Você já ouviu falar em House Wedding? Em inglês, quer dizer “Casamento em casa”. Essa é uma das principais tendências entre os casais, que está em alta desde 2016.

Afinal de contas, será que existe algum lugar mais acolhedor do que a nossa própria casa? Bem difícil, né? Além de nos sentirmos mais à vontade, é em nosso lar que conseguimos expressar melhor a nossa personalidade e escolher cada detalhe de acordo com as nossas preferências.

Seguindo esse pensamento, muitos pombinhos estão abraçando a onda do House Wedding, que promete continuar muito famoso nas próximas temporadas de casamentos.

A pedida da vez é a decoração aconchegante e intimista, na qual os convidados se sentem em casa por mesmo que fora dela, já que os casamentos geralmente são feitos nos quintais e jardins das casas.

Publicidade

Aliás, para celebrar a união, as casas de praia ou campo também são ótimas pedidas para que os noivos e os convidados se sintam em casa. Lembrando que mesmo assim, os detalhes e o cuidado com a festa são os mesmos ou até redobrados!

No geral, esse estilo de festa mescla elementos simples, românticos e retrôs, em que entram em cena objetos como sofás e almofadas, cortinas, móveis de madeira e outros itens que poderiam estar em uma residência.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Portanto, se você deseja reduzir custos e criar um ar mais aconchegante para receber seus convidados, o House Wedding é uma das tendências mais charmosas da vez!

Veja abaixo 10 dicas incríveis para organizar o melhor casamento em casa de todos, além de uma lista completa do que não pode faltar em uma comemoração de grande estilo.

Continue a leitura!

Decoração para bolo de casamento, feito com madeira, escrito “Mr” e “Mrs”.

Publicidade

House Wedding: conheça esse novo formato de casamento

Afinal, o que é e como surgiu? Como o nome indica, o House Wedding nada mais é do que uma cerimônia de casamento realizada na casa dos noivos ou de familiares.

Não existe lugar mais acolhedor do que a nossa casa, não é mesmo? O conforto que o nosso lar traz é incomparável e é pensando nisso que a proposta surgiu!

Sua prática começou a se popularizar no ano de 2016 e ainda é vista como tendência para os próximos anos, principalmente após os efeitos da pandemia.

Sendo assim, esse formato mais intimista e com um menor número de convidados se tornou muito comum e tem sido cada vez mais procurado pelos noivos.

Mais economia para os noivos!

O casamento em casa é uma ótima alternativa para quem deseja reduzir os custos – ou, então, para quem deseja priorizar a lua de mel com alguma viagem mais cara ou extensa, por exemplo.

Além de economizar no aluguel do espaço, já que o evento será realizado em casa, os noivos ainda ganham maior  liberdade para a escolha dos fornecedores de comida e bebida, por exemplo. Isso porque muitos locais exigem que os comes e bebes sejam contratados junto a eles, como um pacote único.

Publicidade

Mas não é só isso! Ainda na linha da economia e de realizar o seu grande sonho – o casamento -, muitos casais aderem à lista de casamento em dinheiro. Desta forma, os presentes são recebidos em dinheiro e os noivos podem utilizar os valores recebidos para pagar os gastos do grande dia.

Resumindo, além da grande economia na hora de contratar os serviços, o house wedding traz muitas praticidades, desde a lista de convidados (que precisa ser reduzida) até a maior personalidade dos noivos, com todos colocando as mãos na massa e usando técnicas DIY (“do it yourself”, que significa faça você mesmo”) para decorar e confeccionar lembrancinhas de casamento, convites, etc.

 casamento em casa

Casal de noivo felizes em casa. Crédito da foto: Freepik

Diversas vantagens no House Wedding

Além disso, caso você e seu amor não possuam um espaço tão grande para receber seus convidados em casa, o modelo de cerimônia house wedding também pode ser aplicado de uma outra forma.

Apesar de ser o costume e a maioria dos casos, não é uma obrigação, então não necessariamente o evento precisa ser na casa dos noivos ou familiares, mas a decoração é feita com itens do casal mesmo. Como se fosse uma representação da casa no evento como um todo!

Por fim, o casamento em casa traz mais uma flexibilidade: você não precisará seguir os protocolos mais rígidos de uma cerimônia na igreja ou no cartório.

Ou seja, você poderá criar este momento da maneira que você sempre sonhou, de acordo com a personalidade do casal. E, para quem tem pets é uma ótima maneira de incluí-los neste dia tão aguardado!

Mas talvez a grande vantagem para quem faz um casamento em casa é a possibilidade de aproveitar ao máximo a companhia dos convidados, que será intimista e muito especial.

Portanto, a cerimônia é mais aconchegante que os demais modelos!

Confira aqui os destinos internacionais mais românticos para passar a sua lua de mel.

Welcome board at wedding reception in a garden.

Casamento em casa: de olho em todos os detalhes!

A seguir, confira todos os segredos para fazer um casamento lindo e com jeitinho de casa, conferindo todos os detalhes.

Muitas vezes, o house wedding possui um estilo que, muitas vezes, é confundido com um casamento rústico. A similaridade está nos objetos pessoais constantes e na decoração como um todo.

Portanto, se o casal tem um estilo mais retrô ou rústico, é bem possível que o casamento receba estes traços.

E já que não precisarão alugar um salão ou espaço e economizarão com isso, os noivos poderão investir em uma decoração especial, além de terem total liberdade para contratar fornecedores de buffet, bebidas, flores, entre outros.

Além disso, o mais interessante é que, mesmo quem não tem um espaço grande em casa, pode aderir a tendência do House Wedding.

Para isso, basta levar objetos pessoais dos noivos para decorar o espaço, como porta-retratos com fotos, cordões de luzes com fotos estilo polaroid, objetos que pertenceram aos avós dos noivos ou lembranças de quando cada um era crianças, etc.

Isso traz um conceito bem pessoal e íntimo – e faz sucesso tanto entre os familiares quanto com os amigos, que conhecem um pouco mais dos amigos que vão dizer “sim”.

Além disso, lousa e giz dão as boas vindas de forma simples e moderna.

Jardim com mesas e cadeiras, decoradas com velas e flores. Gato preto e branco passando na grama. Crédito da foto: Freepik

Como organizar o melhor casamento em casa?

Apesar de parecer mais simples, organizar um house wedding também tem suas peculiaridades. Por isso, é fundamental contratar um produtor de eventos ou um cerimonial para cuidar de todos os detalhes.

Considerando o estilo mais intimista e aconchegante, é importante que os demais detalhes do evento conversem entre si.

Ou seja, de nada adianta optar pela realização de um house wedding se o seu buffet estará no extremo oposto do estilo.

Neste caso, opte por alimentos que tragam consigo este ar mais de aconchego, que lembre a “comida de mãe”, sabe? É possível ter elegância e sofisticação mesmo nas escolhas mais simples. Mas não se preocupe, pois iremos falar melhor disso mais abaixo!

Agora, que tal conferir dicas para realizar seu sonho de ter uma linda cerimônia de casamento, com um toque pessoal e gastando bem menos?

Continue lendo!

casamento em casa

Casal feliz no dia do seu casamento, na frente da casa. Crédito da foto: Freepik

House Wedding: veja como fazer um casamento em casa!

1) Decoração com o estilo dos noivos

Primeiramente, pense na decoração! Sabe quando convidamos alguém para nos visitar em casa e a pessoa diz “essa casa tem a sua cara”? Pois é essa sensação que o casamento em casa deve dar!

É exatamente isso que o House Wedding propõe, uma vez que é realizado na casa dos noivos ou dos seus familiares. Dessa forma, a decoração deve seguir o estilo do casal.

Ter objetos pessoais no local em que a cerimônia acontecerá é uma maneira de se aproximar dos convidados. Fotos, objetos simbólicos, gostos pessoais dos dois, flores específicas, luzinhas, itens com significado para ambos, etc.

Portanto, na hora de decorar o espaço, imagine que está apresentando sua personalidade para aqueles que estão partilhando de um momento tão especial.

Ah! Não tem problema nenhum ter vários tipos de mesas e cadeiras. Aliás, essa ideia de ser improvisado e de casa é exatamente o charme do casamento em casa, portanto muito bem-vinda!

Pense na mobília!

Uma das vantagens de fazer um house wedding é poder incluir móveis da sua própria casa na comemoração, o que dá um toque mais especial. Um aparador pode servir para a cerimônia, por exemplo.

No entanto, é preciso ter em mente que alguns mobiliários precisarão ser locados, dependendo da estrutura da sua casa, como sofás e puffs para fazer um lounge, cadeiras ou bancos para a cerimônia e mesas extras para acomodar todos os convidados.

Já para a mesa, que tal criar mesas coletivas? Elas são ótimas, pois trazem mais união entre todos os convidados. E as mesas de madeira ficam lindas. E para a decoração ser mais descontraída, dispense a toalha de mesa, use apenas um tecido no centro.

A iluminação ao ar livre

As luzes são mais um elemento decorativo e transformador. Portanto, você pode usar soluções que garantem um clima mais intimista e natural com luzes suaves, como a luz de velas, lamparinas, candelabros ou os famosos varais de luzinhas, bem populares nos casamentos atuais.

O importante é proporcionar um ambiente romântico e acolhedor!

casamento em casa

Jardim com gramado no quintal de uma casa, com um arco com flores montado para um casamento, uma cerquinha branca e diversas cadeiras de madeira clara dispostas em fileiras. Crédito da foto: Freepik

2) Casamento em casa: aposte na decoração sustentável

Não é porque seu casamento será em casa que sua festa não merece uma belíssima decoração! Para quem vai fazer a cerimônia no jardim ou área externa, por exemplo, é possível decorar um pergolado com flores que fica incrível!

Outra opção é montar um belo arco floral para o local da cerimônia. O estilo de decoração Garden (usada em jardins, ambientes ao ar livre e quintais) é perfeito para house weddings.

Além disso, se você tem piscina em casa, é possível realizar uma belíssima decoração com velas ou até uma plataforma sobre ela para o cortejo.

A sustentabilidade está em alta

A sustentabilidade é um dos principais lemas do momento, e pode se tornar uma inspiração para montar uma decoração incrível para sua festa de casamento.

Nas mesas, ao invés de gastar com vasos, você pode apostar em garrafas de diferentes estilos para distribuir as flores pelo ambiente.

Do mesmo modo, a iluminação da pista de dança pode ser reforçada com os piscas-piscas usados no Natal e as lâmpadas velhas podem se tornar lindos arranjos de flores flutuantes.

E se a pista de dança também for no gramado, não se esqueça de alugar um tablado para proteger o solo, e ainda, evitar que suas convidadas prendam os saltos na grama, por exemplo.

Use sua criatividade!

casamento em casa

Buffet de comidas para casamento. Crédito da foto: Freepik

3) Pense em como será o buffet do seu casamento em casa

Continuando nossas dicas, o casamento em casa é algo que deve estar representado em todos os detalhes, inclusive no buffet. Portanto, a parte gastronômica tem um papel fundamental nas cerimônias, não importa o estilo.

No caso do house wedding, é comum que os noivos sirvam um almoço, jantar ou até mesmo um charmoso brunch para os convidados.

E uma das características mais marcantes de um casamento em casa é a simplicidade aconchegante que o evento adquire. Sabe aquela “comida de mãe”, caseira e com memória afetiva que lembra o lar, a infância, etc? Então, é exatamente essa a proposta!

Por exemplo, pratos como strongonoff, massas, saladas ou sopas, que são opções mais práticas e que agradam a praticamente todos os gostos.

Portanto, não precisa de comidas muito extravagantes para essa ocasião, já que um buffet muito sofisticado não conversará tão bem com a proposta do evento quanto opções com estilo caseiro. Mas é claro que não é proibido, pois no casamento o que importa é a vontade e felicidade dos noivos!

Para fazer uma boa escolha de menu, considere a facilidade dos seus convidados em fazer a degustação no espaço disponível.

O que é brunch?

Acredita-se que o brunch, uma mistura de café da manhã e almoço, tenha surgido na Inglaterra, no século 19.

Os adeptos dessa refeição eram, em geral, pessoas que amavam uma festa e que, por isso, nunca acordavam para o café da manhã. Ao mesmo tempo, por terem acabado de acordar, não se sentiam confortáveis de comer algo muito pesado.

Sendo assim, o brunch é a mistura do café da manhã com o almoço. Daí a palavra, originária da junção, em inglês, de “breakfast” e “lunch”.

Em casamentos, o brunch é uma refeição mais informal. Você pode optar por tortas, frutas, bolos, cupcakes, lanches de metro, salgadinhos, pães, antepastos, frios, suco, chá, café e saladas.

O segredo é optar sempre por um menu democrático, relativamente “simples” e que agrada a todas as idades.

E os docinhos?

A tradicional mesa de doces também tem seu espaço nos casamentos em casa e são itens mais fáceis de economizar, pois você pode limitar a variedade na mesa.

Por outro lado, alguns casais também optam por fazer uma bela mesa de sobremesas. Nestes casos, dá até para incluir aquele doce que sua avó faz e todo mundo da família adora!

Decoração de casamento nas mesas com flores, velas e tenda com luzinhas. Crédito da foto: Freepik

10 dicas para organizar seu casamento em casa

4) Cuidado com a chuva! Previna-se

Essa dica de organização de casamento em casa é especial para quem irá realizar a cerimônia num espaço aberto, como um grande jardim, por exemplo.

Caso a sua residência possua um grande espaço aberto e você queira utilizá-lo – e considerando que o tempo pode virar a qualquer momento -, aqui vale a preocupação de alugar toldos ou tendas para um possível dia de chuva.

Assim nem os noivos e nem os convidados tomarão chuva, além de não estragar toda a decoração e molhar as mesas.

5) Pense em ter um gerador de energia

Do mesmo modo, outro imprevisto que pode acontecer na festa é a falta de energia. Afinal, já pensou faltar luz ou queimar um disjuntor bem no seu grande dia? Pois é!

Imprevistos acontecem, mas não significa que eles precisem afetar sua festa de casamento. Por isso, este é um detalhe imprescindível que poderá salvar a festa.

Portanto, para o caso de faltar luz, bem no dia e horário da cerimônia, é bom ter um gerador. Considere isso com carinho!

Pessoas segurando taças fazendo um brinde com champanhe. Crédito da foto: Freepik

6) Casamento em casa: converse com seus vizinhos

Realizar um casamento em casa criará algum (provavelmente muito) tumulto que, poderá perturbar a tranquilidade dos seus vizinhos.

Portanto, a melhor dica para que não haja nenhum problema no dia do enlace é conversar, antecipadamente, com as pessoas que moram no entorno para contar com a compreensão de todos.

Então, é recomendado que você converse com seus vizinhos e avise-os sobre o evento. Explique que será uma comemoração especial, e por isso, poderá haver certo tumulto e barulho naquele dia.

Aqui vale, inclusive, pedir certa paciência para as possíveis reclamações. Se o número de vizinhos não for grande, vale até convidá-los!

7) Casamento em casa? Mas, dia da noiva bem longe das preocupações

No seu grande dia, a noiva precisa ficar longe de qualquer organização.

Afinal, tudo o que uma noiva não precisa é se estressar no seu grande dia, não é mesmo?

Além disso, muito provavelmente, os problemas que surgirem em cima da hora não poderão ser contornados pela noiva.

Dessa forma nem vale a pena a “ruguinha” de preocupação. Por isso, o ideal é que ela não esteja se arrumando no mesmo local de seu casamento, evitando quaisquer preocupações que possam surgir nos momentos que antecedem o “eu aceito”.

Então, recomendamos que o dia da noiva seja realizado num salão de beleza, num SPA ou até na casa de uma das madrinhas, por exemplo.

Tudo o que a noiva deve fazer nesse dia é relaxar e curtir o momento, afinal certamente será um momento que ficará na memória!

casamento em casa

Casal de noivos no dia do seu casamento. Crédito da foto: Freepik

House Wedding: 10 dicas incríveis para organizar um casamento em casa

8) Planeje a logística dos banheiros

Realizar uma festa em casa exige alguns cuidados, em especial, na oferta de banheiros para seus convidados. Se for possível, ter um banheiro feminino e um masculino é o ideal.

Porém, a preocupação mesmo deve estar em conseguir atender, com rapidez, os convidados e evitar aquele aspecto de “banheiro de bar” no final da noite. Portanto, deixe tudo arrumadinho!

Além disso, ter espaço para todos não é apenas o único detalhe a ser levado em conta. De nada adianta ter um amplo espaço, mas com poucos banheiros.

Por isso, para festas de grande porte com muitos convidados, indicamos aluguel de banheiros químicos para dar um reforço. Caso queira dar um toque especial, você pode decorá-los na temática da festa.

9) Pense na grama

Novamente, essa é uma recomendação para quem irá realizar o House Wedding num espaço externo.

Pense em todos os detalhes, inclusive na grama. É interessante ter um tablado sobre a grama para montar a pista de dança, por exemplo, porque, além de proteger o gramado, você evita o desconforto para as convidadas que forem de salto fino.

Você também pode decorar com luzes, pétalas de flores, vasos floridos, entre outros.

Casal feliz se beijando na frente de sua casa. Crédito da foto: Freepik

10) Casamento em casa: qual é o dress code?

Por último, mas não menos importante, o dress code! Como uma festa de casamento em casa demanda mais descontração, isso também se aplica para as roupas.

Sendo assim, é válido optar por um dress code menos rígido e formal. Nesse caso, muitas noivas optam por vestidos em tecidos mais leves e fluídos, como o chiffon, musseline, crepe ou seda.

Os vestidos costumam seguir uma modelagem mais “sequinha”, com o corte imperial ou no estilo sereia. O tamanho midi é perfeito para uma festa em casa!

Com relação ao véu, muitas noivas optam por não usar ou escolhem modelos mais curtos ou até mesmo o voilette. A dica é investir em um belo acessório para o cabelo!

Em um casamento em casa, isso também vale para os noivos. Ou seja, os noivos geralmente optam por usar roupas mais leves e sem um visual excessivamente formal. Esse estilo mais descontraído conversa muito bem com esse contexto!

Por fim, como muitos house weddings acontecem durante o dia ou ao entardecer, muitos noivos escolhem modelos de terno em cinza, cinza chumbo ou azul bic. Ficam super elegantes!

Vasos com flores e decoração em cima da mesa, com fundo pra o quintal. Crédito da foto: Freepik

Como escolher os convidados do House Wedding?

Como estamos falando de um casamento menor do que os tradicionais, a sua lista de convidados também precisará de um cuidado extra.

Aqui, a dica é selecionar somente as pessoas mais próximas e que, de fato, são importantes para a história do casal. Ou seja, convide para o seu casamento apenas as pessoas mais queridas e próximas, que fazem parte do dia a dia. Isso inclui, pais, avós, irmãos e amigos mais chegados.

Em outras palavras, você deverá seguir o mesmo pensamento de um mini wedding: limite-se a chamar de vinte a cinquenta convidados para a cerimônia. Não se esqueça!

Quanto a acompanhantes e filhos adolescentes, sejam francos com os convidados

Não é necessário convidar filhos adolescentes ou adultos dos convidados. O mesmo vale para namoros recentes ou paqueras dos seus amigos.

Explique para os amigos que o número restrito de convidados não permite convites extensivos. Eles entenderão que são importantes para o casal e provavelmente respeitarão a escolha.

casamento em casa

Casal elegante se abraçando no interior de uma casa. Crédito da foto: Freepik

O não podem faltar em uma festa de casamento em casa?

Já sabemos que uma festa de casamento é um momento mais do que especial na vida dos noivos, da família e dos amigos.

Não importa qual é o tipo de festa de casamento, desde festas super elaboradas até house weddings, existem alguns itens que são indispensáveis.

Por isso, fizemos uma lista com 10 coisas que não podem faltar em uma festa de casamento para você se inspirar!

Mesmo que você não ache todos os itens essenciais porque sua festa é menor ou porque você não gosta de uma coisa ou de outra, com certeza, se identificará com grande parte da lista.

Vamos conferir?

1. Boa música e que tenha significado para a história do casal

Que a música é uma linguagem universal, todo mundo sabe. E é claro que a sua festa de casamento, seja ela como for, precisa ter música boa!

Além disso, a trilha sonora deixa a hora de oficializar a relação ainda mais emocionante.

Lembrando que músicas boas em um casamento são aquelas que refletem a personalidade dos noivos e, ao mesmo tempo, agradam os convidados.

Sabe aquela música do primeiro filme que assistiram juntos ou a canção que tocava durante o primeiro beijo, ou ainda alguma que marcou a relação de vocês? Essas podem ser alternativas marcantes esse momento.

Confira algumas sugestões abaixo:

1. Pra sonhar – Marcelo Jeneci

2. Velha infância – Tribalista

3. Você é linda – Caetano Veloso

4. Minha felicidade – Roberta Campos

5. Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos

6. Coisa Linda – Tiago Iorc

7. Thinking out loud – Ed Sheeran

8. Come away with me – Norah Jones

9. (They long to be) Close to you – Isabella Taviani & Dionne Warwick

10. The way you look tonight – Rod Stewart

2. Casamento em casa precisa ter personalidade!

Falando em personalidade, esse é outro item essencial na sua festa. Ela deve marcar presença durante o evento e será refletida na escolha dos detalhes.

Lembre-se: a festa é um momento muito importante para os noivos e deve ter a cara deles.

Bolo branco de casamento, decorado com flores e macaroons. Crédito da foto: Freepik

3. Não se esqueça do bolo

Do mesmo modo, o que definitivamente não pode faltar é o bolo para o corte dos noivos!

É claro que não precisa ser um bolo de 10 andares, mas uma festa de casamento sem bolo não é uma festa de casamento, não é mesmo?

Então escolha seu sabor favorito e vá em frente!

4. Pense no conforto dos convidados

Saber receber bem os seus convidados é mostrar que você se importa com eles e fica feliz por terem aceito o convite para participar de um grande momento em sua vida.

Portanto, em sua festa de casamento em casa, jamais deixe o conforto de lado! Utilize almofadas, puffs, cadeiras confortáveis, entre outros detalhes.

5. Emoção e alegria são itens fundamentais para o seu casamento em casa

O que seria de uma festa de casamento se não fossem os sentimentos bons?

Deixe a festa fluir com naturalidade para que a emoção e alegria se façam sempre presentes. Com certeza, o seu casamento em casa será um momento inesquecível!

Wedding Ceremony with flowers outside in the garden. Foto Freepik 

6. Flores para enfeitar o seu casamento em casa

Não poderíamos deixar de citas as flores, afinal elas têm o poder de enfeitar e dar vida ao ambiente, além de serem muito românticas!

Portanto, nada melhor do que lindos arranjos de flores para celebrar o amor e tornar o casamento mais bonito e alegre!

Escolha as suas flores preferidas e faça com que elas estejam presentes em sua festa de casamento.

7. Pense em um discurso emocionante

O discurso é super importante durante a cerimônia e faz toda a diferença, porque torna o momento muito mais emocionante e sentimental.

Mas, é claro que o discurso não deve ser nem muito curto e nem muito longo. Pensem bem no que querem dizer!

Resumindo, é a oportunidade de declarar publicamente o amor e agradecer os convidados pela presença, apoio e amizade.

Veja abaixo algumas ideias de frases para utilizar no seu discurso de casamento e incrementar essa data tão especial:

“Amar é mudar a alma de casa, é ter no outro, nosso pensamento.” (Mário Quintana)

“Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor… Lembre-se: se escolher o mundo, ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele você conquistará o mundo.” (Albert Einstein)

“Sem o mistério do amor, a vida não teria graça.” (Moacyr Scliar)

“A vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores.” (Augusto Cury)

“O amor não força nada, ao contrário, ele abre caminho.” (William P. Young)

“Eu sei que tudo que Deus faz durará eternamente.” (Eclesiastes 3:14)

“As muitas águas não poderiam apagar este amor, nem os rios afogá-lo.” (Cânticos 8:7)

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.” (1 Coríntios 13:4)

casamento em casa

Bandeja com vários doces. Crédito da foto: Freepik

8. Doces: sinônimos de alegria

Todos nós sabemos que festas precisam de doces. E o casamento é uma ocasião muito doce, portanto, nada mais adequado, afinal os doces são sinônimos de alegria!

Quanto mais variedade, melhor, mas você também apostar no básico se sua festa for menor.

Você pode apostar em Cupcakes, brigadeiros, beijinhos, bem-casados, salada de frutas, casadinhos, etc.

Sendo assim, ainda têm a opção de brigadeiro em potinhos decorados, que estão super na moda e são bem práticos e baratos de fazer!

9. Um brinde aos noivos!

Da mesma forma, o brinde de casamento é fundamental! E que horas fazer o brinde? Uma boa hora para fazer o brinde é logo após o discurso.

Nesse caso, as taças precisam estar impecáveis e, claro, o fotógrafo deve estar preparado para registrar um dos momentos mais emocionantes da festa.

E quem é que faz o brinde? Para o brinde normalmente existem três opções: somente noivos; noivos e pais (neste caso pode-se incluir os irmãos); noivos, pais e padrinhos.

Sempre é preciso analisar o espaço que terá disponível no local onde este brinde será feito, para que fique confortável para todos.

Sendo assim, o discurso inicial é feito pelos noivos, agradecendo a presença de todos e dividindo a alegria deste dia tão especial.

Logo após, quando temos pais, padrinhos ou amigos fazendo o discurso, eles normalmente fazem votos de felicidade aos noivos e direcionam o mesmo para o casal, sobre a vida nova.

Porém, é preciso tomar cuidado com a duração. Se estender muito o tempo, acaba atrapalhando o tempo do buffet e consequentemente de outras atrações da festa.

Ah, por último é bom lembrar sempre de evitar histórias constrangedoras, piadas internas, ex-namoradas(os), etc.

 casamento em casa

Guirlanda em formato de corações brancos, escrito “just married” (“recém-casados”), pendurada em duas árvores. Crédito da foto: Freepik

10. Ritual do buquê

Por último, o ritual do buquê! Esse é o momento que a noiva vai jogar o buquê – e é um dos mais esperado entre as convidadas.

Nesse ritual, as mulheres fazem de tudo para pegá-lo e, muitas vezes, até caem no chão! Tudo isso por conta do seguinte ritual: a mulher que pegar o buquê será a próxima a casar.

E não é de hoje que esse ato é realizado em todos os casamentos, então se não quiser fugir da tradição, reúna as convidadas solteiras e faça o ritual!

Além disso, esse é um dos momentos mais divertidos da festa de casamento!

Como surgiu o costume de jogar o buquê?

Na Idade Média, havia uma prática muito comum no dia do casamento: as mulheres solteiras cortavam um pedaço do vestido da noiva para trazer sorte em encontrar um futuro marido.

Porém, ao passar do tempo, as francesas perceberam que não era muito legal cortar um pedaço de tecido de um vestido tão lindo e procuraram um outro método para simbolizar esse ritual.

No século 16, a França determinou que a melhor maneira era utilizar um acessório da noiva para ser entregue às amigas solteiras. Foi então que surgiu a tradição de jogar o buquê de noiva para as convidadas!

 casamento em casa

Casamento ao ar livre, com luzes e convidados segurando velas, com noivos ao centro passando. Crédito da foto: Freepik

Casamento em casa: conclusões

Por fim, a grande importância do casamento é o amor que vibra em sua mais alta frequência!

O casamento é um dia que poderia ser apenas mais um dia comum, mas que foi escolhido para que todos se focassem em um único propósito, que é fortalecer a união entre duas pessoas, que irão crescer e se ajudar pelo resto de suas vidas.

Então, o importante é se divertir e celebrar o amor… Afinal, o casamento é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher!

Um casamento não é um substantivo; é um verbo. Não é algo que você consegue. É a maneira como você ama seu parceiro todos os dias.

Gostou dessas dicas para realizar o seu casamento em casa? Pensando em aderir à tendência?

Temos certeza de que, seguindo as nossas dicas e pensando em todos os detalhes, o seu casamento em casa será perfeito e inesquecível!

Agora que você já conferiu nossas dicas incríveis para organizar um casamento em casa, veja também: