respiração acelerada de um bebê no primeiro ano de vida pode preocupar os pais. No entanto, isso é motivo de preocupação? Descubra tudo sobre a respiração do bebê!

Os pais frequentemente se preocupam com a respiração do bebê, especialmente quando o recém-nascido tem apenas alguns dias ou meses de idade. Quando os pais percebem o movimento excessivo do tórax de seus filhos, eles pensam que o bebê provavelmente está se movendo ou que algo está errado em seus pulmões.

No entanto, existem algumas características do sistema respiratório pequeno e imaturo dos recém-nascidos. Via de regra, a situação não muda até o bebê completar dois meses.

Dito isso, leia os seguintes fatos interessantes que preparamos para pais como você e tenha certeza de que sabe tudo sobre eles. Desta forma, você poderá distinguir o problema real de uma condição que ocorre naturalmente em recém-nascidos.

Publicidade

Como é a respiração do bebê?

Respiração do bebê em ensaio

Ensaio de bebê – Foto: Freepik

Os recém-nascidos respiram cerca de 40 a 60 respirações por minuto. Isso se reflete diretamente na movimentação do tórax, que possui pouca gordura corporal, tornando mais perceptíveis os movimentos respiratórios acelerados.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Para ilustrar isso, vamos lembrá-lo de que um bebê recém-nascido faz 60 respirações por minuto, enquanto um adulto apenas faz 20. Essas não são todas as diferenças.

A respiração do bebê também é caracterizada por mudanças rítmicas. Às vezes, a respiração é irregular e nasal. As crianças podem até roncar, suspirar e fazer ruídos estranhos.

Por essas razões, é útil conhecer os seguintes fatos para manter a calma em diferentes situações:

1 – Respiração irregular do bebê

A respiração de uma criança é caracterizada por um ritmo instável. Em um instante, o bebê pode respirar fundo de forma acelerada e, após alguns minutos, passar para respirações lentas e curtas.

Publicidade

Além disso, como os recém-nascidos choram muito, isso também altera sua respiração, que rapidamente volta a um ritmo lento quando o bebê para de chorar.

Deve-se notar que bebês prematuros são mais propensos a respiração irregular. Isso acontece devido à imaturidade de seus pulmões.

2 – Os bebês respiram apenas pelo nariz

Outro fato interessante é que os recém-nascidos só respiram pelo nariz. Isso ocorre porque seu palato mole fica muito próximo à epiglote, impedindo que o oxigênio flua pela boca.  Isso acontece até o bebê completar seis meses.

3 – Ronco durante a respiração do bebê

Respiração do bebê em ensaio fotográfico

Fotos de ensaio de bebê – Foto: Freepik

Outra curiosidade relacionada à respiração do bebê é seu ronco frequente. Nesse sentido, devemos enfatizar que a causa do ronco é a secreção nasal tão comum em crianças. O muco se acumula como resultado do choro ou de resfriados frequentes, fatores que afetam especialmente as crianças.

Mas preste atenção especial ao ronco. Se o seu filho não está resfriado ou com excesso de catarro, mas ainda ronca muito, consulte o pediatra. Pode ser apneia do sono.

Publicidade

Para saber se seu bebê está sofrendo desse problema, você precisa verificar se ele transpira muito enquanto dorme. Verifique também se o bebê se sente confortável e não dorme em posições estranhas. Além disso, observe a respiração do bebê por alguns segundos.

Lembre-se de que a vida do seu bebê pode estar em perigo se sua respiração parar por mais de 20 segundos. Isso pode desencadear o que é conhecido como Síndrome da Morte Súbita Infantil, que é causada pela parada respiratória, geralmente durante o sono.

4 – Respirações periódicas ou cíclicas

Mãe colocando bebê para dormir verificando respiração do bebê

Mãe colocando bebê para dormir – Foto: Freepik

Embora possa não parecer normal, os recém-nascidos geralmente prendem a respiração. Como explicamos antes, pode ser arriscado se durar mais de 20 segundos.

No entanto, durante o primeiro mês de vida, os recém-nascidos geralmente param de respirar por 5 a 10 segundos e, a seguir, retomam automaticamente o ciclo respiratório sem afetar o sistema cardiovascular.

Sinais de aviso quanto a respiração do bebê

Concluindo, queremos destacar os sinais aos quais você deve estar alerta quando se trata da respiração do seu bebê, a saber:

  • Se você notar que a taxa de respiração está muito rápida, ou seja, ultrapassando 60 respirações por minuto.
  • Caso a criança respire com dificuldade excessiva e o peito e as costelas entram muito.
  • Se o rosto, lábios, língua ou qualquer outra parte do corpo do recém-nascido ficarem azuis.

Por fim, se possível, aprenda o básico de Primeiros Socorros. No caso de uma criança parar de respirar por mais de 30 segundos e não responder, esta pode ser uma ferramenta muito valiosa para realizar socorro de emergência com segurança.