Para aproveitar os espaços na mala na hora de viajar é preciso pensar estrategicamente na forma como você irá organizar todas as suas roupas e pertences. Ou seja, não adianta apenas “forçar” a mala para que tudo caiba dentro… É preciso paciência e dedicação para encaixar um pertence ao outro. Assim, além de facilitar a arrumação, as suas roupas também ficarão muito mais bem conservadas e arrumadas.

Pensando em lhe ajudar nesse sentido, fizemos este guia com diversas dicas que poderão lhe ajudar a fazer uma mala impecável e muito prática. Acompanhe e saiba mais!

Veja também: 10 dicas essenciais para viajar de carro com crianças

 Como aproveitar os espaços na mala na hora de viajar

Mala de viagem. Foto: Freepik

Publicidade

Como aproveitar os espaços na mala na hora de viajar

Abaixo vamos lhe dar 10 dicas para você aproveitar os espaços na mala e assim conseguir organizar todas as suas coisas de uma maneira mais efetiva. Vamos lá? 😉

1- Coloque as meias dentro dos seus sapatos

Essa dica é bastante antiga e capaz de fazer você aproveitar os espaços na mala de uma forma muito interessante. Afinal, as meias, especialmente as mais grossas e longas, podem ocupar muito espaço dentro de uma mala. Sendo assim, ao invés de espalhá-las pelos cantos disponíveis, procure colocá-las dentro dos sapatos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Apenas um adendo: Coloque as meias naqueles sapatos que não dá para “amassar” muito. Por exemplo, se você estiver levando um tênis e uma sapatilha, é claro que a meia deverá ser posta no tênis que não pode ser “amassado”. Já a sapatilha poderá ficar por entre as roupas (desde que você proteja a sola), para assim dar mais espaço na mala.

 Como aproveitar os espaços na mala na hora de viajar

Um homem arrumando a sua mala. Foto: Freepik

2- Leve os produtos de higiene em pequenos frascos

Ao invés de levar todos os seus cremes de cabelo em potes imensos, separe-os dentro de frasquinhos transparentes. Além de aproveitar os espaços da mala, você também poderá levar os seus produtos na bagagem de mão, dentro do avião. Até porque você não pode levar cosméticos em frascos não transparentes e que ultrapassem a quantidade de 100ml, mesmo que o frasco já esteja usado.

Isto é, se você tem um frasco de 150 ml que está pela metade, você não pode usá-lo para levar o seu produto. Use frasquinhos próprios para isso e, de quebra, economize espaço na sua mala.

Publicidade

Lembre-se também de selar bem o frasco, para que não corra o risco de a pressão do avião fazer com que o frasco abra e derrame por todas as suas roupas. Outro fator importante é que essas embalagens deverão estar dentro de um saquinho transparente, fechado, ok? Assim você protege a sua roupa e segue todos os protocolos dos grandes aeroportos.

Leia também: Viajar para a neve com crianças: 5 cuidados importantes

Como aproveitar os espaços na mala na hora de viajar

Mala aberta sobre a cama. Foto: Freepik

3- Prefira levar peças de roupa mais fáceis de dobrar

Claro que se você estiver viajando para um local muito frio, esse cuidado talvez não funcione da melhor forma. No entanto, se você puder trocar a jaqueta de couro pelo casaco de tricô, faça isso! O mesmo vale para calças: trocar o jeans por peças mais leves e finas pode fazer com que você tenha mais espaço na hora de dobrar.

Quanto mais fina a peça, automaticamente você poderá aproveitar os espaços na mala de uma forma muito mais efetiva. Para tanto, analise o que você precisa levar e sempre pesquise sobre a temperatura no local de destino.

Outra dica que pode lhe ajudar nesse sentido é que se o ambiente for muito frio, opte por levar casacos mais leves na mala, em grande maioria, e leve apenas um que seja mais grosso e denso. O mesmo vale para meias e calças.

Publicidade

4- Sacos a vácuo podem ajudar a economizar espaço

Você sabia que uma forma de aproveitar espaços na mala é tirando o “ar em excesso” que pode pairar por ali? Parece curioso, mas o ar presente nas roupas e, especialmente mantas e cobertas, pode fazer com que o espaço na mala fique menos aproveitável.

Como aproveitar os espaços na mala na hora de viajar

Mulher arrumando uma mala. Foto: Freepik

Sendo assim, se você quiser deixar tudo ainda mais “lisinho” e compacto, use aparelhos de embalagem a vácuo para deixas as peças bem dobradas e armazenadas dentro da mala.

Veja também: Os 5 passos para montar a mala de maternidade!

5- Faça uma lista com o que é essencial para aproveitar os espaços na mala

Exagerar na quantidade de roupas não é nada interessante! Por isso, faça uma lista com tudo o que é essencial para que a sua viagem seja bem aproveitada. Assim você evita de levar peças grandes a mais e sem a real necessidade.

Além disso, procure sempre escolher peças de roupa que se combinem entre si, usando cores mais sóbrias e neutras para compor os seus looks. Desse modo você não precisa levar roupas em excesso e pode criar várias combinações diferentes com as mesmas peças.

6- Enrole as roupas ou deixe-as esticadas o máximo possível

Escolha um método para aproveitar os espaços na mala ao dobrar as suas roupas. Isto é, decida entre usar o modelo de rolinho ou de roupa esticada na hora de organizar tudo. Quando as peças forem mais fininhas e pequenas, os rolinhos podem ser usados para facilitar a organização e fazer com que tudo fique visível dentro da mala.

Mulher puxando a sua mala de rodinha na rua. Foto: Freepik

Em contrapartida, as peças que são um pouquinho mais volumosas podem ser postas esticadas, com o menor número de dobras possíveis. Assim, você consequentemente poupará o espaço que as dobras grossas poderiam provocar, ao mesmo tempo em que não faz rolos muitos grossos e que ocupam muito espaço dentro da mala.

  • Dica: Faça testes para ver qual estilo de dobragem fica melhor para as roupas que você escolheu, sempre respeitando o tecido para não deixá-lo marcado e amassado.

7- Use caixinha de remédio para anéis e brincos pequenos para aproveitar os espaços na mala

Você é do tipo de pessoa que ama levar bijuterias, anéis e brincos para a viagem? Então aposte em uma caixinha de remédios para separar tudo direitinho. Lembre-se de levar uma quantidade não exagerada, e considere que você poderá intercalar os seus tipos de brincos em cada dia da viagem.

Esse tipo de organização faz você aproveitar os espaços na mala tendo em vista que não precisará levar um porta-joia grande ou uma nécessaire que bagunçará e misturará todas as suas joias.

Mulher viajando com sua mala vermelha. Foto: Freepik

8- Use saquinhos para coisas pequenas

Sempre que tiver que armazenar algo pequeno, use um saquinho e deixe-o sem ar dentro. Assim você pode “enfiá-lo” nos vãos que vão ficando nos cantos e no meio das roupas, criando um verdadeiro encaixe entre todas as coisas. Dentre as coisas que podem ficar nos saquinhos, podemos citar:

  • Objetos de papelaria, como canetas;
  • Produtos de higiene;
  • Maquiagem;
  • Peças pequenas de roupa (íntimas);
  • E assim por diante.

9- Use touca de plástico na sola dos sapatos para aproveitar os espaços na mala

Para deixar os seus sapatos bem juntinhos e aproveitar melhor os espaços na mala, use toucas descartáveis nas solas. Assim você não terá aquela preocupação que a sola poderá prejudicar o tecido de alguma roupa ou sujar a mala. E ainda, será mais fácil de “espremer” um pouquinho, fazendo com que tudo caiba mais facilmente.

Leia também: 6 ótimos motivos para viajar com seus filhos

Mulher no hotel. Foto: Freepik

10- Vá usando as peças maiores para aproveitar os espaços na mala

Essa dica é muito interessante e pode lhe ajudar a poupar muito espaço. Se você vai para um lugar muito frio, que tal ir usando o casaco mais pesado, ou amo menos levando-o na cintura? Quanto aos sapatos, você pode ir usando a sua bota cano longo, e assim por diante.

Quanto mais peças grandes você já usar antes de sair de casa, melhor será o aproveitamento do espaço na sua mala. Pense nisso!