Saber como fazer uma festa em casa para os pequenos é uma maneira de economizar, tendo em vista que não será necessário investir no aluguel na hora de curtir esse momento com amigos e familiares.

Mas, por onde começar? O que levar em consideração na hora de organizar a nossa festinha? São tantas dúvidas, não é mesmo? Por isso, criamos um verdadeiro passo a passo que pode te ajudar a criar a festinha perfeita. Acompanhe e saiba mais!

Depois, veja o nosso guia com dicas para fazer uma festa no jardim.

Passo a passo de como fazer uma festa em casa

Como fazer uma festa em casa

Crianças festejando com confeti. Foto: Canva.

Publicidade

Para fazer uma festa em casa não tem muito segredo. Aqui, no Mil Dicas de Mãe, sempre prezamos pela importância de fazer um bom planejamento. Seja para uma festa em casa ou em qualquer outro ambiente.

Com um planejamento, você consegue economizar na festinha e ainda criar algo muito mais caprichado e inesquecível. O primeiro passo é estabelecer um orçamento para cada área da festa, como decoração, iluminação, alimentação. Depois, é preciso pensar em um plano para cada etapa, como vemos a seguir:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Como fazer uma festa em casa: Selecione o tema central

Qual será o tema da festa? Será animais, borboletas, espaço sideral, fundo do mar? Ter um tema como ponto de partida é o que vai te ajudar a pensar nas cores e, inclusive, nos itens decorativos. Além disso, com um tema central nós corremos menos risco de fazer uma “bagunça” na hora de pensar na organização da festa.

Por exemplo, se o tema for fundo do mar, brincadeiras com água poderão compor super bem o evento, como banho de piscina, balões de água, etc. Pense nisso.

Veja também: Temas de Mêsversários: Confira 10 ideais para fugir do óbvio!

2. Escolha o ambiente onde será feita a decoração central

Além de ter um tema como ponto de partida, precisamos selecionar o local onde será feita a decoração. Até porque, seria inviável decorar absolutamente todos os cômodos, concorda?

Publicidade

Por conta disso, veja qual espaço da sua casa pode ser uma boa alternativa na hora de fazer a decoração e o “ponto de encontro” dos convidados.

Será na garagem? Você tem área de festas? Vai fazer na sala, afastando os móveis?

Lembrando que a escolha do local deve se basear na quantidade de convidados. Se você quiser convidar muita gente, nada de selecionar um ambiente muito apertado, hein?

Além disso, é preciso ter uma mesa principal para a festinha, que demandará mais itens decorativos. Ela deve estar em um “centro”, em determinado ambiente. Escolha o melhor espaço para isso.

Como fazer uma festa em casa

Crianças brincando de rodinha na festa de aniversário. Foto: Canva.

3. Como fazer uma festa em casa: Elenque os espaços onde as pessoas irão circular

Você é a única pessoa que pode deixar claro quais são os ambientes onde as crianças e os adultos poderão circular. Se há áreas na sua casa que você não quer que as outras pessoas circulem, então escolha bem os espaços que estarão abertos.

Publicidade

Por exemplo, se você vai fazer a festa na garagem, pode deixar a porta para a sala aberta, dando a entender que até aquela área as pessoas podem circular. Mas também pode manter a porta fechada, especialmente se houver um banheiro do lado de fora.

Veja mais: Receitas de Bolo de Aniversário: Simples e deliciosas!

4. Tranque os ambientes que você não quer circulação de pessoas

E por falar em delimitar o local na hora de fazer uma festa em casa, lembre-se de trancar os ambientes que têm algo que você não gostaria que os outros “bisbilhotassem”, digamos assim.

Você tem todo o direito de trancar o quarto do casal, o escritório, enfim, os espaços que você prefere manter fechado por uma questão não só de privacidade, como também de organização.

Afinal, se tudo estiver aberto, as chances de haver bagunça e sujeira na casa inteira, depois, são grandes, não é?

5. Como fazer uma festa em casa: Foque seus esforços em decorar pontos estratégicos

Na hora de decorar, não fique pensando na ideia de transformar todo o espaço da sua casa. Primeiro que isso daria muito trabalho, segundo que seria um custo elevado comprar itens decorativos para “mascarar” o lado “casa” e criar um aspecto de salão.

Portanto, pense em cantinhos e pontos estratégicos, inclusive considerando espaços para fotos, como cantinhos com balões e pisca-pisca.

Além disso, a mesa central pode ser decorada com docinhos e comidinhas, mas também com brinquedos do seu filho, luzes de natal e outros itens baratinhos. Não é preciso reinventar a roda nesse caso.

Veja mais: Como trabalhar com lembrancinhas de aniversário?

Como fazer uma festa em casa

Crianças fazendo um piquenique no jardim. Foto: Canva.

6. Elabore a lista de brincadeiras e atividades de acordo com o espaço

Se você quer fazer uma festa em casa, lembre-se de que precisa pensar nas brincadeiras que poderão ser colocadas em prática nesse momento. Os pequenos precisam de espaço para correr e brincar, além de que pode ser interessante contratar o aluguel de alguns brinquedos infláveis.

Estude as suas possibilidades e deixe tudo preparado, como no caso de cordas para as crianças pular, bolas para jogar algo, enfim. Deixe tudo à vista para que a diversão aconteça.

Lembrando de prezar sempre pela segurança dos pequenos. Se a sua casa é muito próxima da rua, talvez bola não seja uma boa ideia, concorda? Sempre considere esses fatores para garantir uma diversão sem contratempos.

7. Como fazer uma festa em casa: Prepare um cardápio que pode ser oferecido no ambiente

Cuidado com a escolha do cardápio! Querer oferecer muitas comidinhas geladas, quando o espaço da sua casa não é refrigerado para isso, pode ser algo ruim.

Esteja pronto para escolher comidinhas que possam ser acomodadas no ambiente onde a festa será feita, sem contratempos.

Por exemplo, solicitar um bolo de muitas camadas a ponto de ocupar toda a mesa que você tem pode ser um problema, convenhamos… Esteja sempre alinhando suas escolhas ao espaço disponível.

Veja mais: Receita de bolo de chocolate fácil e que funciona (para mães sem tempo)!

Como fazer uma festa em casa

Crianças comendo bolo de aniversário. Foto: Canva.

8. Prepare o som com uma playlist animada

Não se esqueça de criar um clima bacana para a sua festa preparando uma playlist com músicas super divertidas. Também lembre-se de separar a caixinha de som para isso, a fim de garantir que todo o ambiente tenha uma sonorização interessante e agradável.

Não deixe para montar a listinha em cima da hora, pois pode ser muito difícil encontrar as musiquinhas que seu filho ama.

9. Como fazer uma festa em casa: Não se esqueça dos convites personalizados

Por fim, lembre-se de preparar os convites para a festinha em casa. Se quiser economizar ainda mais, pode fazer os convites virtuais, editando imagens no computador e enviando via WhatsApp.

Dessa maneira, será muito mais fácil enviar para todos os amigos, além de que você não terá o custo da impressão.

Aproveite a sua festinha!

Veja também: