez, você nunca tenha notado.

Portanto, você pode começar a desenvolver essa habilidade e perceber que ela poderá ser útil em muitas outras esferas da sua vida.

5. Auxilia na socialização e construção de rede de apoio

Existem muitos tipos de atividades que podem ser feitas em grupo. É o caso do artesanato, da dança, dos grupos de leitura, enfim! Se você optar por esse tipo de hobby, poderá conhecer pessoas que também amam a prática e, aos poucos, aprimorar seus conhecimentos sobre a área, ao mesmo tempo em que constrói laços sociais bem relevantes.

Sem dúvidas, isso tudo pode impactar profundamente a nossa saúde mental. Até porque, laços sociais sólidos e saudáveis nos ajudam a elevar a autoestima, ao mesmo tempo em que se tornam a nossa rede de apoio em muitos momentos.

Veja mais: Autoestima da mãe: 7 dicas para recuperar. Confira!

Mulher bordando flores no pano. Foto: Canva

6. Importância do hobby na gestação: Pode se transformar em uma renda extra prazerosa

Apesar de um hobby só ser considerado hobby quando ele é feito única e exclusivamente para proporcionar prazer e bem-estar, nada impede você de transformar, ao menos uma parte da atividade, em uma renda extra.

Vamos supor que você se apaixonou pela escrita artística e por desenhos. Em um bloco de tempo do seu dia você pode trabalhar na confecção de convites e cartões artesanais, por exemplo. Assim, pode vender na internet ou para os seus conhecidos e adquirir uma fonte de renda extra.

7. Fortalece a autoestima

Quando desenvolvemos uma nova habilidade e percebemos que vamos ficando cada vez melhores nisso, automaticamente a nossa autoestima também pode sofrer impactos positivos.

Afinal, quem é que não gosta de se sentir bom fazendo alguma coisa interessante, concorda? Portanto, apostar no hobby, durante a gestação e em outros momentos da sua vida, podem ajudá-la a se sentir ainda mais feliz consigo mesma. E sabemos que, especialmente nesta fase, a autoestima pode ser abalada por alguns motivos, logo, fortalecê-la, dessa maneira, é muito válido.

Veja mais: Bem-estar para mulheres: 30 dicas incríveis para saúde da mulher

Mulher feliz com o seu hobby de jardinagem. Foto: Canva

8. Importância do hobby na gestação: Pode auxiliar na conexão do binômio mãe-bebê

Se porventura o hobby que você escolheu tem relação com a sua conexão sendo construída com o bebê, isso também pode ser visto como um benefício.

Por exemplo, se você está desenvolvendo a sua habilidade de costura, e resolveu fazer roupinhas para o seu pequeno, sem dúvidas a conexão mãe-bebê começa a ser fortalecida por conta desse seu gesto.

Isso vale para outros hobbies que proporcionam essa conexão: decorar o quarto do bebê, fazer sapatinho de crochê, fazer itens decorativos com artesanato, entre outras possibilidades.

9. Importância do hobby na gestação: Ocupa a mente com coisas positivas

Durante a gestação, a mulher pode acabar se deparando com sentimentos ambivalentes, que são muito comuns nesta fase. Além disso, a ansiedade pode aparecer, devido aos pensamentos carregados de medo e de preocupação para com o futuro.

Sendo assim, a importância do hobby na gestação também se dá a partir do momento em que a mente pode ser ocupada com coisas positivas, deixando de lado os problemas e as dificuldades, pelo menos por alguns instantes do dia.

Isso ajuda a evitar o esgotamento emocional e a sobrecarga no bem-estar. Vale a pena fazer o teste!

Veja também: Como melhorar a qualidade do sono na gravidez?

Mulher feliz fotografando um ambiente. Foto: Canva

Ideias de hobbies para a gestação

Além de compreender a importância do hobby na gestação, também é válido conhecer possibilidades para testar e começar a colocar a “mão na massa”, não é mesmo? Dessa maneira, será mais fácil selecionar aquela alternativa que irá “ganhar o seu coração”. Veja as nossas ideias:

  • Costura;
  • Feltros;
  • Pintura e desenho;
  • Decoupage;
  • Scrapbook;
  • Crochê;
  • Dança;
  • Cozinhar;
  • Leitura de um novo gênero;
  • Jardinagem;
  • Decoração;
  • Esporte;
  • Escrever;
  • Fotografar;
  • Algum tipo de exercício.

Dentro de cada categoria você pode, ainda, encontrar muitas outras ideias. Por exemplo, na costura você pode fazer fantasias, fazer roupas básicas, consertos, enfim. Já no scrapbook, pode desenvolver peças para aniversário, presente, álbum de fotos, entre outras possibilidades. São muitas ideias legais que você pode seguir!

Esperamos que este conteúdo possa ter inspirado você de alguma maneira. Até mais!

Veja também: Primeiros dentes do bebê? Veja dicas para aliviar o desconforto