Confira nossas dicas exclusivas de decoração para casamentos e tenha um momento lindo e inesquecível ao lado de quem você ama, seguindo as principais tendências para 2021.

Moda nupcial, modelos de vestidos de noiva, decorações ideias para criar a cenografia perfeita, cores, tecidos, arranjos florais populares… Enfim, são muitas coisas para a preparação de um casamento, não é mesmo?

Por isso, continue lendo nosso artigo e descubra aqui, no Mil Dicas de Mãe, tudo sobre os principais aspectos de um casamento. Vamos lá?

Decoração para casamentos

Noivo colocando aliança na noiva durante a cerimônia de casamento. Crédito da foto: Freepik

Publicidade

Decoração para casamentos: Dicas e tendências para 2021

Em 2021, os noivos vão querer respirar um novo ar e desfrutar ainda mais dos momentos. A atenção dos casais estará voltada para a criação de um casamento personalizado, com uma atenção meticulosa aos detalhes e a experiência a ser vivida.

Veja a seguir as principais tendências de casamento para 2021, tanto para moda quanto para decoração de casamento.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Casamentos mais íntimos ou mais luxuosos

Quando se trata de organizar o casamento, em 2021 haverá noivos com duas linhas de pensamento: aqueles que optarão por um mini wedding de até 30 pessoas e aqueles que preferem um super festão.

Nos mini weddings, os noivos irão criar um ambiente informal de reunião familiar, com plena participação de todos os convidados, atividades ao ar livre, retorno às tradições e criação de memórias. O casamento será ecológico, acessível, casual, simples e descontraído.

Ao contrário desta, escolha estarão aqueles que irão aguardar o dia do casamento para celebrar de forma memorável. A espera e a incerteza para a realização do evento vão deixá-lo ainda mais cheio de expectativa e vontade de comemorar.

Do vestido ao entretenimento, tudo será sobre dimensionado! A celebração do casamento pode durar até um fim de semana porque será combinada com outras atividades que estenderam a festa.

Publicidade

Casamentos durante a semana 

Um dos principais problemas que os casais enfrentarão em 2021 será a escolha da data, devido à quantidade de casamentos adiados em 2020. Com isso, os noivos começarão a considerar se casar durante os dias da semana, de segunda a quinta-feira.

É nesse período que a maioria dos fornecedores está mais disponível, descontraída e feliz por preencher o calendário, os custos são muito mais baixos, os locais mais cobiçados provavelmente estão disponíveis.

Outra tendência interessante será escolher se casar no outono ou no inverno. Imagine uma recepção nas cores quentes de uma vegetação rasteira. Incrível, não é mesmo?

Segurança e saúde como prioridades

Medidas de segurança e higiene estão sendo incorporadas ao protocolo do dia do casamento de maneiras criativas.

Em 2020, nasceram os totens de álcool em gel e protocolos a ser respeitado para receber os convidados na entrada de qualquer igreja ou local.

Os casais encontrarão maneiras exclusivas de distribuir álcool gel para os convidados- de mini frascos personalizados como lembrancinhas do pré-wedding até mesmo ter staff distribuindo mini frascos em bandejas durante o evento.

Publicidade

Essa novidade é também chamada de “caixa de boas-vindas”, com um toque extra de estilo. O primeiro ponto de contato com os convidados, a primeira ação de boas-vindas, com um kit pessoal de higiene e desinfecção, para deixar todos à vontade e em segurança de cara.

Além disso, os casais podem oferecer luvas e máscaras aos convidados (em cores ou estampas que combinem com a decoração e o estilo do dia do casamento).

Os fornecedores e staff também devem usar equipamentos de proteção individual.

Decoração para casamentos

Decoração de um casamento ao ar livre, em um gramado verde, com cadeiras e flores. Crédito da foto: Freepik

Decoração para casamentos 2021

Flores locais, flores secas e folhagens

Mais do que arranjos florais, o que existe agora é o chamado design floral. Formas e cenários são criados, tudo movido pelas flores. As paletas de cores, estilos, técnicas e novas texturas estão sendo experimentadas.

Na decoração para casamentos 2021, se faz muito presente o estilo jardim natural, mais rústico, selvagem, romântico. Ele é caracterizado pela presença de muita folhagem e poucas flores, requintado e perfumado, vindo de produtores locais.

As composições rígidas com esponja floral são abandonadas e o movimento natural das flores é respeitado, arranjando-as em vasos vintage.

Os arranjos serão compostos por flores frescas, flores secas e gramíneas. A harmonia desses materiais, se criados com perfeição, é espetacular. A mensagem que se passa é a escolha de algo duradouro!

Arcos de flores

Como os casamentos no campo e na praia estão mais populares do que nunca, o altar decorado por arcos de flores também se tornou tendência!

Sendo o cenário principal do momento mais importante da cerimônia, o arco precisa ter tudo a ver com o casal e a paleta de cores da decoração. Você pode apostar em arranjos simples para decorar o arco ou uma abundância de flores e plantas para colorir o ambiente.

Selective closeup shot of silver diamond rings on orange tulips and white roses Free Photo

Duas alianças em cima de tulipas laranjas e rosas brancas. Crédito da foto: Freepik

Decoração para casamentos 2021

Cores que rompem padrões

O velho branco, tons de rosa e tons pastéis sempre estiveram presentes… E eles sempre funcionaram, mas e se você quiser ser mais ousado? A moda vai provar que você tem razão, porque uma das principais tendências é apostar em novas cores.

Isso mesmo, diferentes uniões de cores para se apaixonar estarão presentes tanto na decoração das mesas, nos acessórios, quanto nas flores e artigos de papelaria.

Confira algumas cores presentes na decoração para casamentos em 2021:

Verde sálvia e terracota

Uma dupla que funciona muito bem em conjunto, com um toque rústico mas ultramoderno. Adequado para materiais naturais como chiffon ou linho. Traz um toque country mas requintado, acolhedor e envolvente.

Rosa dusty e marsala

Para casais mais românticos e geralmente combinados com linhas mais clássicas estará o rosa dusty e o marsala.

Muito elegante e requintado, a combinação será ideal para as estações de primavera, outono e inverno, permitindo criar um ambiente descontraído mas com personalidade graças à presença dos tons mais escuros de marsala.

Azul dusty

Uma das tendências esperadas para 2021 é um cruzamento entre esse tom de azul escuro e azul claro, chamado de azul dusty.

Esta particular e requintada nuance de cor, muito apreciada pelos decoradores de casamento, já fez sua entrada em desfiles, editoriais e painéis do Pinterest, agora esperamos que esteja cada vez mais presente em casamentos reais.

Amarelo

Uma cor que surgiu timidamente há alguns anos e em 2021 vai nos deixar sem palavras é o amarelo. Esta cor se faz presente nos pequenos detalhes ou substituindo a luz solar.

Com certeza irá trazer energia, boas vibrações e requinte nos casamentos dos mais corajosos. Além disso, o amarelo ficará perfeito quando combinado com uma paleta bastante neutra ou principalmente branca e combinado com velas e linho.

Tall vases with white candles stand under shiny branches Free Photo

Galhos de árvores com várias lâmpadas pequenas (pisca-pisca) e duas velas brancas em pé, ao centro. Crédito da foto: Freepik

Os detalhes na decoração para casamentos

Os convidados foram recebidos, cumprimentados e quando chegar a hora de se sentar à mesa, eles continuarão sendo mimados.

Nesse momento, eles receberão um cartão de lugar especial ou um pequeno presente personalizado.

Em 2021, a presença de um detalhe íntimo será imprescindível nas mesas, seja um lenço com as iniciais ou simplesmente um cartão de agradecimento.

Um ato de gratidão através do qual os noivos expressam todo o seu reconhecimento aos convidados que, apesar de tudo, estão ao seu lado na celebração.

A decoração das mesas

A decoração das mesas é agora chamada de Table Styling. Quando falamos de escolher um design, de criar uma cenografia, de um design floral, falamos também de table art.

É um aspecto do cenário que não pode ser deixado de lado, pois diz respeito à escolha dos pratos, talheres, copos e como estes se tornam elementos únicos na composição da mesa.

O styling das mesas segue o estilo e as cores do casamento e por isso, na maioria das vezes, quebra os códigos clássicos das toalhas de mesa em marfim e dos talheres de prata.

Nas mesas de casamento em 2021, estarão presentes as cores, metais, cartões de lugar, velas finas, toalhas de mesa vichy e cadeiras de rattan.

Decoração para casamentos

Mesa de madeira para casamento, com flores de decoração, talheres, guardanapos e taças de vidro. Crédito da foto: Freepik

Casamento ao ar livre, cortinas e iluminação

casamento ao ar livre continua em alta e as alternativas para criar um ambiente envolvente são inúmeras.

A partir da próxima temporada nos habituaremos a ver pérgulas cobertas de folhagens, enormes gazebos com telhados de luzes e guirlandas e, entre as novidades mais interessantes, as tendas.

Respectivamente, estamos falando de casamentos em acampamentos super chic ou celebrados em um espaço ao ar livre escolhido pelos cônjuges sob lonas e tenda ultraluxuosas, iluminadas por milhões de luzes.

Uma ótima opção para os casamentos em 2021, já que a pandemia ainda está presente em boa parte do mundo.

Toque de luzes e neon estão em alta

Letreiros neon estão em alta no momento! Tanto em um painel para fotos quanto na entrada na cerimônia, a peça funciona para dar um toque descolado e moderno para decoração. Principalmente quando é combinada com arranjos de flores.

Sustentabilidade e upcycling 

Em 2021, tudo fica mais ecológico, até no setor de casamentos! É isso mesmo, as cerimônias que causam menos impacto ao meio ambiente estão com tudo.

Os casamentos sustentáveis, que estão na moda há alguns anos, estão sendo prioridade por cada vez mais casais.

Os produtores locais são priorizados, assim como flores, frutas e vegetais da estação. Artigos de papelaria feitos com papel reciclado, evitando o desperdício e minimizando a poluição causada pelo plástico, principalmente em casamentos ao ar livre.

E quanto ao upcycling? Este termo se refere ao uso de materiais residuais, destinados a serem jogados fora, para criar novos objetos com um valor maior do que o material original.

Esta será a palavra mágica de 2021 e, se optar por abraçar esta filosofia, contando com um bom decorador garimpeiro, poderá criar a sua cenografia de casamento quase sem custos.

Decoração para casamentos

Arranjos de flores rosas amarrados em bancos de madeira brancos, em um jardim. Crédito da foto: Freepik

Porções individuais e mini bolos

Chegamos ao banquete. Com a pandemia, os novos protocolos de higiene e regras de distanciamento impuseram, provavelmente a contragosto, uma nova tendência.

Em 2021, os protagonistas serão as porções avulsas e individuais nas mesas de bufê. Nos acostumaremos a ver barcos e copos de finger foods escolhidas pelo casal.

Até o bolo de casamento, que já havia passado por essa evolução, passará a ser uma porção única. Chegam os mini bolos. Bonito de se ver e delicioso de comer!

Fotografias e músicas mais autênticas

Entre as tendências de casamento para 2021 estará uma mistura de elegância e modernidade na música, que terá mais que nunca um objetivo de colocar todos para dançar.

As músicas tradicionais de casamento ainda estão presentes nas festas e cerimônias, mas agora os casais estão dando cada vez mais seus toques pessoas na playlist, com gostos musicais dos pombinhos presentes no grande dia. São pequenos detalhes que tornam a cerimônia única e original!

Até as fotos ficam mais íntimas, com belos retratos em preto & branco e mais modernos. Momentos de compartilhamento são capturados, poucos, mas intensos.

As fotos do grupo nas escadas são pré-históricas – e aqueles álbuns tradicionais irão desaparecer -, dando lugar às fotos aéreas, selfies e momentos espontâneos.

Live da cerimônia

Certamente, uma das grandes mudanças trazidas pela pandemia e que se transformou em uma das tendências de casamento para 2021 é a transmissão online da cerimônia!

Neste ano, muitas pessoas usaram a tecnologia para matar a saudade e celebrar momentos especiais à distância. No próximo ano, é provável que muitos casais continuem fazendo lives da cerimônia. Especialmente para os convidados que moram longe ou não podem comparecer à festa por algum motivo.

Beautiful bride with her husband in a park Free Photo

Noiva abraçada com seu marido em um parque. Crédito da foto: Freepik

Tendência de vestido de noiva 2021

Neste ano, os estilistas e diretores criativos mais famosos têm dado vida a coleções de máxima qualidade, e as linhas clássicas dos vestidos de noiva se encontram mais atrevidas e ousadas.

As cores marfim e branco puro misturam-se com vestidos coloridos, de cores pastel e vermelhos brilhantes.

Parece que não há mais regras, mas na realidade as fronteiras entre as regras nupciais e o desejo de estampar a personalidade da noiva simplesmente diminuíram, principalmente no vestido de noiva.

Decoração para casamentos – Vestido de noiva minimalista ou super volumoso

Com desfiles minimalistas e chiques, a noiva que vimos nas passarelas de 2021 é etérea, sóbria e muito elegante.

Muitos dos vestidos de noiva apresentados são simples, lisos, com ternos e calças palazzoAs passarelas do VBBFW, por exemplo, esteve repleta de vestidos esvoaçantes, saias em tecidos bem leves, babados sobrepostos, padrões geométricos.

Se você é uma noiva que prefere algo mais chamativo, os vestidos extra volumosos, com saias dramáticas e sobre saias também estarão com tudo em 2021.

As mangas, os decotes e os corpetes nos vestidos de noiva

As mangas continuam a embelezar os vestidos de noiva, tanto os mais clássicos como os mais extravagantes.

Os decotes serão mais variados, mas triunfam os decotes de um ombro, umeral e frente única. Os corpetes passam a ser parte fundamental do vestido e ganham vida em tops, em noivas com duas peças, ou mini boleros para as noivas mais modernas e casuais.

Decoração para casamentos

Mulher vestida de noiva em um campo ao ar livre. Ela usa um vestido branco, de renda e volumoso. Crédito da foto: Freepik

Tendência de acessórios de noiva 2021

Decoração para casamentos: Sabemos que os acessórios são fundamentais, principalmente para dar o último toque e completar o look de noiva, mas como eles serão em 2021?

Começando pelo mais clássico, ainda encontraremos os véus, mas a tendência é que eles ganhem cada vez mais ares retrô, similares aos véus dos anos 50. Geralmente presos com flores ou tiaras, eles continuaram populares na moda nupcial.

Os penteados serão cada vez mais naturais, coques muito elaborados ou coisas do gênero acabaram. Com isso não queremos dizer que o cabelo não ficará preso, mas sim veremos tranças laterais boho para serem fixadas atrás da cabeça ou rabos de cavalo ultramodernos.

As noivas que optam por manter o cabelo solto provavelmente escolherão dar um toque de estilo ao penteado, adicionando uma presilha com flores, uma tiara ou uma faixa romântica.

Decoração para casamentos

Mulher vestida de noiva, com vestido branco, véu e buquê de flores. Crédito da foto: Freepik

Decoração para casamentos: Dicas e tendências para 2021

Uma coisa é certa: as tendências do casamento de 2021 mudaram para acomodar a incerteza permanente do COVID-19.

Quando a pandemia veio e mudou a vida de todos em março, ela mudou os planos originais de casamento e lua de mel dos noivos junto com todo o resto.

Adiar o casamento para o final de 2020 ou durante 2021 foi a solução, por isso as tendências de casamentos adequadas para a Covid reinarão em 2021.

Em vez de deixar a pandemia arruinar suas comemorações, muitos casais reagiram às novas restrições pensando em maneiras criativas de maximizar o que podem fazer, com segurança e seguindo os protocolos de saúde oficiais. Afinal, o amor sempre vence!

Estas são apenas algumas das tendências de decoração para casamento, que irão te ajudar a escolher o vestido de noiva, decoração e os detalhes que farão do seu grande dia o melhor de todos!

Você está pronta para o conto de fadas que sempre sonhou? Então siga as dicas acima para ter um casamento incrível. Veja também: