Você vai se casar, mas está um pouco perdida sobre o que fazer para começar a organizar o casamento? Então calma que esse artigo é para você!

Confira 10 dicas para organizar o casamento de maneira prática e objetiva. Afinal de contas, todos nós sabemos que ser noiva não é uma tarefa fácil, principalmente quando pensamos em planejar esse evento, que é um dos maiores projetos da vida de um casal.

Mas com um pouco de planejamento é possível sim organizar um casamento perfeito! Mas como fazer isso? Por onde começar? Será que o dinheiro vai dar para fazer uma festa? Será que vai sair tudo do jeito que sonhei?

Sabendo dessas questões, preparamos uma série de dicas para você saber por onde começar a organizar o casamento.

Publicidade

Afinal, são muitas coisas e detalhes para pensar e a principal delas é o orçamento. Então se você quer saber como organizar o casamento, continue lendo este artigo!

organizar o casamento

Noivos dançando no salão, em seu casamento. Crédito da foto: Freepik

Confira 10 dicas para começar a organizar o casamento

  1. Decida se quer mesmo uma festa de casamento
  2. Escolha uma data
  3. Escolha o estilo e o local do seu casamento
  4. Defina seu orçamento
  5. Faça a lista de convidados
  6. Faça sua lista de presentes de casamento
  7. Considere contratar uma cerimonialista
  8. Contrate os fornecedores principais
  9. Pense na lua-de-mel
  10. Escolha seu vestido, o terno e os detalhes

1. Decida se quer mesmo uma festa de casamento

Antes de mais nada, sente para uma conversa honesta com o seu amor. Pergunte a ele ou ela se uma festa de casamento é realmente um sonho. Se organizar o casamento for o seu sonho, deixe isso claro.

É importante deixar tudo o mais transparente possível porque planejar uma festa é algo que envolve dedicação e dinheiro. Cheguem a um acordo de como será a festa e qual o teto do orçamento.

Sabemos que organizar a parte financeira não é fácil! Afinal, é preciso pagar pela casa nova (se ainda não moram juntos), pelos gastos fixos do dia a dia, o casamento completo e mais lua de mel… É muita coisa!

E a única forma de não se perder nas contas é por meio do planejamento financeiro. Antes mesmo de começar a organizar o casamento, faça as contas e veja se é possível investir uma boa quantia na festa que você deseja.

Publicidade

Se está faltando dinheiro, que tal esperar mais um pouco e começar a guardar dinheiro? Peça a opinião do seu noivo em tudo que for fazer e peça para que ele faça a mesma coisa por você.

A comunicação é a única forma de garantir o casamento dos sonhos. Portanto, jamais deixe o diálogo pra depois!

Além disso, dividam as contas a pagar. Não deixe que um se acabe nas dívidas de casamento enquanto o outro continua gastando com futilidades.

Esse é o primeiro passo para não começar tudo no meio da confusão!

2. Escolha uma data para a cerimônia de casamento

A escolha da data é o primeiro passo que você tem que dar depois de decidir fazer uma festa, pois os preços podem variar muito de acordo com o mês escolhido.

Além disso, se a questão for economizar, escolha meses como julho ou agosto, que costumam ser menos procurados.

Publicidade

Por outro lado, se a data for mais importante do que o dinheiro, prepare-se para negociar meses mais disputados como setembro, janeiro e maio.

3. Escolha o estilo e o local do seu casamento

Antes de escolher vestido e buffet, pense junto com seu noivo o que vocês desejam para a festa do casamento. É preciso ter um olhar mais abrangente, inclusive levando em consideração o orçamento disponível.

O local que vocês sonham em se casar é um sítio ou chácara? Então é melhor pensar em organizar um casamento mais rústico, por exemplo. Pensar em termos gerais é importante para ter exata noção do que vocês querem.

Saiba que cada detalhe escolhido fará a diferença,  como toalhas, cortinas e arranjos que transmitam muita personalidade e estilo.

Confira aqui nosso artigo especial sobre decoração para casamentos, com dicas e tendências para 2021.

Organizar o casamento: Lembre-se das lembrancinhas!

Depois que tiver escolhido o local e decoração, pense nas lembrancinhas de casamento. Elas são um símbolo de gratificação e felicidade, que os noivos encontram para agradecer a presença dos convidados na festa de casamento.

Veja algumas opções de lembrancinhas: vasinhos de flores (como suculentas), aromatizantes, chinelos, velas, sabonetes, garrafinhas de bebida ou então docinhos clássicos como bem-casados, etc. Estas são ótimas opções, que nunca saem de moda!

4. Defina o orçamento para a festa de casamento que você está organizando

Agora que já está decidido que vocês irão organizar o casamento, que tipo de casório querem e quando será, é hora de colocar um limite de gastos para a festa.

Defina onde você pretende aplicar mais dinheiro, se é no local ou no buffet, por exemplo. Faça uma busca superficial sobre preços para não acabar gastando muito mais ou muito menos do que o normal.

Definido o orçamento, tente não adicionar gastos extra.

5. Organizar o casamento: faça a lista de convidados

A lista de convidados depende de todos os fatores acima, mas, principalmente, do orçamento. O tamanho do casamento afeta diretamente os gastos, então é importante ter certeza de quantas pessoas vocês poderão convidar diante do orçamento determinado.

Se for preciso, corte convidados mais distantes, já que é importante não começar sua vida de casada com dívidas, certo?

Decoração para casamento. Crédito da foto: Freepik

6. Organize a lista de presentes do seu casamento

Não sinta vergonha de fazer uma lista de presentes de casamento. É importante definir isso porque seus convidados estarão esperando para presentear vocês dois.

Tentem preparar uma lista abrangente, que tenha presentes mais baratos, para quem não tem tanta grana e presentes mais caros, para quem quer gastar mais dinheiro com vocês.

Mas não deixe de fazer a lista, viu? Ela deve ser feita com bastante antecedência para que vocês consigam divulgá-la entre os convidados.

7. Durante a organização do casamento, considere contratar uma cerimonialista

Organizar o casamento não é uma tarefa fácil, como já falamos. São muitos os detalhes e é por isso que o serviço de cerimonial é algo tão essencial.

Se o seu orçamento permitir, contrate uma cerimonialista para te ajudar ao longo dos preparativos. Mas, se a grana estiver curta, tente ao menos ter uma cerimonialista contigo no dia do casamento.

É ela quem vai saber te ajudar e organizar as coisas como ninguém, afinal de contas, é uma profissional preparada para isso.

8. Contrate os fornecedores principais

Se você contratou uma cerimonialista, ela vai estar ao seu lado neste momento. Se não é esse o caso, faça uma lista dos principais fornecedores que você precisará contratar: local, buffet, carro, trajes, mesas e cadeiras, celebrante, e vá entrando em contato com todos para pedir orçamento.

Depois de ter os orçamentos, comece a contratá-los logo. É normal que os profissionais bons de verdade tenham a agenda lotada, por isso garanta logo sua data.

Organizar o casamento – 9. Pense na lua-de-mel

Não se esqueça de pensar no momento pós-casamento, que será quando você irá, enfim, relaxar ao lado do seu amor. Separe uma grana para dar um passeio, nem que seja algo simples, em uma cidade vizinha.

Tire uns dias de folga, curta seu amor e relembre seu casamento com muito carinho!

Confira aqui os destinos internacionais mais românticos para a sua viagem de Lua de Mel.

10. Escolha seu vestido, o terno e os detalhes

Depois de definido lugar e data, você já pode começar a olhar os vestidos. Se for verão, aposte em mangas curtas. Se for inverno, pense em um casaco ou echarpe.

O mesmo serve para o noivo, padrinhos e madrinhas. Por mais que sejam muito especiais, é importante escolher trajes que também estejam dentro do orçamento.

Primeiramente, lembre-se que o vestido de noiva tem que ter a sua cara! É aquele que faz nossos olhos brilharem e a gente se emocionar!

Avalie seu tipo físico, mas também considere alguns pontos, como conforto e bem-estar. Dessa forma, você excluirá aqueles modelos que não têm nada a ver com a sua essência. Pode acreditar, será muito mais fácil achar o vestido ideal!

Leve em consideração também a data, o local e a época do ano em que será o casamento. Afinal, talvez um vestido bufante não combine com um casamento em uma chácara, né? Às vezes, apostar no simples e atemporal é a melhor forma de acertar!

Uma coisa é certa: o vestido ideal te fará sentir confiante, bonita e feliz. E, além de escolher o seu vestido, não se esqueça do penteado também.

Pode ser com o cabelo solto, semi preso ou preso (como o coque, por exemplo. Existem também várias opções com tranças, super lindas e delicadas.

A aparência da noiva é muito pessoal, vai do gosto e estilo de cada uma. Escolha um penteado e make que combine com o seu vestido e também com o ambiente da festa!

Organizar o casamento – Dica extra! Prepare os seus votos de casamento

Em todo filme ou livro romântico, um dos momentos mais emocionantes da trama é a parte em que o casal principal faz lindas declarações de amor.

É nessa hora que quem está acompanhando a história chora e deseja toda a felicidade do mundo para eles.

Esse sentimento é exatamente o mesmo que vivenciamos durante os votos de casamento, principalmente quando se trata de pessoas queridas para nós.

Nossa dica é: não deixe para começar a escrever minutos antes da cerimônia. Os votos são importantíssimos para o casamento.

Portanto, escrever dias (ou até meses) antes da festa é fundamental. Tudo precisa ser revisado, bem elaborado e editado várias vezes, de forma que cada palavra tenha um significado diferente para vocês.

organizar o casamento

Casal de noivos abraçados. A noiva sorri e segura um buquê de flores. Crédito da foto: Freepik

Como organizar o casamento

Acima de tudo, seja organizada. Anote tudo. Guarde orçamentos. Pense bem antes de fechar com qualquer fornecedor. E primordialmente: pesquise! A internet é a sua maior aliada.

O grande dia finalmente chegou? Temos algumas dicas!

  • É hora de seguir a rotina definida e aproveitar o dia de princesa que você organizou. Você merece!
  • Sabemos que é difícil, mas tente dormir pelo menos 8 horas, porque é muito importante descansar!
  • Não pule refeições e se alimente corretamente. Você não vai querer desmaiar no altar, certo?
  • Fique ao lado das pessoas que você ama e aproveite muito.
  • Se a ansiedade bater, o que é perfeitamente normal, mantenha contato com o noivo via mensagens.
  • Prepare uma pequena surpresa ao noivo/noiva! Envie um pequeno presente, bilhete ou flor. Um pequeno gesto pode aliviar toda a ansiedade e arrancar um sorriso de quem você ama!
  • Trocar presentes com os pais é legal também!
  • Siga as instruções das maquiadoras e cabeleireiras e nunca mude de ideia de última hora! Siga aquilo que você aprovou anteriormente.
  • Evite atrasos! É chique a noiva se atrasar até 20 minutos, só que mais do que isso pode incomodar os convidados e até mesmo o seu noivo que está plantado no altar super ansioso.
  • Acima de tudo: divirta-se, sorria, converse com seus amigos e familiares e aproveite ao máximo seu dia!

Por fim, esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e siga todas as 10 dicas acima de como organizar o casamento de maneira prática e eficiente. Assim, você poderá curtir e aproveitar o grande dia muito mais tranquila e segura!

Afinal, esse é um momento super aguardado na vida de várias mulheres – que sonham com esse dia desde pequenas -, e por isso deve ter tudo para ser incrível e especial!

Continue acompanhando o Mil Dicas de Mãe para mais conteúdos e até a próxima!