Se você quer ajudar uma mãe de um recém-nascido, saiba que existem algumas atitudes que, apesar de parecerem simples, podem fazer toda a diferença na rotina da nova mamãe.

Afinal, o que muita gente deixa de considerar é o fato de que além de nascer um bebê, também nasce uma mãe no mesmo momento, que precisa aprender sobre a maternidade, sobre a nova rotina, e assim por diante.

Por isso, o apoio de amigos e familiares pode fazer toda a diferença nessa jornada de descobertas. Pensando nisso, preparamos este guia com considerações e sugestões que podem ajudar você. Não deixe de conferir!

Veja também: Frases que não devem ser ditas às crianças – Veja quais são

Publicidade
Como ajudar uma mãe de um recém-nascido?

Mãe segurando a mão do recém-nascido. Foto: Canva.

Como ajudar uma mãe de um recém-nascido?

Existem diferentes cuidados que podemos disponibilizar para a mãe de um recém-nascido. Além do mais, não podemos nos esquecer de avaliar o que pode ser importante para aquela mulher.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Afinal, como cada mamãe é única, devemos estar atentos ao que realmente pode ser necessário para essa nova mãe, tentando auxiliá-la de modo respeitoso e proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar.

A seguir, apresentamos algumas sugestões nesse sentido, mas lembre-se de adaptá-las de modo que a mulher possa ser apoiada da maneira como merece. Confira:

1. Ofereça a sua companhia e escuta ao ajudar uma mãe de um recém-nascido

Antes de qualquer coisa, ofereça ouvir essa mulher. Muitas mães sentem medos, angústias e têm dúvidas que, para as outras pessoas, são considerados “bobos”. Só que, na prática, esse “bobo” pode gerar muito sofrimento para essas mulheres.

Por isso, considere ouvir o que ela tem a dizer. Diga que você está ali para escutá-la e ajudá-la no que estiver ao seu alcance. Mas lembre-se: é preciso demonstrar um comportamento genuíno, ok?

Publicidade

Se você não tem tempo para ouvir e auxiliar, não diga isso somente da boca para fora. Agora, se você realmente quer ajudar uma mãe de um recém-nascido, considere se disponibilizar, mesmo que por alguns minutos por dia, para isso.

Veja mais: Curiosidades sobre o recém-nascido – 18 fatos

Como ajudar uma mãe de um recém-nascido?

Mãe dando um beijo no seu recém-nascido. Foto: Canva.

2. Se for visitar, considere ser breve

Antes de qualquer coisa, pense em um ponto fundamental: só visite se você tiver o aval expresso da nova mamãe. NÃO faça visitas surpresas nesta fase da vida. A mulher pode estar passando por situações que a deixam desconfortável na hora de receber alguém.

Por isso, pergunte e peça sinceridade, pois, às vezes, a mulher pode ter vergonha de negar a visita. Portanto, pergunte algo como: “Eu posso visitar você neste momento? Caso não, não se preocupe! Combinamos mais adiante, quando você se sentir mais confortável”.

Caso a mulher diga que, sim, você pode visitá-la, lembre-se de manter o bom senso. Existem pessoas que acabam passando dos limites, querendo ficar horas e horas na casa da nova mamãe.

Publicidade

No entanto, devemos ter a consciência de que ela está passando por muitas mudanças, o que pode fazer com que ela esteja cansada. Logo, não dá para querer ficar ocupando o tempo todo dela, especialmente em momentos em que a criança dorme, concorda?

Além disso, nada de esperar uma hospitalidade de hotel cinco estrelas, hein? Se quiser tomar um cafezinho e comer um bolo, trate de ser você o responsável por proporcionar isso.

3. Prepare comidinhas congeladas e dê de presente

Uma nova mamãe está passando por desafios que, muitas vezes, são invisíveis aos olhos alheios. Um deles está relacionado à alimentação dela.

Mesmo que a mulher conviva com outras pessoas na casa, se ela sempre foi a responsável por preparar as refeições, essa demanda pode continuar sendo dela, sem que os outros se deem conta da sobrecarga que isso pode gerar.

Portanto, uma forma de ajudar uma mãe de um recém-nascido é oferecendo a ela uma série de comidinhas congeladas. Você pode fazer lasanhas, feijão, salgados, ou qualquer tipo de alimento que seja fácil de congelar, descongelar e consumir.

Acredite, ter essas refeições disponíveis no freezer pode fazer toda a diferença naqueles dias que a mamãe se sente muito cansada e sobrecarregada com todas as demandas.

Veja mais: 4 receitas fáceis para congelar (para bebês a partir do oitavo mês)

Como ajudar uma mãe de um recém-nascido?

Bebê segurando a ponta do dedo de um adulto. Foto: Canva.

4. Auxilie na limpeza da casa para ajudar uma mãe de um recém-nascido

Quando uma mamãe tem o seu filho, novas demandas surgem da noite para o dia. É a troca de fraldas, o banho, a amamentação, as idas ao pediatra, entre outras demandas que, até pouco tempo atrás, não existiam.

Agora, imagine somar isso tudo com todas as tarefas que ela já precisava executar? Pois é!

Por isso, se você quer ajudar uma mãe de um recém-nascido, considere oferecer a ela a possibilidade de você fazer a faxina da casa. Acredite, isso pode ser uma ajuda e tanto para ela.

Além do mais, ela poderá descansar um pouco e, ainda, desfrutar de uma casa limpinha, sem todo o desgaste de ter que fazer tudo sozinha.

5. Pergunte se você pode cuidar do bebê para ela descansar

Se você percebe que a nova mamãe está se sentindo cansada e sonolenta, que tal oferecer a ela a possibilidade de cuidar do bebê enquanto ela toma um banho relaxante e tira uma soneca?

Obviamente, você deve perguntar se ela deseja e incentivar que ela cuide de si mesma. Mas, caso ela não tope, por conta de ainda se sentir insegura de se separar do bebê por alguns instantes, não fique forçando a barra.

Apenas ajude-a a entender que esse momento faria bem a ela, e que você estará ali, a postos para cuidar de tudo o que o bebê precisar naquele momento.

Veja mais: Como cuidar do umbigo do bebê?

Como ajudar uma mãe de um recém-nascido?

Foco nas mãos da mãe e do bebê. Foto: Canva.

6. Ofereça sua companhia nas consultas

Muitas mamães se sentem inseguras de ir nas consultas ao pediatra ou obstetra sozinhas. E, às vezes, familiares e parceiros não têm tempo de acompanhá-las.

Por isso, você pode ser essa companhia que ela precisa nesses momentos importantes. Dessa maneira, ela pode se sentir mais confiante, além de que se você tiver carro, será mais fácil de locomover a mamãe com tranquilidade, coisa que o transporte público pode não proporcionar.

Mas, se não tiver carro, acompanhá-la no transporte também é uma boa opção, já que ela pode se sentir insegura de sair sozinha com o bebê.

7. Considere auxiliar nas compras para ajudar uma mãe de um recém-nascido

Sabe aquelas comprinhas que precisamos fazer eventualmente? É o caso de precisar comprar um medicamento, alguma coisinha no mercado, ou mesmo trocar uma peça de roupa que não serviu… Tudo isso, para quem não tem um bebezinho, pode parecer simples.

No entanto, na hora em que um pequeno ser nasce, a rotina pode virar de “ponta cabeça”, não no sentido negativo apenas, mas porque se trata de um processo de adaptação.

Nesse cenário, é possível ajudar uma mãe de um recém-nascido oferecendo de ir fazer as compras e resolver essas pendências para ela. Você pode se oferecer de resolver as burocracias cotidianas enquanto ela não tem que se preocupar com isso.

Pode parecer algo pequeno, mas acredite, essa ajuda faz uma grande diferença!

Veja mais: Como dar banho em um recém-nascido – Dicas importantes

Como ajudar uma mãe de um recém-nascido?

Família deitada na cama. Foto: Canva.

8. Se possível, presenteie com itens essenciais

Se você tiver a possibilidade de comprar algo para ajudar uma mãe de um recém-nascido, considere comprar itens essenciais. Não apenas para o bebê, como para ela também.

Na correria do pós-parto, a mulher pode acabar se esquecendo de comprar alguma coisa, como creme dental, por exemplo. Verifique se ela está precisando de algo e ofereça de presente.

Lembrando de ter o cuidado de não fazer esse tipo de presente parecer caridade, ok? Pois dependendo do caso, a mamãe pode se sentir ofendida. Saiba presentear com carinho e da forma mais adequada e respeitosa possível.

9. Ofereça algum mimo, como fazer as unhas, cortar o cabelo

Se você tem alguma habilidade, como a de fazer as unhas, cortar cabelo, cuidar da pele, enfim, que tal oferecer esse tipo de mimo à mamãe? Inclusive, se você não souber fazer essas atividades, pode pagar para ela, de presente, enquanto ajuda a cuidar do pequeno.

Essas atitudes podem ajudar uma mãe de um recém-nascido de uma forma que a gente nem imagina. Afinal, devido a tudo que vem acontecendo, ela pode acabar deixando de lado o próprio autocuidado.

Porém, isso pode acabar resultando em problemas como baixa autoestima, desconforto, enfim. Por conta disso tudo, oferecer esses mimos pode ser uma excelente ideia. Considere essa possibilidade na hora de agradar a nova mamãe e veja como ela pode amar o presente!

Apenas lembre-se de também viabilizar a ideia, ok? Se você comprar um “vale manicure” para dar a ela, ajude-a a ir ao salão, enquanto você fica com o bebê, por exemplo. Assim, a ideia será ainda mais efetiva – e também diminuem as chances de ela deixar o presente de lado.

Veja também: Spa Day em casa: 10 dicas infalíveis para fazer um autocuidado.

Como ajudar uma mãe de um recém-nascido?

Mãe acolhendo o bebê recém-nascido chorando. Foto: Canva.

10. Convide a mamãe para passeios

A maternidade pode ser encarada de diferentes formas por cada mulher. Algumas podem se sentir mais à vontade para passear, bater perna por aí. Outras, podem se sentir sobrecarregadas e com dificuldade de manter os passeios e o lazer.

Independentemente da situação, convidar a mamãe para passeios e momentos de diversão também é uma forma de ajudar uma mãe de um recém-nascido. Sabe por quê? Porque, por conta de tabus, muitas pessoas podem se esquecer de que, além de mãe, essa pessoa ainda é uma mulher, que merece momentos de lazer e passeios que gosta.

Portanto, considere convidá-la para uma ida ao shopping, ao parque, ou mesmo outro tipo de evento e lazer que ela gosta. Incentive-a a viver esses momentos, e considere oferecer ajuda para cuidar da criança enquanto aproveitam esses momentos, caso ela não tenha como deixar o pequeno com alguém em casa.

11. Proporcione momentos de lazer para ajudar uma mãe de um recém-nascido

Ainda com a ideia de ajudar uma mãe de um recém-nascido oferecendo alguma atividade que ela gosta, se porventura ela não se sentir à vontade para passear, considere proporcionar momentos de lazer em casa.

Convide-a para ver um filme, prepare alguma comida que ela gosta, joguem conversa fora… Enfim! Façam algo que ela gostaria de fazer em casa, como sempre gostou.

O bebê será a companhia de vocês, e com a sua ajuda a mamãe poderá aproveitar o momento de forma mais tranquila.

Veja mais: Rede de apoio: O que é? Como desenvolver?

12. Ofereça apoio para ela trabalhar

Se a mamãe trabalha em casa e precisa resolver alguma pendência, considere ajudar cuidando do bebê para que ela possa resolver as coisas dela.

Claro que nem sempre será possível dar esse tipo de apoio, mas, quando houver possibilidade, considere oferecer essa “mão”.

Quem está sobrecarregada de tarefas e, ainda, aprendendo a cuidar de um bebê, pode acabar tendo dificuldades para manejar tudo, o que é natural. Por isso, receber o suporte de outra pessoa tende a ser uma boa alternativa.

Como ajudar uma mãe de um recém-nascido?

Mãe com o seu bebê no colo. Foto: Canva.

13. Incentive hábitos saudáveis e consultas médicas

A gente sabe… Quando uma mamãe, especialmente de primeira viagem, tem o seu bebê, muita coisa começa a mudar na rotina, de modo que pode fazê-la deixar de lado o autocuidado.

Por isso, se você quer ajudar uma mãe de um recém-nascido, lembre-se de sempre incentivar os hábitos saudáveis e os cuidados com a saúde.

Diga para ela que é importante se cuidar e que, se for possível, você vai acompanhá-la nesses momentos.

E lembra de quando falamos da comidinha congelada? Então… Tente preparar opções que são mais saudáveis para a mulher poder cuidar da saúde, mesmo em meio à correria.

Esses incentivos e cuidados podem fazer toda a diferença. Acredite!

Escute e seja paciente ao ajudar uma mãe de um recém-nascido

Se você realmente quer ajudar uma mãe de um recém-nascido, lembre-se de ser paciente e de ouvir as angústias dessa mulher. Ela estará passando por mudanças importantes em sua vida pessoal, profissional e social, logo, poderá enfrentar novos desafios por conta disso.

Sendo assim, oferecer apoio e de modo paciente, como no caso de permitir que ela se queixe da mesma coisa quantas vezes forem necessárias, é crucial para criar uma atmosfera de acolhimento e cuidado.

Mais tarde, esse apoio poderá fazer toda a diferença. Ela poderá se lembrar de tudo isso por muito tempo!

Veja agora: