Preparar uma festa surpresa infantil que encante o seu pequeno parece algo muito desafiador para você? No começo, até pode ser, mas com calma é possível construir uma festinha super divertida e sem ter que gastar mundos e fundos com isso.

Pensando nessa temática, preparamos este conteúdo com uma série de dicas interessantes para você se inspirar e começar o seu planejamento. Acompanhe e saiba mais!

Leia também: Como organizar o batizado do bebê: Passo a passo completo!

festa surpresa infantil

Crianças brincando com o confete da festa. Foto: Canva.

Publicidade

Passo a passo para fazer uma festa surpresa infantil

Antes de começar a fazer o planejamento da festa surpresa infantil, lembre-se de um fator importante: avalie se essa ideia realmente combina com o seu pequeno. Será que ele se sentiria bem e confortável com uma festa surpresa? Ou o momento pode, na realidade, transformar-se em um verdadeiro pesadelo e trauma mais tarde?

A gente sabe, nós, adultos, podemos criar expectativas totalmente diferentes das crianças. Por mais que a sua intenção seja agradar o seu filho, sempre avalie, com profundidade, se fará sentido dar uma festa surpresa.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Caso você constate que a criança não possui o perfil para esse tipo de festinha, talvez seja mais prudente seguir a opção mais convencional, não acha? Avaliar o caso de pertinho, com carinho, pode fazer toda a diferença. Pense nisso!

Depois de fazer essa análise, se você constatar que a festa surpresa infantil é sim uma boa ideia, considere iniciar o planejamento:

1. Planejamento inicial da festa surpresa infantil

O ponto de partida da sua festinha será o planejamento inicial. Ele servirá de pilar para que você tome decisões acertadas na hora de investir dinheiro em lembrancinhas, decoração e comidinhas, por exemplo. Veja quais pontos considerar nesse caso:

  • Orçamento: O orçamento é o “limite” de gasto na festinha. Quanto você acredita que é possível investir sem comprometer as finanças da família? Quanto cada área da festa pode receber de investimento? Pensar em um teto de gasto para cada área também pode ajudar. Defina o orçamento com atenção!
  • Local: Onde será feita a festa? Em casa, para economizar com aluguel de espaço? Ou em um salão, para facilitar a decoração surpresa? Tudo isso deve ser avaliado sempre considerando o orçamento estipulado acima.
  • Número de convidados: O número de convidados está intimamente relacionado com a escolha do local e do orçamento. Afinal, eles precisam de um espaço para permanecer durante a festa e também de algo para comer, concorda? Portanto, decida o número e faça a listinha de forma plausível, com base nos aspectos que citamos anteriormente.

Veja também: Chá de apresentação do bebê: Guia completo!

Publicidade
festa surpresa infantil

Crianças festejando um aniversário enquanto cantam parabéns. Foto: Canva.

2. Tema da festa surpresa infantil

Depois de fazer o planejamento inicial, é chegada uma hora muito importante: escolher o tema da festinha do seu filho. Aqui, é fundamental que você comece a “investigar” qual tipo de tema o seu pequeno gostaria de ter na festinha dele.

Ao invés de tentar adivinhar, vá conversando sobre o assunto em momentos aleatórios, sem dar na “cara” que você está planejando algo. Quer um exemplo? Se você for em uma festinha de aniversário com a criança, você pode conversar sobre isso no caminho para casa, perguntando qual tema ela gostaria de ter na próxima festinha, o que achou do tema do amigo, etc.

Sendo assim, nesta etapa é preciso:

  • Tema central: Selecionar o tema central que você colocará em prática.
  • Decoração: Começar a preparar a decoração da festinha, fazendo uma lista com todos os itens que deverão ser comprados, além de pensar na possibilidade de fazer itens de forma artesanal, para deixar tudo ainda mais personalizado.

3. Faça os convites da festa surpresa infantil

Prepare o convite da festinha considerando o tema central. Lembre-se de um ponto importante: evite que as crianças saibam do convite de aniversário e foque em orientar os pais dos pequenos sobre a surpresa.

Desse modo, há menos chances de a surpresa escapar e o seu filho acabar sabendo. Tente combinar com os pais dos amiguinhos alguma estratégia para levar eles na festa sem que se dêem conta do que está aguardando eles.

Publicidade

Veja mais: 6 dicas para fazer o convite de aniversário do filhote no computador

4. Selecione atividades e brincadeiras

Prepare uma listinha com as atividades e brincadeiras para este dia especial. Se você optar por uma festinha do pijama, pode separar filme, contação de história, karaokê, etc.

Caso aconteça de dia, pode preparar um espaço com brinquedos infláveis, balão com água e muitas outras ideias. Use a sua criatividade para criar uma composição que encante não apenas os seus filhos, mas como todos os convidados, criando um momento único e cheio de diversão!

festa surpresa infantil

Crianças jogando os confetes para cima. Foto: Canva.

5. Planeje as comidinhas e bebidas

Além de escolher as brincadeiras, a festa surpresa infantil também precisa de um cardápio bem planejado, considerando fatores como:

  • A idade das crianças, para avaliar que tipo de comidinha pode realmente ser consumida;
  • Avaliar se há algum amiguinho com restrições alimentares;
  • Evitar escolher apenas comidas calóricas e pouco nutritivas, intercalando com opções mais saudáveis;
  • Converse com os pais dos outros pequenos, para avaliar o que eles podem ou não consumir;
  • Escolha opções que sejam relativamente fáceis de transportar, especialmente se você tiver que esconder em algum lugar os pratos.

Veja mais: Cardápio de verão para festas infantis: 15 ideias deliciosas!

6. Monte a playlist da festinha

A playlist da festinha também não pode ser negligenciada! Você deve separar as músicas favoritas do seu filho e já deixá-las “engatilhadas” para o momento da festa em si.

Não há necessidade de alugar um grande equipamento de música, pois, às vezes, a caixinha de som que temos em casa já é o bastante para conseguirmos propagar o som em determinados ambientes.

A ideia é criar um clima, não deixar os pequenos expostos a um som parecido com o de um show, combinado?

7. Avalie como irá registrar o momento

Registrar a festa surpresa infantil também é imprescindível para fazer com que essa data seja ainda mais especial. Para isso, existem alguns pontos que podemos considerar durante o planejamento. São eles:

  • Algum familiar pode tirar as fotos: Você pode conversar com algum familiar que gosta de tirar fotos para pagar um valor simbólico a ele na hora de registrar os melhores momentos da festinha. Também pode pedir isso a algum amigo especial. Porém, esteja preparado para levar uma negativa, especialmente se o familiar é fotógrafo, ok?
  • Contratar fotógrafo: Caso caiba no orçamento da família, também é possível contratar um fotógrafo na hora de registrar o momento. Dessa maneira, você conseguirá fotos profissionais que captarão os melhores momentos vividos neste dia especial.
  • Cantinhos para as fotos: Não se esqueça de preparar cantinhos especiais para as fotos. Você pode fazer isso usando os itens de decoração da festa, tornando os espaços ainda mais fotografáveis.

Veja mais: Como fazer uma sessão de fotos incrível com sua família

festa surpresa infantil

Crianças se divertindo em uma festa infantil. Foto: Canva.

8. Capriche nas lembrancinhas

As lembrancinhas também não poderiam ficar de fora do nosso plano para uma festa surpresa infantil. Para isso, pare e pense: que tipo de lembrancinha combinaria com o tema da festa? Será que um pacotinho com doces? Um chaveiro de feltro? Um porta-retrato pequeno? Um kit de papelaria? Refletir com atenção sobre o que o seu filho ama e tudo que tem a ver com a personalidade dele, unindo isso com o tema da festa, pode ajudar na hora de escolher a lembrancinha ideal.

Tente fugir um pouco da mesmice. Afinal, a festa surpresa foge do clichê no dia a dia dos pequenos, portanto, a lembrancinha também pode ser inovadora, concorda?

9. Aproveite o momento da festa!

Por fim, com tudo preparado previamente, é hora de aproveitar a festa surpresa infantil. Você pode criar uma desculpinha para levar o pequeno na casa dos avós ou de algum amiguinho, enquanto prepara tudo para a sua chegada.

Imagine os olhinhos da criança ao ver uma festinha feita do jeitinho que ela estava sonhando? As chances de sucesso são grandes. Mas lembre-se, só tome essa ação se realmente perceber que a surpresa pode ser bacana para o seu pequeno.

Assim, as chances de ter um momento incrível serão muito maiores. Parabéns ao seu pequeno e aproveitem bastante!

Veja mais: O que pedir no chá de bebê? Veja uma lista completa!