socialização infantil é um ponto importante que devemos considerar quando pensamos em formas de estimular as crianças e o desenvolvimento delas. Afinal de contas, nós somos sociais e precisamos desse contato com as outras pessoas. À medida que interagimos com os outros, vamos aprendendo mais sobre empatia, resolução de conflitos, e assim por diante.

A socialização que acontece desde cedo também ajuda na hora de a criança aprender a esperar a vez dela e a entender as diferenças, de forma respeitosa. Por isso, o convívio com outras pessoas, da idade dela e também mais velhas, é um ponto bem importante na vida de qualquer pequeno.

Para entender quais medidas podemos incluir na rotina para auxiliar no desenvolvimento da socialização, acompanhe este texto e inspire-se em nossas sugestões e reflexões!

Veja também: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular? [VÍDEO]

Publicidade
Socialização infantil

Crianças brincando de colorir. Foto: Canva.

Socialização infantil: Como estimular de forma saudável?

Existem diversas práticas que podemos incluir na nossa rotina diária na hora de estimular a socialização infantil de forma equilibrada. Na lista abaixo, apresentamos algumas dessas possibilidades.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mas antes de prosseguir, queremos deixar um ponto claro: não estamos falando de “forçar a barra” e fazer com que a criança fique interagindo com os outros o tempo todo e contra a vontade dela.

Estamos falando de estímulos saudáveis, feitos sob medida e de acordo com a personalidade e o estilo de cada criança, dando tempo para que ela desenvolva habilidades sociais de maneira saudável.

Além disso, se você perceber que a criança está enfrentando muitas dificuldades para interagir com as outras pessoas, considere conversar com um profissional, está bem?

Assim é possível adaptar as medidas abaixo de acordo com a realidade de cada pequeno.

Publicidade

Dito isso, dê só uma olhadinha nas sugestões e reflexões que trouxemos:

  1. Visitar os amiguinhos ou receber visitas;
  2. Participação em grupos de dança, estudo, etc.;
  3. Comunidades locais;
  4. Passeios ao ar livre;
  5. Escolinha e creche;
  6. Seja um exemplo para a criança;
  7. Atenção ao tempo de tela;
  8. Auxílio na resolução de conflitos;
  9. Refeições e momentos em família;
  10. Lúdico que auxilie na socialização.

Agora, vamos aprender um pouco mais sobre cada um desses pontos. Vejamos:

1. Socialização infantil: Visitar os amiguinhos ou receber visitas

As visitas são sempre uma opção bem interessante quando pensamos em formas de investir na socialização infantil. Afinal, é um momento para a criança brincar à vontade, seja na sua casa ou na casa do colega, emprestando brinquedos, trocando experiências, etc.

Nesses momentos, a criança entra em um contato mais profundo com a vida e o dia a dia do outro, entendendo como pode haver diferença entre o seu estilo de vida e o de seu coleguinha.

Isso o ajuda a entender que cada pessoa é única e tem as suas particularidades, além de ser um momento de muita diversão e aprendizagem por meio do lúdico.

Por isso, essa visitação pode ser uma excelente ideia, mas lembrando que é muito importante haver a supervisão de um adulto sempre.

Publicidade

Veja também: 10 regras para colocar em prática na hora de visitar o recém-nascido!

Socialização infantil

Crianças brincando no balanço do parquinho. Foto: Canva.

2. Participação em grupos de dança, estudo, etc.

As atividades extracurriculares também podem ser  incluídas na rotina dos pequenos para estimular a interação com crianças da mesma idade, mais jovens ou mais velhas.

São diversas as atividades que podem ser experimentadas e incluídas. Converse com o pequeno e descubra quais são as atividades do interesse dele, como aulas de dança, música, natação, entre outras possibilidades.

3. Comunidades locais

As comunidades locais também podem ser fonte de interação rica e cheia de aprendizagem. É o caso de igrejas (para quem for religioso), grupos musicais, associações, clubes e outros tipos de comunidades.

Pesquise, na sua cidade, quais são as comunidades perto da sua casa ou que estejam disponíveis para que novas pessoas participem e considere essa possibilidade. Assim, a criança tem a oportunidade de conhecer novos coleguinhas e vivenciar experiências que vão além da escola.

Veja também: Saúde mental nas crianças: Como prevenir problemas!

4. Socialização infantil: Passeios ao ar livre

Às vezes, os passeios ao ar livre e uma mera ida ao parque já pode ser uma forma de estimular a socialização infantil. Para isso se tornar realidade, é relevante procurar por áreas de passeio que costumam ter famílias com crianças.

Desse modo, é bem possível que os pequenos, mesmo sem se conhecer, comecem a interagir e a fazer amizade, de modo a tornar a sociabilidade algo mais presente na rotina.

Entretanto, aqui vale um ponto de atenção: sempre esteja monitorando essa socialização da criança, ou seja, evite deixar que ela fique sozinha em um ambiente aberto, devido aos riscos.

Socialização infantil

Irmão fazendo cócegas na irmã. Foto: Canva.

5. Escolinha e creche

Dependendo da idade do seu filho, a escolinha e a creche podem ser extremamente importantes no desenvolvimento da socialização. Esse é um dos primeiros grupos sociais das crianças, sendo extremamente relevante.

Por isso, muitos pais optam por colocar os filhos na creche, ao menos um período, mesmo quando têm uma agenda mais flexível e poderiam ficar com as crianças em casa nesse momento.

Isso porque essas horinhas na escolinha podem ser muito benéficas com relação à socialização. Além do mais, as aulas também ensinam muito para as crianças, sendo um verdadeiro espaço de desenvolvimento saudável. Pense sobre essa possibilidade.

Veja mais: 5 coisas para você NÃO fazer na adaptação escolar do seu filho

6. Socialização infantil: Seja um exemplo para a criança

Outro ponto de atenção que devemos sempre ter em mente quando pensamos na socialização infantil é que as crianças observam muito os adultos. Elas observam a maneira como falamos com as outras pessoas, se aumentamos o tom de voz ou não, se cumprimos com os outros aquilo que as ensinamos, e assim por diante.

Logo, se nós, adultos, formos pessoas grosseiras, que não interagem com ninguém e que não têm nenhum amigo, como poderemos ensinar boas práticas sociais as crianças?

É claro que não precisamos fazer mil e uma festas e interagir 24 horas por dia com nossos amigos. Mas demonstrar, por meio do comportamento, o que é construir boas relações, o que é ser empático e o que é ser amigo, é um bom caminho.

Portanto, observe como você tem se comportado na frente da criança e avalie o que isso pode estar ensinando a ela.

7. Atenção ao tempo de tela

O tempo de tela, hoje em dia, tem se tornado um grande problema quando pensamos em socialização infantil. Afinal de contas, não é incomum ouvirmos histórias de crianças que trocam a brincadeira ao ar livre com o amiguinho por um momento no computador e videogame.

Por isso, é importante a família se manter atenta quanto a esse aspecto, de modo a monitorar o tempo de tela e estimular atividades saudáveis e ao ar livre.

Dessa maneira, a criança terá estímulos para viver momentos de verdade com os seus amigos, deixando de lado o mundo irreal da tecnologia, pelo menos por grande parte do dia.

Veja também: Como diminuir o tempo de TV (e tablet, celular) melhorou a concentração da minha filha

8. Socialização infantil: Auxílio na resolução de conflitos

Auxiliar a criança na hora de ela resolver algum conflito social também é importante. Ajude-a a se colocar no lugar do outro, a entender o que pode estar acontecendo, entre outros aspectos nesse sentido.

Oriente as boas práticas diante de conflitos e, novamente, sempre seja um bom exemplo quando viver algum tipo de conflito com alguém que você conhece.

Lembre-se, ainda, que a criança está aprendendo a entender os limites, o lugar do outro, essas coisas, portanto, é possível que no começo ela tenha dificuldades para lidar com isso, ficando muito agressiva com um coleguinha, por exemplo.

Ensinar com paciência e ajudá-la a entender que o outro também é importante e também merece coisas boas é um bom caminho.

Se sentir dificuldade nesse tipo de mediação, converse com profissionais que podem te ajudar.

Socialização infantil

Crianças brincando juntas. Foto: Canva.

9. Refeições e momentos em família

As refeições em família é outro ponto-chave que pode fazer a diferença na socialização infantil. Afinal de contas, a socialização não se resume apenas a interagir com quem não mora na casa, mas, sim, interagir com pai e mãe também é socialização!

Além disso, não podemos nos esquecer da premissa de que a família é o primeiro grupo familiar da grande maioria das crianças, logo, estimular a socialização entre pais e filhos é tão importante quanto a socialização com amigos na escola.

Portanto, tentem ter mais refeições e momentos em família, abrindo espaço para conhecer melhor a criança. Entendendo o que ela gosta e não gosta; o que ela sonha; o que ela tem medo; etc. E lembre-se de também compartilhar coisas sobre você.

A criança também tem o direito de conhecer quem são os seus pais, no sentido humano de ser. Essas interações pode gerar autoconhecimento, aproximar a família, fortalecer a autoestima e o amor e proporcionar uma socialização que será mais saudável fora das quatros paredes da casa.

10. Socialização infantil: Lúdico que auxilie na socialização

Por fim, outra forma de estimular a socialização infantil é por meio do lúdico. Como assim do lúdico? Bem, podemos usar bonecos, literatura infantil e outros recursos que estejam relacionados com brincadeiras e com a imaginação da criança, ensinando-a a lidar com as outras pessoas e a aprender sobre socialização.

Você pode brincar com bonecos montando histórias de personagens que querem um pegar o brinquedo do outro, por exemplo, bem como uma série de outras historinhas que possam ser interessantes e alinhadas ao que você gostaria de transmitir a criança no momento em que ela está vivendo.

Socialização infantil

Crianças brincando ao ar livre. Foto: Canva.

Já as historinhas em livros também podem contar com uma série de enredos diferentes, que você pode procurar em livrarias. Lembrando que não é preciso “casar” a brincadeira com a realidade presente todas as vezes, pois também podemos estimular a imaginação da criança com histórias e situações diferentes do cotidiano dela, expandindo esse repertório social.

Esperamos que essas dicas possam ser úteis e interessantes no dia a dia com o seu pequeno. Fique agora com estes artigos: