Saber como organizar a mala das crianças é indispensável para garantir que, durante as férias, nada falte para os pequenos.

Inclusive, sabemos que muitas mamães podem se sentir inseguras na hora de separar as roupinhas e os itens da criança, com medo de que, durante a viagem, alguma coisa importante faça falta.

Por isso, reunimos algumas dicas bastante simples, mas que podem ajudar você nessa empreitada de organização. Para saber mais sobre elas, acompanhe este conteúdo até o fim!

Veja também: Mala de viagem bebê: 27 dicas para não faltar nada!

Publicidade
organizar a mala das crianças

Mala de viagem com globo terrestre pendurado. Foto: Freepik

Como organizar a mala das crianças? Veja algumas dicas

São diversas as formas de organizar a mala das crianças. Você deverá ter, basicamente, um checklist para garantir que nada seja esquecido. Por isso, certifique-se de ler as nossas dicas abaixo para criar uma lista que contemple todas as necessidades dos pequenos. Acompanhe:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Separe os brinquedos e/ou pelúcias indispensáveis

É claro que não dá para levar 20 ou 30 brinquedos e/ou pelúcias dentro da mala, não é mesmo? Porém, nós sabemos que as crianças têm aqueles brinquedinhos que amam de paixão. Muitas vezes, esses brinquedos são vistos como uma espécie de “escudo”, para os momentos de insegurança.

Portanto, cabe aos pais analisar quais são esses brinquedos indispensáveis. E assim, colocá-los na mala para não se esquecer de levar. Apenas lembre de ficar de olho no tamanho da mala para não extrapolar na quantidade.

Veja mais: Como organizar um piquenique divertido? Confira as melhores dicas!

2. Deixe um snack sempre à mão

Um snack também é muito importante, especialmente se a viagem for muito demorada até o destino. Você pode separar snacks comprados no mercado, bem como pode preparar comidinhas saudáveis para levar durante a viagem. O importante é criar a consciência de que os pequenos podem ficar com fome no meio do caminho.

Publicidade
organizar a mala das crianças

Mala de viagem aberta e vista de cima. Foto: Freepik

3. Não se esqueça de considerar o clima do destino na hora de organizar a mala das crianças

O clima do destino é peça-chave na hora de organizar a mala das crianças. Isso porque é por meio dele que você saberá se precisa levar muito casaco, sapato fechado, meias e até mantas. Por isso, certifique-se de saber mais sobre o clima do local, com uma certa antecedência.

  • Importante: Não foque apenas na estação do ano. Cada região do Brasil, por exemplo, pode ter um clima diferente durante o inverno. Portanto, certifique-se de pesquisar sobre o destino, de fato, e não sobre a estação que determinado local está.

Veja mais: Chá de fraldas simples: Como organizar?

4. Leve dois conjuntos de roupa para cada dia, com 3 mudas extras

Para não errar na quantidade de roupas, certifique-se de separar dois conjuntos para cada dia de viagem. Além disso, você deve levar algumas opções extras, pois sabemos o quanto as crianças amam se “jogar” nas brincadeiras, sem se preocupar com a roupa suja, não é mesmo?

Porém, neste tópico vale um adendo: se a viagem que você está fazendo é de mais de 10 dias e há a possibilidade de lavar as roupas no local, não precisa levar a quantidade de mudas de acordo com o número de dias. Mas sim, deve analisar quantos dias você pretende acumular de roupinha suja para depois lavar uma parte durante a própria viagem.

Certamente, dessa forma você conseguirá poupar muito mais espaço na mala.

Publicidade
organizar a mala das crianças

Meninas sentadas no porta-mala do carro. Foto: Freepik

5. As roupas íntimas podem ser levadas a mais

As roupas íntimas podem ir em uma quantidade um pouquinho maior. Afinal, especialmente no caso de crianças que estão desfraldando, alguns acidentes podem acontecer no meio do caminho. Estar atento a isso pode garantir que não haja nenhum contratempo que não possa ser contornado.

Neste caso, também é interessante levar em consideração a rotina da criança em casa. Ela costuma fazer xixi na calça, ainda? Acontece esse tipo de acidente? Ou o desfralde já está finalizado? Pense sobre isso na hora de organizar a mala das crianças.

Veja mais: Lista de itens para o quarto do bebê – Lista completa!

6. Leve itens essenciais de higiene na hora de organizar a mala das crianças

Os itens de higiene são indispensáveis. Mesmo que você venha a contar com o fato de que o hotel terá alguns itens, lembre-se de que nunca se sabe quais são os produtos que serão disponibilizados. Isto é, em alguns casos as crianças podem ter alergia aos produtos, então, o mais recomendado é que você leve as opções diretamente da sua casa.

Nesta situação, procure separar os itens em pequenos frascos, para não ocupar tanto espaço dentro da mala. Coloque uma quantidade razoável para o total de dias de viagem. Por fim, embale em um saquinho transparente para não correr o risco de vazar nas roupas.

Jovens arrumando a mala de viagem. Foto: Freepik

7. Aposte em poucos tipos de calçados – os mais básicos vale!

Sabendo o clima do local, certifique-se de levar apenas a quantidade necessária de calçados. Se você tem o objetivo de poupar espaço na hora de organizar a mala das crianças, não caia naquele erro de querer fazer um “desfile de moda” com os pequenos. Isto é, foque em levar um tênis, uma sandália/chinelo e um calçado fechado mais social.

Dependendo do tipo de viagem, apenas o tênis e o chinelo já são bons o bastante. Saiba mensurar o que é válido e pode realmente ser útil – sem ocupar espaço.

Veja também: Como arrumar o berço do bebê?

Menina sentada no porta-mala do carro. Foto: Freepik

8. Evite roupas que amassam e foque no conforto na hora de organizar a mala das crianças

Foque em roupas que não amassam, para que não dêem trabalho durante a viagem. Tecidos com bom caimento são indispensáveis para evitar aquele aspecto de “velho” ou estragado.

Ao mesmo tempo, tenha o cuidado de selecionar opções que sejam bem confortáveis. Caso contrário você poderá fazer com que a criança se sinta incomodada com uma roupa, aumentando o número de trocas em um mesmo dia.

Por isso, evite levar roupas que nunca foram usadas e que você ainda não sabe como o pequeno irá se comportar com ela. Caso queira levar algo novo, certifique-se de fazer o teste em casa, com antecedência.

9. Escolha peças que combinem entre si

Por fim, outra forma de garantir que você consiga organizar a mala das crianças é apostando em peças de roupa que combinam entre si. Mas como assim? Bom, evite levar aquelas roupas que apenas servem para um look só. Isso pode fazer com que você acabe tendo dificuldades para combinar as peças limpas no fim da viagem.

Por isso, invista em cores mais neutras e pecinhas que combinem bastante entre si. Dessa forma você cria uma infinidade de combinações e não precisa contar com a sorte de que nada será sujo antes do tempo.

Mala de viagem ao lado do passaporte e da câmera. Foto: Freepik

Gostou das nossas dicas de como organizar a mala das crianças? Se tiver mais ideias e sugestões para as outras mamães, comenta aqui embaixo!

Veja mais: Viajar no outono: 10 destinos incríveis para no Brasil