Uma das coisas que um bebê mais usa e precisa são as fraldas. Durante o primeiro ano de vida, um bebê pode usar cerca de 2500 fraldas. Então fazer um chá de fraldas simples, além de ser tradicional entre a família e os amigos, também é uma ótima opção para ajudar nos gastos e festejar a chegada do bebê. 

Esse é um guia especial para as mamães e papais que querem fazer um chá de fraldas simples, mas não sabem por onde começar. Nele você fica por dentro de como organizar um chá de fraldas, por onde começar e até quantas fraldas você deve pedir.

O planejamento do chá de fraldas simples

Planejamento

Planejamento – Foto: Freepik

Primeiramente, ao decidir fazer um chá de fraldas simples os pais devem começar o planejamento com antecedência, para evitar o acumulo de tarefas e estresse.

Publicidade

Assim, o ideal é começar a fazer lista de convidados, decidi os horários e o local do chá, escolher o tema e qual cardápio servir.

Mas faça um orçamento e procure fornecedores com as melhores ofertas. Tente não sair do orçamento e inclua todos os possíveis gastos para evitar surpresas mais na frente.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

A lista de convidados

Decida quais serão os convidados, se vai ser um evento só para família e os mais íntimos, ou só para mulheres. Como é um chá de fraldas simples, procure convidar as pessoas que mais fazem parte da gestação, como a família e os amigos mais próximas.

Lista de convidados

Lista de convidados – Foto: Freepik

Lembre-se de incluir todos os nomes na lista, inclusive as crianças, já que é por essa lista que você vai basear o seu orçamento e a quantidade de pessoas que irão participar do evento.

Tema para o chá

Escolha um tema para o seu chá. Esse tema vai ser a inspiração para os demais detalhes do chá, assim os convites, as decorações e lembrancinhas podem ser todas personalizadas de acordo com o tema.

Publicidade
Balões

Balões – Foto: Freepik

Os temas mais populares entre os chás de fraldas são:

  • Marinheiro,
  • Girassol,
  • Nuvem,
  • Urso,
  • Balão,
  • Flores;
  • Unicórnio.

Mas você pode fazer com o tema que desejar ou colocar uma cor como principal fonte de inspiração.

Quantas fraldas pedir?

Essa pode ser a maior dúvida de quem estar fazendo um chá. Algumas fraldas disponibilizam tabelas referente a quantidade de fraldas que um bebê usa por mês.

Se os convidados forem poucos, escolha dar preferência para as fraldas tamanho M e G, já que são os tamanhos mais usados pelo bebê.

Fraldas

Bebê de Fralda – Foto: Freepik

Publicidade

A simulação da quantidade de fraldas é referente aos pacotes contendo 40 fraldas.

  • Tamanho RN – São 7 fraldas por dia. Acompanha em média os primeiros 40 dias do bebê, sendo a faixa de peso recomendada pela fralda de 2kg a 4,5kg.  Como algumas crianças podem acabar já nascendo com o peso mais elevado, prefira pedir pouco dos tamanhos RN e compre mais se houver necessidade.  Peça em média 5 pacotes.
  • Tamanho P – São 6 fraldas por dia.  Acompanha em média o 2º ao 4º mês do bebê, sendo a faixa de peso recomendada pela fralda de 5kg a 7,5kg. Peça em média 11 pacotes.
  • Tamanho M – São 5 fraldas por dia. Acompanha em média o 5º ao 10º mês do bebê, sendo a faixa de peso recomendada pela fralda de 6kg a 9,5KG. Peça em média 23 pacotes.
  • Tamanho G – São 5 fraldas por dia. Acompanha em média o 11º a 20º mês do bebê, sendo a faixa de peso recomendada pela fralda de 9kg a 12,5kg. Peça em média 30 pacotes

Convite para chá de fraldas simples

Convite para chá de fralda simples

Convite com imagem de crianças – Foto: Freepik

Como é um chá de fraldas simples, os pais podem optar por um convite virtual. Alguns sites já disponibilizam convites editáveis, só basta baixar e usar um editor de vídeo para colocar as informações relacionados ao evento. Além de ser uma forma de economia também é um convite sustentável.

Mas para quem prefere o convite tradicional, também é possível encontrar esses convites em sites, só precisando do preenchimento das informações.

É muito importante que os convites contenham todas as informações sobre o chá de fraldas, especifique o local do evento, o horário e lembre-se de colocar qual fralda o convidado deve levar. Peça para os convidados confirmarem presença, com isso evita o desperdício e economiza.

Algumas pessoas preferem indicar a marca da fralda junto ao convite, isso é um critério que cada um decide se quer ou não usar.

Data e local

Mulher segurando calendário

Mulher segurando calendário – Foto: Freepik

Antes de tudo, evite escolher alguma data próxima aos nove meses de gestação, não queira correr o risco de entrar em trabalho de parto antes do chá de fraldas. Prefira fazer quando estiver entre o 6º ao 7º mês de gestação.

A casa do casal pode ser uma boa escolha para um chá de fraldas simples, ou a casa dos avós. Procure um lugar mais aconchegante e íntimo, mas com espaço para receber os convidados.

Decoração

Decoração para para chá de fralda simples

Decoração – Foto: Freepik

A decoração vai seguir o tema escolhido pelos pais. Assim, como é um chá de fralda simples a decoração pode ficar centralizado somente na mesa principal. É nela que você deve colocar os principais elementos que compõe a festa.

Use algumas roupinhas e sapatinho do bebê como decoração, além de ser econômico vai deixa sua festa com a carinha do seu bebê. Os ultrassons do bebê também podem ser usados na decoração.

Mas não esqueça do famoso bolo de fralda, um dos mais famosos elementos de um chá de fraldas.

Brincadeiras e dinâmicas para chá de fraldas simples

É quase impossível fazer um chá de fraldas e não tiver as famosas brincadeiras e dinâmicas.

Barriga de uma mulher grávida pintada

Barriga de uma mulher grávida pintada – Foto: Freepik

Uma boa forma de animar os convidados é fazendo jogos para adivinhar quando o bebê vai nascer. Assim, para aqueles que decidiram não saber o sexo, uma boa opção é um bolão sobre o sexo do bebê.

Além disso, também pode-se fazer uma cápsula do tempo, nela os convidados vão escrever mensagens para o bebê ler no futuro.

Escolha do cardápio para chá de fraldas simples

Mini pizzas para chá de fralda simples

Mini pizzas – Foto: Freepik

Prefira fazer o chá de fraldas simples pela tarde, acaba sendo um horário bom, pois não necessita de um prato principal. O cardápio pode ser típico de um chá da tarde. Sirva variados sabores de chás e bolos caseiros. Os biscoitos e bolinhos de chuva também são uma boa opção.