Após a gravidez, a pele da mulher, assim como todo o corpo, precisa de algum tempo para se recuperar. Se você está incomodada com as axilas escuras na gravidez, descubra nossas maneiras de se livrar dessas manchas!

Manchas escuras nas axilas após o parto podem aparecer como resultado de alterações hormonais. A axila não é a única área onde essas lesões escuras podem ocorrer, mas é a área mais comumente afetada. Neste artigo, mostraremos como se livrar de manchas escuras de nove maneiras diferentes.

A pele frequentemente fica mais escura durante a gravidez. Às vezes, essas mudanças assumem a forma de sardas fofas nas bochechas. Mas frequentemente essas manchas escuras nas axilas são as que mais incomodam as mães.

Tudo depende, é claro, da condição da pele da mulher, mas o escurecimento é geralmente um efeito colateral comum e bastante indesejável da gravidez.

Publicidade

É causada por flutuações e alterações no equilíbrio hormonal do corpo. E embora as axilas escuras na gravidez permaneçam assim após o parto, você pode acelerar o processo.

Como surge as axilas escuras na gravidez?

Axilas escuras na gravidez

Mulher de toalha na cabeça passando desodorante – Foto: Freepik

Algumas mulheres notam manchas escuras nas axilas durante a gravidez, outras não. A mesma aleatoriedade rege o aparecimento de manchas mais escuras na área do biquíni e ao redor dos mamilos.

É apenas parte das mudanças que ocorrem no corpo durante a gravidez, e quando os hormônios voltam ao estado em que estavam antes, a pele também recupera sua tonalidade normal.

Manchas escuras nas axilas pós-parto são mais comuns em mulheres cujo tom natural da pele é escuro.

Como faço para me livrar das manchas escuras na axila durante a gravidez?

Comece com a prevenção. Mantenha a pele bem hidratada. Aja de dentro para fora, bebendo bastante líquido, e de fora, usando cremes e loções de alta qualidade.

Publicidade

Ao expor a pele ao sol, use protetor solar. Dessa forma, o sol não intensificará os efeitos das alterações cutâneas causadas pelos hormônios.

Evite usar desodorantes e antitranspirantes com álcool. Existem produtos especiais que hidratam a pele e ajudam a eliminar as manchas escuras debaixo dos braços – encontre o seu preferido.

Depilar também pode escurecer a pele. Tente remover os pelos das axilas com menos frequência durante a gravidez.

Fiquei com as axilas escuras na gravidez:  como me livrar?

axilas escuras na gravidez

Mulher olhando para camera – Foto: Freepik

1 – Seu leite

O leite materno tem um poder tremendo. Uma de suas propriedades incomuns é a capacidade de iluminar as áreas da pele onde as manchas escuras persistem após o parto. A aplicação é simples: esprema um pouco de leite, passe na pele e deixe secar.

Você também pode usar este método para clarear manchas escuras que você tinha antes de estar grávida.

Publicidade

2 – Farinha de aveia

  • Faça uma pasta misturando duas colheres de sopa de farinha de aveia, uma colher de sopa de mel e o suco de um limão.
  • Aplique a máscara resultante na pele sob os braços e deixe por 15 minutos.
  • Em seguida, enxágue a máscara com água morna.

3 – Glicerina

  • Primeiramente, misture 10 gotas de glicerina, 10 gotas de suco de limão e 10 gotas de óleo de amêndoa ou azeite em um recipiente que possa ser fechado.
  • Em seguida, aplique a mistura na pele das axilas todos os dias antes de tomar banho ou ducha.
  • Espere alguns minutos. Em seguida, lave a compressa

4 – Iogurte

É uma boa ideia esfoliar suavemente a pele uma vez por semana.

  • Para uma esfoliação eficaz, misture uma colher de sopa de iogurte natural com uma colher de sopa de aveia.
  • Em seguida, aplique o esfoliante nas manchas escuras das axilas após o parto e massageie com movimentos circulares.
  • Por fim, deixe o peeling na pele por 5 minutos, depois enxágue com água morna.
  • O efeito será ainda melhor se você aplicar um creme hidratante após esse peeling.

5 – Óleo de coco

O óleo de coco é um grande aliado na luta pela beleza da pele.  Faça uma pasta de óleo de coco e aveia. Aplique na pele das axilas e deixe por 15 minutos. Em seguida, lave a máscara com água e sabão neutro.

Dicas Finais

axilas escuras na gravidez

Mulher passando desodorante – Foto: Freepik

Lembre-se de não submeter a pele delicada das axilas a tratamentos intensivos – especialmente após o parto! Pois a pele fica especialmente sensível.

Além disso, não se esqueça de que cuidar de um recém-nascido consome tempo e energia, então você não terá muito tempo para procedimentos estéticos, que geralmente exigem repetição frequente e regular. Não espere muito de si mesma.

Evite usar bicarbonato de sódio. Embora na maioria dos casos o refrigerante funcione muito bem como remédio caseiro, (por exemplo, ele clareia perfeitamente os dentes) se usado nas axilas, pode irritar a pele.

A irritação, por outro lado, pode acabar com o efeito oposto – sua pele pode ficar com uma cor ainda mais escura.

Se você também estiver sofrendo de coceira e irritação, além de manchas escuras, consulte um dermatologista. Um profissional o ajudará a diagnosticar as causas do desconforto e selecionar o tratamento adequado.