Investir em boas brincadeiras para ensinar as cores às crianças é uma das formas de tornar a aprendizagem muito mais rica e lúdica. Por meio dessas interações, podemos fazer com que o momento de aprender seja mais prazeroso e leve para os pequenos.

Pensando nisso, reunimos uma série de dicas e ideias para você que deseja investir nas brincadeiras que ajudam os pequenos a aprenderem sobre as cores. Acompanhe e inspire-se em nossas sugestões!

Veja também: Brincadeiras para fazer com bebê muito pequeno: Veja opções!

Conheça diversas brincadeiras para ensinar as cores!

São muitas as brincadeiras para ensinar as cores que podemos colocar em prática no dia a dia com os pequenos. Devemos sempre ter a consciência de observar quais delas costumam funcionar melhor com as crianças.

Publicidade

Afinal, cada pequeno pode ter o seu ritmo de aprendizagem, além de que cada idade também apresenta marcos do desenvolvimento que são bem específicos.

Por isso, é importante testar e adaptar as ideias abaixo de acordo com a idade dos pequenos, combinado? Com isso em mente, vamos às sugestões de hoje:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1. Brincadeiras para ensinar as cores: Bingo das cores

brincadeiras para ensinar as cores

Crianças brincando com bolinhas coloridas. Foto: Canva.

O bingo das cores funciona de uma maneira muito simples, mas é preciso que você monte as cartelinhas, o que pode ser feito no computador, por exemplo. Depois disso, é só imprimir e fazer o sorteio das cores normalmente, divertindo os pequenos na hora de procurar as cores nas cartelas.

Se quiser deixar a diversão ainda mais completa, pode estipular prêmios para quem completar o bingo, tornando o momento ainda mais interessante.

Os prêmios não precisam ser algo caro, apenas um item simbólico já pode tornar a brincadeira mais divertida.

Publicidade

Veja mais: Brincadeiras para chá de bebê (ou chá de fraldas): as mais bacanas para a mamãe e as convidadas!

2. Jogo da memória

Além de ser uma das brincadeiras para ensinar as cores que proporcionam uma aprendizagem profunda, o jogo da memória também é ótimo para a cognição e para o desenvolvimento da concentração de forma geral.

Por meio dele, a criança exercita a sua capacidade de se atentar às peças que estão na mesa. Para isso, basta fazer as pecinhas com cores pares, e misturá-las sobre a mesa, fazendo o pequeno formar os pares.

Possivelmente, você também pode encontrar esse tipo de jogo na casa de jogos ou lojas de brinquedos, caso não tenha os materiais para montar em casa.

3. Brincadeiras para ensinar as cores: Pintura com os dedos

Esse tipo de brincadeira parte de uma premissa muito mais artística e livre, digamos assim. Basicamente, podemos usar cartolina, folhas brancas ou mesmo uma tela para a criança brincar de pintar com a ponta dos dedos.

Enquanto ela se diverte com a tinta e com os traços que for fazendo, também é possível que você fale o nome das cores, peça para ela dizer que cor está usando, o que está desenhando e por que aquele desenho tem aquela determinada cor.

Publicidade

Lembre-se não limitar a arte do pequeno. Se ele quiser pintar o céu de roxo, peça para ele contar por que escolheu essa cor, mas sem repreender dizendo que o céu é azul.

Você até pode dizer a cor “correta” do céu, mas pode também dizer que o desenho está super criativo e artístico, e que um céu roxo realmente seria muito bonito, por exemplo.

Veja mais: Brincadeiras para evitar o sedentarismo infantil: Veja ideias!

brincadeiras para ensinar as cores

Criança brincando de desenhar com giz. Foto: Canva.

4. Caça às cores

A caça às cores pode ser uma brincadeira super divertida, especialmente para crianças que já têm um pouco mais de conhecimento sobre o nome de cada cor.

Nesse caso, é possível selecionar uma cor que será considerada a da rodada. Por exemplo, se vocês escolherem a cor rosa, cada criança deverá sair em busca de itens rosas e colocar dentro de uma caixa ou balde.

Aquela criança que conseguir juntar mais itens, ganha a brincadeira.

Lembrando de sempre considerar a idade dos pequenos. Fazer essa competição com crianças que tenham maturidade muito diferente pode causar conflitos negativos e gerar uma brincadeira desigual e injusta. Fique atento.

5. Brincadeiras para ensinar as cores: Contação de história com cores

A contação de histórias, sem dúvidas, pode ajudar de diversas maneiras quando queremos ensinar algo às crianças. No caso das cores, não é diferente.

Nesse caso, você pode procurar por livros educativos sobre as cores, como também pode criar as suas próprias histórias.

Inclusive, existe a possibilidade de você criar a narrativa, junto com a criança. Tudo isso pode tornar a contação ainda mais incrível.

Além disso, dependendo da idade da criança, é possível fazer algum teatrinho com a história que for montada, garantindo assim, um momento de dramatização que auxilia no lúdico e consequentemente na aprendizagem.

Veja mais: Brincadeiras com dramatização: Quais os benefícios?

brincadeiras para ensinar as cores

Criança feliz brincando com tinta. Foto: Canva.

6. Caminho das cores

O caminho das cores é uma excelente brincadeira que une a aprendizagem do nome das cores e, ao mesmo tempo, a coordenação.

Basicamente, você pode separar papéis de diferentes cores e formar trilhas no chão, usando fita adesiva para prendê-los.

Depois disso, peça para que a criança siga uma trilha, pisando apenas nos papéis de uma determinada cor.

Tente criar um circuito com obstáculos que tornem a brincadeira ainda mais desafiadora e, ao mesmo tempo, divertida. Vence quem conseguir chegar do outro lado da trilha sem pisar na cor errada e sem sair fora do papel da cor correta.

7. Brincadeiras para ensinar as cores: Montar painel das cores

Um painel das cores também pode ser uma boa opção. Em cada quadradinho do painel, pode-se unir figuras e desenhos que tenham as mesmas cores. É o caso de colocar a maçã e o morango no mesmo quadrado, representando a cor vermelha.

Se possível, monte esse tipo de painel com a criança, solicitando que ela ajude você na hora de escolher as figuras que ficarão em cada área do painel.

Além disso, dependendo da idade da criança, é possível oferecer a ela a possibilidade de recortar com a tesoura e colar, fomentando uma prática focada em coordenação motora.

Veja mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

brincadeiras para ensinar as cores

Bolinhas coloridas de plástico. Foto: Canva.

8. Águas coloridas

As águas coloridas são super simples de serem feitas e podem ser consideradas uma das mais divertidas brincadeiras para ensinar as cores, especialmente em um dia quente.

Para a diversão ficar completa, separe diversos potes de tamanhos diferentes e encha-os de água. Em seguida, use corantes alimentícios e não tóxicos para dar cor a cada água.

Feito isso, leve os potinhos para o quintal ou para alguma área que a criança possa se molhar e permita que ela se divirta com cada potinho.

Eventualmente, questione o nome das cores, ajude a criança a memorizar, etc. E considere permitir, se possível, que a criança tome um banho refrescante com a água, divertindo-se à vontade e aproveitando ainda mais o momento.

9. Brincadeiras para ensinar as cores: Balé das cores no leite

O balé das cores no leite também é super fácil de fazer e ajuda o pequeno na hora de ter uma visão diferente sobre a mistura de cada uma delas.

Para isso, você deve encher um recipiente com um pouco de leite, não precisa gastar muito.

Depois, vá pingando os corantes aos poucos, um em cada ponto do pote. Em seguida, peça para a criança usar o cotonete para mexer as gotinhas coloridas dentro do leite, misturando as cores, formando opções novas e fazendo uma verdadeira dança com cada uma delas.

Veja mais: Dica de livro: Cores Divertidas – Romero Britto!

brincadeiras para ensinar as cores

Criança brincando com legos coloridos. Foto: Canva.

10. Quebra-cabeça de EVA colorido

Outra ideia de brincadeiras para ensinar as cores é o recorte do EVA, formando um quebra-cabeça colorido.

Para isso, você pode recortar formas na folha do EVA, para que a criança encaixe no EVA correspondente. Por exemplo, faça uma estrela em um EVA amarelo, uma flor em um EVA roxo e assim por diante.

Depois dê as peças recortadas e as bases onde foram feitos os recortes. A partir disso, deixe a criança montar o quebra-cabeça, sempre instruindo ela com relação ao nome das cores.

11. Brincadeiras para ensinar as cores: Guardar objetos em potinhos coloridos

Por fim, outra ideia interessante é a de pedir para a criança guardar objetos em potinhos coloridos. Para isso, é necessário separar potes de diferentes cores, ou até mesmo pintá-los e encapá-los.

Em seguida, peça para a criança encontrar itens da cor correspondente do pote para guardar dentro dele. Faça isso com todas as cores, auxiliando o pequeno quando necessário, e sempre nomeando a cor.

Assim, a diversão e o desafio estarão completos, ao mesmo tempo em que você estará ensinando as cores ao pequeno. Aposte nessas possibilidades!

Veja agora: Brincadeiras para fazer com as crianças: 20 atividades em casa