Viajar de carro é uma experiência que exige preparo e organização. Então, quando falamos sobre viajar de carro com crianças, o assunto fica ainda maior!

Mesmo que trabalhoso, viajar de carro é uma ótima maneira de unir a família, conversar e passar momentos únicos juntos. Além disso, é um jeito bacana de viver experiências novas e se divertir antes mesmo de chegar no destino final. A aventura começa bem antes de chegar no hotel!

Entretanto, é preciso ter o checklist ideal para evitar imprevistos e dores de cabeça. Por isso, separamos 10 dicas para preparar o carro, os pequenos e o percurso antes de embarcar. Aproveite e boa viagem!

1. Decidir tudo em família quando for viajar de carro com crianças

Viajar de carro com crianças n

Foto: Freepik

Publicidade

Uma dica legal que pode ajudar muito no pré viagem é incluir as crianças no processo de planejamento e escolha do destino final, porque fica muito mais fácil e divertido para eles quando sabem para onde estão indo e o que vão encontrar lá.

Então, na hora de decidir a viagem, veja se as crianças gostam do local, mostre pontos turísticos do interesse deles, compartilhe fotos e vídeos. Para que eles saibam que todas as horas no carro valerão muito a pena!

 

2. Conhecer o percurso e programar paradas ao viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

Caso o destino final seja um lugar novo para a família, é bom pesquisar sobre a estrada e sobre as opções de paradas ao longo do percurso.

No caso da estrada, a informação é importante, porque dá a você uma visão sobre: partes sinuosas, riscos de acidentes, qualidade da estrada, possibilidade de trânsito e muitas outras coisas.

Publicidade

Já sobre as paradas, a viagem precisa delas, porque ajuda a amenizar a energia das crianças. Então, procure abastecer ou parar em locais que tenham ao menos uma lojinha, um restaurante, ou algum entretenimento infantil, como um parquinho. O momento ajuda a revigorar o corpo, ir ao banheiro e gastar a animação delas um pouco fora do carro.

Na hora da pesquisa, priorize os sites oficiais das rodovias e distritos. Outra opção são as redes sociais e os aplicativos para celular especializados em trânsito. Baixe o que preferir, e mantenha-o no celular para ter atualizações durante a viagem.

 

3. Em longas viagens de carro com crianças, esteja pronto para pernoitar

viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

Caso o destino final seja muito longe, prefira pernoitar em algum hotel da estrada ou cidade do caminho. Portanto, se programe! Pesquise o hotel e faça a reserva com antecedência.

Dê preferência a hospedagens que possuam algum entretenimento a mais para os pequenos, como piscina, monitores ou parquinho. Isso faz com que eles aproveitem essa parada, gastem mais energia, e também se divirtam. Afinal, a viagem começa assim que saímos de casa! Todos os momentos contam, e os papais têm uma oportunidade de descansar no meio do trajeto também.

Publicidade

4. Responsabilidade e prevenção

Foto: Freepik

Se alguns cuidados já são importantes quando estamos sozinhos, com crianças a preocupação deve ser dobrada.

Antes de viajar de carro com crianças, vale a pena fazer um check-up dobrado no automóvel. Conferir se os pneus aguentam em caso de chuva, se o motor está funcionando bem e se a bateria tem vida útil é apenas o começo, porque você já pensou ficar parado na estrada com crianças pequenas? Não dá!

Além disso, não esqueça de conferir o básico: água, óleo e gasolina. Faça um cálculo de combustível já pensando nas paradas da estrada e na possibilidade de elas não estarem funcionando, para não correr riscos.

Evite também velocidades acima do permitido e manter-se na estrada em situações de chuva torrencial, entre outras coisas. Afinal, todo cuidado é pouco!

Dependendo da idade das crianças, não esqueça de sempre conferir os cintos de segurança e a cadeirinha especial para o carro. Ela deve estar bem presa ao banco. Para ter tudo sobre controle, aconselhamos que um adulto viaje no banco de trás, porque ele consegue conferir as crianças sem atrapalhar quem está dirigindo.

 

5. Para viajar de carro com crianças conforto é essencial

viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

Ao viajar de carro com crianças, as horas vão parecer bem mais longas do que realmente são, então elas e você precisam amenizar isso ao máximo!

Dicas bacanas para deixar o ambiente mais aconchegante valem ouro, e aqui estão algumas delas:

  • Coloque uma cortininha na janela, para evitar o sol excessivo nos pequenos.
  • Separe alguns dos brinquedos favoritos deles e deixe no carro para ser um entretenimento a mais na viagem.
  • Se eles têm aquela boneca ou mantinha inseparável, não esqueça de coloca-los no carro também. Isso dá uma sensação maior de segurança e conforto para a criança.

Alguns travesseirinhos e uma cobertinha podem ajudar na hora da soneca também.

6. A hora perfeita para viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

Por falar em soneca… Se dirigir à noite não for um problema para você, aconselhamos pegar a estrada no horário em que as crianças dormem!

Assim, com mais sono, menor a confusão. A viagem tende a ser mais tranquila e menos frustrante para as crianças que vão estar em uma hora do dia onde o cansaço é normal.

Caso essa não seja uma opção, tente conciliar o máximo com o horário das sonecas dos pequenos.

 

7. O look da viagem

viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

Outra maneira de acalmar os pequenos e garantir uma viagem de carro com crianças sem grandes problemas, está na roupa!

Quanto mais confortáveis forem as peças, melhor e menos ansiosos eles irão se sentir. Priorize tecidos leves, como algodão, que não aquecem nem esfriam demais. E tenha sempre uma muda de roupa extra, para que ninguém tenha que viajar sujo ou molhado.

O que ajuda ainda mais é manter uma boa temperatura no carro, porque isso impede incômodos, resfriados, e suores excessivos. Além de manter as crianças mais aconchegadas e contentes.

 

8. Farmácia básica para viajar de carro com crianças

viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

Enjoo e mal-estar são comuns entre os adultos e entre as crianças. Portanto, tenha sempre remédios para dar aquela salvada! Isso vale desde remédios para enjoos, até analgésicos, vitaminas, termômetro, e remédios para gripe. Nunca se sabe o que vai, ou não, encontrar no destino.

Tenha também lenços umedecidos, para eventuais limpezas que precisem ser feitas. Desodorante, uma toalha e álcool gel!

Antes da viagem, vale um checkup de saúde em todos os passageiros.

 

9. Como lidar com a hora da fome ao viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

Aproveitando o gancho da saúde, muita atenção na refeição pré-viagem! Evite alimentos estranhos ao seu corpo, e dos pequenos, ou que sejam muito pesados e de lenta digestão.

Portanto, é bom que todo mundo coma algo seguro e leve. Sem pesar muito a barriga.

Para matar a fome entre as paradas da viagem, prefira snacks mais sequinhos como frutas e bolachas salgadas. Sem esquecer de levar muita água também!

 

10. Entretenimento é crucial na hora de viajar de carro com crianças

viajar de carro com crianças

Foto: Freepik

E qualquer entretenimento vale! Pode ser com playlist de músicas que a família adora, pode ser com podcast para os pequenos ouvirem enquanto curtem a paisagem, ou até os famosos jogos de viagem: quem acha mais animais no caminho, quem vê mais vezes um carro específico, que formato têm as nuvens… Tudo!

Outras opções que os papais podem preparar é um DVD portátil, com os filmes preferidos dos pequenos e um jogo pequeno e prático, como Trunfo e Uno.

E você? Já se aventurou em uma viagem de carro com crianças?! Depois dessas dicas, não vai dar para deixar de viver essa experiência. O trajeto se torna tão especial e inesquecível quanto os momentos que vão viver no destino final. Bon Voyage!