roupa de cama do bebê precisa de cuidados especiais para sempre se manter limpa, segura, cheirosa e com cara de “novinha em folha”. Porém, as mamães e os papais de primeira viagem podem ter muitas dúvidas quanto a esses cuidados.

Pensando nisso, fizemos este guia detalhado com tudo o que você precisa saber para deixar a roupa de cama impecável! Acompanhe e confira!

Para ler mais tarde: Enxoval de bebê: como escolher pano de boca, toalha, manta e muito mais

Como lavar roupa de cama do bebê?

roupa de cama do bebê

Bebê dormindo na roupa de cama confortável. Foto: Freepik

Publicidade

É necessário levar em consideração o fato de que não podemos lavar a roupa de cama do bebê de qualquer jeito, tampouco com qualquer produto. Além disso, a forma como se lava (na mão ou na máquina) também apresenta cuidados diferentes. Por isso, fique atento as dicas abaixo!

1. Como lavar roupa de cama do bebê na máquina?

Se você quer praticidade na hora de lavar a roupa de cama do bebê, veja o passo a passo abaixo:

  1. Escolha produtos de limpeza que sejam adequados para o bebê.
  2. Certifique-se de que a sua máquina está bem limpa.
  3. Coloque as peças de roupa, apenas do bebê, dentro da máquina. Inclua a quantidade de produtos de acordo com o nível de roupa.
  4. Coloque a máquina no ciclo suave e deixe-a fazer o seu trabalho.
  5. Não use água muito quente ou produtos químicos intensos para lavar a roupa de cama.
  6. Assim que a máquina terminar o trabalho dela, tire a roupa de dentro dela imediatamente. Não deixe a roupa úmida na máquina, pois isso pode fazer com que bactérias se proliferem.
  7. Se a roupa de cama for 100% algodão, considere colocá-la no sol para secar.
  8. Depois de seca, passe todas as peças do avesso.
  9. Armazene as peças em saco plástico, dentro do guarda-roupa limpo.
  10. Fique de olho na possibilidade de haver mofo ou bolor no guarda-roupa, ok? Caso haja, higienize o móvel antes de guardar a roupa de cama do bebê.

Leia mais: Lista de enxoval para gêmeos – Lista completa!

2. Como lavar roupa de cama do bebê na mão?

roupa de cama do bebê

Mãe e filho lavando roupa na lavanderia. Foto: Freepik

Caso você opte por lavar a roupa de cama na mão, considere as dicas abaixo:

  1. Use baldes e utensílios específicos para as peças do bebê. Ou seja, nada de usar aquele balde que também é usado com água sanitária ou outros produtos de limpeza, ok?
  2. Depois de separar os baldes para a atividade, encha-os com água. Encha a quantidade ideal para deixar todas as peças de molho.
  3. Coloque uma colher de sopa de sabão neutro (específico para bebês) em cada balde, misturando bem. Mergulhe peça por peça, e considere colocar uma colher de chá de bicarbonato de sódio nesta água.
  4. Mexa bem a roupa, para que os produtos de limpeza cheguem a todas as partes de cada peça.
  5. Deixe a roupa de molho por aproximadamente 45 minutos. Não deixe de molho por mais de uma hora, pois isso pode fazer com que bactérias se proliferem.
  6. Passado o tempo de pausa, pegue peça por peça e esfregue suavemente com as mãos. Ensaboe bem, dando atenção aos locais que têm manchinhas, por exemplo.
  7. Em seguida, retire a água, torcendo as peças suavemente, e deixe-as em uma bacia seca.
  8. Use as águas dos baldes para outras higienes da sua casa, como por exemplo, lavar o banheiro, a garagem, etc.
  9. Encha os baldes com água limpa novamente, colocando uma colher de sopa de amaciante, adequado para bebês, em cada balde.
  10. Mergulhe as peças novamente, deixando-as de molho no amaciante por 15 minutos.
  11. Enxágue em água corrente e torça delicadamente. Por fim, deixe as peças secando no sol e finalize passando o ferro, não muito quente, do lado do avesso.

Novamente, é importante armazenar as peças com cuidado, dentro do guarda-roupa, embaladas com saco plástico ideal para roupas. Isso evita que poeira, ácaros e outras sujidades acabem “contaminando” a roupa de cama do bebê. Fique atento a isso.

Publicidade

Veja também: Lista de enxoval de bebê simples para imprimir + Dicas

Como cuidar da roupa de cama infantil?

roupa de cama do bebê

Mãe e filho brincando na lavanderia. Foto: Freepik

Existem cuidados especiais que você deve considerar para manter a integridade da roupa de cama do seu bebê. Veja algumas considerações importantes:

  • Nunca use produtos que não sejam adequados para a roupa de cama de bebê.
  • Jamais seque a roupa em temperaturas acima da recomendada na etiqueta.
  • Nunca use alvejante na roupa de cama.
  • Dobre a roupa de cama direitinho, para não amassar, estragar elástico, etc.
  • Não misture diversos tipos de peças diferentes, pois podem gerar “bolinha” uma na outra.
  • Não misture as cores das peças, pois pode manchar uma a outra.
  • Lave cada peça separadamente, ao menos na primeira lavagem.
  • Nunca use a roupa de cama sem antes lavá-la bem.
  • Armazene em local seco e arejado. Se possível, abra o guarda-roupa todos os dias, para que haja ventilação.

Perguntas e respostas sobre a roupa de cama infantil

Mãe e filha se divertindo na lavanderia. Foto: Freepik

Agora que você já viu todo o passo a passo de como você pode lavar roupa de cama do bebê tanto na máquina, quanto na mão, veja agora algumas perguntas e respostas recorrentes sobre o tema.

Leia também: Como comprar roupas infantis nos EUA e receber no Brasil?

Publicidade

Assim você poderá cuidar direitinho dos lençóis, fronhas, colchas, etc.:

1. Que tipo de roupa de cama é ideal usar para o bebê?

Procure usar roupa de cama que seja 100% algodão. Assim, é mais fácil lavar, cuidar, passar, não amassa tanto e, acima de tudo, evita as chances de que o seu filho venha a desenvolver algum tipo de alergia. Portanto, aposte nessa possibilidade para ter ainda mais praticidade e conforto no dia a dia.

2. De quanto em quanto tempo devemos trocar a roupa de cama?

O ideal é que a troca seja feita semanalmente. Porém, é claro que se passar xixi ou tiver qualquer outra sujeira na roupa de cama é preciso lavar imediatamente. Procure manter tudo sempre bem limpinho e cheiroso para o seu filho.

3. Quais produtos usar para lavar a roupa de cama?

Sempre leia as embalagens dos produtos que você está adquirindo. Isso porque o ideal é que seja usado produtos específicos para bebês. Se você usar qualquer outra possibilidade, de maneira indiscriminada, poderá colocar a saúde do pequeno em risco. Fique atento!

Além disso, caso queira investir apenas no básico, saiba que sabão de coco pode já ser o suficiente para deixar a roupa de cama sempre limpinha.

Leia mais: Vender ou doar roupas do filho que não cabe mais

4. Tem que lavar o kit de berço?

Sim! Antes de usar o kit berço é fundamental que ele seja lavado, assim como qualquer roupa de cama nova também deve ser sempre higienizada antes do primeiro uso.

5. Pode lavar lençol de bebê na máquina?

Menina feliz na lavanderia. Foto: Freepik

Pode, desde que seja usado o ciclo suave para não danificar a peça. Também fique de olho na potência da centrifugação, além de cuidar com as temperaturas quentes de água e as secadoras.

6. Pode lavar a roupinhas de cama com a de outras pessoas?

Não. O ideal é que tanto a roupa de cama do bebê, quanto a própria roupa do pequeno, sejam sempre lavadas separadamente.

Assim você evita que substâncias nocivas entrem em contato com os tecidos do bebê, tendo em vista de que isso poderia ser prejudicial para a saúde do pequeno.

Veja também: Como lavar roupa de bebê recém-nascido – 11 perguntas e respostas

7. Como armazenar as roupinhas de dormi do bebê?

Bebê engatinhando em frente à máquina de lavar. Foto: Freepik

Como mencionamos no decorrer deste artigo, você pode armazenar as peças dentro de sacos plásticos fechados, preferencialmente, à vácuo.

Além disso, fique de olho na parte do guarda-roupa onde estão guardadas as peças de roupa: é preciso que o ambiente seja limpo, organizado, livre de sujidades e com boa ventilação, para não ter mofo.

  • Cuidado importante: Sempre se certifique de que a roupa de cama do bebê está extremamente seca. Jamais guarde ela estando meio úmida, pois isso pode causar mau cheiro, proliferação de bactérias, manchas, etc. Fique de olho, hein?

Esperamos que este guia tenha sido útil para você. Bons cuidados com o enxoval do seu filho! E qualquer dúvida, deixe o seu comentário aqui no blog. 🙂

Leia mais: