Meu filho não gosta de ler, o que fazer nessa situação? Como posso estimular a leitura?

Esses questionamentos são muito comuns aos pais que buscam incentivar bons hábitos nos pequenos. Afinal, a leitura é extremamente importante para o desenvolvimento de nossas crianças, e não apenas na escola, como em toda a vida.

Por isso, incentivar essa prática é fundamental para proporcionar a elas uma base que propicie uma vida mais ativa, com visões críticas e bem construídas, que serão valiosas nos relacionamentos, mercado de trabalho, vida acadêmica, etc.

Portanto, convidamos você para acompanhar este conteúdo e descobrir algumas estratégias que podem ajudar a incentivar o seu filho a ler mais. Vamos lá!

Publicidade

Veja também: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

Meu filho não gosta de ler

Menino lendo livro de histórias interativo. Foto: Canva.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Meu filho não gosta de ler, e agora?

Os motivos pelos quais as crianças não gostam de ler podem ser inúmeros. Pode ser que haja pouco estímulo em casa, acesso a livros que não adequados à faixa etária ou a visão deturpada de que leitura só serve para “estudar” algo para a escola.

Independentemente da causa dessa “repulsa”, podemos implementar estratégias simples que contribuem para uma relação mais positiva entre a criança e a prática de leitura. A seguir, descrevemos algumas dessas ações:

1. Meu filho não gosta de ler: Dê livros que sejam adequados à faixa etária do seu filho

Como vimos acima, algumas vezes as crianças podem não se interessar pela leitura por, simplesmente, não terem livros adequados à faixa etária que possuem. Afinal, livros longos demais e sem ilustração podem ser monótonos para crianças em fase de alfabetização. Já livros infantilizados demais podem ser entediantes para pré-adolescentes e adolescentes.

Por conta disso, antes de dar um livro para os pequenos, considere avaliar para qual a faixa etária ele é indicado. Desse modo, fica mais fácil escolher opções adequadas à idade do seu filho e assim aumenta-se as chances de ele se interessar pela leitura.

Publicidade

Veja mais: Meu filho não quer estudar, e agora? 9 dicas que podem ajudar

Meu filho não gosta de ler

Criança lendo livro ilustrado. Foto: Canva.

2. Crie o hábito de ler histórias divertidas com o seu filho

As crianças precisam usar a imaginação para se divertir, conhecer o mundo e aprender coisas novas. Se dermos a elas apenas materiais e conteúdos extremamente desestimulantes, com foco apenas em uma pedagogia rígida, elas podem perder o interesse.

Mas o que isso tem a ver com o assunto? Queremos dizer que devemos dar às crianças livros que sejam divertidos e que despertem boas emoções nelas. Por exemplo, oferecer livros UNICAMENTE pedagógicos pode não ser uma boa ideia. Agora, oferecer livros de piadas pode ser algo que as faça se interessar pela leitura!

Elas perceberão que ler pode ser divertido e prazeroso, e não apenas algo “chato” que deve ser feito por obrigação.

Isso não quer dizer que os livros pedagógicos devam ser descartados, mas quer dizer que devemos oferecer livros para além dos estudos, criando um verdadeiro hobby.

Publicidade

3. Meu filho não gosta de ler: Seja um exemplo para o pequeno

Não adianta querer cobrar das crianças algo que os próprios adultos se mostram incapazes de fazer. Como elas se espelham muito em quem está à volta delas, a atitude dos pais conta muito na hora de implementar bons hábitos na rotina.

Por conta disso, pais que lêem mais e na frente dos filhos tendem a ter mais facilidade de estimular esse tipo de prática nas crianças. Portanto, comece a ler mais e convide o seu filho para esses momentos de leitura!

Veja também: Atividades lúdicas: 20 ideias incríveis!

Menina sentada lendo livro que está no seu colo. Foto: Canva.

4. Crie um espaço aconchegante para a leitura

Ter um ambiente aconchegante e convidativo para a leitura é outra prática que pode ajudar nesse caso. Experimente criar um espaço bem agradável, com uma boa iluminação, com livros à altura da criança e uma poltrona para que ela se sente e desfrute das leituras.

Isso pode, inclusive, ser criado no quarto de crianças que sequer estão alfabetizadas, pois isso pode despertar o interesse pelos livros mesmo antes de aprender a ler. Faça o teste e veja como isso é uma boa ideia!

5. Meu filho não gosta de ler: Torne as leituras mais divertidas e criativas

As leituras podem se tornar ainda mais divertidas quando as trazemos para a realidade. É o caso de usar tons de voz diferentes e fazer “caretas” na hora de contar uma história para a criança. Ou então, convidá-la para usar pelúcias ou fantoches para encenar o que vem sendo lido.

Dessa maneira, a leitura ficará ainda mais lúdica e a criança perceberá como é possível imaginar e brincar com coisas diferentes com base nos livros.

Veja mais: Brincadeiras com dramatização: Quais os benefícios?

6. Meu filho não gosta de ler: Mantenha livros em locais acessíveis e em diversos cômodos da casa

Não adianta dizer “meu filho não gosta de ler” se não há livros adequados e disponíveis para ele.

Muitos pais podem cometer o equívoco de tentar manter os livros novinhos em folha, impecáveis, o que impede que a criança possa manuseá-los como quiser. Isso pode fazer com que os pequenos percam o interesse pela leitura.

Portanto, deixe-os disponíveis em diversos cômodos da casa, e não fique se preocupando o tempo todo com a integridade física do livro.

Claro que podemos ensinar os cuidados para as crianças, mas devemos lembrar que, sim, elas vão amassar algumas folhas, riscar outras ou rasgar sem querer, em algum momento. Faz parte do desenvolvimento.

Mulher lendo livro de histórias para a menina. Foto: Canva.

7. Faça visitas a uma biblioteca com o seu filho

Que tal fazer um passeio diferente com o seu filho e levá-lo à biblioteca Municipal da sua cidade? Esse tipo de passeio pode fazer toda a diferença na perspectiva que a criança tem sobre os livros.

Permita-a passear por todos os corredores, conhecer os mais diversos tipos e tamanhos de livros, e assim por diante. Sem dúvidas, muita imaginação poderá ser estimulada em um ambiente como esse.

Por fim, convide-a para escolher um livro e ler por alguns minutos, aproveitando o ambiente.

Veja mais: Leia para seu filho: um relato de como a leitura fez (e continua fazendo) toda a diferença no desenvolvimento da minha filha

8. Meu filho não gosta de ler: Dê livros de presente em ocasiões especiais

Ao invés de sempre presentear a criança com um novo eletrônico ou um novo jogo de videogame, que tal oferecer mais livros a ela?

Criar esse hábito de presentear com um livro novo, diferente e instigante pode fazer com que o pequeno comece a se interessar mais pela leitura.

É claro que você pode dar outros presentes também, mas experimente criar uma rotina de presentear com livros e veja os resultados que podem ser obtidos com isso.

9. Monte histórias e livrinhos caseiros com o seu filho

Outra estratégia que pode ajudar na hora de estimular a leitura é a brincadeira de confeccionar o próprio livro.

Para isso, você pode convidar o seu filho para que vocês, juntos, criem uma historinha, sobre qualquer coisa. Deixe que ele pense no personagem, nas características, no enredo… Isso fará ele imaginar mil e uma coisas!

Depois, convide-o para escrever a história no papel, fazendo páginas com ilustrações que complementem o que está sendo contado. No fim, forme um livrinho com todas essas páginas e dê ao seu filho!

Pai e filha lendo historinha na cama. Foto: Canva.

Se for possível entrar em contato com a professora dele e solicitar que ele leia esse livrinho para alguns colegas, pode ser algo bem bacana também.

Veja mais: Brincadeiras para fazer com as crianças: 20 atividades em casa

10. Meu filho não gosta de ler: Explore diferentes tipos de livros

Não foque apenas em um gênero ou tipo de livro. Permita que o seu filho entre em contato com diversas opções diferentes. Afinal, pode ser que você diga que ele não gosta de ler porque, na realidade, ele não gosta do gênero que tem em casa, mas talvez goste de outros tipos de livros que podem ser encontrados em livrarias.

Por isso, levá-lo à biblioteca ou a livrarias, para conhecer diferentes obras, pode ajudar na hora de encontrar algo que ele goste verdadeiramente.

11. Peça para o seu filho ler uma historinha para você

Que tal pedir para que o seu filho leia uma historinha para você? Possivelmente, ele vai amar a ideia de ter esse momento só seu e dele, especialmente se a rotina da família for muito corrida.

Assim, além de estimular a leitura, vocês estarão construindo uma memória incrível juntos. Faça o teste e observe os resultados!

Vocês podem até combinar de cada um fazer a leitura de um capítulo ou um livro diferente. Inclusive, é possível criar a “noite do livro”, para esse tipo de atividade ser ainda mais marcante.

12. Converse sobre o que vem sendo lido

Durante as leituras, converse com o seu filho sobre o que vem sendo lido. Por exemplo, se vocês estão lendo, todos os dias antes de dormir, um capítulo de um livro em específico, conversem sobre o que está acontecendo na história. Por que o personagem está agindo assim? O que aconteceu antes? O que será que acontecerá depois?

Essas perguntas e conversas podem instigar a curiosidade na criança, fazendo-a querer continuar com as leituras. Experimente!

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a incentivar a leitura em casa. Boa sorte e boas descobertas com as histórias que serão compartilhadas!