Como cuidar do umbigo do bebê? Como mantê-lo protegido e saudável? Essas são as dúvidas de muitas mamães e cuidadores do recém-nascido, mas saiba que esse cuidado pode ser feito com mais tranquilidade, se souber fazer da maneira correta.

O umbigo do bebê recém-nascido precisa de cuidados redobrados nos primeiros 15 dias de vida.

É nesse período que os cuidadores precisam prestar bastante atenção ao coto umbilical, uma parte do cordão umbilical fixa ao bebê após o nascimento.

Muita gente acredita que colocar uma gaze irá proteger o umbiguinho da criança, porém, esse tipo de atitude pode ser prejudicial para a cicatrização.

Publicidade

Para que este processo de cicatrização e prevenção de problemas de saúde seja seguido, é preciso saber como cuidar do umbigo do bebê. Veja a seguir algumas dicas para acompanhar e lembre-se de sempre conversar com o médico.

Veja mais: Como higienizar a boca do bebê antes dos dentes?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Como cuidar do umbigo do bebê

Bebê recém-nascido sendo atendido por enfermeiros. Foto: Canva

Como cuidar do umbigo do bebê – Acompanhe as dicas

Saber como cuidar do umbigo do bebê não é uma tarefa de outro mundo. Você não precisa ter medo de limpar e deixar aberta a região.

Os cuidados com o umbigo do recém-nascido ajudam a prevenir doenças, como tétano neonatal no “mal de sete dias”, uma infecção grave que pode ser fatal.

Por isso, para prevenir doenças e garantir que o coto umbilical irá cair no tempo certo, destacamos a seguir algumas dicas de limpeza, cuidados e informações, segundo especialistas, para os cuidados com o umbigo do bebê.

Publicidade
  • Limpe o umbigo do bebê com frequência: durante as trocas de fralda e banho são os momentos ideais para limpar e higienizar o umbigo do bebê;
  • Não tampe o coto umbilical: jamais use uma gaze, compressa ou faixa para tapar o umbiguinho do bebê, isso pode ser prejudicial para a criança;
  • Coloque sempre a fralda abaixo do umbigo: a mesma dica para cuidar do umbigo sem uso de gaze ou cobertura vale para colocar a fralda na altura correta, nunca sobre o umbigo do bebê;
  • Deixe que o coto seque naturalmente: mantenha o coto bem ventilado e deixe o local livre para secar;
  • Não use moedas ou faixas para “moldar o umbigo do bebê”: existem dois tipos de umbigos, um é para fora e o outro para dentro. Usar moedas e qualquer outro mecanismo para amarrar o umbigo da criança pode ser prejudicial.

Além dessas dicas de cuidados com o umbigo do bebê, saiba que os banhos rápidos são mais indicados enquanto o pequeno estiver com o coto umbilical.

Leia mais: Como proteger o bebê no sol? Veja dicas!

Como cuidar do umbigo do bebê

Dando banho de banheira no bebê. Foto: Canva

Como fazer a limpeza corretamente do umbigo do bebê?

A primeira forma de começar a cuidar do umbigo do bebê é pela higienização e limpeza da área, principalmente durante os 5 a 15 dias de vida da criança.

Durante esse curto período de tempo o coto umbilical apresenta uma cor mais azulada, com o decorrer do tempo, essa cor escurece e fica mais rígida, e o umbigo acaba caindo naturalmente com o tempo.

Cabe ressaltar que o tempo para cair o coto umbilical varia de criança para criança, sendo assim, não é recomendado puxar ou acelerar o processo.

Publicidade

Veja a seguir, a forma correta de fazer a limpeza do umbigo do bebê quando recém-nascido:

  1. Faça a higienização e limpeza das mãos com sabão neutro, lavando bem os punhos, entre os dedos e unhas;
  2. Pegue uma toalha, haste flexíveis ou bola de algodão e embebeda com um pouco de álcool 70%;
  3. Use o algodão para passar em toda a parte ao redor do coto umbilical;
  4. Levante o coto para higienizar embaixo, não deixando nenhum lugar sem fazer a limpeza;
  5. Depois, pegue uma toalha de algodão ou bolinha de algodão seca e limpa, secando toda a região do umbigo do bebê;
  6. Para finalizar, deixe o local aberto sem tampar com gaze, moeda ou qualquer outro objeto sobre o coto umbilical.

Não se preocupe em mexer no coto umbilical, o bebê não sente dor alguma devido à morte das células na região.

É importante que sempre após o banho, ou durante a troca de fraldas, você faça a limpeza corretamente do umbigo do bebê.

Aproveite para monitorar todas as alterações de cor, presença de secreção ou demora em cair o umbigo do pequeno.

Leia mais: Como limpar a escova de dentes do bebê?

Mãe dando banho no bebê. Foto: Canva

Cuidados para o umbigo do bebê não infeccionar

Fazer essa limpeza do coto umbilical do bebê é bem importante, principalmente durante as duas primeiras semanas.

É nesse momento, que é necessário que o cuidador tome os devidos cuidados para o umbigo do bebê não infeccionar.

A falta de higienização e limpeza do umbigo pode resultar em infecção na região, assim como ocorre ao deixar o local úmido ou tampado.

Entre os sinais de infecção no coto umbilical estão secreção amarelada, inchaço, vermelhidão e mau cheiro.

O melhor a se fazer é procurar um médico pediatra, relatando os sinais e a frequência dos sintomas.

Em alguns casos, um pouco de sangue pode sair do coto, basta secar a região com um algodão e se persistir o sangramento por uns minutos, procure um pediatra.

A vermelhidão também pode ser um sinal de coto cicatrizando, por isso, é preciso observar se é sinal de infecção ou algo natural durante a secagem do coto umbilical.

Veja mais: Cuidados com a pele do bebê: veja dicas interessantes

Lavando a cabecinha do bebê recém-nascido. Foto: Canva

Como prevenir o “mal de sete dias”?

A falta de cuidados com o umbigo do bebê recém-nascido pode ocasionar alguns problemas de saúde para a criança, um deles é o “mal de sete dias”.

O “mal de sete dias” ou tétano neonatal, como também é conhecido, é uma doença infecciosa comum em recém-nascidos.

Até os anos 70 essa infecção se tornou um grande problema de saúde pública, resultando nos avanços de campanhas de vacinação.

Os cuidados com a vacinação das mães e durante as primeiras semanas do bebê são fundamentais para prevenir o “mal de sete dias”.

Entre os principais sintomas do tétano neonatal está a febre, choro intenso, dificuldades para querer mamar, dores musculares, ritmo cardíaco acelerado e entre outros sinais.

Sua causa está relacionada à falta de cuidados com o coto umbilical, provocando a proliferação de uma bactéria que acomete a saúde da criança.

Desse modo, as mamães também precisam adotar cuidados durante o pré-natal, inclusive, manter suas vacinas em dia e reforços, quando necessários.

Além disso, é importante cuidar do umbigo do bebê desde o nascimento, observando as mudanças de coloração de azul para marrom e consequentemente, a chegada da queda do umbigo do pequeno. 

Bebê recém-nascido no berço. Foto: Canva

Em caso de dúvidas ou sinais estranhos, procure ajuda médica imediatamente. Este conteúdo é apenas informativo e não substitui o acompanhamento médico.

Conversar com um especialista pode ser um caminho para você se sentir mais tranquilo na hora de higienizar o umbigo. Além disso, é possível analisar a cicatrização do umbiguinho nas consultas com o médico, proporcionando um cuidado ainda mais efetivo.

Veja agora: Filho o tempo todo no celular: Dicas de como evitar!