Páscoa com crianças: O ano mal começou e passou voando… Afinal, já é quase abril! Por isso, que tal se planejar com essas brincadeiras incríveis que vamos passar a seguir?

No artigo de hoje, iremos ensinar 10 brincadeiras incríveis para fazer com seus filhos e passar ótimos momentos em família.

Então, se você costuma passar a Páscoa com crianças, mas nunca sabe quais brincadeiras fazer para entreter e divertir a criançada, não se preocupe, pois você está no lugar certo!

Continue a leitura para descobrir.

Publicidade
Páscoa com crianças

Menino segurando ovo de páscoa, sorridente. Crédito da foto: Freepik

Páscoa com crianças: 10 brincadeiras para divertir nesta data

Além de todo o simbolismo religioso da Páscoa, o feriado é muito esperado pelas crianças, pois oferece a elas muitos momentos bons e guloseimas deliciosas para comer.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas, mais do que presentear os pequenos com chocolates e outras delícias, para tornar a Páscoa ainda mais especial, uma boa alternativa é buscar brincadeiras para fazer com as crianças nessa data.

Afinal de contas, nós sabemos que as crianças têm energia de sobra e, por isso, as brincadeiras para fazer com elas na Páscoa também são uma ótima forma de usarem a disposição de maneira muito positiva e educativa.

A busca pelos ovos de Páscoa é uma das mais clássicas e queridas brincadeiras para se fazer no dia, mas é claro que você pode inovar e surpreender os pequenos com outros jogos divertidos e até mesmo lúdicos, com muito carinho e dedicação.

Difícil mesmo vai ser fazer uma só! Olha só como funcionam as brincadeiras, que vão deixar o clima na sua casa muito mais divertido:

Publicidade

1. Caça aos ovos

A primeira brincadeira é a mais tradicional de todas para fazer com os pequenos na páscoa. Estamos falando da Caça aos Ovos, que marcam a infância de muitas crianças!

Nesse jogo, os ovos (ou outros brindes, caso a criança não consuma açúcar) são escondidos pela casa ou pelo ambiente onde a atividade será feita. Pode ser um salão de festas, o quintal, a área externa do condomínio, etc. Aqui, o objetivo é fazer com que as crianças se divirtam procurando eles.

Primeiro, diga aos pequenos que os adultos viram o coelhinho indo embora, mas não a tempo de saber onde ele havia deixado os mimos.

Esta é uma brincadeira “às cegas”, isto é, sem utilizar pistas, rastros ou pegadas de coelho. Os pequenos devem procurar seus ovos em cada cantinho.

Lembrando que se for mais de uma criança brincando, deve ser explicado que cada uma tem direito a um brinde apenas. Assim que o encontrar, já fica de fora acompanhando a busca das outras, até todas terem os seus presentes nas mãos.

 Páscoa com crianças

Mãe e filha se divertindo na cozinha, pintando ovos com tintas coloridas. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

2. Siga as pegadas

Em segundo lugar, o “Siga as pegadas”. Essa brincadeira é, praticamente, uma variação da caça aos ovos, mas com pistas: as pegadas do coelhinho espalhadas pelo chão que levam aos ovos de Páscoa.

Para fazer, você pode utilizar adesivos de pegadas (em lojas de artigos para festas sempre têm), fazê-las em casa (com cartolina ou sulfite) ou desenhar pegadas no chão com farinha (utilizando três dedos).

O caminho deve ter obstáculos, como a mesa de centro ou o sofá. As crianças vão seguindo a patinha até chegarem ao brinde!

Assim como na caça aos ovos tradicional, se for mais de uma criança brincando, deve ser explicado que cada uma tem direito a um brinde só.

3. Brincadeira do quente e frio

Lembra daquela brincadeira infantil “tá quente… agora tá frio”? Era quando os coleguinhas escondiam algo e os outros tinham que procurar, a partir de dicas se estava quente (perto de achar) ou frio (longe).

Então, que tal adaptar ela com mini ovos? Para tornar essa uma das brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa, divida as crianças em duas equipes.

Esconda os mini ovos em lugares diferentes e, enquanto elas procuram, você deve ir avisando se elas estão “quentes” (próximas) ou “frias” (longe) dos chocolates.

Conforme elas forem encontrando, deverão colocar uma cestinha. A equipe que tiver ovinhos mais será a vencedora.

Para não dar briga, ao final da brincadeira, divida todos os ovinhos igualmente entre os pequenos!

4. O salto do coelhinho

Do mesmo modo, essa é uma brincadeira igualmente divertida para fazer com a criançada! Em uma calçada, pegue um giz colorido e faça duas linhas com pequena distância entre elas.

Peça para que as crianças comecem pulando de um lado ao outro e, pouco a pouco, vá aumentando a dificuldade, separando as linhas para que pulem o mais longe possível.

Para tornar a brincadeira mais legal, vale a pena fazer arcos de coelhinho e pinturas no rosto para que eles entrem no clima da brincadeira.

Caso chova, pedaços de fios de lã ou fita podem ser usados para as demarcações.

Brincadeiras divertidas para fazer na Páscoa com crianças

Páscoa com crianças: 5. O rabo do coelho

Lembra-se daquela brincadeira do rabo de burro dos arraiás e festas juninas? Então, é possível adaptar para fazer na Páscoa com as crianças também.

Nesse caso, um coelho é desenhado em uma cartolina (ou em um papel firme e colorido) e fixado na parede. No lugar do seu rabinho é colocada uma fita adesiva dupla-face.

A criança olha bem para o desenho, por uns 30 segundos, e então seus olhos são cobertos com um lenço e ela recebe uma bolinha de algodão nas mãos.

Com as dicas de todo mundo ao redor, ela deverá colar o pompom no lugar do rabinho do coelho. Assim que conseguir, ganhará seu presente de Páscoa.

6. Coelho bagunceiro

Para entreter os pequenos durante o almoço em família, que tal fazê-los achar itens que o Coelho Bagunceiro perdeu pela casa?

Para isso, é muito fácil. Desenhe ou imprima diversos objetos em uma cartolina, como: sapatos, chapéu, relógio e outros.

Faça um desenho do animal em uma cartolina usando esses diferentes acessórios e conte como o coelhinho perdeu as peças.

Depois, é só pedir para eles procurarem as peças perdidas pela casa e depois montar o coelhinho. Ah, para incrementar ainda mais a brincadeira, deixe ovinhos perto dos objetos. Eles vão amar!

Páscoa com crianças: 7. Coelhinho sai da toca

Continuando nossas dicas, que tal brincar de Coelhinho sai da toca? É muito fácil, veja só!

Divididas em trios, duas crianças formam a toca e uma delas fica como o coelho. Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha. Quem for o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços.

E todos os outros trios fazem o mesmo, sobrando apenas uma das crianças, que vai ficar em pé entre as tocas e deve gritar: “Coelho sai da toca!”.

Ao fazer isso, todos os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Quem estava no meio, deve pegar alguma das tocas de alguém! Se conseguir, aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço.

Ela também pode falar “Toca troca de lugar!”. Nesse caso, são as tocas que devem trocar de coelho. Essa também é uma brincadeira bem clássica de Páscoa.

Duas irmãs colorindo ovos, usando orelhas de coelho. Crédito da foto: Freepik

8. Ovo na colher

Em uma gincana comum são usados ovos cozidos, mas aqui é possível trocá-los por ovinhos de chocolate, para ficar temático.

Nessa brincadeira, a criançada deve andar com a colher na boca, sem deixar o ovinho cair! Ou seja, cada criança deve levar uma colher de sopa à boca e, na colher, estará um ovinho de chocolate.

A lógica é a mesma e o importante é andar o mais rápido possível, e até correr, se as pequenas conseguirem, sem deixar o ovo cair da colher.

Páscoa com crianças: 9. Choco Oculto

Uma outra brincadeira legal para fazer com as crianças na Páscoa é Choco Oculto, é como um amigo secreto normal, porém aqui o presente é um chocolate!

Você pode entregar os papéis com nomes alguns dias antes do domingo de Páscoa ou fazer o sorteio na hora mesmo.

Como ovos podem estar um pouco caros, há a opção de barras de chocolate, que são igualmente deliciosas, além de bombons e outros docinhos.

Se for só entre crianças, ajude-as a descrever os amigos na hora de revelar e entregar o presente.

10. Alimente o coelho

Por fim, essa brincadeira é mais indicada para crianças menores, já que as mais velhas podem achá-la bobinha.

Usando um saco de papel Kraft, desenhe um coelhinho. Depois, peça para os pequenos fazerem diferentes formatos de cenouras: redondo, quadrado, triangular, de coração.

Uma vez que as cenouras estiverem prontas, “vista” o saco na sua mão como se fosse um fantoche e, fazendo uma voz de coelho da Páscoa, vá pedindo os formatos das cenouras: “ah, o Coelhinho tem fome de cenoura de coração! Quem tem?”.

As crianças pequenas vão adorar e aprender a identificar formas de um jeito lúdico e divertido.

 Páscoa com crianças

Duas meninas deitadas no chão, usando orelhinhas de coelho e sorrindo, com ovos coloridos espalhados no chão. Crédito da foto: Freepik

Páscoa com crianças é muito divertido!

Viu como é fácil preparar brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa? Com poucos recursos e até itens que você tem em casa, fica fácil entreter os pequenos.

Por isso, se você também quer proporcionar esse momento inesquecível e com muita alegria para seus pequenos, siga as nossas sugestões para esse momento e divirta-se!

Agora que você já conhece brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa, que tal continuar acompanhando nosso blog para mais artigos incríveis?

Não deixe de acompanhar o Mil Dicas de Mãe. Até a próxima!