Você sabe como construir uma relação saudável com os seus filhos? Com certeza, toda mãe e pai já se perguntou isso… E uma das respostas está nas férias em família.

Essa é uma excelente oportunidade de termos um tempo de qualidade com as pessoas que amamos, estreitando laços e compartilhando momentos incríveis em conjunto. 

Em outras palavra, há muitos benefícios em tirar esse momento em família, porque, além de ser divertido, é uma possibilidade de escapar da rotina cotidiana, que já estamos acostumados.

Além disso, as férias ajudam as famílias a crescerem e a aprenderem de várias maneiras, seja em casa ou em uma viagem.

Publicidade

Por isso, listamos a seguir a importância do lazer e os benefícios de investir nas férias em família.

Boa leitura!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Férias em família

Família com pai, mãe e bebê viajando de carro. Crédito da foto: Freepik

Férias em família: por que é tão importante para os pais e filhos?

Primeiramente, as férias são muito aguardadas, tanto para as crianças quanto para os adultos.

Para os adultos, é um momento importante de recarregar as energias e descansar das obrigações do dia a dia.

Já para as crianças, embora tenha uma perspectiva diferente dos pais, esse também é um momento profundamente benéfico para elas, principalmente quando todos se reúnem.

Publicidade

O principal motivo é que a família deixa as obrigações cotidianas de lado para se concentrarem no lazer e na diversão, dividindo esse presente valioso que é o tempo de qualidade juntos.

Mesmo que nem todo mundo consiga fazer uma grande viagem ou ter uma intensa programação de atividades, as férias representam uma ocasião que não deve faltar na relação entre pais e filhos.

Além das crianças e dos adolescentes receberem uma atenção extra que nem sempre é possível durante o ano, por causa da correria do dia a dia e os compromissos de ambos, as férias são um tempo de compartilhamento diferente do habitual.

Aproveite esse momento especial

Por isso, esse momento especial deve ser aproveitado ao máximo… Uma ótima ideia é combinar a diversão e os aspectos emocionais e educacionais.

Além disso, estamos falando de uma oportunidade de criar um ambiente enriquecedor, que ofereça novas experiências de interação para os pequenos.

Imagine a sua família unida na piscina, se sujando de areia na praia, brincando na grama, indo ao cinema ou ao parque de diversões, ou simplesmente cozinhando em casa. Quantas coisas legais é possível fazer, não é mesmo?

Publicidade

Essas atividades ajudarão tanto no desenvolvimento motor e emocional da criança, quanto no estímulo da criatividade, imaginação, etc.

Resumindo, os fatores ditos acima contribuem para o desenvolvimento desses laços fraternos e ainda, de quebra, ao ajudam no crescimento das crianças e dos jovens.

Abaixo, confira quais são os principais benefícios desse momento!

Férias em família

Pai brincando com sua filha, erguendo ela, que sorri feliz. Crédito da foto: Freepik

Quais são os principais benefícios de passar as férias em família?

Para que você entenda com mais detalhes a importância de passar as férias em família, separamos alguns benefícios de investir nesses momentos.

Veja abaixo!

1) Alívio do estresse da rotina

A rotina diária pode ser cansativa até mesmo para as crianças, que também podem se sentir estressadas e ansiosas nesse momento. E isso pode afetar o desenvolvimento infantil.

Portanto, as férias são muito importantes para que o corpo e a mente, tanto das crianças quanto dos adultos, tenham espaço para se recuperar das atividades e compromissos obrigatórios.

Nas férias, os pensamentos de adultos e crianças descansam de todas as atividades que ocupam a maior parte do tempo: trabalho, responsabilidades do dia a dia, escola, atividades extracurriculares, consultas, compromissos, etc.

2) Fortalecimento de laços afetivos

Mais que relaxamento e diversão, é essencial lembrar que a parte mais importante das férias em família é justamente poder passar um tempo de qualidade com quem quem ama.

Essa é uma oportunidade maravilhosa de se reconectar com as coisas mais importantes da vida, como o amor, o carinho, a gratidão, etc.

Às vezes, a correria do dia a dia faz com que entremos em modo automático e deixemos de lado pequenos afetos que fazem total diferença para um relacionamento feliz e harmonioso.

Se entre adultos esse afastamento já é capaz de gerar conflitos, imagine com as crianças! Sim, as crianças se sentem mal ou angustiadas ao viverem em um ambiente tomado por irritação, individualismo ou ausência.

Portanto, tirar férias em conjunto com seus filhos pode ser um momento de resgate e da criação de novos padrões de ação para um futuro mais feliz entre todos.

3) Criação de memórias prazerosas

Do mesmo modo, as férias em família também são um ótima oportunidade para a criação de memórias prazerosas que levaremos para toda a vida.

Essas recordações são parte importante da história e retratam tempos de alegria, sorrisos e felicidade. E são fundamentais para uma família feliz!

Agora, pare e pense sobre a sua infância: provavelmente você vai se lembrar do cheiro de um bolo saindo do forno na casa dos avós, do dia em que aprendeu a andar de bicicleta ou daquelas histórias que ouvia depois do jantar, não é mesmo?

Essas são coisas aparentemente simples, mas que fazem parte das suas memórias afetivas. Por isso, os pais devem igualmente encorajar essas lembranças nas crianças.

As férias em família são uma excelente oportunidade para isso!

Pai e filha brincando juntos e sorrindo. Crédito da foto: Freepik

Férias em família: Descubra quais são os principais benefícios

4) Contribui para uma melhor comunicação

Como as férias em família são uma oportunidade de compartilhamento, a intimidade entre os pais e filhos aumenta e auxilia para que a comunicação seja ainda melhor.

O fato de todos estarem juntos na maior parte do tempo permite que seja estabelecida uma relação de mais confiança e que sejam criadas oportunidades de conversas espontâneas.

A comunicação frequente e casual não apenas ajuda os pais a expressarem melhor seus sentimentos em relação às crianças, mas incentiva os jovens a fazerem o mesmo.

Ou seja, a comunicação ajuda toda a família a crescer em um relacionamento afetuoso!

5) Favorecimento do desenvolvimento mental e emocional das crianças

As memórias da infância constroem uma base emocional que será importante na fase adulta.

Além disso, memórias positivas proporcionam conforto às crianças diante de adversidades e auxiliam na gestão das emoções, no aumento da concentração e na atenção. Ou seja, só benefícios!

Por fim, as experiências divertidas de férias em família ativam sistemas no cérebro do seu filho que liberam substâncias químicas saudáveis, como dopamina, serotonina e oxitocina. Essas substâncias reduzem os níveis de estresse e ativam sentimentos calorosos e amorosos.

Férias em família

Mãe viajando de avião com seus dois filhos, uma menina e um menino. Crédito da foto: Freepik

Confira 9 dicas para planejar as férias em família

Se vocês pretendem viajar, a palavra-chave para tirar férias em família de maneira tranquila e prazerosa é o planejamento. Portanto, se planejem! Mas como?

Avaliando com antecedência o roteiro, quais serão os custos aproximados, quantos dias disponíveis você terá para ficar fora de casa, entre outros detalhes, é possível ter momentos divertidos e inesquecíveis com quem você mais ama.

Lembre-se de que esse é um período em que as preocupações rotineiras devem ficar de lado para que você consiga relaxar ao máximo com os seus filhos.

Pode ser difícil decidir por um lugar diante de tantas opções, não é mesmo? Nesse sentido, vale a pena buscar por um resort ou um pacote de viagens que garantam a diversão da criançada.

Leia mais: Viajar com crianças pequenas – Confira os melhores destinos!

A seguir, confira as principais dicas para planejar as férias em família da melhor forma, sem dor de cabeça.

1) Defina o orçamento

O primeiro passo é definir o orçamento, sabendo bem quanto será necessário para aproveitar a viagem.

Ou seja, antes de sair de casa, é fundamental reservar um local agradável para se hospedar com os filhos, de preferência que ofereça refeições saudáveis e ambientes de lazer, como playground, piscina, churrasqueira, entre outros.

Outro ponto é em relação à locomoção e ao transporte: é essencial avaliar o que vale mais a pena: viajar de carro, ônibus ou avião.

Se forem de avião, lembrem-se de que as passagens devem ser adquiridas meses antes para economizar, pois quanto antes comprarem, mais em conta sairá.

Por outro lado, se forem de carro, leia este artigo com 10 dicas para viajar de carro com as crianças de forma tranquila, como programar paradas, checar se o carro está funcionando corretamente, etc.

Sabendo bem qual a quantia para as férias, fica mais simples se planejar e aproveitar cada momento!

2) Escolha atividades que agradem a todos

Em segundo lugar, é interessante optar tanto por um local quanto por atividades práticas que agradem a todos, principalmente os filhos.

Imagine só se os pequenos ficarem entediados por falta de opção do que fazer? Por isso, dê uma atenção especial ao roteiro das férias e busque se hospedar em um ambiente que ofereça comodidades e alternativas de lazer, para os pequenos aproveitaram bastante.

Os resorts, por exemplo, são excelentes nesse sentido, pois aliam diversão e conforto, sem que você precise se preocupar com muita coisa.

Vale a pena ver pacotes de viagens também, que incluam passeios e atrações diferenciadas para que os dias de férias sejam aproveitados ao máximo.

Por fim, busque por atividades que mantenham as crianças sempre próximas dos pais. Os parques aquáticos ou de diversões, por exemplo, são excelentes opções nesse sentido.

Ah, existem também ótimas praias para ir com as crianças, conhecidas por terem um mar tranquilo, sem ondas e com ótima infraestrutura.

Confira aqui: Praia com as crianças – Dicas para viajar e melhores destinos!

Avião em miniatura, bússola e mapa mundi. Crédito da foto: Freepik

3) Prepare um cronograma

Da mesma forma, é essencial preparar um cronograma com todos os detalhes da viagem.

Para isso, faça um roteiro e nele inclua os locais que deseja visitar, quais são os parques que quer ir, os eventos culturais da cidade e quais são as atrações mais interessantes para as crianças.

Com base nisso, você pode estipular os dias de férias necessários para realizarem os passeios e, ainda, se vale a pena estender a viagem por mais algum tempo.

Inclua no cronograma também se é necessário alugar um carro e como serão feitas as refeições da família. Normalmente, nos hotéis já está incluído café da manhã.

Definir esses detalhes com antecedência é importante, sobretudo para economizar, caso o orçamento esteja apertado. Assim, todos poderão desfrutar das férias e ter excelentes momentos de lazer!

4) Envolva todos nesse momento

Pergunte aos seus filhos se eles têm alguma preferência das atividades e se têm atrações que desejam conhecer no local.

Sempre que possível, inclua também as preferências dos pequenos, pois assim a chance de a viagem ser um sucesso só aumenta.

Isso também é importante para planejar o cronograma da viagem, que deve ser bem detalhado para que tudo saia como o pensado.

Utilize um checklist para garantir que não haja contratempos. Inclua os dados da reserva do hotel, da compra das passagens, o roteiro, a documentação, entre outros detalhes.

Ah! Você pode colocar tudo em uma pasta ou porta-documentos, tem alguns exclusivos para usar em viagens.

Férias em família

Mãe e filho arrumando a mala de viagem juntos, sorrindo. Crédito da foto: Freepik

Vai viajar? Confira essas dicas para passar as férias em família

5) Distribua tarefas

Organizar as férias por conta própria pode tomar muito tempo da sua rotina. Por isso, considere distribuir as tarefas entre todos os membros da família.

Por exemplo, você pode pedir ao seu filho para ficar de olho em promoções de passagens diariamente e te avisar assim que avistar um preço legal!

Outra pessoa pode ficar responsável por entrar em contato com empresas de hospedagem e hotéis.

Na hora de arrumar as malas para a viagem, peça para cada um fazer uma lista dos itens essenciais para levar na bagagem, como roupa de banho, calçados, produtos de higiene pessoal, kit de primeiros socorros, documentos, entre outros.

Conforme forem pegando os itens, risquem na lista para que fica mais fácil a organização e não deixem passar nada!

Veja aqui como organizar a mala das crianças.

6) Proponha atividades para que todos fiquem juntos

Do mesmo modo, uma recomendação que pode contribuir tanto para o bem-estar tanto dos pais quanto dos pequenos é propor atividades para que todos fiquem juntos e compartilhem momentos inesquecíveis.

Vale a pena, por exemplo, convidar os filhos para fazer um passeio interessante, comer algo que eles gostam, ir ao cinema, entre outros.

A ideia é, justamente, ter um tempo de qualidade juntos. É uma ótima oportunidade de se aproximar dos filhos e conhecer mais dos seus interesses.

Sobretudo para os adolescentes, que vivenciam uma fase de crescimento um pouco mais complexa, essa ação pode favorecer e impactar positivamente o convívio em família.

Que tal ir ao parque de diversão juntos, ao museu da cidade, ao teatro, em alguma feirinha? Com certeza, serão ótimos momentos!

7) Escolha um destino ideal e leve a opinião das crianças em consideração

Antes de tudo, será preciso escolher um destino ideal para as férias em família. Nesse momento, é fundamental envolver a opinião dos filhos, afinal, eles também têm preferências e querem se sentir bem nesse período.

Pergunte qual seria o destino mais bacana e que todos gostariam de ir: na praia, acampar, visitar algum parque ou um local histórico.

Caso eles não gostem das suas sugestões, explique que vocês ainda terão muitas oportunidades de viajar juntos e ir para outros locais interessantes.

O fundamental, aqui, é demonstrar que a opinião deles importa e faz muita diferença no bom convívio familiar.

A depender do lugar escolhido, será preciso se antecipar e ter alguns cuidados para viajar de forma tranquila. Os pais precisam garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Como mencionamos anteriormente, talvez seja preciso adquirir passagens, fazer uma revisão no carro, preparar um kit de primeiros socorros, comprar roupas de frio, entre outros.

Sabendo o destino, fica mais simples se planejar e cuidar de tudo até o dia da viagem.

Família brincando na areia, se divertindo na praia. Crédito da foto: Freepik

Veja como planejar as férias em família da melhor forma possível

8) Faça um checklist

Tirar férias em família envolve uma série de atividades, concorda? Por isso, se dedique alguns dias antes da viagem e faça um checklist para não esquecer nada.

Provavelmente, será preciso pensar também na casa e como será esse período fora. Se possível, contrate alguém para cuidar do lar enquanto a família estiver fora para não ter dor de cabeça.

No seu checklist, coloque todas as informações que não podem ser esquecidas: conferir as passagens, a reserva do hotel, os bilhetes para as atrações turísticas, entre outros.

Da mesma forma, confira se a mala dos filhos contém tudo o que é necessário para passar os dias fora, pois é natural que eles esqueçam algo.

9) Monte um roteiro atraente

O roteiro das férias precisa ser atraente para que todos se divirtam e vivam bons momentos juntos. Se possível, pesquise na internet quais são os passeios imperdíveis no local.

Com isso, será mais simples montar um roteiro interessante e diferenciado, que agrada a todos os gostos.

Pergunte também aos filhos quais são as experiências que eles gostariam de vivenciar nesse momento. A depender do local escolhido para as férias, ele pode ter atrações bacanas para toda a família aproveitar.

Tenha em mente que, sem a opinião dos pequenos, a viagem pode ficar chata e entediante para eles.

Agora você já conhece todos os benefícios de tirar férias em família! Cabe aos pais reforçar os laços com os filhos e criar momentos de alegria, carinho e amor.

Boas férias!

Gostou do artigo? Então aproveite para ler também esses outros artigos com o mesmo tema: