O desenvolvimento da dentição do seu filho começa logo no primeiro ano de vida, e terá repercussões na vida dele até a idade adulta. Geralmente o nascimento dos dentes “de leite” tem início entre os 6 e 8 meses, e pode causar desconfortos e até irritação na criança.

Como mãe, é natural se preocupar com o processo de dentição e a dor que seu bebê possa ter. Então, conhecer os primeiros sinais de dentição nos bebês pode ajudá-la a se preparar.

Quando a dentição começa nos bebês?

Para a maioria dos bebês, a dentição geralmente começa entre 6 e 8 meses. E, os bebês têm sua dentição decídua (os famosos dentes de leite) completa até os 2 anos e meio de idade.

Dentição em ordem de erupção

nascimento dos dentes

Foto: Freepik

Publicidade

O nascimento dos dentes acontece aos pares. Isso significa que os incisivos centrais de um lado e de outro erupcionam na mesma época, os laterais também, e por aí vai.

Os incisivos centrais inferiores são os vêm primeiro e geralmente os incisivos centrais superiores entram em erupção alguns meses depois, ainda no primeiro ano.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Em seguida, aparecem os incisivos laterais inferiores e superiores, seguidos pelos primeiros molares, caninos e segundos molares.

Assim, aos três anos de idade, seu bebê tem um conjunto de 20 dentes.

Quando Dentes
4 a 7 meses Incisivos centrais inferiores (dentes inferiores)
8 a 12 meses Incisivos centrais superiores (dentes anteriores superiores)
9 a 16 meses Incisivos laterais inferiores e superiores (próximos aos dentes do meio)
1 ano O bebê tem um conjunto de oito dentes
13 a 19 meses Primeiros molares (dois em cima e em baixo)
16 a 23 meses Caninos (dois em cima e em baixo)
23 a 31 meses Segundos molares (os dentes inferiores aparecem primeiro, seguidos pelos dentes superiores)
2,5 a 3 anos Seu bebê já tem o conjunto de 20 dentes decíduos

Este é o cronograma normal de nascimento dos dentes, mas não é exato para todos os bebês. Portanto alguns podem tê-los mais cedo, enquanto outros podem tê-lo mais tarde.

Quando você deve se preocupar se os dentes do bebê não nascerem?

dentes do bebê

Foto: Freepik

Publicidade

A idade média do início do nascimento dos dentes é de cerca de 6 meses. Por isso,  a dentição antes dos 6 meses é considerada uma dentição precoce. Assim, se o bebê não estiver com os dentes até os 13 meses, será considerado um atraso no nascimento dos dentes.

Mas não se preocupe se a dentição do seu bebê estiver atrasada; isso varia de uma criança para outra. Desde que o crescimento do cabelo, da pele e dos ossos do bebê seja normal, não há com o que se preocupar. Dessa forma, a dentição tardia não indica nenhum problema no desenvolvimento geral do seu bebê.

A dentição pode demorar devido a:

No entanto, se você acha que não há histórico familiar e seu filho está recebendo nutrição adequada, e mesmo assim seu bebê não começou a dentição, consulte seu dentista. Ele poderá fazer um exame clínico e radiográfico para verificar se o dente foi formado dentro do osso e se há algum fator atrapalhando seu nascimento.

Mas primeiro, observe os sinais, pois eles informam quando o dente pode aparecer.

Quais são os sinais de dentição?

nascimento dos dentes

Foto: Freepik

Publicidade

Os bebês ficam agitados porque, devido à dor e ao inchaço, os dentes rasgam as gengivas.

Os sintomas aparecem 3 a 6 dias antes da erupção do dente e param quando a ponta do dente sai das gengivas.

O nascimento dos dentes é um processo fácil e rápido para alguns bebês, mas para alguns pode ser lento e doloroso.

Sinais e sintomas típicos do nascimento dos dentes

São eles:

  • Gengivas vermelhas e inchadas, machucadas e doloridas.
  • Baba excessiva quando o bebê mantém todos os objetos na boca. A baba pode durar várias semanas até que um dente entre em erupção.
  • Esfregar a orelha. A dor nas gengivas também causa dor no ouvido, pois as gengivas e os ouvidos compartilham as mesmas vias neurais.
  • Mordida e mastigação excessivas devido à pressão da erupção dos dentes através das gengivas. Por isso os bebês mordem e mastigam tudo e qualquer coisa para obter alívio da dor.
  • As gengivas doloridas deixam seu bebê inquieto, e tendem a expressar isso por ficar irritadiço e irritado. Dessa forma, o sono do seu bebê pode ser perturbado por causa da dor persistente.
  • Falta de interesse em comer. A pressão de sugar ou mastigar alimentos pode causar mais desconforto às gengivas já doloridas; então os bebês perdem o apetite e às vezes rejeitam completamente a comida.
  • Os bebês puxam as bochechas devido ao desconforto ao redor da linha da mandíbula e bochechas.
  • Pode haver erupções cutâneas leves ao redor da boca e no peito devido à baba excessiva.
  • Às vezes, a dentição é acompanhada de febre leve.

Quando os sintomas não são devidos ao nascimentos dos dentes

Se os sintomas forem graves ou se o seu filho apresentar os seguintes sintomas, lembre-se de que provavelmente não é devido à dentição:

  • Primeiramente, temperatura acima de 38°
  • Diarreia
  • Corrimento nasal e tosse
  • E, por fim, erupções no corpo

Nesses casos, consulte o seu médico. Você também deve levar o bebê a um médico se ele chorar inconsolavelmente devido a dores intensas.

Se o seu bebê tiver dores leves, use remédios caseiros para aliviar a dor.

Remédios para aliviar a dor do nascimento dos dentes

Sem dúvida, é angustiante para você ver seu bebê com dor. Portanto, ajude-o a obter algum alívio com esses remédios:

nascimento dos dentes

Foto: Freepik

  1. Pano macio e úmido para mastigar: dê ao seu filho um pano limpo, úmido e fresco para mastigar. Objetos frios aliviam a dor e reduzem o desejo de mastigar. Se o seu bebê não gostar de coisas frias, dê um mordedor regular à temperatura ambiente.
  2. Mordedores: você pode dar ao seu filho mordedores de dentição congelados, pois a textura massageia as gengivas e o frio alivia a dor. No entanto, não lhes dê objetos extremamente frios, pois podem agravar seu desconforto.
  3. Alimentos congelados e picolés: se seu bebê comer sólido, dê mordedores de malha com alimentos congelados dentro. Não dê alimentos para bebês que representem um risco de asfixia. É uma boa ideia dar picolés para crianças pequenas (veja aqui como fazer com leite materno).
  4. Massagem: você pode massagear suavemente as gengivas do bebê com um dedo limpo ou um massageador próprio para essa finalidade. Isso aliviará a dor.
  5. Analgésico: Dê paracetamol ou ibuprofeno para bebês acima de 6 meses de idade para reduzir a dor. No entanto, faça-o apenas se o seu médico prescrever o medicamento.
  6. Distraia o pequeno: dê ao seu bebê um brinquedo novo e passe mais tempo de qualidade com ele. Faça qualquer coisa que possa distrair sua mente da dor.
  7. Dê-lhe amor extra: não importa o quão doente esteja seu bebê, tudo o que ele precisa são aqueles abraços e beijos extras. Seu calor pode funcionar como mágica.
  8. Alimentos sólidos: mistura de cereais também reduz a dor (mas lembre-se de oferecê-la apenas se seu filho já tem idade suficiente para consumi-los!).

Durante o nascimento dos dentes, quanto tempo dura a dor de dente?

Não há tempo de duração determinado para os desconfortos da dentição. Depois que o primeiro dente entra em erupção e a dor é aliviada, seu bebê volta a sentir desconforto quando outros passarem pelas gengivas, principalmente os molares.

Os molares podem causar mais desconforto e dor do que os dentes da frente, porque são maiores.

A erupção dos dentes e o alívio da dor não são o final das preocupações com a dentição do bebê. De fato, suas responsabilidades aumentarão quando você precisar cuidar dessas pérolas brancas agora.

Perguntas Frequentes sobre nascimento dos dentes

1. A dentição causa febre, diarreia ou coriza?

nascimento dos dentes

Foto: Freepik

Um aumento leve da temperatura é comum durante a dentição, mas não há provas de que cause febre.

O mesmo acontece com o resfriado e a diarreia, que podem ser causados ​​devido a uma infecção e não à dentição. Se acaso o seu filho tiver febre acompanhada de vômito, diarreia ou falta de apetite, consulte um médico.

2. A dentição pode causar vômitos?

Não, o que pode acontecer no momento da erupção dos dentes é que seu bebê passa a colocar mais a mão na boca, para aliviar o desconforto. Como nessa fase ele já senta, engatinha ou anda, tem contato com o chão, o que pode aumentar as chances de adquirir uma infecção.

Provavelmente é essa infecção a causadora dos vômitos. Portanto, e seu bebê estiver vomitando com frequência, consulte seu médico imediatamente.

E como foi a sua experiência quanto ao nascimento dos dentes do seu bebê? Compartilhe sua história na seção de comentários!