Neste artigo, vamos lhe apresentar dicas de decoração para desestressar e ter um dia a dia muito mais leve e feliz. Afinal, você deve saber o quanto o ambiente em que estamos é capaz de impactar em nosso conforto e saúde mental, não é mesmo? Por isso, usar a nossa casa como uma base para o nosso bem-estar é uma ótima forma de ter dias melhores. Quer saber como? Então acompanhe o nosso conteúdo de hoje e saiba mais!

5 dicas de decoração para desestressar

A decoração para desestressar pode aparecer nos pequenos detalhes e é bem possível que você consiga investir nela sem ter que gastar com isso. Sabe como? Aproveitando tudo o que você já tem em sua casa! Às vezes, apenas a maneira como os móveis estão colocados e a casa está organizada já é mais do que o suficiente para deixar o ambiente muito mais confortável, receptivo e equilibrado.

decoração para desestressar 5

Mulher segurando o seu bebê no colo. Foto: Freepik

Leia também: Decoração que ajuda na organização: 5 dicas para quartos infantis

Publicidade

1- Deixe a sua casa sempre bem iluminada, a luz natural faz bem à saúde física e mental

O primeiro passo para investir em uma decoração para desestressar é você visualizar como está a iluminação natural e a circulação de ar em todos os ambientes. Veja quanta luz do sol entra, ao longo do dia, e atente-se para as janelas e portas abertas.

A iluminação natural é capaz de deixar qualquer espaço mais aconchegante, além de manter a mente mais ativa durante o dia. Sendo assim, se você tem se sentido cansada e esgotada ao longo do dia, saiba que um pouquinho de luz solar pode fazer com que o seu relógio biológico aja ao seu favor, fazendo você se sentir mais disposta e empolgada.

Já a circulação de ar promove mais saúde e bem-estar para todos. O ar fica mais puro, limpo, com menos poeira e a chance de haver a proliferação de fungos e mofo é muito menor. Portanto, comece abrindo as janelas, trocando as cortinas e permitindo uma maior entrada de luz no seu lar.

decoração para desestressar 5

Mulher deitada no sofá enquanto descansa. Foto: Freepik

  • Dica: Você pode usar espelhos e itens de vidro para refletir a luz do sol em todo o ambiente. Assim, você não precisará quebrar uma parede para abrir uma nova janela, por exemplo.

2- Invista na decoração do seu quarto e da sua cama

O principal ambiente da nossa casa, quando o assunto é decoração para desestressar, é o nosso quarto. É nele que descansamos, sonhamos, refletimos e nos preparamos para um novo dia. Por isso, antes de pensar na decoração da sala ou da cozinha, lembre-se de que o seu quarto é “o primeiro passo”, pois é onde você está logo quando começa o dia.

E para começar da melhor forma, nada mais interessante do que estar em um ambiente bem arrumado, limpo e com uma decoração leve e aconchegante. Sendo assim, você deve considerar:

Publicidade
  • Uma roupa de cama limpa, passada, cheirosa e que crie uma harmonia visual é sempre bem-vinda.
  • Aposte em uma cama confortável e de um tamanho que seja coerente com as suas necessidades.
  • Não exagere nos itens decorativos, o quarto precisa ser mais limpo e clean, para criar uma atmosfera mais serena.
  • Use objetos e móveis que façam sentido para você. Ou seja, deixe um pouquinho da sua personalidade no seu quarto. Isso fará você se sentir ainda mais “em casa”.

Mulher deitada de bruços na cama enquanto lê. Foto: Freepik

Veja também: Quarto de Menina: Confira ideias de decoração para 2021

3- Use tons mais sóbrios e clarinhos nos ambientes mais usados

Muitas vezes, a decoração para desestressar está mais associada com as cores predominantes de um ambiente, do que com os itens decorativos em si. Isto é, não importa se você usa uma estante ou um rack na sua sala, mas, se você investir em cores diferentes, isso pode sim gerar resultados distintos.

Sendo assim, se você quer que a sua casa fique mais aconchegante e confortável, sugerimos que você invista em tons mais claros e suaves, especialmente em ambientes que exigem concentração e maior fluxo de pessoas.

Por exemplo, o quarto, a sala e a cozinha devem ter tons mais suaves, mesmo que coloridos, para não cansar a mente e os olhos. Já uma sala de jogos pode ter algo mais intenso e marcante, tendo em vista que você não permanecerá nesse ambiente o tempo todo.

Sala de jantar decorada e clean. Foto: Freepik

Publicidade

4- As plantas e materiais naturais são ótimos para criar uma decoração para desestressar

Ter contato com a natureza é fundamental para manter a saúde mental e o conforto. Por isso, investir em plantas e materiais naturais pode ser uma boa forma de ter uma decoração para desestressar. Você pode, dessa maneira, fazer um mini jardim dentro da sua casa, ou usar plantinhas espalhadas por todo o ambiente.

Quanto aos materiais naturais, você pode usar pedras e madeira para compor a sua decoração de diferentes formas. Esses itens, além de bonitos, costumam gerar um conforto visual e acústico no ambiente, além de que a madeira pode remeter à infância e à casas antigas.

Banheiro decorado com plantas. Foto: Freepik

5- Não exagere nos acúmulos: o minimalismo pode lhe ajudar

O acúmulo de móveis ou objetos pode ser muito desgastante para o nosso conforto visual e físico. Por isso, se você quer uma decoração para desestressar, comece fazendo “aquela faxina” para remover todos os excessos. Arrume e redecore um cômodo por dia, pois assim você conseguirá ter uma visão mais efetiva do espaço e conseguirá apontar o que realmente é essencial e o que pode ser descartado.

Assim, poderá criar uma composição mais harmoniosa em cada espaço, aproveitando o que há de melhor e investindo nas melhores técnicas de decoração para desestressar.

Veja também: Decoração Home Office: 5 dica para decorar seu ambiente de trabalho