As brincadeiras com dramatização são capazes de despertar a imaginação das crianças, ajudando-as a acessar o “real” por meio da contação de histórias e encenações. Esse contato com o real, que é alcançado por meio do lúdico, propicia o amadurecimento emocional e pode desencadear uma série de efeitos interessantes no desenvolvimento psicossocial dos pequenos.

Neste texto, buscamos esclarecer quais são esses possíveis benefícios. Não deixe de acompanhar!

Veja mais: Frases que não devem ser ditas às crianças

brincadeiras com dramatização

Diversas crianças brincando juntas. Foto: Canva

Publicidade

Quais os benefícios das brincadeiras com dramatização?

São diversos os benefícios da brincadeiras com dramatização, quando elas são bem aplicadas no dia a dia dos pequenos. Por meio dessas brincadeiras divertidas, é possível auxiliar a criança a entender melhor como o mundo funciona, o que é fundamental para que ela cresça com saúde emocional e possa, em algum momento de sua vida, tornar-se independente.

Por isso, esse tipo de brincadeira costuma estar tão presente em ambientes educativos, como na Educação Infantil. Afinal de contas, nesse espaço as crianças podem imaginar, viver, divertir-se e aprender coisas incríveis.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja, portanto, alguns dos benefícios da brincadeiras com dramatização:

1. A criança pode acessar melhor o mundo à sua volta

O mundo ainda é um grande mistério para as nossas crianças. São muitas coisas que elas ainda não conhecem e não entendem, plenamente, como funciona. Tudo é uma grande descoberta e uma grande aprendizagem.

Assim sendo, usar o lúdico, por meio das brincadeiras com dramatização, é promover à criança uma chance de acessar o real de um modo mais saudável, dando a ela a oportunidade de entender coisas que ainda não conhece.

Ela aprende sobre sociabilidade, sobre problemas sociais, sobre profissões, estilos de vida, acontecimentos corriqueiros, rotina, enfim! São muitos os conteúdos que podem ser apresentados durante o desenvolvimento de uma brincadeira que contenha dramatização.

Publicidade

Veja mais: Como praticar a higiene do sono com os filhos?

2. As brincadeiras com dramatização estimulam a criatividade

Sem dúvidas, as brincadeiras com dramatização são capazes de estimular a criatividade dos pequenos. Se os adultos permitem que as crianças participem da montagem dos cenários ou das histórias que serão encenadas, elas têm a chance de colocar a “cabecinha” para funcionar em prol de soluções criativas.

Esse contato com a arte, com a elaboração de cenários e de histórias, propicia o desenvolvimento criativo e, ainda, pode despertar na criança um interesse genuíno pelo o que é arte.

brincadeiras com dramatização

Crianças brincando e rindo. Foto: Canva

3. Ajuda a criança a entender as suas emoções por meio da dramatização

Quando a criança encena um momento tenso, uma “briga” entre os personagens ou a demonstração de tristeza de um dos participantes da história, ela está aprendendo um pouco mais sobre as emoções.

E ao aprender sobre as emoções, de um modo geral, ela tem a oportunidade de começar a internalizar esses conhecimentos, levando-os para a sua própria vida.

Publicidade

Veja mais: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

4. As brincadeiras com dramatização incentivam o trabalho em equipe

O trabalho em equipe é outro ponto que pode ser muito bem explorado nas brincadeiras com dramatização. A criança, junto com seus colegas, pode montar os figurinos, pensar sobre a história que será contada e, claro, ensaiar, em conjunto, tudo que será apresentado.

Para funcionar, a dramatização precisa ser desenvolvida por meio da interação de um grupo. Assim, a criança precisa compreender como pode se portar, de forma saudável, dentro desse grupo, com o propósito de fazer tudo fluir.

Cenário para brincadeiras com dramatização. Foto: Canva

Consequentemente, essas aprendizagens de trabalho em equipe podem fazer parte da história dela em outras esferas de sua vida – em diferentes idades.

5. As brincadeiras com dramatização expandem a linguagem da criança

A criança também tem a oportunidade de expandir o vocabulário e a própria linguagem quando participa de brincadeiras com dramatização. Afinal, ela precisa comunicar-se para que a brincadeira ocorra, e também pode aprender novas palavras para contar uma determinada história.

Tudo isso a estimula a falar, interagir e dramatizar cenas que, no agregado, contribuem para o seu desenvolvimento, para a sua comunicação e, portanto, para o seu crescimento.

Veja mais: Benefícios da literatura infantil e em quais momentos incluir na rotina

Crianças brincando juntas. Foto: Canva

6. Pode melhorar a linguagem corporal da criança

A dramatização não conta apenas com as falas ou com o cenário, mas, sim, também conta com a linguagem corporal da criança. Ela precisa aprender a se expressar por meio de gestos, expressões faciais, movimentos, enfim!

A inteligência espacial, em paralelo a isso, também pode ser estimulada, já que o pequeno precisará transitar pelo espaço de forma sincronizada.

Por isso, investir nesse tipo de brincadeira é investir em diferentes habilidades das crianças.

Se for possível unir momentos de danças com as crianças, para deixar a dramatização ainda mais divertida e estimulante, isso também pode ser bem interessante! Afinal, a linguagem corporal e a inteligência espacial serão ainda mais estimuladas.

7. Estimula o convívio social e minimiza problemas de timidez

Por fim, as brincadeiras com dramatização também são capazes de estimular a interação entre as crianças, além de ser uma forma de fazê-la dramatizar, expressar-se e falar diante de outras pessoas.

Esse tipo de estímulo, desde cedo, pode ajudar os pequenos a admitirem uma postura mais confiante e menos tímida diante das outras pessoas, melhorando o seu convívio social e, até mesmo, impactando na sua autoestima.

Crianças se preparando para brincadeiras. Foto: Canva

Invista em brincadeiras com dramatização!

As brincadeiras que contam com dramatização não precisam ocorrer apenas no ambiente escolar. Até mesmo a família pode colocar esse tipo de atividade em prática e, assim, usufruir de momentos incríveis com os filhos.

Se for possível confeccionar figurinos e cenários, melhor ainda. Pois, dessa maneira, diversas habilidades estarão sendo exploradas:

  • Criatividade
  • Coordenação motora
  • Imaginação
  • Inteligência espacial
  • Cooperativismo
  • Entre outras

Portanto, aposte nessa possibilidade e veja o quanto o mundo faz de conta pode ser carregado de benefícios para as nossas crianças!

Veja mais: Brincadeiras para fazer com crianças de 10 anos. Confira 15 dicas!