Algumas leitoras me pediram sugestões de brincadeiras para chá de bebê ou chá de fraldas. Sabendo que há futuras mamães mais tímidas, outras mais animadas, tentei fazer uma lista de sugestões que agrade a maioria das mães. Aliás, se você está organizando o chá de fraldas de uma amiga e acabou caindo por aqui, minha dica para você é que respeite a personalidade da homenageada, pois se o objetivo é proporcionar um dia feliz a ela, nada mais natural do que perceber que tipo de brincadeira a deixará à vontade. Querem conferir as ideias? A seguir eu descrevo dois grandes grupos de brincadeiras: aquelas em que é a mamãe quem participa, e outras em que são as convidadas que passam pelos desafios.

Veja também: Lista de chá de bebê – completa, atualizada e prática!

Imagem: 123RF

BRINCADEIRAS DE CHÁ DE BEBÊ COM A MAMÃE: aqui a ideia é que a gestante se divirta com as amigas, mostrando “todo” o seu conhecimento sobre bebês (que é mínimo se for seu primeiro filho – e justamente por isso é divertido!). Veja os testes que a futura mamãe pode passar (sempre com alegria!):

Publicidade

Quem é esse bebê?

Peça para que as convidadas tragam de casa fotos de quando eram bebês. Melhor ainda se estiverem sozinhas na foto (com irmãos ou amigos facilitam a identificação!). Peça para que a mamãe adivinhe quem é o bebê da foto; se errar, paga uma prenda! Aproveite e faça um mural com as fotos, que fica exposto até o fim da festa. Todo mundo vai adorar ver as fotinhos das amigas!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

brincadeiras 1

Acerte o presente

Sem abrir o pacote do presente, a futura mamãe deve descobrir o que há lá dentro. Algumas embalagens facilitarão sua tarefa, mas pequenas caixas podem enganar bastante (ela só conseguirá balançar para tentar acertar o que há lá dentro! Se errar, paga uma prenda (como receber uma pintinha de batom no rosto, ou colocar uma peça de fantasia). Uma variação dessa brincadeira é que a gestante tente descobrir quem deu o presente, com dicas deixadas pela própria convidada na embalagem.

Atualização Novembro de 2018: uma dica muito legal para você, que está na fase do chá de bebê, é o livro “Grávida e Prática – um guia sem rodeios para a mãe de primeira viagem”, que escrevi com a querida e famosa Shirley Hilgert, do Macetes de Mãe. São dicas que reunimos nos últimos anos, com nossas experiências pessoais e do contato com milhões de mães que acessam mensalmente os dois blogs. Este é um livro que escrevemos para que você realmente use da primeira à última página, e que conta tudo o que você precisa providenciar durante a gestação (enxoval, chá de bebê, decoração do quarto, etc). Um guia para a grávida que nunca encontramos, com informações que quisemos ter nessa fase, e não achamos em nenhum lugar. Para comprar para você ou dar de presente (aproveita que está com desconto de lançamento), CLIQUE AQUI.

Publicidade

Veja também: Mais 6 brincadeiras diferentes para o chá de bebê (até o papai participa!).

BRINCADEIRAS DE CHÁ DE BEBÊ COM AS CONVIDADAS: agora é a vez das convidadas mostrarem que entendem mesmo de bebês! Ou mesmo de deixar uma mensagem bem bacana para o bebê que está para nascer:

Cápsula do tempo

Eu fiz no meu chá de bebê e A-D-O-R-E-I! Funciona assim: você arranja uma caixinha, muitos papeizinhos e canetas. E pede para que cada convidada deixe uma mensagem futura para seu bebê. Todo mundo deixa o recadinho para seu filhote, que um dia poderá ler por si mesmo os recados de todos que estavam felizes com sua chegada. Minha cápsula está guardadinha, e será aberta quando Catarina tiver 7 anos, época em que (acho eu) já estará alfabetizada.

Bingo do bebê

Se ao invés de um chá de fraldas você preferir fazer um chá de bebê, ganhará uma diversidade enorme de presentes. O momento da abertura dos pacotes é muito divertido para a grávida, mas depois de 10 minutos, as convidadas poderão ficar entediadas. Transforme a abertura dos presentes em mais uma brincadeira, fazendo cartelas com os presentes mais prováveis que a gestante irá ganhar (chupeta, mamadeira, termômetro, escovinha de cabelos…). Cada cartela terá uma combinação diferente. A cada presente aberto, as convidadas marcam suas cartelas, e quem preenchê-la primeiro ganha um prêmio. Se quiser imprimir a tabela abaixo, clique aqui e imprima a imagem.

Publicidade

bingo

Descobrir o sabor da papinha

Pode parecer fácil, mas não é. Se você tirar o rótulo de uma papinha e pedir para os convidados provarem e darem o palpite de quais ingredientes a compõem, aposto que a maioria vai errar. Arrume colherzinhas descartáveis, distribua entre as convidadas e cada uma terá direito a uma colherada para descobrir o sabor. Convidadas que já são mães levam vantagem, pois provavelmente já provaram de tudo!

Tamanho da barriga

Essa é uma brincadeira de chá de fraldas bem tradicional, e agrada a maioria das grávidas. Pegue um rolo de barbante e peça que cada convidada corte o pedaço que corresponde ao tamanho da barriga da futura mamãe. Não vale chegar perto para medir! Ganha quem chegar mais perto da medida real. Uma variação dessa brincadeira é usar uma fita métrica, e pedir para que cada convidada dê seu palpite.

tamanho da barriga

Quiz

Separe as convidadas em duas ou três equipes. Faça plaquinhas com as letras A, B, C, D e E (cada equipe deverá ter uma letra de cada). Elabore questões sobre a gravidez da futura mamãe, como “qual foi o desejo de comida sentido durante a gravidez?,  “com quantas semanas descobriu que estava grávida ?”(exemplo de alternativas de resposta: A – 4 semanas; B – 5 semanas, C – 6 semanas; D – 8 semanas; E – ela ainda duvida de que esteja grávida até hoje!). Cada grupo de convidadas levanta a plaquinha com sua resposta! Ganha a equipe que fizer mais pontos no final.

Adivinhe a quantidade

Outro clássico das brincadeiras para chá de bebê ou de fraldas. Coloque muitos, muitos cotonetes dentro de um pote de vidro transparente. Você sabe a quantidade exata, mas as convidadas não. Ganha quem acertar o palpite ou chegar mais perto.

 Acerte o óvulo 

Essa é uma variação da brincadeira acerte o rabo do burro. Mas no caso, quem deverá ser acertado é o óvulo! Vende as convidadas com uma fralda de pano e dê um alfinete (que será o espermatozóide!) a elas. Vence quem acertar o óvulo em cheio!

Coisas de bebê

Você se lembra daquele jogo Imagem e Ação, com que muitas de nós brincávamos quando criança? A ideia é fazer desenhos de itens de bebê (uma pessoa, que pode ser a mamãe, desenha e as convidadas adivinham); ganha quem acertar primeiro! Escolha itens não tão convencionais (acertar o desenho de uma chupeta ou mamadeira seria muito fácil; dificulte um pouco, com palavras como mordedor, móbile, esterilizador de mamadeiras). Para essa brincadeira, não esqueça de providenciar uma lousa ou flipchart.

brincadeiras 2

Agora que você já leu, vem ver as brincadeiras no vídeo (eu mostro, inclusive, a cápsula do tempo que fiz para a Cacá!):

Gostou das sugestões? Conta pra gente o que fez sucesso na sua festa! E não deixe de conferir nossa seleção dos mais lindos bolos de chá de bebê, clicando aqui.

Clique para ler mais sobre chá de bebê (lista de presentes, o que servir, como fazer o chá de bebê passo a passo e muito mais).