Mas s período pós-parto é denominado puerpério. É durante essas primeiras seis semanas que o corpo da mulher muda, importantes para seu retorno ao estado anterior à gravidez. Isso significa que o útero se contrai e se limpa. Mas quanto tempo dura o sangramento pós-parto?

O sangramento pós-parto muda gradualmente de forma. Normalmente, após a 4ª semana, o sangramento pós-parto para.

O que é sangramento pós-parto?

Sangramento pós-parto

Calcinha com absorvente – Foto: Freepik

O sangramento pós-parto dura aproximadamente de 4 à 6 semanas. O sangramento pós-parto acompanha a limpeza e a contração do útero, que deve retornar ao seu estado pré-gestacional, o que significa que seu peso muda.

Publicidade

De onde vêm o sangramento pós-parto? Como resultado do descolamento da placenta, a superfície interna do útero torna-se uma grande ferida pós-parto, com cerca de 20 cm de diâmetro.

Os restos de tecido devem ser excretados durante as semanas seguintes do puerpério. A secreção contém fragmentos de epitélio, muco, coágulos, sangue.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Além disso, a quantidade e a aparência do sangramento pós-parto mudarão com o tempo. A hemorragia após o parto não deve ser acompanhada de cheiros desagradáveis, também é importante que a intensidade, a cor e a consistência mudem gradualmente.

Os primeiros dias após o parto o sangramento é mais abundante, assim, torna-se menos intenso e incômodo, até parar completamente.

Mas durante este período, as mulheres devem ter um cuidado especial com a higiene dos lugares íntimos, lavagens frequentes, troca de absorventes higiênicos e ventilação do períneo.

O que fazer durante o sangramento após oparto?

Sangramento pós-parto

Relógio, calendârio e flor com fundo rosa – Foto: Freepik

Publicidade

Durante o sangramento pós-parto, atenção especial deve ser dada à higiene. Sendo assim, você deve lavar com frequência, da frente para trás, usar algodão, roupas íntimas arejadas, trocar os absorventes com frequência.

Quanto tempo dura o sangramento pós-parto?

O sangramento geralmente dura cerca de 24 a 36 dias. Mas se seus lóquios durarem mais de seis semanas, não se preocupe. Isso também é normal.

O sangramento vai começar forte e vermelho a vermelho acastanhado. A cor ficará mais clara com o tempo.

Aqui está o que você pode esperar:

  • Dia 1: Sangue vermelho fresco a vermelho acastanhado. Fluxo intenso que provavelmente encharca um absorvente noturno a cada poucas horas, com um ou dois coágulos ou vários coágulos menores.
  • Dia 2 a 6: Sangue marrom mais escuro ou vermelho rosado. Assim, há fluxo moderado com manchas de 7 a 12 cm e coágulos de sangue menores.
  • Dia 7 a 10: Sangue marrom mais escuro ou vermelho rosado, tornando-se mais claro. Fluxo variável, mas mais leve, com menos de 7 cm de mancha.
  • Dias 11 a 14: Sangue marrom mais escuro ou vermelho rosado, tornando-se mais claro. Assim, há um fluxo mais leve, você pode ter alguns absorventes que dificilmente ficam manchados.
  • Semana 3 a 4: Fluxo mais leve.
  • Semana 5 a 6: Manchas marrons, vermelho rosado ou amarelo cremoso, possivelmente por algumas semanas, e possivelmente apenas em alguns dias.