Viajar no outono é simplesmente uma delícia, né? Além da mudança de temperatura, a estação é marcada por ter ventos mais fortes e também pela diminuição da umidade do ar.

Bem como, uma das principais características da estação é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam do verão (que é mais quente) para climas mais amenos, já preparando as pessoas o inverno mais frio.

Portanto, se você curte esse clima e quer viajar, mas está na dúvida de onde ir, confira o artigo de hoje. Nós separamos 10 destinos incríveis para viajar no outono no Brasil!

Afinal de contas, esse período de baixa temporada é perfeito para fazer as malas e conhecer novos destinos, além de ser mais barato e menos movimentado – sendo uma ótima época do ano para sair de casa um pouco e conhecer novos lugares.

Publicidade

Veja abaixo as nossas sugestões, prepare as malas e boa viagem!

viajar no outono

Mulher no aeroporto, com malas de viagem, de costas. Crédito da foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

10 destinos incríveis para viajar no outono no Brasil

1. Campos do Jordão, São Paulo

Para começar, a nossa primeira sugestão da lista é a mágica Campos do Jordão, também conhecida como a “Suíça brasileira”. Esse nome se dá ao fato de que a cidade é igualmente fria e aconchegante, além de muito charmosa.

Esse clima europeu já pode ser experimentado no outono, já que o município está cercado por montanhas – o que explica esse frio na região. A cidade é localizada na região da Serra da Mantiqueira, e tem realmente uma arquitetura de estilo suíço, muito adorável!

Com uma altitude de 1628 metros, a localidade é perfeita para o clima gastronômico de fondues de queijos curados e chocolates. Tudo isso, claro, acompanhado por um bom vinho tinto. Assim, atos simples rendem experiências incríveis!

Por exemplo, caminhar pelas ruas repletas de flores e parar em algum pequeno restaurante para tomar um café. Um passeio pelo Horto Florestal também é uma ótima experiência fotográfica.

Publicidade

Além disso, você pode fazer uma viagem em família para Campos do Jordão ao pegar um destino que desça no aeroporto de São José dos Campos, a 80 quilômetros da cidade. Também é possível pousar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e seguir estrada por 157 quilômetros.

Por esses e outros motivos é que a querida Campos do Jordão é muito convidativa nessa época do ano, sendo uma ótima opção para viajar no outono.

Ela agrada turistas por ter um frio um tanto mais suportável e pouca chuva, além das paisagens com folhas secas de árvores que caem no chão e compõem o charmoso cenário outonal da cidade em tons vermelho, amarelo, verde e roxo. Destaque para os plátanos, símbolos da cidade.

Em suma, Campos do Jordão é uma das cidades mais visitadas pelos turistas que curtem o inverno, portanto antecipar sua visita para o outono é garantia de lugares menos cheios e preços melhores!

2. Pantanal, Mato Grosso

Do mesmo modo, Pantanal é outro lugar incrível para você viajar no outono, principalmente se você é fã de lugares cheios de belezas naturais! Com certeza, essa é uma viagem um tanto quanto selvagem e você vai conhecer de perto as belezas do Mato Grosso.

Outro ponto positivo no Pantanal é as faunas e floras mais impressionantes do mundo. Visitar no outono é garantia de altas emoções, já que a seca faz com que os animais saiam em busca dos rios para beber água, ficando mais fácil ver onças, crocodilos e muito mais bem ali de pertinho.

Publicidade

Isso porque o clima mais ameno do outono favorece a aproximação dos bichos nas beiras dos rios, que estão mais secos. Observar de perto um bando de Tuiuiús, jacarés ou tucanos-toco pode ser um momento único na viagem!

Além disso, uma das cidades que devem constar como destino obrigatório para quem visita a região é Bonito. Como o nome já antecipa, a localidade é um encantador centro de ecoturismo brasileiro, com a água cristalina do rio Baía Bonita e passeio de rapel no Abismo Anhumas.

Do mesmo modo, viajar no outono para essa região evita o percurso por estradas de terra alagadas, então é um ótimo período para conhecer Bonito.

Para chegar ao Pantanal, é possível comprar uma passagem aérea para Cuiabá e depois andar pela estrada até Poconé, a 100 km de Mato Grosso. Também é possível descer de avião em Campo Grande e seguir viagem de carro até Corumbá. Dessa última forma, o Pantanal é conhecido via Mato Grosso do Sul.

Outro ponto positivo de ir ao Pantanal nesta época do ano é que o deslocamento pelas áreas fica mais fácil, já que as estradas de terra não estão tão alagadas como de costume.

Resumindo, o destino é um prato cheio para quem quer observar mais da vida selvagem, além de explorar as belezas incríveis que só o nosso Pantanal tem.

viajar no outono

Paisagem do Pantanal. Crédito da foto: Freepik

10 destinos incríveis para viajar no outono no Brasil

3. Poços de Caldas, Minas Gerais

Em suma, Poços de Caldas é uma ótima viagem para ir, porque possui belezas naturais, como a Cachoeira Véu das Noivas e a Cascata das Antas, que são dois pontos turísticos que apaixonam os visitantes a qualquer época do ano.

Esses destinos, ao lado do Zoo das Aves e do Cristo Redentor mineiro, são encontrados no Sudoeste de Minas. Se tem uma característica especial nas cidades históricas mineiras são sua conexão com a natureza.

Além disso, você pode aproveitar do melhor da culinária mineira e ter energia para fazer os passeios na Fonte dos Amores, no parque Walter World ou no Teleférico e Serra São Domingos.

Para chegar até lá, você pode descer no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a 190 km de Poços de Caldas, e pegar um transporte terrestre.

10 destinos incríveis para viajar no outono no Brasil

4. Chapada dos Veadeiros, Goiás

A princípio, é também na época seca que a Chapada dos Veadeiros é um destino possível para curtir rios e praticar rapel nos paredões de pedra ou nas abundantes cachoeiras. As cores das flores do cerrado também podem ser encontradas, desabrochadas, nessa época.

O outono marca o início da redução de chuvas e começo da seca na Chapada dos Veadeiros. Quem gosta de praticar ecoturismo vai se esbaldar por aqui nesta época, pois as chuvas diminuem e fica muito mais tranquilo fazer trilhas, caminhadas, escaladas e aproveitar os passeios com tudo o que o local tem de melhor.

Com o início da seca, o local se torna perfeito para fazer rapel nos paredões de pedras e cachoeiras, entre outras atividades. Não deixe de observar as flores do cerrado abertas que embelezam ainda mais o cenário natural!

Para chegar ao destino, desça no Aeroporto Internacional de Brasília e pegue um carro para iniciar o roteiro triplo das cidades mais visitadas pelos turistas. São elas, Alto Paraíso de Goiás, a 242 quilômetros de Brasília, São Jorge (257 quilômetros) e Cavalcante (355 quilômetros).

5. Chapada Diamantina, Bahia

Imagine ver um azul único e potente refletido nas águas. O Poço Azul ganha camadas de belezas singulares no outono. Localizado na Chapada Diamantina, ele e outras atrações podem ser vistas em trilhas com cachoeiras abundantes.

Por isso, se você pensa em viajar para o Nordeste, esse destino pode ser o início dessa jornada.

Os viajantes podem aproveitar para praticar o turismo de aventura, com esportes como trekking e rapel. Não deixe de conferir toda a beleza do Poço Encantado e aproveitar da culinária local. Para chegar até o destino, compre uma passagem de avião para Lençóis e de lá, inicie o tour por esse verdadeiro paraíso de ecoturismo.

Engana-se quem pensa que a Bahia é um estado para ser visitado apenas no verão. O outono é também uma ótima época para explorar lugares alternativos que vão além das praias, como a deslumbrante Chapada Diamantina.

O período é de menor incidência de chuva na região, o que favorece bastante a experiência de quem pensa em fazer as famosas trilhas e caminhadas que levam a morros e cachoeiras inesquecíveis.

Nesta época do ano, o sol fica na posição perfeita para iluminar o Poço Encantado, uma gruta que é um dos grandes espetáculos naturais por aqui, além de permitir uma melhor prática de esportes de aventura como rapel e trekking.

 viajar no outono

Igreja no gramado, Rio Grande do Sul. Crédito da foto: Freepik

10 destinos perfeitos para viajar no outono no Brasil

6. Gramado, Rio Grande do Sul

Se você acha um charme vestir uma boa roupa de frio e experimentar um pouco do clima europeu, Gramado é uma opção incrível. Afinal, na época do outono, é possível observar um dos símbolos mais famosos dessa época: as folhas de cor avermelhada.

Aproveite o chocolate quente durante e passeios ao ar livre. A arquitetura da cidade convida para uma viagem cheia de afeto e conforto.

Viu, como pesquisar sobre os melhores lugares para viajar no outono é fácil e acessível? Você pode fazer uma trilha na Chapada Diamantina, aproveitando a temperatura amena para conhecer bonitas cachoeiras ou conferir a diversidade de verdes no Pantanal do Mato Grosso.

As novas experiências que uma viagem oportuniza podem ser verdadeiros tesouros para viver uma vida mais leve e com autoconhecimento.

Gramado pode ser uma opção interessante para o seu outono. Os preços nessa época costumam ser bem mais camaradas que na temporada de inverno e as temperaturas estão mais amenas, perfeitas para passeios ao ar livre. Dá para aproveitar os vinhos, chalés e fondues sem gastar tanto.

O clima europeu da cidade continua em evidência nesta época, além da arquitetura inspirada no estilo alemão, com folhas secas das árvores apresentando uma cor avermelhada, um charme sem igual.

7. Itaúnas, Espírito Santo

Aproveite o sol e a tranquilidade, ao viajar no outono para a vila de Itaúnas, com suas dunas que chegam a um pico de 30 metros de altura. O destino é ideal para quem gosta de praias ao som de um bom forró.

O clima tranquilo garante segurança para explorar as praias desertas da localidade. Para chegar ao destino, pegue um avião para Vitória, no Espírito Santo, e siga estrada por Conceição da Barra até chegar a Itaúnas.

8. Paraty, Rio de Janeiro

Do mesmo modo, Paraty tem tudo para entrar no seu roteiro de férias durante o outono, já que nesta época chove bem pouco, o que permite explorar o centrinho histórico com mais tranquilidade.

É o destino ser daqueles em que você pode caminhar pelas ruas de paralelepípedos observando as belas construções arquitetônicas do século XVIII, dando para entender um pouco melhor porque tudo ali foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.

A tradicional Festa do Divino começa em 26 de maio, deixando a cidade toda colorida e enfeitada para os visitantes. Mesmo com a baixa incidência de chuvas, os dias continuam ensolarados, então dá até para pegar uma praia!

Vista de cima de Foz do Iguaçu com arco-íris. Crédito da foto: Freepik

10 destinos perfeitos para viajar no outono no Brasil

9. Foz do Iguaçu, Paraná

Em suma, as espetaculares Cataratas do Iguaçu ficam em Foz do Iguaçu e atraem milhares de turistas brasileiros e estrangeiros durante o ano inteiro.

Contudo, é no outono que o número de visitantes diminui, tornando a experiência mais agradável.

Entre março e junho é o período de baixa temporada, quando dá para fugir das grandes filas para tudo, inclusive para disputar um bom lugar perto da Garganta do Diabo.

Além disso, as demais atrações da cidade podem ser aproveitadas sem a necessidade de encarar aquela superlotação de turistas.

10. Jalapão, Tocantins

Por fim, o nosso último destino é o Jalapão! No outono, principalmente depois de maio, o lugar ganha uma temperatura mais amena com vegetação verdinha, fazendo qualquer turistas se apaixonar de primeira.

É neste período que começa a seca na região, portanto dunas de areias, praias de rio, piscinas naturais e cachoeiras ficam ainda mais bonitos de se ver nesta época do ano.

Ainda assim, vá preparado! A temperatura do Jalapão no outono fica entre os 14° e 20°, sendo que dificilmente chove.

Gostou das nossas dicas de destinos para viajar no outono? Então prepara as suas malas e boa viagem!

Aproveite para ler também 8 dicas para economizar em uma viagem.

Continue acompanhando nosso blog!