Quando a criança não quer ir à escola, muitos pais podem se sentir um pouco “perdidos” sobre o que fazer nessas situações. Afinal, os pequenos precisam ir para o ambiente escolar, mas, como incentivar isso sem “forçar” de uma forma negativa?

De antemão, podemos dizer a você que compreender, ou buscar compreender, os motivos pelos quais a criança não quer ir, é um bom começo. Dessa forma, pode ser possível reduzir o gatilho negativo que possa estar associado à escola.

Por exemplo, se a criança não quer acordar cedo, pode ser que ela não esteja dormindo suficientemente bem à noite. Mudanças na rotina, nesse caso, às vezes podem ajudar.

Além desse exemplo, existem muitas outras ações que podemos pensar sobre esse assunto. Para te ajudar, preparamos este guia com diversas considerações. Acompanhe e saiba mais!

Publicidade

Confira também: Como motivar seu filho a estudar: Veja algumas recomendações

criança não quer ir à escola

Profissional tentando conversar com criança relutante. Foto: Canva.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Possíveis motivos que possa fazer a criança não querer ir à escola 

Antes de qualquer coisa, é interessante entendermos os motivos pelos quais a criança não quer ir à escola todos os dias.

Afinal, existem muitos motivos diferentes, que podem estar associados ao ambiente, à personalidade da criança, à rotina, e assim por diante. Lembre-se, você já foi uma criança e deve ter um pouco de noção de como é o ambiente escolar, e que, muitas vezes, para alguns alunos não é um local confortável, não é mesmo?

Além disso, muitas crianças podem estar passando por dificuldades na escola e assim não desejam voltar para esse ambiente que causa insegurança. Nesses casos, os pais precisam intervir e procurar entender o que está acontecendo com o filho.

A recusa dos filhos pode ser um momento muito complicado para os pais, a gente sabe, afinal, ficamos nos sentindo de mãos atadas, sem saber como resolver a situação. Acima de tudo é preciso que os pais procurem conhecer os motivos pelos quais as crianças decidem que não gostam da escola.

Publicidade

A seguir, descrevemos algumas situações que podem levar a criança a cometer esse tipo de comportamento. Com base nesse tipo de análise, pode ser mais simples encontrar alternativas que ajudem os pequenos a enfrentar essa situação.

Lembrando, apenas, que cada caso é único, e que pode ser que não haja apenas uma causa para o que está acontecendo com a criança. Na dúvida, conversar com a equipe educacional e até mesmo com profissionais de saúde mental infantil é um bom caminho.

Leia também: Como organizar o lar depois que os filhos saem de casa?

Tenha isso em mente e vamos, agora, analisar algumas das possíveis causas dessa situação:

Bullying 

Muitas crianças sofrem Bullying na escola e não sabem como resolver a situação, então, preferem não ir mais para o ambiente onde se sentem infringidas. Esse problema atinge muitas crianças e adolescentes, e muitos deles se sentem intimidados demais para contar a alguém.

Se vocês pais, professores e gestores escolares notarem comportamento diferente na criança, por exemplo, se ela está mais quieta que o normal, se não quer ir para a escola e se isola, ele pode estar sofrendo bullying.

Publicidade

Fique sempre atento, é importante que as crianças se sintam acolhidas e possam ser ouvidas. O bullying pode afetar e muito a confiança das crianças podendo causar evasão escolar. 

Mais tarde, o bullying também pode acabar refletindo na qualidade de vida quando esse indivíduo for adulto. Por isso, a intervenção, nesse momento, é crucial. Fique de olho e mantenha uma comunicação aberta com os seus filhos.

Caso detecte sinais de que o seu filho está sofrendo bullying, ou, simplesmente, caso você desconfie desse tipo de problema, converse com a coordenação da escola e busque orientações sobre o que fazer.

criança não quer ir à escola

Mulher conversando com menino que parece emburrado. Foto: Canva.

Dificuldades na aprendizagem 

A sua criança não quer ir à escola? Fique atento, ela pode estar com dificuldades de aprendizagem. 

Nesse caso, é importante que os pais tenham uma boa relação com a escola, pois os professores serão capazes de observar melhor se as crianças estão com dificuldades no processo de aprendizagem. 

O seu filho pode não conseguir acompanhar a turma e com isso pode estar se sentindo inseguro e com baixa autoestima, e, consequentemente, ele pode não querer mais frequentar a escola por se achar inferior. 

Assim sendo, nesses casos, você deve procurar a escola e juntos tentar traçar um plano de ação para ajudar seu filho. Converse sempre com ele sobre a importância da educação e que cada pessoa tem um ritmo de aprendizagem diferente. 

Leia também: Importância dos limites na infância: Saiba qual é!

Solidão pode ser motivo de criança não quer ir à escola

Outra razão que, muitas vezes, faz parte do dia a dia das crianças, é o fato de que o aluno pode estar se sentindo solitário na escola e por isso não deseja voltar. Muitas crianças podem ter dificuldades para socializar na escola, não têm facilidade de fazer amigos e esse pode ser um grande problema. 

Essa dificuldade pode estar associada a muitos fatores, que apenas um profissional capacitado poderia analisar e intervir de forma mais assertiva.

Lembre-se, as crianças precisam interagir umas com as outras, e a escola é o espaço perfeito para isso, mas, se elas não conseguem fazer amizades, podem ficar desgostosas com o ambiente escolar.

Na escola os professores devem incentivar o contato entre as crianças e em casa você deve sempre conversar com seus filhos para ajudá-lo com essa questão. 

Por fim, se notar seu filho triste com a ideia de ir para a escola e relutante, converse com ele, às vezes, uma conversa já pode ajudá-lo a aprender a construir laços na escola. Se necessário, leve ele para uma consulta com o psicólogo infantil, que pode ajudar nas questões sobre amizade. 

criança não quer ir à escola

Criança triste apoiada em cima de um livro da sua escola. Foto: Canva.

A casa é mais interessante que a escola

Muitas vezes, as crianças não se interessam de ir para a escola por motivos bem bobos como a casa ser mais interessante que o ambiente escolar. 

Em casa, as crianças podem ter acesso à televisão, computador ou celular, bem como tem a caminha para deitar, brinquedos e os pais para ter atenção. Assim, não se interessam pelas atividades da escola e preferem ficar em casa. 

Para que a criança se interesse mais pela escola, é preciso que as atividades realizadas lá sejam tão interessantes quanto as que a criança realiza em casa. 

Nesse caso, converse com seu filho sobre a importância de interagir na escola e participar das atividades. Além disso, vale a pena a própria família participar dos eventos escolares mais ativamente.

Se a família se fizer presente na escola, a criança poderá se sentir mais apoiada e instigada a continuar os seus estudos nesse ambiente.

Em contrapartida, se a família nunca demonstra o menor interesse em participar dos eventos escolares, como a criança poderá enxergar valor nisso?

Leia mais: Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!

Saudades de casa

Sabe quando saímos de casa e bate aquela vontade de voltar, bate a saudade do nosso cantinho, da nossa família? As crianças sentem essa saudade assim como nós. 

Isso pode acontecer principalmente com crianças pequenas, pois elas saem de uma rotina na qual ficavam o tempo todo em casa e com os pais, e agora têm que ir para um lugar diferente, com pessoas ainda desconhecidas. 

Com isso, elas podem sentir muita falta de casa, e isso pode acarretar birras, tristeza, estresse e choro na criança e, principalmente, elas podem não querer ir para a escola. 

Nesse caso, é preciso que você converse com o seu filho sobre a importância do ambiente escolar, dê todo o seu apoio e carinho, uma hora ou outra ele poderá se acostumar com a nova rotina. 

O apoio e a dedicação dos pais frente à vida escolar dos filhos pode fazer toda a diferença. Nunca se esqueça disso!

criança não quer ir à escola

Criança desanimada na mesa da escola lendo um livro. Foto: Canva.

Lembre-se que é muito importante você ouvir seus filhos em todas as situações possíveis. Se a criança não quer ir à escola, investigue bem quais são as possíveis causas e busque a melhor maneira de resolver o problema. 

É essencial que seu filho confie em você, assim ele vai poder se sentir mais à vontade para contar a você o que o incomoda. Em casos mais extremos, procure um especialista para ajudar o seu filho a recuperar o desejo de ir para a escola, combinado?

Veja também: 7 dicas para ajudar a balancear o trabalho e a família

O que fazer quando a criança não quer ir à escola?

Até aqui, conversamos bastante sobre as situações que podem gerar uma relutância nas crianças. Se você conseguiu identificar os motivos pelos quais a criança não quer ir à escola, agora você pode agir da maneira correta para ajudá-la. 

Não existe uma fórmula mágica que vá resolver todos os problemas de uma vez só. O que existe é a força de vontade de construir uma relação saudável entre você e o seu filho. Aos poucos, vá mostrando a ele que pode confiar em você e que você é o porto seguro dele.

Quando você entender as razões pelas quais seu filho não quer frequentar a escola, pode utilizar as dicas que vamos te passar para ajudá-lo. 

Estas dicas podem te ajudar e muito a construir um bom relacionamento com sua criança. 

Leia abaixo: 

Escute seu filho 

Para entender o que seu filho está passando na escola, é preciso que você o escute e acolha seus sentimentos. Jamais brigue ou aplique castigos no seu filho por expressar as razões por não querer ir para a escola. 

Faça da sua casa um ambiente seguro para que ele conte os motivos pelos quais a escola não é mais agradável para ele. O diálogo é uma peça fundamental em todas as relações humanas. 

Quando a criança consegue “colocar para fora” o que pode estar tornando a ida a escola um problema, ela pode começar a elaborar a situação sob novos pontos de vista, inclusive por aqueles que você, adulto, poderá apresentar.

Tenha paciência e dedique-se em ouvir os aspectos e pontos de vista do pequeno, combinado?

Veja também: Preparar seu filho para a escola nova: Dicas que podem ajudar

criança não quer ir à escola

Criança fazendo birra no chão porque não quer ir à escola. Foto: Canva.

Crie um canal de comunicação com a escola 

Fora de sua casa, a escola é o local que o seu filho mais passa tempo na vida e é importantíssimo que você tenha uma boa comunicação com ela, pois só assim você vai saber um pouco mais sobre o que se passa lá.

Criar um canal de comunicação nada mais é do que ter alguém da sua confiança, seja professor, diretor ou algum outro funcionário que esteja presente quando o seu filho  precisar. 

Assim você saberá pelo o que seu filho está passando na escola e juntos vocês poderão buscar formas de tentar resolver o problema da melhor maneira possível. A escola e a família devem se unir sempre visando o melhor desenvolvimento da criança. 

Procure ajuda se a criança não quer ir à escola

Se o problema que seu filho vem enfrentando por não querer frequentar a escola não puder ser resolvido facilmente, pode ser o momento de pedir ajuda a algum profissional. 

Busque a ajuda de psicólogos infantis, eles vão saber a abordagem correta para ajudar seu filho nessa fase difícil. Esses profissionais poderão buscar a fundo o problema e tentar resolver junto com o seu filho, o que poderá ser muito benéfico para ele. 

Por fim, procure ajuda se você notar comportamentos diferentes, principalmente quando a criança não quer ir à escola. Essa situação nunca deve ser ignorada. 

Os pequenos podem estar vivenciando situações difíceis de assimilarem sozinhos, e a intervenção de um profissional pode ser bem valiosa nesse momento. Pense nisso!

 

Não seja apenas um observador da vida do seu filho, escute-o e ajude-o sempre que ele precisar de você. Não puna seu filho desnecessariamente, principalmente quando ele desejar pôr seus sentimentos para fora. 

Uma criança que não deseja ir para a escola deve estar passando por algum momento de dificuldade, seja parceiro do seu filho e assim você poderá resolver as questões mais facilmente. 

Se gostou das nossas dicas, compartilhe-as com outras mamães e papais. Nos acompanhe para mais conteúdos relacionados e até a próxima!

Veja agora: