Aprender a motivar seu filho a estudar pode ser desafiador, mas saiba que existem algumas ações que podem te ajudar a atingir esse objetivo. Elas estão relacionadas com a mudança na rotina, incentivo frente aos desafios escolares e fortalecimento da autoestima da criança e do adolescente.

Neste texto do Mil Dicas de Mãe, apresentamos uma série de considerações que podem te ajudar a atingir bons resultados nesse sentido. Acompanhe e confira as nossas dicas e recomendações!

motivar seu filho a estudar

Menino concentrado fazendo a sua tarefa de casa. Foto: Canva.

Como motivar seu filho a estudar: Recomendações importantes

Antes de qualquer coisa, queremos deixar claro alguns pontos. Primeiro, o processo de incentivar uma criança a estudar não é algo pontual ou que milagrosamente funciona de uma hora para outra. Mas, sim, é algo gradativo. Ter paciência para lidar com os dias em que as crianças querem estudar, e outros que elas estão relutantes, é bem importante.

Publicidade

Além disso, fique atento para não criar permitir que o sentimento de culpa invalide o seu esforço. Algumas crianças podem se adaptar com mais facilidade à necessidade de estudar, enquanto outras não. E isso não necessariamente significa que seja “culpa” de alguém. Por isso, respire fundo e vá testando estratégias que podem ser implementadas na rotina dos seus filhos.

Aos poucos, a situação pode ir mudando, e vocês podem ir adaptando a rotina de modo que funcione de maneira personalizada para o seu filho. A seguir, você pode ver alguns passos que contribuem para esse resultado:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  1. Crie um bom ambiente de estudos;
  2. Estabeleça uma rotina para estudar;
  3. Explique os motivos pelos quais os estudos são importantes;
  4. Faça um cronograma de estudos;
  5. Transforme algumas atividades em momentos lúdicos;
  6. Fortaleça a autoestima do seu filho;
  7. Seja um exemplo e mostre interesse pelos estudos;
  8. Proporcione métodos variáveis;
  9. Descubra os interesses do seu filho;
  10. Mantenha uma boa comunicação com seu filho;
  11. Apoie a curiosidade.

Vamos, a partir de agora, entender um pouco mais esses fatores, para que possamos incluir ações para motivar seu filho a estudar. Acompanhe!

1. Como motivar seu filho a estudar: Crie um bom ambiente de estudos

Um bom ambiente de estudos é fundamental para motivar seu filho a estudar. Muitas vezes, a criança precisa estudar na sala ou na cozinha de casa, enquanto os adultos à sua volta ficam conversando alto, fazendo barulho e até mesmo interagindo com a criança, impedindo que ela desenvolva a concentração.

Além disso, a sensação de “bagunça” de ter tudo espalhado sobre a mesa da cozinha também pode ser algo ruim.

Em contrapartida, preparar um bom ambiente de estudos para o seu filho pode fazer toda a diferença. E não estamos falando de gastar uma fortuna com móveis ou materiais “de última geração”. Estamos falando de ter uma pequena mesa organizada, com livros à disposição, caneta e lápis ao alcance da criança, e assim por diante.

Publicidade

Até mesmo uma decoração suave, sem muito excesso, pode ajudar, desde que seja do gosto da criança. É o caso de colocar um quadrinho com uma imagem do super-herói favorito do pequeno, para servir de inspiração.

Veja também: Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!

motivar seu filho a estudar

Avó e filha estudando o conteúdo do livro juntas. Foto: Canva.

2. Estabeleça uma rotina para estudar

Além de ter um espaço para que a criança possa estudar com tranquilidade e sem ficar sendo interrompida o tempo todo, a rotina também pode ajudar a motivar seu filho a estudar.

Se a criança sabe que em determinado horário do dia ela deve fazer os deveres, ler os livros e desenvolver seus estudos, não há uma aleatoriedade que pode deixá-la ansiosa.

Além do mais, mesmo que ela não goste de estudar, terá a possibilidade de saber que em determinado momento a hora de estudos termina, e ela poderá ter a recompensa de brincar com algo que gosta.

Publicidade

Se houver necessidade, ajude a criança a entender a rotina usando um cronômetro para o momento de estudos, e fique supervisionando o desenvolvimento dela.

3. Como motivar seu filho a estudar: Explique os motivos pelos quais os estudos são importantes

Um ponto importante, mas que nem sempre é levado em consideração pelos pais, é o fato de ajudar a criança a entender por quais motivos os estudos são importantes.

Quando ajudamos as crianças a compreenderem a razão pela qual determinadas tarefas devem ser feitas, elas podem entender melhor o que está acontecendo e compreender que precisam fazer determinada atividade e pronto.

Em contrapartida, se ficarmos apenas no campo do “faça porque tem que fazer”, não estamos gerando interesse na criança, mas, sim, podemos estar fortalecendo a repulsa.

Uma forma de mostrar ao pequeno o motivo pelo qual os estudos são importantes, é ajudando-o a entender a relação entre aprender e atingir os sonhos dele. Por exemplo, se a criança sonha em ser veterinária, ela precisa estudar para isso, e ajudá-la a entender esse aspecto pode ser um fator motivador.

Veja também: Meu filho não gosta de ler, e agora? Veja algumas dicas!

motivar seu filho a estudar

Menina estudando no computador. Foto: Canva.

4. Faça um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos, montado junto com o seu filho, também pode ser um fator motivador. Se a criança sabe o que precisa fazer e quando precisa fazer determinada tarefa, a sensação de controle e a redução da ansiedade podem ser consequências dessa organização.

Portanto, experimente sentar e conversar com o seu filho, montando um cronograma de atividades, leituras, tarefas e trabalhos, permitindo uma boa dose de autonomia do pequeno nessa história toda.

5. Como motivar seu filho a estudar: Transforme algumas atividades em momentos lúdicos

O lúdico é uma excelente ferramenta de aprendizagem para as crianças. É por meio dele que elas acessam a realidade do mundo, e absorvem conhecimentos valiosos sobre o que acontece à sua volta.

Por isso, se houver possibilidade, inclua atividades lúdicas na rotina para motivar seu filho a estudar. Vocês podem brincar de fazer quiz, de fazer teatro de fantoches sobre o assunto, ou até mesmo brincar de escolinha, fazendo com que a criança seja o professor e você o aluno, para que ele explique a matéria.

Veja mais: Atividades lúdicas: 20 ideias incríveis!

6. Fortaleça a autoestima do seu filho

A autoestima do seu filho tem um papel importante na motivação que ele sente pelos estudos. Por exemplo, se todas as vezes que seu filho tem bons resultados na escola, você apenas diz “você fez o mínimo”, como ele poderá se sentir motivado a seguir fazendo o necessário?

Ou ainda, se você apenas observa as notas baixas e nunca elogia as notas altas, como ele poderá se sentir motivado? Pense sobre esses comportamentos!

Lembre-se de que o esforço da criança é muito mais importante do que a nota que ela alcança. Mostre que a criança tem capacidade de aprender, encoraje ela frente aos desafios, jamais compare com os coleguinhas e esteja sempre incentivando o desenvolvimento.

Quando um resultado positivo aparecer, fuja da ideia de que seu filho não fez mais do que a obrigação dele. Embora realmente seja uma obrigação, isso não quer dizer que não mereça elogios.

Pois traga isso para a sua rotina: se você faz um bom trabalho no seu serviço, quer ser reconhecido, certo? Agora, se ouvir apenas “não fez mais que sua obrigação”, como poderá se sentir motivado para ir cada vez mais além? Pois é!

motivar seu filho a estudar

Menina estudando na sua mesinha. Foto: Canva.

7. Como motivar seu filho a estudar: Seja um exemplo e mostre interesse pelos estudos

Um ponto muito importante, mas muitas vezes negligenciado, é o poder do exemplo. As crianças estão muito atentas a tudo que nós, adultos, fazemos no dia a dia. Se não somos um bom exemplo, as chances de eles seguirem os nossos passos são bem grandes.

Da mesma maneira, se estamos colocando em prática aquilo que solicitamos deles, automaticamente eles podem perceber que tais atitudes são realmente valiosas.

Por isso, comece sendo um bom exemplo para motivar seu filho a estudar. Estude, leia na frente dele, comente sobre algo que você está aprendendo, faça pesquisas em conjunto, e assim por diante.

Veja mais: Violência nas telas: será que os heróis são mesmo bons exemplos?

8. Proporcione métodos variáveis

A aprendizagem não precisa acontecer apenas por meio de leituras incansáveis. Existem muitas formas diferentes de estudarmos alguma coisa.

Nós podemos ler, escrever, resumir, montar mapas mentais coloridos, ouvir alguém falando, assistir vídeos ilustrados e explicativos, e assim por diante.

Variar os métodos de ensino pode ajudar a criança a memorizar melhor o conteúdo, ao mesmo tempo em que auxilia na hora de ela se sentir mais interessada pelo o que precisa ser feito.

Além disso, busque compreender qual o método de aprendizagem que costuma despertar mais interesse no seu filho, e a inclua mais vezes na rotina.

9. Como motivar seu filho a estudar: Descubra os interesses do seu filho

Quais são os reais interesses do seu filho? O que ele gosta realmente de aprender? Quais assuntos chamam a atenção da criança? Reconhecer esses aspectos pode ser uma virada de chave no desenvolvimento do pequeno.

Isso porque, sempre que possível, você pode fazer uma ligação entre o que se está aprendendo e o que a criança ama fazer. É o caso de fazer analogias entre o conteúdo estudado e o interesse do seu filho, de modo que essa assimilação não só desperte o interesse pelos estudos, como também proporcione uma aprendizagem mais rica e profunda.

Veja mais: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

motivar seu filho a estudar

Pais e filha fazendo tarefa escolar. Foto: Canva.

10. Mantenha uma boa comunicação com seu filho

Esteja sempre se comunicando bem com o seu filho. Procure entender quais são as preocupações dele com relação aos estudos, o que ele está tendo dificuldade, qual matéria está indo bem ou mal, e assim por diante.

Essa proximidade pode ajudar na hora de você detectar necessidades de adaptação na rotina, modificando o que precisa ser modificado para tornar o dia a dia ainda mais enriquecedor.

11. Como motivar seu filho a estudar: Apoie a curiosidade

Por fim, lembre-se de sempre incentivar a curiosidade do seu filho, para além dos conteúdos relacionados com a escola. É o caso de incentivar que ele observe uma flor e pesquise seu nome, sua origem e outras informações que o ajude a aprender mais sobre a vida e sobre o mundo.

Afinal, motivar seu filho a estudar não se resume a fazê-lo cumprir as tarefas da escola, mas, sim, estudar sobre todas as coisas que vemos e sentimos ao longo de nossas vidas, aprofundando-nos em assuntos variados, como aqueles relacionados com a natureza, os relacionamentos, a cultura, os filmes, enfim!

Assim, além de fazer com que a criança fique cada vez mais curiosa e descubra coisas incríveis sobre o mundo, você também estará despertando um “espírito” de estudioso no pequeno. Pense nisso!

Veja agora: