Você sente muita dificuldade na hora de organizar a lista de compras e garantir que a sua família tenha tudo que precisa ao longo do mês? A gente sabe, realmente, às vezes, é difícil dar conta de gerenciar todas as demandas de uma casa, especialmente se há crianças pequenas nela.

Por isso, preparamos este passo a passo com uma série de dicas e orientações que, no médio prazo, podem ajudar você a construir uma lista de compras que seja cada vez mais eficiente e funcional, possibilitando que você sempre tenha tudo que precisa em casa e que cada compra seja apenas para abastecer o seu estoque ou comprar algo mais pontual.

Acompanhe este conteúdo e inspire-se em nossas ideias!

Veja também: Mindfulness para mães: O que é, benefícios e como fazer

Publicidade
Como organizar a lista de compras

Mãe e filha fazendo compras com listinha na mão. Foto: Canva.

Como organizar a lista de compras corretamente?

Embora, claramente, não exista um método infalível na hora de organizar a lista de compras, fazer um planejamento certamente pode trazer bons resultados. Afinal, se nunca controlarmos o que compramos e quando compramos, corremos o risco de vivenciar dois cenários: ou gastamos demais, ou está sempre faltando alguma coisa importante no armário.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por isso, não há outra forma de administrar bem as comprinhas da casa senão com um bom planejamento. Agora, a forma como esse planejamento é feito pode variar de família para família.

Por isso, convidamos você para visualizar as dicas abaixo, mas sempre considerando que pode adaptá-las de acordo com o que achar mais conveniente, combinado? Vamos adiante:

1. Como organizar a lista de compras: Comece analisando os gastos mensais

Avalie como tem sido os gastos mensais de determinados tipos de alimentos e produtos importantes. Você consegue mensurar, aproximadamente, quanto tem consumido de café, arroz, feijão e demais itens?

Se não tiver ideia no momento, considere começar a anotar a partir de agora. Por exemplo, veja quantos quilos de arroz você usa nas próximas quatro semanas e anote isso em algum lugar. Faça o mesmo para outros consumos, como papel higiênico, leite, enfim, tudo que pode ser mensurado, deve ser mensurado.

Publicidade

Aos poucos, você começa a ter uma visão mais clara de todos esses consumos, de um modo mais prático e automático, mas, enquanto isso não acontece, o exercício de anotar tudo será o melhor caminho para começar a fazer a sua lista de compras.

Veja mais: Como organizar a mudança com facilidade?

Como organizar a lista de compras

Lista de compras com escrita em inglês. Foto: Canva.

2. Defina um orçamento para as suas compras

Depois de fazer toda uma análise inicial de tudo o que deve ser comprado, é hora de pensar, de forma racional, no quanto você tem investido no mercado e no quanto esse valor está realmente coerente com a sua realidade.

Pois acredite, quando não temos uma listinha de compras, podemos correr o risco de acabar comprando muitas coisas a mais e até mesmo desnecessárias. Isso, no agregado, pode nos fazer aumentar consideravelmente o consumo no mercado.

Portanto, além de saber o que deve ser comprado, saiba o valor que pode ser usado. Isso vai te ajudar a controlar melhor as compras, impedindo o consumo de guloseimas e coisinhas que, na realidade, nem têm sentido serem compradas sempre.

Publicidade

3. Como organizar a lista de compras: Analise a possibilidade de compra mensal ou semanal

Considerando o seu estilo de vida e o que você julga ser mais interessante para o seu perfil, avalie se é melhor fazer uma compra grande todos os meses, ou dividir em compras semanais ou quinzenais.

Algumas pessoas conseguem controlar melhor o consumo quando compram todas as semanas, enquanto outras preferem fazer uma compra por mês, apenas.

De toda forma, em ambos os casos é necessário seguir à risca a lista, caso você queira uma maior organização e deseja manter mais o controle da situação do mercado.

Isso quer dizer que se você constatou que precisa de 4 litros de óleo de soja por mês, deverá comprar, no máximo, um por semana, se aderir a esse estilo de compra.

Caso contrário, pode acabar se esquecendo de comprar esse item, ou comprar demais, deixando muitos frascos guardados, a ponto de estragarem e passarem da validade.

Veja também: Sites e apps para viagens que ajudam a economizar

Como organizar a lista de compras

Prateleiras de supermercado organizadas. Foto: Canva.

4. Separe os produtos por categoria

Na hora de anotar os itens na sua lista de compras, considere separar por categorias, como higiene, limpeza, beleza, guloseimas, doces, salgados, e assim por diante.

Monte a lista de modo que cada uma dessas categorias fiquem separadas, para você ter uma visão mais clara de cada setor. Isso ajuda na hora de você se concentrar e anotar tudo que precisa de determinada compra.

Por exemplo, se você parar e pensar em tudo que fica no banheiro, poderá anotar, em sequência todos os itens indispensáveis de lá. Essa visualização ajuda a não deixar nada de fora.

Lembrando, sempre, de anotar também a quantidade de cada item, sempre considerando aquela análise inicial que você fez. Inclusive, se houver possibilidade, faça uma lista “oficial”, com essas quantidades anotadas, para sempre consultar ou sempre usá-la.

5. Como organizar a lista de compras: Considere a possibilidade de estocar algumas coisas

Além de comprar o que você consome no mês, avalie se um bom estoque poderia ajudar você. Nesse caso, vamos supor que você detectou que precisa dos 4 litros de óleo de soja por mês, como mencionamos anteriormente.

No entanto, ao invés de comprar quatro, você pode comprar o dobro, apenas um mês, para fazer um verdadeiro estoque. Depois disso, você pode seguir a compra de quatro litros, mês a mês. A ideia, nesse tipo de lista de compra, é sempre repor o estoque, e não a “falta”.

Dito de outro modo, famílias que adotam esse tipo de estilo de compra não ficam consumindo tudo até acabar para, no mês seguinte, repor. Mas, sim, age de uma forma mais estratégica, garantindo que sempre haja opções de sobra no armário.

Esse comportamento também pode ajudar em caso de imprevistos. Por exemplo, pensando na pandemia que vivemos, imagine o que seria ficar uma semana sem supermercado depois que tudo acabou dentro de casa?

O mesmo vale para greves que acontecem, ou até mesmo quando algum imprevisto acontece na família e não temos tempo de ir ao mercado. Por isso, a ideia de estoque pode ser bem interessante.

Veja mais: 10 formas de economizar com o bebê

Como organizar a lista de compras

Família caminhando no supermercado com carrinho de compras. Foto: Canva.

6. Deixe as crianças em casa na hora da compra

Um ponto importante, que não necessariamente tem a ver com o passo a passo de como organizar a lista de compras, mas que ainda assim tem relação, é a ida ao mercado sem as crianças.

Nós sabemos que, eventualmente, levar os filhos juntos pode ser divertido, especialmente para ensinar educação financeira – como quando estipulamos um valor para a criança gastar e ela tem que escolher, dentro do limite, o que levar.

Porém, também temos a consciência de que ficar levando os pequenos junto, o tempo todo, pode ser bem arriscado. Afinal, as chances de a criança solicitar mil e uma coisas, e os pais, em meio à pressão e correria, cederem, são bem grandes.

Portanto, se há a possibilidade de deixar seu filho com alguém, considere essa possibilidade.

7. Como organizar a lista de compras: Fique atenta à validade dos produtos

Por fim, voltando à ideia de estoque e de abastecer os armários com uma quantidade específica de itens, lembre-se de um fator determinante: a validade do produto.

Obviamente, não podemos comprar pão para o mês inteiro, na primeira semana. Portanto, devemos ter essa consciência para que essas compras continuem sendo pontuais.

Mas aqui vem mais um adendo: a compra pontual também precisa aparecer na lista e no cálculo inicial. Afinal de contas, se ela não for considerada, ainda correremos o risco de gastar mais do que deveríamos.

Por exemplo, vamos supor que você abasteceu a sua casa com todos os tipos de itens não perecíveis. Entretanto, na hora de comprar um pão, viu que o biscoito estava na promoção.

Será que vale a pena gastar com o biscoito, ou deixar para lá e seguir com o planejamento?

Salvo em casos nos quais as promoções são exorbitantes e relacionadas a um produto que não estraga, e é essencial, esse tipo de compra extra pode servir de estopim apenas para gastar mais.

Como organizar a lista de compras

Mulher fazendo lista de compras. Foto: Canva.

Portanto, muito embora você considere a validade dos produtos para, ainda, ter momentos esporádicos no mercado, além daqueles de compras maiores, lembre-se de seguir a sua lista.

Não se deixe levar pelas tentações, hein? Assim, será mais fácil organizar a lista de compras e garantir a economia no fim do mês.

Veja agora: