O que levar na mala em uma viagem com crianças pequenas? Essa é uma pergunta que muitas mães fazem na hora de viajar… Afinal, existem muitas pessoas que acham chato arrumar as malas e acabam deixando para última hora.

Além disso, como são muitas coisas para se lembrar de colocar, às vezes, é normal não se lembrar de tudo… E é sempre muito chato esquecer alguma coisa! E, por outro lado, com a pressa, pode levar muitas coisas desnecessárias ou dispensáveis.

Como primeiras dicas, sugerimos fazer as malas com uma certa antecedência, separar tudo inicialmente em cima de uma cama para poder ver o que você separou antes de colocar na mala. Isso te fará ver o que realmente é indispensável.

Então, preparamos uma pequena lista com materiais que você, possivelmente, vai precisar na sua viagem com a família. E também itens indispensáveis e peças de roupa para que a viagem seja tranquila e sem imprevistos.

Publicidade

Veja abaixo!

O que levar na mala

Criança pequena dentro da mala, sorrindo com um chapéu. Crédito da foto: Freepik

O que levar na mala em uma viagem com crianças pequenas?

1) Cópias autenticadas de documentos

Primeiramente, é importante ter em mãos cópias de documentos. Cópias autenticadas, melhor ainda. Não dá pra arriscar perder um documento e ficar na mão.

Imagina o transtorno que pode ser perder uma identidade ou um passaporte e não ter nem uma cópia em mãos!

Então, no caso de perda ou roubo de qualquer documento importante, é bom ter cópias, mesmo que seja apenas para ter o número consigo.

Pense em documentos como:

Publicidade
  • Identidade / CPF;
  • Certidão de nascimento da criança;
  • Caderneta de saúde;
  • Passaportes;
  • Cartões de crédito;
  • Cartão do plano de saúde.

2) Remédios

Às vezes precisamos de determinados remédios para coisas mais simples e temos dificuldade de achar fora do Brasil ou mesmo em lugares mais afastados, no interior, etc.

Então, é sempre bom levar uma “farmacinha” com a gente. Isso pode evitar uma série de transtornos e dor de cabeça, caso necessite.

Além disso, pode ser difícil conseguir comprar remédios em outros países, por conta da língua e de possíveis autorizações que as regras locais obrigam.

É bom ter sempre com a gente remédios para:

  • Azia e má digestão;
  • Dor de cabeça;
  • Gripe;
  • Febre;
  • Dor de barriga;
  • Termômetro;
  • Antigases;
  • Para limpar o nariz;
  • Ácool em gel;
  • Band-aid.

3) Sacos plásticos

Do mesmo modo, é sempre bom levar saquinhos plásticos com você, já que as crianças costumam sujar bastante as roupas.

Então, sempre é bom ter a mão alguns sacos plásticos para colocar as roupas sujas e não misturá-las com as outras. Até porque, às vezes, as roupas podem estar sujas de comida, vômito, cocô… e você não vai querer que sua mala fique fedendo ou que elas sujem as outras, certo?

Publicidade

No mais, você já sabe: crianças sujam também os sapatos de lama, molham as roupas, usam babadores… Leve bastantes sacos plásticos.

4) Lenços umedecidos

Parece óbvio, especialmente quando a criança ainda usa fraldas. Mas convém levar também quando já desfraldou, não só pra limpar a caquinha, mas também para outros usos, em pequenas limpezas gerais: mesas, cadeiras, talheres, as mãos quando não tiver opção.

E você levando de casa uma quantidade suficiente pra toda a viagem evita ter que comprar alguma marca desconhecida que porventura possa trazer alguma alergia. Apesar de pesar um pouco na mala de ida, eles vão acabando no caminho, não pesando na mala da volta.

5) Fraldas descartáveis

Do mesmo modo, outro item óbvio quando se tem crianças nesta fase são as fraldas descartáveis. Por isso, o ideal é levar a quantidade para toda a viagem.

Primeiro, porque pode ser difícil encontrar e, acredite, é algo que você vai sentir muita falta quando acabar. Depois, você pode até achar, mas não encontrar o tamanho adequado nem a qualidade que está acostumado.

Ocupa muito espaço na mala? Sim, ocupa MUITO espaço! Mas é o mesmo caso dos lenços: elas vão acabando pelo caminho e sua mala ficará com mais espaço para trazer suas eventuais compras. Ótima troca, não?

O que levar na mala – 6) Garrafinha de água

Bem como, é sempre bom ter água em mãos. Por isso, leve uma garrafinha na mochila, pode ser bem útil.

Quando se está com bebês, em geral, eles deixam passar na inspeção dos aeroportos, depois de uma análise.

7) Álcool em gel

Aqueles vidrinhos pequenos com álcool em gel podem ser especialmente interessantes para higiene das mãos das crianças, principalmente em tempos de pandemias.

Portanto, vai comer algo, um biscoito, um doce? Passe um pouco de gel nas mãos pra garantir! Até porque rodoviárias e aeroportos são centros de grande circulações de pessoas de todos os lugares. Essencial!

O que levar na mala

Mãe arrumando a mala e brincando com sua filha. Crédito da foto: Freepik

O que levar na mala em uma viagem com crianças pequenas?

8) Itens de higiene diversos

Assim como o álcool em gel, é importante que você não se esqueça de levar os itens de higiene que seus filhos estão acostumados a usar.

Nós, adultos, podemos nos adaptar e usar por exemplo, os oferecidos pelos hotéis. Mas, para as crianças, é melhor não arriscar.

Veja uma pequena lista com produtos de higiene:

  • Sabonete líquido;
  • Condicionador;
  • Hidratante;
  • Creme dental;
  • Escova de dentes;
  • Pomada anti-assaduras.

O que levar na mala – 9) Repelente

Em suma, dependendo do lugar pra onde vocês estão indo, é fundamental levar o repelente adequado à pele das crianças.

Não é bom usar qualquer um e nem sempre você vai encontrar pra comprar. Portanto, leve o seu!

10) Protetor solar

Também dependendo do tipo de viagem, é bom levar o protetor solar que está acostumado. Se for um destino de praia, além do protetor, um chapéu e outros acessórios para fazer sombra e proteger as crianças também são importantes.

Afinal, lembre-se que a pele delas são muito mais sensíveis e todo cuidado é pouco!

Outra dica é evitar horários em que a inscidência solar é maior, como às 11h da manhã ou 14h da tarde.

11) Lanterna

Alguns celulares hoje em dia têm lanternas, mas se você você quiser leve uma pequena lanterna. Será útil para te ajudar em algumas tarefas que porventura sejam realizadas à noite, como trocas de fralda, mamadas ou ir ao banheiro sem ter que acender as luzes do quarto. Ou mesmo em outro lugar qualquer que esteja muito escuro.

Existem hoje em dia pequenas lanternas de LED que gastam pouca pilha e têm uma luz bem razoável, ocupando quase nenhum espaço nem peso.

12) Distrações para a criançada

Se você quer momentos de sossego durante a viagem, leve bastantes distrações para as crianças. Pode ter certeza, você vai precisar!

Seja em uma viagem de avião – que é um tédio para eles – ou de carro, ou de trem. Algo pra fazer e distrair os pequenos é primordial!

E, às vezes, também em um restaurante ou em outro espaço que não tenha nada de atrativo para os pequenos.

Você pode pensar em distrações eletrônicas, como um tablet ou celular com jogos, filmes e desenhos diversos. Pense em coisas na memória do aparelho, pois nem sempre poderá ter wi-fi.

Então você pode baixar antecipadamente alguns episódios do desenho favorito dele ou então de algum filme de animação (essa opção é disponível na Netflix, por exemplo) para que ele apenas entre e assista durante a viagem, mesmo sem internet.

E também outras que não ocupem tanto espaço, mas podem ser fundamentais, como lápis de cor e papel, massinhas de modelar, livros de colorir, alguns brinquedinhos pequenos, etc.

13) Carregador, bateria extra e adaptador

Por fim, nunca esqueça dos carregadores dos tablets e celulares, assim como de um adaptador universal.

E, para não ficar na mão em nenhum momento, tenha sempre em mãos uma bateria extra. Existem ótimos power banks no mercado. Escolha um com a potência maior.

Family at the airport. Mother with daughter. Woman with suitcase.

O que levar na mala de alimentação?

Tenha consigo também alguns itens de alimentação, tanto os apetrechos quanto o alimento em si.

Afinal, quando a fome bate, a criança não sabe esperar. As mães sempre temos algo mastigável à mão, assim como de beber.

Veja esta pequena lista:

  • Papinhas: Elas são boas porque são fechadas a vácuo, então não precisam refrigeração. Quebram um galho com certeza e o peso e o volume vão diminuindo com o uso;
  • Leite e mingau: Se a viagem é pequena, é possível tirar da lata grande e colocar em um pote menor;
  • Petiscos: Se a criança já come, leve algum biscoito preferido, nem que seja para passar o tempo até chegar a hora mesmo da comida;
  • Água: Não só para beber, dentro da mamadeira, como para fazer o leite e mingau;
  • Babadores: Os de plástico são melhores para viagens, pois é mais fácil limpar;
  • Mamadeiras: Leve a que já usa em casa e está acostumado. É bom mais de uma, uma para leite, outra para água ou suco;
  • Copinho: Sempre bom ter um, nunca se sabem quando vai precisar;
  • Colher (talheres): Indispensável. Se for levar faca, leve de plástico;
  • Pratinho: Um de plástico, pequeno. Pode ser útil.

O que levar na mala de roupas?

Existem algumas peças que são importantes para levar em uma viagem, seja na mala de mão, seja quando estiverem passeando pela cidade. São elas:

  • Roupas extras: lembre-se que crianças sujam roupas. Ande com ao menos uma roupa extra, caso precise;
  • Toalhinha: leve consigo sempre uma pequena toalha ou mesmo uma fralda, para secar as mãos, o rosto, pequenas limpezas;
  • Casacos:  dependendo do local e do clima, não esqueça. Talvez melhor do que um super casaco, seja vestir seu filho com algumas camadas de roupas: uma mais leve por baixo, um casaquinho por cima, um casaco impermeável e mais grosso por fora… Assim, se o tempo mudar ou entrar em lugares fechados, pode tirar ou colocar de acordo com a ocasião.
  • Manta: em lugares frios, para cobrir quando estiver no carrinho. E ainda pode servir, se for o caso, para deitar a criança em algum lugar ou deixá-la brincando no chão.
  • Chupetas: Se seu filho usar, não esqueça. E leve algumas extras, caso perca. Não foi o nosso caso, porque nossa bebê nunca usou.

Outros itens importantes são:

O que levar na mala – Carrinho

Para crianças maiores existem aqueles estilo guarda-chuva, que são menores e leves. Dê preferência para estes, de peça única, pois são mais fáceis de abrir e fechar, de despachar, de guardar em um canto, etc.

Canguru ou sling

O canguru quebra um galho quando não se pode usar o carrinho. Há atrações em que o carrinho não entra, então, ter o bebê preso ao seu corpo pode ser uma boa.

Por fim, esperamos que esta lista te ajude na hora de pensar o que levar na mala em uma viagem com crianças!

Agora você já sabe o que levar na mala, desde documentos, acessórios, alimentação, itens de higiene e roupas. O importante é ir preparado e se divertir.

É só aproveitar todas as dicas, se preparar com calma e boa viagem!

Leia também: