Dentinhos do bebê: A saúde bucal dos bebês requer cuidados especiais, afinal estamos falando da primeira dentição. Por isso, os pais e cuidadores devem estar atentos.

Mas como aliviar as dores e se preparar para o surgimento dos primeiros dentinhos do bebê? É melhor estar preparado para essa situação, não é mesmo?

Afinal de contas, bebês costumam proporcionar alguns dos momentos mais marcantes da vida da gente, né? São tantos sorrisos, situações inusitadas e aprendizados, que às vezes esquecemos que dá para passar por alguns desafios dessa fase com um pouco mais de tranquilidade.

E esse é um dos casos! Veja só quais são os principais cuidados com os dentinhos do bebê.

Publicidade
dentinhos do bebê

Bebê de roupinha branca sentado no chão da cozinha, com dois dentinhos embaixo. Crédito da foto: Freepik

Dentinhos do bebê: Veja quais são os cuidados e dicas

Nesse artigo, iremos deixar alguns toques sobre como e quando esse nascimento ocorre e algumas dicas bem bacanas para que você e seu bebê passem por essa fase da forma mais tranquila possível.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

E qual o papel da alimentação materna no surgimento dos dentes do bebê? No que a alimentação da mamãe influencia na dentição?

Bom, primeiramente os dentes de leite do bebê iniciam seu processo de formação ainda no ventre. Isso faz com que algumas atitudes da mamãe tenham influência direta na boa dentição da criança, sabia? 

Entre as dicas mais importantes para que essa fase seja aproveitada ao máximo está a atenção à alimentação, por meio de uma dieta balanceada, que tenha como objetivo garantir as vitaminas necessárias ao bebê.

Após o nascimento, investir na amamentação natural também auxilia na saúde bucal, já que o bebê aprende a respirar pelo nariz graças ao exercício muscular demandado pela mamada, sem contar que diversos problemas ligados à mordida também são evitados nesse processo.

Publicidade

Veja aqui: Papinha de maçã: receita passo a passo e informações surpreendentes!

O surgimento dos primeiros dentes

Via de regra, o nascimento dos primeiros dentinhos de leite podem surgir a partir do sexto mês. O processo, para que todos os dentes fiquem expostos, pode levar até 30 meses, então é interessante ficar atento a alguns sinais de que tem novidade acontecendo no corpo do seu bebê.

Como parte desse processo é possível notar que eles ficam um pouco mais agitados e irritados, a gengiva fica mais avermelhada e inchada, produzem mais saliva e perdem a fome.

Em conjunto com esses sinais, os bebês também passam a puxar ou colocar o dedinho dentro da orelha. Mas por quê?

Isso acontece por ele ainda estar entendendo de onde vem a sensação nova e também pelo fato da dor se espalhar por toda a região. Dá até um pouco de dó do bebê, não é mesmo? Mas fique tranquila, porque vamos te mostrar abaixo como aliviar o desconforto dele nesse momento!

Como aliviar o desconforto nesse momento?

Primordialmente, saiba que dar algo frio ou gelado para o bebê morder é uma boa ideia. Mordedores que podem ir a geladeira ou até mesmo paninhos úmidos, funcionam bem.

Publicidade

Em segundo lugar, massagear a gengiva da criança também ajuda. É importante ficar atento a necessidade dos dedos estarem bem limpos para evitar qualquer complicação, combinado?

Além disso, nos casos em que o bebê se demonstra muito desconfortável, é possível procurar um pediatra ou um odontopediatra para que ele receite alguma medicação. Mas fique atento, somente o especialista pode receitar algo para aliviar a dor da criança!

Recomenda-se que pomadas analgésicas não sejam usadas, já que o bebê pode engolir e amortecer a garganta o que gera desconforto.

Cuidando dos primeiros dentinhos do bebê

Tenha em mente que esses novos dentinhos precisam de cuidados antes que eles apareçam na boca do bebê.

O ideal é que seja feita uma limpeza nas gengivas, bochechas e língua, duas vezes por dia, com um paninho úmido.

Após o surgimento do primeiro dente, já é possível iniciar a escovação com uma escova específica para essa idade e água.

A partir desse momento, procurar um odontopediatra é uma boa ideia tanto para tirar dúvidas quanto para entender melhor esse momento na vida do seu filho.

Recém-nascidos e bebês: Como funciona?

O recém-nascido requer ações que terão impacto por toda a vida dali em diante, como vacinar, amamentar e fazer exames básicos que detectam doenças e más-formações. Incluem-se aí os cuidados com a saúde bucal para preservar os dentes de leite.

Por volta de 6 a 10 meses de vida, surgem os primeiros dentes centrais, que despontam na parte inferior ou superior da boca como um pontinho branco na gengiva.

A partir daí, os pais se tornam responsáveis por cuidar da dentição do bebê até que ela mesma tenha firmeza nas mãos para escová-los.

Após a erupção dos dentes decíduos (de leite), a higiene bucal deve ser iniciada utilizando escova de dentes macia e creme dental fluoretado pelo menos duas vezes ao dia.

Nessa fase, o ideal é que os responsáveis já tenham sido orientados pelo odontopediatra para realizar a higiene bucal adequadamente.

Em muitos casos, essas orientações são realizadas durante o período gestacional, junto a um especialista em odontologia materno-infantil.

Atenção para as consequências de uma boa mal higienizada!

A boca mal higienizada abre espaço para bactérias do grupo Streptococcus mutans e o bebê pode desenvolver a chamada cárie de mamadeira, problema dentário infantil muito comum.

A cárie ocorre por conta do acúmulo de líquidos que contêm açúcar, como leite e sucos de frutas. Assim como a cárie em adultos, ela provoca dor.

No caso dos bebês, o sintoma pode ter consequências mais graves, já que prejudica as refeições, o que torna o crescimento da criança mais lento, além de provocar distúrbios no sono e baixo peso.

Em situações extremas, a cárie pode destruir completamente a coroa dentária. O bebê também pode manifestar outras doenças bucais, como candidíase (sapinho) e gengivite, que podem levar à perda precoce de dentes se não forem tratadas adequadamente.

Saúde bucal não pode ser vista ou analisada isoladamente, ela é parte da saúde da criança. Nesse sentido, todos os profissionais de saúde têm responsabilidade.

Saiba que inda que pequenos e delicados, os dentes de leite ajudam na mastigação, na pronúncia das palavras e no desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face.

Além disso, guardam espaço para os dentes molares permanentes nascerem em posição adequada, por volta dos seis anos de idade.

Todos os 20 dentes de leite costumam crescer até os três anos de idade, mas não se preocupe caso algum deles nasça fora do período estimado, pois o intervalo pode variar em cada criança.

dentinhos do bebê

Menina sorrindo para a câmera. Crédito da foto: Freepik

Os cuidados com a saúde bucal devem começar ainda na maternidade

A equipe hospitalar deve examinar a boca do recém-nascido e, assim que possível, encaminhá-la para um odontopediatra para ver se está tudo certo!

O especialista verifica a presença de cistos na gengiva (nódulos brancos que parecem dentes, mas são inofensivos) e dentes supranumerários, casos raros em que o bebê já nasce com dentes.

Ele deve avaliar também com relação à sua implantação, já que habitualmente são frouxos e com raízes fracas. Nessas condições devem ser extraídos, devido ao risco de aspiração.

Saúde bucal não pode ser vista ou analisada isoladamente, ela é parte da saúde da criança. Nesse sentido, todos os profissionais de saúde têm responsabilidade.

É importante que os pais e responsáveis se alertem para que seus filhos passem por uma avaliação com o odontopediatra entre seis e doze meses de idade não só para que recebam orientações sobre higiene oral, mas também para que possam elucidar suas dúvidas sobre o desenvolvimento da dentição.

O odontopediatra é um profissional habilitado não só para avaliar problemas de dentição, como alterações na arcada dentária do bebê, mas também para orientar quanto ao uso de mamadeira, hábitos dietéticos e higienização bucal antes do surgimento do primeiro dente de leite.

Dentinhos do bebê – Como fazer a higiene bucal do bebê?

Ao cuidar do bebê, os pais devem conhecer alguns cuidados bucais especiais que diferem dos que adotamos quando passamos a escovar os próprios dentes, já que os dos adultos já são permanentes.

No bebê com aleitamento materno exclusivo e sem a presença de dentes não é necessário fazer a limpeza, porque o leite materno protege toda a cavidade oral.

Entretanto, naqueles que recebem complemento alimentar como as papinhas, já é necessário realizar a higiene por meio de limpeza delicada da boca com pano limpo ou gaze.

Confira outras dicas para facilitar a limpeza da dentição do bebê:

Primeiramente, enrole o dedo indicador em um pano limpo ou gaze de algodão umidificada com água filtrada. Se preferir, existem dedeiras de silicone apropriadas para a limpeza das gengivas. Esfregue as gengivas do bebê de maneira suave.

A limpeza favorece o estabelecimento de uma microbiota saudável e faz com que o processo de irrupção dos dentes decíduos se dê em um meio limpo, sem resíduos alimentares e placas bacteriana;

Por volta dos 14 meses de idade, quando os dentes de leite já estiverem nascido, os pais já devem estar preparados para o uso de escova dental, com cerdas macias e tamanho adequado à boca do bebê;

Não é preciso realizar a higiene bucal com escova de dente e creme dental após cada uma das refeições do bebê.

O ideal é que se faça a escovação pelo menos duas vezes por dia em horários que permitam que a criança não durma por longos períodos sem realizar a higiene bucal;

Para escovar os dentes do bebê, introduza a escova na boca e faça movimentos circulares ou o uso de movimentos retilíneos, paralelos à gengiva (em vai-e-vem), pelo lado interno e externo do dente sem aplicar força e lentamente.

Escolha uma escova apropriada para a idade da criança (cerdas macias e cabeça pequena). Durante a escovação, tente evitar que a criança morda a escova;

Com relação ao creme dental, os dentes  de leite podem receber os benefícios do contato com o flúor a partir da sua irrupção, mas cabe ao odontopediatra recomendar e definir a melhor maneira de utilizá-lo (momento para iniciar, tipo, frequência etc.).

Para bebês menores de três anos, a quantidade de creme dental deve ser mínima, equivalente a um grão de arroz cru.

Leia aqui: Como fazer seu filho escovar os dentes?

 dentinhos do bebê

Bebê sorridente, engatinhando no quarto branco. Crédito da foto: Freepik

Dentinhos do bebê – Cuidados com os alimentos do bebê

Parte dos problemas bucais mais comuns entre os bebês está relacionada à alimentação. Somado à falta de higiene oral, permitir hábitos como o consumo de guloseimas (frituras, enlatados, balas) pode causar doenças bucais.

A Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO) recomenda evitar a utilização de açúcar nos dois primeiros anos de vida. Não dê líquidos adoçados, como achocolatados, refrigerantes ou chás, e limite a ingestão de sucos não adoçados a no máximo 150 ml por dia.

Antes dos seis meses não deve haver complementos ao leite materno. Só ele basta e já tem tudo o que o bebê precisa!

O aleitamento materno exclusivo durante esse período, sem água, chás ou outros líquidos é importante para o fortalecimento da arcada dentária e para a imunidade do bebê.

Traumatismos e uso de chupeta

A saúde bucal de bebês também está sujeita a traumatismos. O bebê pode sofrer, por exemplo, quedas ou pequenos acidentes que comprometam os dentes.

Caso aconteça de um dente quebrar ou haver algum traumatismo na boca, como cortes, o bebê deve ir até o consultório do dentista o mais rápido possível, pois ocorrências nessa fase podem afetar o desenvolvimento da boca dali em diante.

Se não cuidar corretamente, os traumatismos dentários na infância podem provocar sequelas permanentes.

Pais e responsáveis devem ficar atentos também ao uso frequente de mamadeira e chupeta. Converse com o odontopediatra sobre os hábitos do bebê, pois a sucção muito forte pode deformar a mordida.

Saiba que os hábitos de sucção não nutritiva (chupeta, sucção de dedos ou de mamadeira) por tempo prolongado podem comprometer a saúde bucal na primeira infância, fazendo a criança se tornar uma respiradora oral, com repercussão inclusive na saúde geral da criança (gengivite crônica, halitose, alterações nos ossos da face, etc).

Porém, não se desespere pois é possível corrigir essas alterações de oclusão (mordida) ainda na dentição de leite.

Dentinhos do bebê – Dentes desalinhados (má-oclusões)

Outro problema que pode acometer a saúde bucal da criança são as má-oclusões (dentes desalinhados), que em determinados casos prejudicam a mastigação e comprometem a alimentação.

Nos casos em que a correção da posição dentária é extremamente necessária, o dentista pode empregar diversos tratamentos para ajudar a direcionar o crescimento correto.

Conforme avaliação médica e exames de imagens, há casos específicos em que até o uso de aparelhos ortodônticos poderá ser indicado, mesmo em idades muito precoces – porém isso é menos comum, mas pode acontecer.

Por fim, saiba que seguindo nossas dicas e cuidados com os primeiros dentinhos do bebê, vocês irão passar por essa fase muito mais tranquilamente!

Esperamos que tenha gostado desse artigo, compartilhe e continue acompanhando nosso blog para mais dicas e conteúdos. Até mais!