Conseguir ter uma noite de sono melhor é o objetivo de muitas pessoas. Afinal, nada mais desagradável do que se deitar na cama e não conseguir ter um bom descanso, não é mesmo?

Justamente por conta desse impasse tão frequente no dia de algumas pessoas, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a lidar com isso. Acompanhe, agora, as nossas sugestões e comece hoje a preparar-se melhor para as suas noites de sono. Vamos lá!

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Como ter uma noite de sono melhor. Foto de mulher com sono. Foto: Freepik

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7 dicas para ter uma noite de sono melhor!

As dicas abaixo devem ser colocadas em prática todos os dias. Isto é, se você realmente quer ter uma noite de sono melhor, foque em criar uma rotina para o seu sono. Até porque não adianta querer criar um momento relaxante em um dia e, no outro, ir dormir de “qualquer jeito”, concorda?

Sendo assim, veja as nossas sugestões e já comece a viabilizar um dia a dia mais saudável e revigorante:

1- Como ter uma noite de sono melhor: Criar uma rotina de sono e respeitá-la

E por falar em rotina e dia a dia, não podemos querer ter uma noite de sono melhor se simplesmente não tivermos um horário para dormir e acordar, certo? Afinal, o nosso relógio biológico precisa ser regulado da maneira certa. E a melhor forma de fazer isso, justamente, é por meio de um horário fixo para dormir e acordar.

E aqui vale um adendo muito importante: essa rotina deve incluir os finais de semana e feriados, ok? A gente sabe que nesses dias as pessoas desejam dormir um pouco mais, porém, se você realmente almeja ter uma noite de sono melhor, foque nesse nosso conselho.

É claro que haverá situações em que você poderá dormir um pouco mais, mas, se tratando do fim de semana, evite dormir até tarde no sábado e no domingo. Eleja um único dia para “quebrar a rotina” um pouquinho. Caso contrário, se você fizer isso em todos os dias (de feriado e fim de semana), o seu sono nunca será regulado.

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Como ter uma noite de sono melhor. Foto de mulher com sono. Foto: Freepik

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E essa falta de regulação poderá acarretar em dificuldades para dormir; noites mal dormidas; dificuldade para levantar da cama de manhã; etc.

Em suma, crie uma rotina e seja comprometido com você mesmo, respeitando-a.

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2- Como ter uma noite de sono melhor: Ler coisas tranquilas antes de dormir

A leitura é um interessante exercício para o nosso cérebro. E se fizermos isso minutos antes de dormir, poderemos ter uma maior absorção de informações, além de induzir um sono relaxante e prazeroso.

Só que para que isso realmente aconteça, é necessário levar em conta alguns detalhes:

  • Leia coisas tranquilas, pois histórias e notícias que geram estresse vão afastar o sono e deixar você com a mente preocupada.
  • Use uma iluminação amarela e amena no quarto, para induzir ao relaxamento e ao bem-estar.
  • Evite ler no celular ou em tablet. O mais recomendado é que você leia um livro físico ou, talvez, em um Kindle, que já vem com uma iluminação adequada e ideal para não atrapalhar o sono.

3- Prepare o ambiente diminuindo a iluminação

Induzir o sono não é simplesmente parar tudo o que está fazendo e ir deitar em um quarto escuro. Nosso corpo não funciona assim. Portanto, se você quer ter uma noite de sono melhor, foque em preparar o ambiente com antecedência.

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No que tange à iluminação, o ideal é que você comece a diminuir a luminosidade conforme o momento de dormir for se aproximando.

Um exemplo é usar abajur que possui “níveis” de luminosidade. Eles são excelentes para ir deixando o quarto mais escurinho, à medida que o tempo passa (e você vai finalizando a sua leitura, por exemplo).

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Como ter uma noite de sono melhor. Foto de mulher com sono. Foto: Freepik

Lembre-se também de optar sempre por luzes amarelas, que geram mais conforto na hora de dormir.

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4- Como ter uma noite de sono melhor: Praticar exercícios físicos regularmente

Os exercícios físicos são peças-chave em nossa vida. Graças a eles nós conseguimos ter mais autoestima, saúde, bem-estar, disposição, etc. Mas, além disso, eles também ajudam a regular o nosso sono. Isso porque uma prática simples, de ao menos 30 minutos de caminhada todos os dias, já é capaz de queimar energia do nosso corpo e nos ajudar a dormir mais e melhor.

Portanto, não seja daquelas pessoas que almejam ter uma noite de sono melhor, mas não cansam o corpo para isso. Busque um exercício que seja do seu agrado e inclua-o em sua rotina. Vale muito a pena.

5- Não beber cafeína 6h antes de dormir

Apesar de os viciados em café “torcerem o nariz” para essa dica, a verdade é que a cafeína pode atrapalhar – e muito – o nosso sono. Não é à toa que muita gente a consome com o intuito de se sentir mais desperto ao longo do dia.

Sendo assim, o ideal é que você não consuma a bebida ao menos 6 horas antes de dormir. Isso quer dizer que se você for dormir às 21h, às 15h já deve parar de beber cafeína.

Como ter uma noite de sono melhor. Foto de mulher com sono. Foto: Freepik

Porém, um adendo importante: só porque damos essa sugestão não quer dizer que no resto do dia (antes das 15h) você vai se “entupir” de cafeína, não é mesmo? Lembre-se sempre de que todo excesso pode fazer mal à nossa saúde. Portanto, cuidado!

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6- Investir em um ambiente e roupas confortáveis

Não adianta seguir uma série de dicas de como ter uma noite de sono melhor se você não apostar no óbvio: no seu conforto.

E isso inclui diversos fatores, como:

  • O conforto que a roupa promove em seu corpo.
  • A roupa de cama limpa, cheirosa e agradável.
  • A temperatura ambiente.
  • Os aromas que têm no quarto.
  • A luminosidade.
  • O travesseiro e o colchão escolhidos.
  • O espaço disponível na cama.
  • A presença ou não de mosquitos.
  • Dentre outros fatores relacionados.

Como ter uma noite de sono melhor. Foto de mulher com sono. Foto: Freepik

Portanto, se você quer melhorar o seu sono, foque em analisar o que pode estar tirando o seu conforto na cama: é o calor? Os sons do ambiente? A luz que entra pela janela? Pense sobre isso e tente preparar o seu quarto da melhor maneira possível.

7- Se estiver com dificuldades para dormir, saia da cama

Outro ponto importante que temos que ter em mente é que não existe milagre na hora de dormir. Isto é, se você está sem sono, de nada adiantará ficar deitado, olhando para o teto, e pensando em mil coisas ao mesmo tempo. Na realidade, esse tipo de situação pode aumentar a ansiedade e espantar o sono ainda mais.

Por isso, nesses momentos o ideal é que você levante da cama e vá relaxar em outro lugar. Leia um livro, medite, ouça uma música relaxante, olhe para as estrelas no céu, sinta a brisa… Enfim! Tudo isso pode lhe ajudar a induzir mais ao sono e, assim que você se sentir cansado o suficiente, volte para cama.

Mas, ah! Nada de querer usar celular, televisão ou muita luminosidade nesse momento, hein? É importante relaxar para poder voltar para a cama, e não ativar ainda mais a sua mente.

Como ter uma noite de sono melhor. Foto de mulher com sono. Foto: Freepik

Gostou das nossas dicas de como ter uma noite de sono melhor? Esperamos que a partir de agora você consiga dormir ainda melhor. Depois nos conte a sua experiência nos comentários. E se tiver alguma dica diferente das quais citamos, deixe aqui embaixo para que possamos aprender com a sua experiência também. 🙂

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