Saber como lavar roupa de bebê recém-nascido é muito importante para garantir a integridade das peças e, além disso, não causar nenhum tipo de alergia no bebê.

Mas, quais produtos podem ser usados? É preciso lavar na mão ou na máquina? Precisa passar a roupa do bebê?

Veja as respostas para esses e outros questionamentos no decorrer deste texto!

Como lavar roupa de bebê recém-nascido

Cesta com roupas sujas. Fotos: Freepik

Publicidade

Para ler mais tarde: Vender ou doar roupas do filho que não cabe mais

Como lavar roupa de bebê recém-nascido? Veja 11 perguntas e respostas!

Quer aprender a como lavar roupa de bebê recém-nascido? Então veja todas as perguntas e respostas que separamos para você e, em seguida, atente-se para o passo a passo completo. Continue lendo e fique por dentro de tudo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

1- Qual a hora de começar a lavar as roupas do bebê?

Todo o enxoval e peças que possam ter contato direto com a pele do bebê devem ser lavadas por volta da 30 e 31ª semana de gestação. Esse é o período adequado para manter tudo dentro dos conformes na hora em que você for vestir o seu filho pela primeira vez.

2- O que fazer para a roupa do bebê ficar cheirosa?

Você pode usar meia xícara de vinagre na última lavagem, ou seja, no último enxágue, além de investir em um bom amaciante para bebês. Lembre-se de que todos os produtos que são usados nas roupinhas do bebê devem ser certificados para a faixa etária. Fique atenta a isso!

Também tenha o cuidado de deixar as peças secando em um local arejado e até mesmo ao sol, para evitar que bactérias se proliferem no tecido e acabem causando um mau cheiro.

Como lavar roupa de bebê recém-nascido

Como lavar roupa de bebê recém-nascido. Foto: Freepik

Publicidade

3- Com que lavar roupa de recém-nascido

No caso dos bebês com menos de 6 meses de vida, prefira lavar as roupinhas com sabão neutro ou de coco. Da mesma forma, evite outros produtos de limpeza durante a lavagem das roupinhas, e considere colocá-las secar em um ambiente bem arejado.

4- Quando posso começar a usar amaciante nas roupas de bebê?

Alguns especialistas apontam que é necessário evitar o uso de amaciante antes dos primeiros 6 meses de vida do bebê. Portanto, antes de usar um produto para esse fim, procure conversar com o seu médico.

Além disso, lembre-se de que a partir dos 6 meses você pode usar o amaciante desde que este seja específico para bebês recém-nascidos, é claro.

Roupas de bebê. Foto: Freepik

Veja também: Guarda-roupa do bebê: dicas inteligentes para organizar!

5- Qual é o melhor amaciante para roupas de bebê?

Para lavar roupa de bebê recém-nascido o melhor amaciante sempre será aquele que for mais suave e adequado à faixa etária. Não use produtos comuns nas roupas do bebê, pois ele pode desenvolver alergias por conta disso. Amaciantes como OLA podem ser interessantes.

Publicidade

6- Faz mal não passar a roupa do bebê?

Não é que não passar faça mal, mas, passar pode prevenir diversos tipos de alergias e problemas. Isso porque a alta temperatura do ferro é capaz de matar germes e bactérias presentes no tecido.

Portanto, se você quer lavar roupa de bebê recém-nascido da melhor maneira possível, considere usar o ferro de passar no fim.

Como lavar roupa de bebê recém-nascido. Foto: Freepik

7- Como lavar roupa de bebê recém-nascido na mão?

Para lavar na mão, o ideal é que a peça fique de molho por pelo menos duas horas, em água limpa, morna e com sabão de coco. Depois é só esfregar suavemente a superfície para eliminar as sujidades e, em seguida, enxaguar bem para remover o sabão. Por fim, deixe secar em um ambiente arejado e seco.

8- Pode lavar roupa de bebê com sabonete?

Para lavar roupa de bebê recém-nascido o recomendado é o uso de sabão neutro para este fim, e que isso seja feito com muito cuidado e sem exageros. Inclusive especialistas apontam que antes dos 6 meses de vida o ideal é que não se utilize nenhum produto para higienizar as roupas, mas sim, apenas a água.

Isso porque a pele é muito fina e sensível nos primeiros meses, e os produtos industrializados poderiam irritá-la.

9- Precisa lavar roupa de bebê separado?

É o ideal. Afinal, as peças de roupa dos adultos pode acumular mais sujidades e odores, e necessitam de produtos de limpeza mais fortes e intensos. Já as roupas dos bebês e das crianças até 4 anos podem receber um cuidado mais suave e especial para o mantimento da integridade e higiene.

Como lavar roupa de bebê recém-nascido. Foto: Freepik

10- Precisa lavar a roupa do bebê antes de usar?

Sim. É preciso lavar roupa de bebê recém-nascido antes de usar para evitar que algum tipo de sujidade impregnada entre em contato com a pele do pequeno. Caso contrário, você poderá ter que lidar com alergias e irritações no corpinho do bebê, e sabemos que não queremos isso, certo?

Veja também: Cuidados com os laços: 18 dicas de cuidados com laços

11- Como higienizar a máquina de lavar antes de colocar a roupa do bebê?

Você vai precisar de um copo cheio de água sanitária e duas colheres de sopa de sabão neutro. Coloque tudo dentro da máquina e ligue-a na lavagem demorada, com o nível máximo de água. Deixe que ela siga o ciclo normalmente e pronto, a máquina já estará higienizada e prontinha para receber as roupinhas do seu bebê.

Passo a passo de como lavar roupa de bebe recém-nascido

Agora que você já viu as nossas 11 perguntas e respostas sobre como lavar roupa de bebê recém-nascido, vamos agora a um passo a passo explicativo e super fácil para ajudar a você. Acompanhe:

  1. Primeiramente, separe uma bacia relativamente grande com água morna e limpa.
  2. Acrescente duas colheres de sopa de sabão neutro.
  3. Misture bem a água.
  4. Coloque as peças de roupa dentro da bacia, o suficiente para deixá-las mergulhadas. Não exagere na quantidade, as roupas precisam ter certa folga dentro da bacia.
  5. Deixe as roupinhas de molho por 1 hora.
  6. Em seguida, despeje tudo dentro da máquina de lavar previamente higienizada, como ensinamos anteriormente.
  7. Coloque a lavagem delicada.
  8. Não acrescente mais sabão, apenas um pouquinho de vinagre e amaciante na última lavagem. Lembre-se de que o amaciante e o vinagre devem ser aprovado pelo médico.
  9. Prefira torcer as roupinhas colocando-as dentro de uma toalha e torcendo apenas a toalha.
  10. Finalize pendurando as roupinhas em um ambiente arejado e bem seco.

Depois que as roupinhas estiverem secas, você poderá passá-las como mencionamos. Assim você deixará tudo cheiroso, limpo, higienizado e pronto para o seu bebê.

Veja agora: Como comprar roupas infantis nos EUA e receber no Brasil?