Aproveitar uma viagem com os filhos é sempre uma experiência e tanto! Embora o passeio pareça, à primeira vista, apenas um momento de diversão e lazer, a verdade é que o resultado de alguns dias longe de casa pode ser bem importante para os pequenos.

Motivos para viajar com seus filhos

Sair da rotina, conhecer lugares novos e culturas diferentes pode levar a algumas transformações, sabia? Quer ver como? Confira 6 bons motivos para fazer as malas e levar o filhote e toda família para mais um passeio!

benefícios do contato com a natureza na infância

Mãe e filha brincando no quintal. Foto: Canva.

Estímulos de sobra

Só o fato de sair de casa já é uma abertura para novas experiências. E, numa viagem, isso pode acontecer em diversos aspectos.

Publicidade

Pais que costumam viajar com os filhos constantemente tendem a notar até avanços no desenvolvimento da criança durante a temporada longe (às vezes um aumento do vocabulário, da autonomia, ou da capacidade de resolução de problemas).

Isso se deve ao contato com novos estímulos que as viagens proporcionam, em lugares novos, que incentivam o pequeno a ir além.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Novos sabores é um dos motivos para viajar com seus filhos

atividades para estimular o desenvolvimento do seu bebê

Mãe brincando com o seu bebê. Foto: Canva

Entre os novos estímulos que a criança tem acesso em uma viagem estão novos alimentos. Cada cidade, região e país tem seus pratos típicos, que podem ser um incentivo para o pequeno experimentar algo novo.

O bacana é que, na maior parte das vezes, as comidas das culinárias regionais levam ingredientes naturais e saudáveis – mais um motivo para encorajar a criança a experimentar as novidades.

Aula prática

É mais bacana aprender na prática do que na teoria, não é mesmo? E uma viagem pode ser uma grande oportunidade para levar o aprendizado da escola para além da sala de aula.

Publicidade

Uma dica legal é: antes de planejar as próximas férias, acompanhe o conteúdo que a criança está aprendendo. Por exemplo, os menores podem adorar conhecer um local com uma fauna rica, como o Pantanal, repleto de animais. Já se o assunto da vez na classe for pré-história, que tal um parque com pinturas rupestres? Há opções riquíssimas em Pernambuco, Piauí e Minas Gerais.

Outras realidades é um dos motivos para viajar com seus filhos

A rotina que vivemos é bem conhecida pelos nossos filhos, mas existem realidades muito diferentes da nossa. Para quem mora na cidade grande, por exemplo, passar uns dias no interior pode despertar a curiosidade dos pequenos. E na área rural então?

Conviver, de perto, com bichinhos com que eles não estão acostumados pode ser enriquecedor – além de uma verdadeira aula de biologia.

azendo a criançada vivenciar essas experiências, damos a elas a oportunidade de conhecer outras realidades e ter noção de como nosso país – e o mundo – é diverso. Uma contribuição para elas aprenderem, pouco a pouco, a conviver com as diferenças que fazem da nossa sociedade tão rica!

Curtição em família é um dos motivos para viajar com seus filhos

Com a correria da rotina, envolvendo trabalho e compromissos, nem sempre os pais têm a oportunidade de passar a maior parte do dia com os filhos. Já em uma viagem, sem trabalho, a curtição é toda em família.

Todos vão acordar juntos, passar o dia juntos e dormir juntos. E isso com todos relaxados, sem pressão de entregas, prazos etc. Um convívio íntimo e intenso. Quer coisa melhor?

Publicidade

Aprendendo a lidar com as situações

As viagens também são oportunidades para as crianças saberem como funciona a rodoviária, o aeroporto e todos os trâmites necessários para fazer o passeio acontecer.

Sem contar que, às vezes, podemos vivenciar situações inesperadas ao viajar, como transporte atrasado ou cancelado e malas extraviadas. Daí o jeito é dar o exemplo: com paciência, procurar resolver a situação e não estragar o passeio por conta disso.

Nossos filhos aprendem muito observando nossas atitudes, e manter o controle nesses momentos, ainda que sejam inesperados, é um ótimo ensinamento que nós, pais, passamos aos nossos pequenos. E também vale a conversa explicando o acontecido e como lidar com esses casos, dependendo da idade do filhote. Assim ele já vai criando bagagem para o futuro!

E você? O que já notou que o seu filho aprendeu de especial em uma viagem? Me conta nos comentários!