Como organizar um piquenique divertido? Confira as melhores dicas no artigo de hoje!

Afinal, além de divertidos, os piqueniques se tornaram uma ótima opção para reunir os amigos e a família, além de proporcionar momentos agradáveis ao ar livre.

Em tempos de correria e estresse, nada melhor do que deixar a tecnologia de lado, aproveitar a natureza e passar com um tempo de qualidade com as pessoas queridas.

Do mesmo modo, os piqueniques têm se tornado uma tendência para comemorar ocasiões especiais. Seja em aniversários, chá de cozinha ou chá de bebê, comemoração de noivado, ou apenas um motivo para reunir os amigos em uma tarde de sol, a escolha de fazer um piquenique vem ganhando cada vez mais adeptos.

A ideia é que se possa ter uma comemoração descontraída, diferente e que possamos receber as energias desse contato com a natureza.

Como alguns exemplos de eventos ao ar livre, temos piqueniques românticos, ensaio de noivos, renovação de votos, piqueniques noturnos, praianos, corporativos, chás de bebês, chás de lingerie infantis, despedidas de solteiros, além dos adultos e infantis, sejam eles temáticos ou não.

Quer saber como organizar um piquenique divertido? Então confira nossas dicas abaixo!

organizar um piquenique

Crianças com a mãe se divertindo. Foto Freepik

Como organizar um piquenique divertido?

Para organizar um piquenique algumas coisas devem ser observadas, como o tema, o local a se escolher, as comidas e bebidas que vocês irão consumir, os utensílios e como acomodar os seus convidados. A escolha do local deve ser feita antes mesmo da decisão sobre as comidas e bebidas.

A maioria das cidades possui parques públicos onde se torna possível a realização do seu evento. Vale a pena entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para verificar esta disponibilidade.

Outro ponto importante é verificar se o terreno escolhido é plano, o que facilitará muito a composição da mesa ou disposição dos elementos em cima da toalha.

Após o local estar decidido, é importante verificar as condições climáticas para não ter surpresas no momento do evento. O horário é outro fator que deve ser levado em consideração.

Um bom horário seria após às 15 horas, quando o sol não está tão forte e a luminosidade se manterá por mais algumas horas. Como isso também depende da estação do ano, fique de olho nesse aspecto.

Organizar um piquenique – Quais itens levar?

Alguns itens são indispensáveis, como: toalha xadrez, talheres descartáveis (nada de vidro), caixa ou bolsa térmica, saco de lixo para recolher o lixo ao final, álcool em gel, saquinhos de organiza com cravo para espantar as formigas, repelente para insetos, protetor solar e almofadinhas para proporcionar melhor conforto.

Dependendo do evento, mesa e banquinhos complementam o visual. Se desejar, um aparelho de som pode tornar o clima ainda mais aconchegante.

Alimentos e bebidas para o seu piquenique:

Em geral, os lanches assados são as melhores opções, já devemos levar em consideração que não teremos estruturas para aquecer os lanches. Por ser ao livre se faz necessário ter alguns cuidados com o armazenamento, sendo interessante optar por lanches leves e frutas.

A quantidade de comida depende do número de convidados. O ideal é ter ao mínimo duas opções de bebidas e três opções de salgados.

Confira algumas ideias que separamos de quais alimentos e bebidas levar para os mais variados tipos de piqueniques:

  1. Piquenique para crianças: sucos naturais e refrescantes como laranja, limão e abacaxi. Se houver suqueiras, adicione pedras de gelo para ajudar a conservá-los. Não podemos esquecer da água mineral. Frutas picadas como maça e pera, bananas e uvas. Dê preferência para os assados como quibes, pães de queijo e hot dog assado.
  2. Piquenique vegano: os sucos naturas e a água mineral permanecem como escolha perfeita para o piquenique. Como sugestão de alimentos, batata chips, palitinhos de legumes (cenoura, salsão e aspargos), quiche de legumes, frutas variadas e mix de castanhas são uma ótima pedida.
  3. Piquenique sem lactose: sucos, água, água de coco, frutas diversas, salgados livres de lactose, sanduíches com geleia de frutas e bolo de frutas.
  4. Piquenique para adultos: com a possibilidade de incluir bebidas alcoólicas e coquetéis, a água mineral ainda figura como elemento principal dentre as bebidas. Uma tábua de frios pode ser uma boa opção. Salgados assados, muffins e cupcakes ajudam a saciar a fome.
  5. Piquenique romântico: sucos, água e champanhe ou vinho ajudam a criar o clima. Mini sanduíches, frutas como morango e uva, bolos, cupcakes e muffins compõe o cenário. Vale adicionar flores para complementar a decoração.
  6. Piquenique praiano: se a ideia é aproveitar a natureza, porque não fazer um piquenique na praia? Água mineral, água de coco e sucos ajudam a refrescar. Salgados assados, mini sanduíches, frutas refrescantes como melancia, melão e abacaxi, complementam o cardápio.
  7. Piquenique de aniversário: ótimo para reunir a família, os sucos e drinks sem álcool acompanham a água para refrescar. Os docinhos não podem ficar de lado. Salgados assados, cupcakes e o bolo, de preferência sem recheio de creme, garantem a refeição.
  8. Piquenique de noivado: ocasião ideal para uma festa mais intimista e informal, comemorar o noivado com um piquenique em meio a natureza é uma ótima opção. Para beber, sucos servidos em suqueiras, água mineral e água de coco para agradar os mais variados paladares. No cardápio não podem faltar mini sanduíches, salgados assados, cupcakes, muffins e um belo bolo de frutas.

Vale lembrar que o melhor do piquenique não é sua aparência, mas sim aproveitar o momento com as pessoas e curtir as comidas e bebidas gostosas que vocês prepararam em conjunto.

Porém, caprichar na decoração também dá um ar ainda mais legal ao evento!

organizar um piquenique

Pai e mãe com filhos fazendo piquenique. Foto Freepik

Organizar um piquenique – Cuidados pós-piquenique

Devemos zelar o local sempre mantendo a limpeza e preservação do ambiente. Sacos de lixo e álcool em gel são essenciais. Não deixar absolutamente nada pelo chão, nem aquele mínimo canudo, restos de comida ou papel transparente de docinho. É importante que tenhamos consciência ambiental.

Outro detalhe importante: caso sobre gelo, não devemos jogá-lo na grama, pois o mesmo pode vir a queimá-la.

Com estas dicas, é só decidir a data e chamar as pessoas queridas para aproveitar uma tarde de confraternização e comidas ao ar livre!

Leia também: