Economizar em uma viagem é o objetivo de todos aqueles que adoram conhecer lugares novos e explorar ambientes diferentes, de tempos em tempos. Afinal, só os amantes das viagens sabem o quanto isso pode se tornar um custo muito elevado, quando não planejamos adequadamente.

Pensando nisso, fizemos este guia com 8 dicas indispensáveis para você economizar de vez em suas viagens e assim poder aproveitar ainda mais esses momentos. Acompanhe e saiba mais.

economizar em uma viagem

Mulher feliz na praia. Foto: Freepik

8 dicas para economizar em uma viagem

Para economizar em uma viagem, é preciso se atentar ao local em que você pretende se hospedar. A partir disso, é possível pensar nos gastos com comida, passeio, transporte, etc. Portanto, a análise da localização sempre será um bom ponto de partida, além de considerar os 8 fatores que destacamos a seguir:

Publicidade

1- Comece escolhendo com muita antecedência

Para escolher o local ideal e economizar em uma viagem é preciso de muita paciência e, obviamente, tempo. Sem tempo para se atentar aos detalhes de cada local, torna-se inviável ter informações importantes para tomar medidas e decisões coerentes.

Por isso, se você pretende viajar no fim do ano, por exemplo, reserve um tempo seis meses antes para pesquisar localizações e estadias na cidade em que você deseja se hospedar.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quanto mais tempo você tiver, você terá mais tranquilidade para tomar as suas decisões e não precisará agir por impulso.

Veja também: Um pouco do quarto novo (e dicas espertas para economizar na reforma!)

economizar em uma viagem

Homem e menina tirando fotos durante a viagem. Foto: Freepik

2- Tenha em mente quais serão as programações para economizar em uma viagem

Não saia de casa apenas com o mero objetivo de “conhecer a cidade” e não saber ao certo o que será feito. Um roteiro de viagem é indispensável para que você não faça programações de modo impulsivo, pois isso poderia fazer com que você gastasse mais do que o planejado.

Publicidade

Portanto, procure ter um roteiro semi pronto, antes da viagem. Pesquise o preço dos locais que você deseja visitar e já esteja por dentro desses gastos. Assim você saberá se o valor investido em cada parte do roteiro lhe dá liberdade ou fica muito “pesado” no orçamento total da viagem.

3- Se ficar em apartamento com fogão, prefira as refeições caseiras

Para economizar em uma viagem a melhor coisa a se fazer é ficar em um apartamento com cozinha completa, ao invés de escolher apenas o hotel mais confortável. Isso porque você poderá cozinhar a sua comida e não terá que simplesmente jantar e almoçar fora, durante todos os dias da viagem.

Desse modo, pode fazer uma mini compra no mercado, com alimentos essenciais e baratinhos, para preparar algumas refeições ao longo da semana de viagens. Acredite, é muito mais interessante investir R$50,00 no mercado para duas jantas no apartamento, do que gastar isso em um único prato de restaurante.

Veja também: Viajar para a neve com crianças: 5 cuidados importantes

Mulher viajando e carregando a sua mala. Foto: Freepik

4- Tenha sempre uma garrafinha com você para economizar em uma viagem

Você sabia que muitas pessoas acabam gastando muito dinheiro com sucos, refrigerantes e garrafas de água durante as viagens? Pois é! O problema é que este tipo de gasto tende a ser muito silencioso, o que dificulta a nossa percepção. Sendo assim, você pode levar sempre uma garrafinha de água com você para facilitar a hidratação, manter o conforto durante os passeios e diminuir, muito, os gastos desnecessários.

Publicidade
  • Importante: É interessante usar um filtro para encher a garrafinha, isto é, se você não sabe a procedência da água da torneira, cuidado! Não beba a água antes de se certificar de que ela é saudável o bastante para consumir dessa forma.

5- Compre produtos de higiene com antecedência

Comprar produtos de higiene em cidades praianas, por exemplo, pode ser um verdadeiro “tiro no pé”. Especialmente os protetores solar e os pós-sol podem ser bem mais caros nesses locais. Sendo assim, se você quer economizar em uma viagem, procure comprar os seus produtos de higiene já na sua cidade, com antecedência.

Além de poder escolher com mais calma qual marca você quer adquirir, é bem possível que você economize muito e, ao chegar a praia, já poderá aproveitar a diversão, ao invés de ter que se preocupar em comprar um protetor primeiro.

Família feliz viajando. Foto: Freepik

6- Fuja de restaurantes caríssimos e prefira os passeios gratuitos

Ao invés de querer apenas “ostentar” em restaurantes caríssimos, dê uma chance para aqueles de preço médio que você pode encontrar pela cidade. Além disso, na hora de programar os passeios do dia, lembre-se de incluir muitos que sejam gratuitos. Quanto mais passeios gratuitos você fizer, melhor será, pois o dinheiro que sobrar poderá ser usado, eventualmente, em algo mais “caro”.

Assim você cria uma rotina muito mais equilibrada e organizada, evitando o excesso de gastos. Outra forma de garantir esse resultado é fazendo os passeios mais baratos e gratuitos de manhã, deixando os mais caros para o fim do dia. Dessa forma você poderá mensurar quanto já gastou no dia e não correrá o risco de “exagerar”.

7- Leve snacks para evitar lanches desnecessários para economizar em uma viagem

Outra forma de economizar em uma viagem é apostando no consumo de snacks durante o passeio. Vale, inclusive, comprar no atacado (se a sua família for grande) para que cada um tenha um lanchinho sempre junto durante os passeios. Dessa maneira você evita o consumo exagerado de lanches na rua, impactando nos seus gastos durante a viagem.

Família viajando de carro. Foto: Freepik

8- Só presenteie quem realmente faz a diferença

Cuidado para não cair naquela tentação de comprar lembrancinha para todas as pessoas que você conhece, hein? Esse tipo de atitude pode ir totalmente contra a sua ideia de economizar em uma viagem. Afinal, você acaba gastando mais com presentes do que com a viagem em si.

Portanto, compre lembrancinhas apenas para quem realmente faz sentido, e não para qualquer pessoa, ok? Assim você aproveita mais a sua viagem, economiza e ainda não deixa de lado quem realmente importa! 😉

Leia mais: 10 dicas essenciais para viajar de carro com crianças