Conseguir organizar festa de aniversário do bebê, principalmente a de um aninho, pode ser desafiador para muitos pais. Por isso, a equipe do Mil Dicas de Mãe preparou este guia completo com tudo o que você precisa para poder fazer a festinha de uma forma mais tranquila e organizada.

A seguir, você terá acesso a um verdadeiro passo a passo. Não deixe de conferir!

Leia mais: Receitas de Bolo de Aniversário: Simples e deliciosas!

Como organizar festa de aniversário do bebê

Bebê sorrindo no seu aniversário. Foto: Canva.

Publicidade

Passo a passo para organizar festa de aniversário do bebê

Para começar a organizar festa de aniversário do bebê, você pode considerar alguns pontos que costumam auxiliar em diferentes tipos de festinhas, como vemos a seguir:

  1. Determine o orçamento;
  2. Escolha a data e o horário;
  3. Escolha o local;
  4. Decida o tema;
  5. Faça a lista de convidados;
  6. Envie os convites;
  7. Planeje o cardápio;
  8. Organize a decoração;
  9. Planeje atividades;
  10. Escolha o bolo;
  11. Compre lembrancinhas;
  12. Planeje a música;
  13. Contrate ajuda, se necessário;
  14. Crie um cronograma.

Basicamente, esse passo a passo já irá ajudar na hora de organizar a sua festinha da melhor forma. Porém, você não precisa parar por aqui. Continue lendo para entender melhor cada um desses passos e, assim, poder colocar tudo em prática com mais facilidade. Vamos adiante!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Como organizar festa de aniversário do bebê: Determine o orçamento

Antes de comprar qualquer item decorativo ou encomendar aquele bolo que você amou, lembre-se de que determinar qual será o orçamento da festa é muito importante. Esse orçamento ajuda na hora de economizar e evitar aquelas comprinhas mais impulsivas que podem ocorrer quando nos deparamos com opções de decoração, comidinhas saborosas, etc.

Inclusive, sempre ressaltamos, aqui no Mil Dicas de Mãe, a importância de reservar cada parte do orçamento para alguma demanda específica. Por exemplo, 10% será focado nas lembrancinhas, 30% nas comidinhas, e assim por diante. Isso também ajuda a manter a organização de todo o dinheiro investigo.

Leia mais: Feliz aniversário meu príncipe Tumblr – Mensagem de aniversário!

Como organizar festa de aniversário do bebê

Adultos festejando o aniversário do bebê. Foto: Canva.

Publicidade

2. Escolha a data e o horário

Escolher um bom dia para comemorar o aniversário também é importante. E o que seria um bom dia? Seria em um momento mais próximo da data do aniversário de fato, mas em um dia da semana mais interessante para todos os convidados.

Olhar a previsão do tempo também pode ajudar na hora de definir a data, embora saibamos que o tempo possa mudar quando a projeção é muito para frente.

O horário deve ser baseado no que você deseja oferecer aos convidados. Por exemplo, uma festinha no fim de tarde pode exigir uma alimentação praticamente completa, por ficar mais próximo da janta. Já no início da tarde, pode ser ideal oferecer alimentos mais leves e fáceis de consumir, pois as pessoas terão saído há pouco do almoço.

3. Como organizar festa de aniversário do bebê: Escolha o local

Escolher bem o local é essencial para organizar festa de aniversário do bebê. Lembre-se de que precisa ser um ambiente seguro para crianças pequenas, já que, possivelmente, você convidará os bebezinhos da creche do seu filho, não é mesmo?

Além disso, considere escolher um local cujo espaço seja interessante para os convidados. Nem muito grande, para não “dispersar” todo mundo, nem muito pequeno, a ponto de tornar incômodo a proximidade entre mesas e pessoas.

Leia mais: Festa infantil: Temas, confira ideias para comemorar com estilo

Publicidade

4. Decida o tema

Ter um tema para a festinha ajuda, e muito, na hora de selecionar cores, itens decorativos, roupinha da criança, entre outros fatores. Portanto, selecionar uma temática é uma das etapas da organização.

E não se engane, você não precisa escolher um tema de personagem ou de algum famoso. Às vezes, decidir por borboletas, flores, nuvens, estrelas, entre outras possibilidades nesse sentido, pode ser mais interessante.

Como organizar festa de aniversário do bebê

Linda bebê no seu aniversário com seu bolo. Foto: Canva.

5. Como organizar festa de aniversário do bebê: Faça a lista de convidados

Depois que todos os pontos acima já estiverem devidamente planejados, é hora de começar a fazer a sua listinha de convidados. Para isso, considere o espaço disponível no local da festa, e não se esqueça de considerar também o orçamento que você reservou para a festinha.

Afinal de contas, a quantidade de convidados irá impactar no preço final da alimentação, não é mesmo? Por isso, pense bem em quem convidará para garantir que nada extrapole o seu orçamento.

Leia mais: Festa Rosa: ideias de decoração, roupa, menu e convite

6. Faça e envie os convites

Com a sua listinha de convidados em mão, é hora de começar a preparar o convite propriamente dito. Para isso, você pode considerar investir na versão eletrônica, editando em apps como o Canva, bem como pode fazer à mão, encomendar de uma artesã, e assim por diante.

Decida qual modelo de convite é o mais ideal para o seu caso, lembrando que os convites eletrônicos costumam ser mais econômicos e até mesmo gratuitos.

Depois disso, envie de acordo com a listinha que você fez. Faça esse envio com atenção, para não se esquecer de ninguém.

7. Como organizar festa de aniversário do bebê: Planeje o cardápio

O cardápio precisa ser planejado com muita atenção. Primeiro, para você não se deparar com a falta de comida para os convidados. Segundo, para que o orçamento seja mantido de forma saudável.

Pense em alimentos que podem ser oferecidos de acordo com o horário da festa. Como mencionamos anteriormente, festinhas que começam próximo ao almoço podem ter comidinhas mais leves, como sanduíches, saladas de fruta, etc. Já uma festinha que começa no fim da tarde, pode necessitar de uma refeição mais completa, como um buffet.

Leia mais: Cardápio de verão para festas infantis: 15 ideias deliciosas!

8. Organize a decoração

A decoração é um dos pontos alto de qualquer festinha de aniversário. E no caso do aniversário do seu bebê, você pode apostar em opções mais angelicais, tons pastel, e assim por diante.

Veja algumas ideias do que pode ajudar a compor a decoração:

  • Balões e fitas;
  • Bandeirinhas;
  • Tirinhas de crepom;
  • Pisca-pisca;
  • Arranjos de flores;
  • Toalhas de mesa;
  • Laços de cetim nas cadeiras;
  • Painel decorativo;
  • Bichinhos de pelúcia;
  • Abajur;
  • Entre outras possibilidades que você pode, inclusive, ter em casa.

9. Como organizar festa de aniversário do bebê: Planeje atividades

As atividades também precisam entrar na lista do que fazer para organizar festa de aniversário do bebê. Afinal, as crianças precisam se entreter durante as comemorações, não é mesmo?

Para isso, você pode optar por alugar brinquedos como piscina de bolinhas, cabanas, entre outros, ou separar brinquedinhos do seu filho que podem compor um espaço de diversão para as crianças.

Apenas lembre-se de selecionar opções que sejam verdadeiramente interessante para crianças pequenas, sem deixar de lado a opção para crianças maiores, caso haja algumas na festinha.

Leia mais: Festa Unicórnio como organizar: Festa de aniversário infantil ao estilo Unicórnio

10. Escolha o bolo

Para organizar festa de aniversário do bebê, é preciso escolher um bolo que combine com toda a decoração, não é mesmo?

Porém, existe ainda a possibilidade de você optar por fazer o bolo, ao invés de comprá-lo. Nesse caso, você pode se inspirar em fotos no Pinterest para encontrar a decoração caseira mais fácil para o bolo.

Além de ser mais econômico fazer o bolo em casa, esse pode ser um momento cheio de sentimentos e emoções. Afinal, que pai ou mãe não gostaria de fazer esse mimo para o aniversário do bebê?

Bebê comemorando o seu aniversário. Foto: Canva.

11. Como organizar festa de aniversário do bebê: Compre lembrancinhas

As lembrancinhas também fazem parte do planejamento, e é importante você decidir se fará sozinho ou se encomendará de algum artesão. Veja alguns exemplos de lembrancinhas:

  • Chaveiros temáticos;
  • Mini livros de colorir;
  • Copos ou canecas personalizadas;
  • Bolhas de sabão;
  • Bichinhos de pelúcia pequenos;
  • Baldinhos com doces;
  • Imãs de geladeira personalizados;
  • Mini jogos ou quebra-cabeças;
  • Kit de pintura;
  • Marcadores de livro personalizados;
  • Porta-retratos personalizados;
  • Sabonetes artesanais.

Leia mais: Planta mágica de lembrancinha: para surpreender os convidados!

12. Planeje a música

Uma festinha precisa de uma boa playlist para manter o alto astral, concorda? Para isso, você deve preparar a lista de músicas com antecedência, além de verificar qual será a saída de som: você tem caixa de som? Pegará emprestado? O salão de festas tem? Veja tudo isso com antecedência para garantir a melhor animação possível para a festinha.

13. Como organizar festa de aniversário do bebê: Contrate ajuda, se necessário

Se porventura você perceber que não conseguirá manter tudo organizado sozinho, considere a possibilidade de contratar alguma ajuda. Pode ser, inclusive, algum amigo que esteja disposto a ajudar a decorar, arrumar e organizar o que precisa ser feito.

Obviamente, considere essa possibilidade se fizer sentido dentro do seu orçamento. Caso contrário, ficará difícil conseguir arcar com mais esse custo, concorda?

14. Crie um cronograma

Para o dia da festa, lembre-se de elaborar um cronograma completo. Nele, você pode incluir a hora do banho do bebê, a hora de você se arrumar, o momento de ir ao local da festa, e assim por diante.

Desse modo, será mais fácil garantir que tudo flua positivamente, reduzindo as chances de você esquecer algo importante (como buscar o bolo, por exemplo).

Boa sorte na hora de organizar festa de aniversário do bebê! Esperamos que essas dicas possam te ajudar de alguma forma.

Veja agora:

A organização da festa do seu bebê também pode ser feita online, no Tem Festinha. Em poucos cliques é possível criar listas de presentes para chá de bebê, chá revelação e também aniversário, além de um convite personalizado e até mesmo uma página que você poderá personalizar, com todas as características do seu evento, incluindo fotos.

A lista de presentes pode ser compartilhada com seus convidados, e as compras realizadas por ele, através dos itens da sua lista, serão revertidos em dinheiro direto para sua conta.

Essa lista pode ser compartilhada com seus convidados, e as compras realizadas por eles, através dos itens da sua lista, serão revertidos em dinheiro direto para a sua conta.