Como vocês sabem, eu sou uma apaixonada por livros. Tanto é assim que a biblioteca de minha filha Catarina já conta com centenas de títulos – e é impressionante como a cada idade os interesses mudam! Por isso, para o post de hoje, eu selecionei especificamente livros infantis para 3 anos de idade, e se seu filho está nessa fase, certamente poderá aproveitar muitas das dicas dessa matéria!

Claro que selecionar os melhores livros infantis para 3 anos (ou para qualquer outra idade específica) é uma tarefa difícil. Por isso, escolhi para essa lista títulos que preenchem os seguintes requisitos: a construção do enredo é bem feita, as histórias são de boa compreensão para crianças nessa idade, trazem uma mensagem positiva, e algumas delas tratam de situações que os pequenos, com essa faixa etária, vivem. Assim, seu filho se relacionará com a história facilmente (de fugir do banho, da dificuldade de dormir, por exemplo), e o livro se torna também uma ferramenta para melhorar a rotina aí da sua casa.

Vamos então à lista dos melhores livros para 3 anos? Vem dar uma espiadinha no que separei!

Publicidade

Os melhores livros infantis para 3 anos:

Adivinha quanto eu te amo: um dos livros que você mais adorará ler para seu filho, eu tenho certeza! E sabe por quê? Porque ele conta a história de um coelho pai e de um coelho filho, que conversam sobre o amor que um sente pelo outro. O coelhinho se esforça para dizer que ama muito o pai: esticando os braços e tentando mostrar o tamanho do seu amor. Mas os braços do pai são ainda maiores, e ele mostra o quanto um pai consegue amar o filho! Assim segue a brincadeira, até que o coelhinho diz que ama o pai do tamanho da distância até a lua! O que será que o pai vai responder? “Eu te amo até a lua, ida e volta”. Sensível, lindo, um livro infantil para seu filho se sentir muito amado! Veja aqui onde comprar.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Gildo: esse é um dos meus livros infantis para 3 anos preferidos! Isso porque ele conta a história de um elefantinho muito corajoso, que adora montanha russa, avião, cantar em público… Mas morre de medo todas as vezes em que é convidado para uma festinha na casa de um amigo – porque tem medo de bexiga (sabia que muitas crianças dessa idade não gostam?). Com Gildo, seu filho descobrirá que as coisas que dão medo podem ser muito divertidas (até porque o elefantinho é fofo demais e cativa todo mundo!). Saiba aqui onde comprar.

Onde é que eu vou dormir?: um livro muito lindo, que conta a história de Pedro, um menininho que adora dormir na cama… dos pais, é claro! Sabe quando seu filho te chama a cada cinco minutos, e você percebe que a noite será difícil? Pois é, a mãe do Pedro passa pela mesma situação! Claro que até o fim do livro, o Pedro descobrirá que seu quarto é um dos lugares mais legais do mundo! Um livro com lindas ilustrações, história divertida, e que seu filho vai adorar – mesmo que já adore dormir em sua própria cama! Veja aqui onde comprar.

Publicidade

Eu vi: um dos livros de que Cacá mais gostava quando tinha 3 anos! Ele estimula demais a criança, porque faz um divertido jogo entre imagens. Já percebeu que muitas vezes, na natureza, há um desenho dentro de outro? Pois esse livro do consagrado autor Fernando Vilela mostra que você pode enxergar olhos nas asas de uma borboleta, um labirinto nas escamas de uma cobra, e até o entardecer no bico do tucano. Conforme a criança vira as abas do livro, percebe a relação entre os desenhos e se encanta! Já recebeu o prêmio da Revista Crescer de um dos melhores do ano. Saiba aqui onde comprar.

O livro da gratidão e o livro dos sentimentos: já pensou que você pode mostrar a seu filho, desde que ele é pequeninho, que podemos ser gratos pelas pequenas coisas da vida? Com desenhos bem coloridos que são sua marca registrada, o autor Todd Parr mostra exatamente isso nesse livro sobre a gratidão. Acho um aprendizado tão importante, pois certamente fará seu filho mais feliz pelo resto da vida! Veja aqui onde comprar.

E do mesmo autor, recomendo também O Livro dos Sentimentos, que tem o mesmo tipo alegre de ilustrações, mas fala sobre alegria, tristeza, medo, e todas as outras sensações que seu filho está começando a descobrir – numa linguagem sensível e acessível! Nessa idade, em que as crianças estão desenvolvendo sua capacidade de lidar com os sentimentos (e deixando a birra de lado para tentar expressão o que sentem de outra forma), é um super livro! Saiba aqui onde comprar.

Publicidade

Quem soltou o Pum?: um livro bem divertido, que faz um trocadilho interessante: o Pum da história não é o que você está pensando, é um cachorrinho! Acredito que o mais legal desse livro é que ele desperta o interesse pela leitura justamente pela diversão, fazendo com que seu filho se apaixone desde cedo pelo mundo dos livros (e pode usar o Pum para isso, sim, rsrs!). Um verdadeiro fenômeno de vendas! Veja aqui onde comprar.

Gabriel já para o banho: mais um livro infantil para 3 anos de idade que fala sobre uma situação bem comum (e engraçada!) nas famílias – a criança que foge do banho! Seu filho corre pelado pela casa? Faz a maior bagunça para não entrar no banho, mas depois não quer sair? É, com o Gabriel acontece o mesmo! A criançada adora essa identificação, a os pais gostam das estratégias que a mãe e a irmã do personagem têm para colocar o menininho dentro do banho. Para ler e se divertir! Veja aqui onde comprar.

Flop. A história de um peixinho japonês na China: simplesmente perfeito para crianças de 3 anos, porque elas sabem ler o livro sozinhas! A história do peixinho Flop é contada apenas com ilustrações, sem texto – assim seu filho tem autonomia para folhear e entender sozinho (olha que as crianças de hoje são bem espertinhas e entendem mesmo!). Um menininho resolve comprar um peixinho, que se torna seu grande amigo. Eles fazem tudo juntos, até que um fato muda o fim da história. Um enredo cativante sobre amizade e amor aos animais. Saiba aqui onde comprar.

O Gato Xadrez: acredita que a Cacá sabia de cor as primeiras páginas do livro? Porque pedia para eu contar mil vezes seguidas! Esse é um dos livros infantis para 3 anos mais vendidos nas livrarias, porque todas elas se encantam pelo gato xadrez (que, aliás, não queria ser xadrez! Ele vai mudar a padronagem várias vezes até o fim do livro, quando descobre como realmente seu estilo!). Vou começar a contar só para você se empolgar: “era uma vez um gato xadrez… Que pulou para o lado e ficou listrado! Saiba aqui onde comprar.

O Lobo voltou!: aqui está mais um dos livros infantis para 3 anos que eu amo! Porque ao invés de contar uma história de lobo de dar medo, ela mistura todas as histórias de lobo que você conhece, para mostrar a seu filho que não é preciso ter receio do bicho! Na casa do senhor Coelho se reunirão os porquinhos, a Chapeuzinho Vermelho, Dona Cabra e seus sete cabritinhos, Pedro (do clássico Pedro e o Lobo) e mais alguns bichos, que ouviram falar que o Lobo Mau voltou! Mas juntos eles são mais fortes, e vão fazer o lobo mudar de atitude! Como a história é ótima, o livro vai durar muitos anos na sua casa (Cacá gosta até hoje, e ganhou o livro com três aninhos!). Veja aqui onde comprar.

Veja também: os 20 melhores livros para bebês de 0 a 2 anos!

Espero que você tenha gostado dessa lista dos melhores livros infantis para 3 anos de idade. E se você gosta muito de um outro que não tenha citado, deixe seu comentário para ajudar outras mães e pais que passarem pelo post!