Entre os cuidados com a pele do bebê está a aplicação de cosméticos, o uso de protetores solar e escolha ideal dos tecidos das roupas. 

Afinal, a pele do bebê é bastante sensível e pode desenvolver alergias, irritações e infecções por bactérias presentes no ambiente e nos objetos.

Um grande alerta para os pais é o uso de repelentes, por exemplo, pois os bebês de até seis meses não podem usar esse tipo de produto, uma vez que causa irritação para a derme da criança.

Além disso, sempre que for usar produtos infantis, verifique a indicação do fabricante para evitar problemas futuros como alergias e outras complicações que podem acometer a saúde do neném. A validade do produto também deve ser analisada com atenção.

Publicidade

Além disso, para te ajudar a decidir o que pode ou não usar na criança, veja a seguir quais são os cuidados com a pele do bebê e como colocar em prática diariamente.

Veja mais: Saúde mental na maternidade: Cuidados importantes

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Cuidados com a pele do bebê

Bebê fofo na cama. Foto: Canva

Cuidados com a pele do bebê acima de 28 dias – Acompanhe as dicas para você seguir

Os cuidados com a pele do bebê recém-nascido e do bebê já grandinho possuem diferenças, por isso, vamos trazer dicas diferentes para bebês de até 28 dias e pequenos acima dessa idade.

A pele do bebê recém-nascido é bastante sensível, com o seu crescimento ela vai se desenvolvendo conforme há anticorpos do organismo.

Até os 3 anos, a criança ainda possui a derme mais sensível, tendo dificuldades para se adaptar às mudanças de temperatura como frio, vento, umidade, calor e ar seco.

Publicidade

É preciso saber o jeito certo de protegê-los contra fatores externos e também internos, com a alimentação.

Nos próximos tópicos veja quais são os cuidados com a pele do bebê acima de 28 dias, que já passou da fase de recém-nascido.

Proteja a pele do bebê durante os passeios

Para manter os cuidados com a pele do bebê acima de 28 dias, proteja a pele do pequeno durante os passeios ao ar livre.

Como os bebês de até seis meses não podem usar repelentes e protetor solar, evite o contato com sol e ambientes com predisposição ao contato com insetos.

A ideia é proteger a criança com chapéus e bonés durante o verão ou contato com sol, e fazendo uso de roupas ou protegendo a janela no contato com mosquitos e pernilongo.

O sol é importante para a nutrição do bebê, por isso, o recomendado é ficar entre 10 a 5 minutos por dia em um sol ameno para sua pele.

Publicidade
Cuidados com a pele do bebê

Bebê fofo tomando banho. Foto: Canva

Veja também: Pode passar repelente na barriga na gravidez?

Atenção à troca de fralda contribui para pele do neném

Ter uma maior atenção à troca de fralda contribui para a pele do neném. Assim sendo, a dica é evitar deixar a criança por muito tempo com a mesma fralda.

Mesmo que ela não tenha feito as necessidades, faça a troca da fralda se ela estiver mais de três horas com a mesma, isso ajuda a evitar assaduras.

Durante a troca de fraldas, utilize um pano umedecido para limpar a pele do bebê, deixe secar e use a pomada ou creme de assadura recomendada pelo pediatra.

Cuidados durante o banho com a pele do bebê

Os cuidados durante o banho com a pele do bebê também precisam de bastante atenção, principalmente com a temperatura da água e os produtos usados para realizar a limpeza e higienização.

Entre os produtos para a hora do banho do bebê, prefira os sabonetes sem perfume e com ph igual da pele, produtos de higiene desenvolvidos exclusivamente para bebês.

Já a temperatura da água, por sua vez, precisa estar morna em até 37 ºC de temperatura. Caso tenha dúvidas se a temperatura está adequada, experimente testar usando o seu cotovelo na água.

Veja também: Como dar banho em um recém-nascido – Dicas importantes

Cuidados com a pele do bebê

Bebê de bruços sobre a cama. Foto: Canva

Preste atenção aos produtos para a criança

Para evitar alergias e complicações para a derme do bebê, preste atenção nos produtos para criança. Escolha tipos que são adequados à idade do neném.

Muitos shampoos e sabonetes podem causar alergias e irritação na pele da criança, já que esta é mais sensível.

Por isso, na hora de comprar, sempre verifique a indicação e se possível converse com um pediatra para receber orientações seguras acerca dos produtos para bebês.

Os perfumes para bebês, por exemplo, devem ser usados após a criança completar três meses, antes disso, as colônias infantis podem prejudicar a saúde do pequeno.

Contudo, algumas colônias prometem ser mais seguras para o bebê, mas isso vai depender bastante da formulação. Consulte sempre o médico do seu filho.

Cuidados com a pele do bebê recém-nascido

Depois de conhecer os cuidados com a pele do bebê acima de 28 dias, vamos às dicas de cuidados com a derme do bebê que ainda não completou seu primeiro mês de vida.

Mãe acariciando a pele da sua bebê. Foto: Canva

Escolha das roupas do bebê recém-nascido

A pele do bebê recém-nascido é fina e sensível como a do bebê acima de 30 dias, assim, é preciso escolher bem as roupinhas do pequeno que ainda não completou essa idade.

Os recém-nascidos podem desenvolver, com facilidade, irritações na pele e alergias devido à roupa que está vestindo.

Portanto, escolha modelos de roupas de algodão, um tipo de tecido mais natural que não desencadeia tantas alergias.

Além disso, é preciso lavar a roupa do recém-nascido e do bebê após um mês separados das roupas dos adultos.

Escolha também um bom sabão e amaciante para lavar as peças delicadas do pequeno, que podem ser lavadas à mão.

Veja mais: Como organizar o guarda-roupa do bebê? Dicas interessantes!

Cuidados com a pele do bebê recém-nascido nos passeios

Na verdade, não é recomendado que o bebê recém-nascido faça passeios nos seus primeiros dias de vida.

Além de contribuir com a rotina da criança, ficar em casa com o bebê também ajuda a prevenir irritação na pele e outros problemas relacionados, já que eles ainda estão se adaptando.

Caso precise sair com a criança para consultas médicas, por exemplo, opte por protetores de carrinho e carro, mantas para o frio, fraldas de algodão para a proteção do sol, etc.

Foco nas mãozinhas do bebê. Foto: Canva

Tipo de fralda para bebê recém-nascido

O tipo de fralda para bebê recém-nascido também contribui para os cuidados com a pele do bebê.

De modo geral, evite as fraldas com cheiro ou composições que possam prejudicar a saúde do pequeno.

Na hora da limpeza da região íntima, use uma gaze ou algodão com água morna para limpar a sujeira e deixar a pele hidratada.

Leia também: Roupa de cama do bebê: Como lavar? Como cuidar?

A validade dos produtos deve ser sempre considerada

É importante que você sempre verifique a validade dos produtos que está usando no seu bebê. Tanto no caso dos bebês recém-nascidos, quanto no dos maiorzinhos.

Afinal, um produto vencido pode aumentar as chances de proliferação de bactérias, que pode resultar em alergias e até mesmo doenças de pele.

Se porventura você armazena algum produto fora da embalagem original, considere usar etiquetas para marcar a data de validade do item.

Cuidado com as receitas feitas com alimentos

Infelizmente, é muito comum encontrar receitas caseiras na internet para aplicar na pele de adultos, crianças e bebês.

Porém, alimentos misturados e aplicados sobre a pele sensível da criança podem ocasionar efeitos colaterais graves, e que exigirão tratamento médico.

Portanto, cuidado com esse tipo de dica que você vê por aí, ok?

Mãos do pai e da mãe segurando os pezinhos do bebê. Foto: Canva

Considere sempre as recomendações médicas

Lembre-se de que as dicas acima são apenas considerações gerais, mas o ideal é que você sempre converse com o pediatra do seu filho para avaliar o seu caso.

Isto é, não caia no equívoco de investir em receitas caseiras para manter os cuidados com a pele do bebê sem antes conversar com o médico.

As recomendações do profissional são mais seguras, ok? Assim você manterá a saúde do pequeno sempre me dia.

Inclusive, caso perceba qualquer alteração no aspecto da pele do bebê, ou comportamentos de desconforto por parte do pequeno, não hesite na hora de contatar o pediatra!

Veja também: Como lavar roupa de bebê recém-nascido – 11 perguntas e respostas