Os benefícios da literatura infantil são inúmeros e podem impactar as mais diversas esferas da vida dos pequenos. Por meio da leitura, é possível aproximar pais e filhos, transmitir valores importantes e, ainda, criar um momento de diversão e imaginação.

Ao longo deste conteúdo, apresentamos todos os benefícios da prática de leitura com os filhos, bem como descrevemos outras considerações importantes sobre o tema. Acompanhe para saber mais.

Veja também: História infantil para dormir: ‘O sapo que zombou dos amigos’

benefícios da literatura infantil

Mãe e filha lendo. Foto: Canva

Publicidade

Benefícios da literatura infantil

São diversos os benefícios da literatura infantil que você pode perceber a partir do momento em que inclui a leitura na rotina diária da criança. Inclusive, não é só os pequenos que podem usufruir de efeitos interessantes – os pais também podem!

Afinal, ao ler livros infantis com os pequenos, é possível se aproximar deles, relembrar histórias da nossa própria infância e criar um momento de descontração e relaxamento para todos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, torna-se uma atividade praticamente indispensável no dia a dia, não é mesmo?

A seguir, descrevemos alguns dos benefícios que essa literatura é capaz de promover:

1. Benefícios da literatura infantil: Transmissão de valores

A leitura de livros infantis pode ser uma excelente forma de transmitir valores e conhecimentos importantes para os pequenos. Ajudá-los a entender o que é empatia, paciência e lealdade por meio das historinhas, por exemplo, é um caminho bem interessante.

A dica é escolher histórias com diversos enredos e tramas, para que você possa transmitir muita coisa diferente para os seus filhos. Porém, não se esqueça de se atentar para a classificação do livro, pois conteúdos mais densos e reflexivos podem ser difíceis para crianças muito pequenas, ok?

Publicidade

Veja também: Como ensinar Educação Financeira para o seu filho

benefícios da literatura infantil

Pilha de livros infantis. Foto: Canva

2. Criação do hábito de leitura

O hábito de leitura pode promover muitos benefícios para qualquer indivíduo. Afinal, é por meio da leitura que podemos aprender muitas coisas novas, quebrar paradigmas e ter contato com culturas e histórias bem diferentes.

Isso sem contar o quanto a leitura é muito importante para o desenvolvimento da escrita do seu filho, sendo esta uma habilidade importante para a escola e, mais tarde, para o mercado de trabalho.

Sendo assim, quando pensamos nos benefícios da literatura infantil, não podemos deixar de lado o fato de que é na infância que o gosto da leitura já pode começar a ser reforçado.

3. Benefícios da literatura infantil: Auxilia no desenvolvimento da linguagem

Ouvir diálogos, comentar sobre a história que acabou de ouvir ou tentar, simplesmente, contar a mesma história para outra pessoa mais tarde, são ações que podem ajudar o pequeno na hora de desenvolver a própria linguagem.

Publicidade

Dessa maneira, ele pode aprender um pouco mais sobre comunicação e, assim, melhorar a forma como se expressa para as outras pessoas.

Veja mais: História para criança dormir: o coelho, o corvo e o ouriço (1 à 2 anos)

4.  Auxilia no processo de alfabetização

Uma criança que está em processo de alfabetização (bem como antes dele) pode e deve ter contato com textos escritos para, aos poucos, internalizar as letras, os sons, e assim por diante.

Por isso, se você quer promover os benefícios da literatura infantil para os seus filhos, leia com eles de forma periódica, pois, assim, eles poderão vivenciar mais facilidades na hora de aprender a ler e escrever.

benefícios da literatura infantil

Crianças manuseando livro infantil. Foto: Canva

5. Benefícios da literatura infantil: É um momento de interação com os familiares

Você poderá desfrutar de um momento de interação com a criança, fortalecendo o laço existente e proporcionando lembranças incríveis. Afinal, é nesses momentos que podemos desfrutar de situações que marcam a nossa vida e as nossas lembranças, concorda? Aproveite para se aproximar do seu filho com leituras incríveis.

6. Estimula a imaginação

A imaginação pode ser bastante estimulada na hora de leitura. E é essa imaginação que ajuda a criança a ser mais criativa no seu dia a dia. Logo, um dos benefícios da literatura infantil é justamente esse: dar a criança a oportunidade de imaginar, sonhar, pensar e refletir sobre o que ouve, enquanto aprende e estimula o próprio cérebro.

Veja mais: História infantil do lobo que teve dor de dente

7. Benefícios da literatura infantil: Promove momentos de diversão

São tantas histórias que podemos contar para as crianças na hora da leitura… Cada uma dela narra diversas situações inusitadas, que podem promover muitas risadas e muita diversão para os pequenos.

Por isso, um dos benefícios da literatura infantil é justamente criar esses instantes de descontração e brincadeira, promovendo um efeito lúdico, a aprendizagem e a interação.

Mãe lendo historinha infantil para os filhos. Foto: Canva

8. Ajuda na concentração

A leitura ajuda na hora de estimular a concentração da criança. E isso vale para você que lê para o seu filho que ainda não consegue sozinho, e para o seu filho que já lê na hora da literatura em família.

Afinal, é preciso foco na história para não perder o “fio da meada”, o que oferece ao cérebro a oportunidade de desenvolver mais essa capacidade de atenção e concentração.

Incrível, não é mesmo?

Veja mais: Chapeuzinho vermelho: Chegou a hora da historia!

Em quais momentos incluir a literatura infantil na rotina?

Agora que você já pôde conhecer os benefícios da literatura infantil, chegou o momento de saber mais sobre como você pode incluir a leitura na rotina da família.

Trouxemos algumas dicas abaixo, mas, é claro que você mesmo pode estipular alguns horários específicos para essa atividade. Veja as nossas sugestões:

1. Antes de dormir

Sem dúvidas, usufruir dos benefícios da literatura infantil é uma boa ideia. Acima de tudo, a criança começará a ficar mais sonolenta, induzindo o sono e oferecendo um ambiente mais aconchegante para a hora do descanso.

Menino vendo livro infantil. Foto: Canva

2. Em momentos de relaxamento

O seu filho parece muito agitado depois da brincadeira ao ar livre e, agora, você não sabe o que fazer para acalmá-lo um pouquinho? Bem, a contação de histórias pode ser bem-vinda nesse caso.

Organize um cantinho para a leitura e crie um momento de relaxamento. Aos poucos o pequeno começa a se concentrar mais na história, baixando o “nível” de energia, digamos assim.

Veja mais: Branca de neve: Chegou a Hora da história

3. Quando a criança solicitar a leitura

Se o seu filho solicitar a leitura de um livro e você estiver com tempo livre, não perca a oportunidade, hein? Afinal, assim você estará instigando ainda mais esse desejo por leitura, pois ele estará empolgado para saber mais sobre a história e, a partir disso, poderá se apaixonar pela literatura.

4. Antes ou depois das tarefas da escolinha

As tarefas da escolinha exigem concentração e foco dos pequenos. Então, você pode aproveitar para fazer uma breve leitura com eles.

Antes da tarefa, para acalmar e diminuir a agitação, e depois da tarefa, para que se divirtam e descontraiam um pouco, descansando a mente que trabalhou nos últimos minutos por conta dos estudos.

Quais temas podem ser tratados por meio da literatura infantil?

Além dos benefícios da literatura infantil que citamos no decorrer deste conteúdo, existe outro que podemos pensar: os ensinamentos que os textos podem passar aos pequenos.

Até comentamos um pouco sobre isso no primeiro tópico, no qual deixamos claro que a transmissão de valores importantes pode acontecer por meio da literatura.

Mas, que tipos de valores e ensinamentos são esses? É o que apresentamos nos tópicos abaixo, para que você possa selecionar os melhores livros para os seus filhos. Continue lendo.

1. Emoções

As emoções são uma verdadeira descoberta constante para os pequenos. Isto é, eles não nascem sabendo o que é medo, raiva, alegria, tristeza… Eles vão aprendendo no dia a dia.

Por meio da literatura infantil, portanto, os pais podem ajudar as crianças a compreenderem melhor o que sentem. Assim, elas vão desenvolvendo a sua própria inteligência emocional e aprendendo a lidar com o que acontece diante das situações que as impactam emocionalmente.

Crianças com livro infantil nas mãos. Foto: Canva

Veja mais:Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

2. Mudanças importantes (como desfralde)

Sabe aquelas fases pelas quais a criança passa e precisa lidar com grandes adaptações? É o caso do primeiro dia de aula, do desfralde, do primeiro dia de trabalho da mamãe, e assim por diante.

Essas fases podem causar dúvidas, angústia e medo nos pequenos, que saem da sua zona de conforto e enfrentam novas situações – que podem ter dificuldades para assimilar.

Sendo assim, é nesses momentos que você pode investir em determinados livros que tratam dessas temáticas específicas. Desse modo, a criança poderá aprender por meio das histórias que ouve, ao mesmo tempo em que tem as suas angústias acolhidas e ressignificadas.

Lindo, não é mesmo?

3. Sociabilidade

Os livros de história infantis também retratam importantes conceitos acerca da sociabilidade. Assim sendo, se o seu filho tem brigado na escolinha, que tal ler algum livro que reflete essa temática? Se ele tem se sentido triste com os coleguinhas, que tal uma historinha que possa ajudá-lo?

Ele poderá perceber que existem soluções para os conflitos vividos na fase da infância, refletindo sobre o que pode ser feito e aprendendo a lidar com os desafios dos relacionamentos.

Vale lembrar que você também pode criar as suas histórias, a fim de adaptar à realidade do seu filho e ajudá-lo a enfrentar os desafios do desenvolvimento humano.

4. Histórias fantasiosas que auxiliam na compreensão do mundo

Por fim, lembre-se de que as histórias fantasiosas, como contos de fada, também são importantes. Elas ajudam a compreender muitas coisas sobre o mundo, mesmo que, inicialmente, seja pela via da fantasia e dos mitos.

Afinal, é essa magia que permite que as crianças acessem o real, aos poucos, compreendendo o que acontece à sua volta e descobrindo o significado das coisas.

 

Legal, não é? Então agora é hora de investir nos benefícios da literatura infantil e assim criar o hábito de leitura com o seu filho. Ele poderá amar se aventurar com você por muitos universos diferentes!

Veja mais: 5 dicas para fazer a contação de histórias mais legal (e formar um futuro leitor)