Bonitinhos, fofinhos e cheios de curiosidade, os recém-nascidos são incríveis.  Eles podem iluminar uma sala com seu sorriso, derreter um coração com sua risada e fornecer uma perspectiva totalmente nova da vida.

Mas nós já sabemos disso sobre nossos pequenos. O que você talvez não saiba é que os recém-nascidos não são apenas cheios de doçura, mas também são objeto de uma infinidade de fatos surpreendentes que provam que eles são realmente as pequenas coisas mais notáveis ​​do planeta.

Prepare-se para se surpreender com essas 17 revelações fascinantes sobre os recém-nascidos!

17 Revelações sobre os recém-nascidos 

1 – O primeiro cocô deles não cheira mal

recém nascido

Foto: Freepik

Publicidade

O material preto, chamado mecônio, é composto de muco, fluido do útero e qualquer outra coisa que eles digeriram enquanto estavam dentro da mãe.

Mas ainda não possui as bactérias intestinais que deixam o cocô fedorento.

Assim que você começa a alimentar um bebê, as bactérias começam a colonizar seus intestinos. Depois de mais ou menos um dia é que o cocô do bebê pode ficar com odor.

2 – Às vezes, os bebês param de respirar

recém nascido

Foto: Freepik

Provavelmente, quando estão dormindo, eles podem parar de respirar por 5 a 10 segundos (tempo suficiente para fazer uma nova mãe ou pai entrar em pânico).

A respiração irregular é normal. (Mas se o bebê parar de respirar por mais tempo ou ficar azul, isso significa uma emergência médica.)

Publicidade

Além disso, quando os bebês estão excitados ou depois de chorar, eles podem fazer mais de 60 respirações em um minuto.

3 – Bebês recém-nascidos não choram

foto de recém nascido

Foto: Freepik

Os bebês começam a chorar em torno de 2 a 3 semanas, mas as lágrimas não aparecem até o primeiro mês de idade.

Isso ocorre porque seus canais lacrimais não são totalmente desenvolvidos. Eles produzem umidade suficiente para manter os olhos saudáveis, mas não derramam lágrimas. Algumas crianças não deixam cair a primeira lágrima até quatro ou cinco meses.

4 – Algumas marcas de nascença desaparecerão

recém nascido

Foto: Freepik

Uma área rosa ou vermelha geralmente na testa, pálpebras, ponte do nariz ou na nuca, ou até mesmo as manchas planas e azuladas que parecem manchas de tinta nas costas geralmente desaparecem dentro de alguns anos.

Publicidade

Essas marcas de nascença aparecem por várias semanas e podem levar anos para desaparecer.

5 – Os recém-nascidos têm 300 ossos

foto de recém nascido

Foto: Freepik

Ao contrário dos adultos, os bebês nascem com 300 ossos, o que é quase 50% a mais do que os adultos. Os ossos se fundem durante o crescimento, até que o esqueleto chegue a 206.

Por exemplo, o crânio do bebê tem vários ossos que se sobrepõem durante o nascimento para ajudar o bebê a se espremer.

Os bebês também têm um ponto muito mole na cabeça chamado de fontanela. Antes que o crânio cresça completamente, é apenas uma área mole e sensível.

6 – Os recém nascidos conhecem seu gosto musical

bebês

Foto: Freepik

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Helsinque, os bebês reconhecem a música que ouvem no útero por até quatro meses após o nascimento.

De fato, a música que você costumava ouvir durante a gravidez pode até acalmar sua irritabilidade.

7 – Os bebês riem 300 vezes por dia

bebê dormindo

Foto: Freepik

Em média, os bebês riem 300 vezes por dia, enquanto os adultos riem apenas 60 vezes. Mas isso é só quando o bebê aprende a rir.

Esse é um lembrete de que os bebês desfrutam a vida muito mais do que nós.

8- Os recém-nascidos triplicam seu peso em doze meses

menina

Foto: Freepik

Entre o nascimento e o final do segundo ano, os bebês quadruplicam de tamanho. No 6º mês, os bebês dobram seu peso. Mas a taxa diminui à medida que o tempo passa. Se os bebês continuassem nessa taxa, eles pesariam muito aos cinco anos de idade.

9 – Os bebês primeiro reconhecem a cor vermelha

recém-nascidos

Foto: Freepik

Alguns especialistas sugerem que os recém-nascidos só podem ver preto, branco e cinza, enquanto outros sugerem que podem ver tons diferentes, mas são incrivelmente borrados.

No entanto, a primeira cor que os bebês reconhecem é o vermelho. As últimas cores? Azul e roxo.

Mais alguns fatos divertidos e interessantes sobre recém-nascidos

mamãe e bebê

Foto: Freepik

  • Os pais de recém-nascidos perdem seis meses de sono nos dois primeiros anos de vida do bebê.
  • Os bebês recém-nascidos podem ver apenas as cores preto e branco nos primeiros meses de vida.
  • Os recém-nascidos, quando estavam na barriga, comiam antes da mãe (assim como depois que nascem. Ou alguém conhece alguma mãe que se alimente antes de ver seu bebê satisfeito?). Os bebês absorvem os nutrientes de que precisam usando o cordão umbilical e deixam o resto para a mãe. É por isso que é fundamental que as mães adotem uma dieta saudável durante a gravidez.
  • Os neurocientistas dizem que os recém-nascidos não sonham nos primeiros anos de vida.
  • Estudos sugerem que bebês prematuros são mais propensos a serem canhotos.
  • O sexo dos recém-nascidos depende inteiramente do esperma. O esperma masculino carrega o cromossomo X ou Y, que determina o sexo.
  • Você sabe quantos recém-nascidos nascem em todo o mundo em 1 minuto? Nascem aproximadamente 255 recém-nascidos por minuto. Isso equivale a 4,3 nascimentos a cada segundo.
  • No momento do nascimento, o cérebro dos recém-nascidos é composto por mais de 10 milhões de células nervosas. Mas reduz à medida que o tempo passa.

Esperamos que você tenha gostado de ler esses fatos engraçados sobre recém-nascidos. E temos certeza de que você estará olhando cada criança de maneira diferente agora.

Caso tenhamos perdido alguns fatos interessantes sobre o bebê, conte-nos comentando abaixo!

Veja mais: Onde colocar o bebê para dormir depois do parto?