A higiene do bebê é bastante importante para garantir o bem-estar e a saúde da criança. Do recém-nascido aos bebês maiores, é importante manter uma rotina de higiene correta.

A pele do bebê, por exemplo, comparada a de um adulto, é bastante delicada e fina. O contato com sujeira e substâncias pode causar alergias e irritações.

Por isso, saber como dar banho em bebê corretamente, cortar as unhas e saber quantas vezes trocar a fralda são atitudes essenciais para manter a higiene da criança.

Para os pais de primeira viagem ou para quem tem dúvidas de como fazer a higiene do bebê, veja a seguir as dicas para fazer essas tarefas corretamente e proporcionar mais saúde e bem-estar para seu pequeno.

Publicidade

Veja mais: Como prevenir a assadura no bebê?

Higiene do bebê

Bebê tomando banho. Foto: Canva

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Higiene do bebê – Conheça os principais cuidados e dicas

Quando o assunto é recém-nascido, a higiene do bebê é um fator bem importante para entender, pois eles são mais sensíveis e demandam cuidados maiores.

Um recém-nascido que acabou de chegar ao mundo esteve em um dos lugares mais seguros do mundo, na barriga da mamãe (forninho).

Quando nascem, tendem a experimentar tudo que há de novo, como contato com outras pessoas, estímulos ambientais e muito mais.

Por isso, saber como fazer a higiene correta do bebê é extremamente importante para evitar infecções, inflamações, contaminações e doenças.

Publicidade

Além disso, os cuidados com a unha do bebê, por exemplo, geram um bem-estar para a criança e também evitam acidentes como arranhões.

Vamos às dicas?

Higiene do bebê durante o banho

A higiene do bebê durante o banho deve ser feita com alguns cuidados especiais, como por exemplo, a preparação da água. Escolha dos produtos para a higiene da criança e cuidado com os perfumes.

O tempo ideal de um banho de bebê recém-nascido é de 5 a 10 minutos, em uma temperatura entre 36,5 a 37,5 ºC.

Essa temperatura é considerada morna para o bebê se banhar, mas caso não seja possível usar um termômetro, experimente colocar o cotovelo para sentir a temperatura da água.

A hora do banho deve ser tratada como uma rotina, considerando um horário mais cedo em uma temperatura mais quente nos dias mais frios. 

Publicidade

Os produtos para a hora do banho do bebê precisam ser indicados para esse público, dando preferência aos sabonetes líquidos glicerinados e sem perfume.

Higiene do bebê

Bebê sorrindo no banho. Foto: Canva

Leia também: Como dar banho em um recém-nascido – Dicas importantes

Tome cuidado ao lavar as partes íntimas dos pequenos. Use apenas água para fazer a higienização correta da região que sempre deve terminar com a limpeza do bumbum.

A primeira parte que deve ser lavada é o rostinho da criança, somente com água para evitar irritações. 

A frequência do banho de um bebê recém-nascido é de em média 3 vezes por semana, mas isso pode ser variável para cada família. Sempre procure orientação médica.

Realize a limpeza correta do umbigo

A limpeza correta do umbigo do bebê deve ser feita com bastante cuidado, principalmente nos recém-nascidos.

Na primeira e segunda semana de vida da criança, o cordão umbilical pode cair, mas antes disso, a limpeza correta deverá ser realizada com cautela.

Primeiramente, use um algodão embebido com álcool 70% molhando a região, inclusive embaixo do coto umbilical.

Já quando o umbigo cair, utilize álcool 70% molhando uma haste flexível, passe na parte interna do umbigo e depois seque com cuidado. Faça essa limpeza durante o banho ou nas trocas de fralda.

Atente-se à troca frequente de fraldas 

É importante se atentar às trocas frequentes de fralda, que deve ser feita de 7 a 9 vezes por dia ou a cada 3 horas.

Remova todo o dejeto da criança, limpe a área íntima com um algodão ou gaze umedecidos com água morna e depois seque para passar a pomada antiassadura.

O recomendado é sempre deixar a região íntima e as dobrinhas do bebê bem limpinhas, verificando se há a presença de irritação em cada mudança de fralda.

Veja mais: Como lavar fralda de boca – Receitas caseiras e dicas

Higiene do bebê

Bebê tomando banho ao ar livre. Foto: Canva

Limpe e corte as unhas do bebê com frequência

Outra dica de higiene do bebê é a limpeza das unhas da criança com uma certa frequência, pois elas costumam crescer rapidamente.

A dica é usar uma tesoura especial para corte de unha de bebê, considerando também a limpeza embaixo da unha, frequentemente. O corte deve ser feito reto para prevenir unha encravada no bebê.

Durante o soninho do bebê é um momento ideal para cortar suas unhas, mantendo sempre cuidadas para evitar arranhões e acúmulo de sujeira. Sendo que a mão na boca é uma das formas de transmissão de bactérias. 

Faça a higiene da boca do bebê

Durante a rotina de limpeza, faça a higiene da boca do bebê com uma toalha 100% algodão levemente umedecida em água filtrada.

Essa limpeza ocorre principalmente após a mamada, onde o acúmulo de leite pode ser impregnado nos cantinhos da boca.

Além da parte externa, a parte interna também pode ser limpa com uma gaze limpa com água filtrada. Aproveite para limpar as gengivas, bochechas e língua.

Bebê cheio de espuma no banho. Foto: Canva

Limpe o nariz do bebê corretamente

Para limpar o nariz do bebê corretamente, use uma haste flexível para realizar a limpeza em caso de presença de sujeiras.

Em alguns casos, uma seringa com soro fisiológico ou aspirador nasal podem resolver quando o nariz estiver congestionado.

Nesta última situação, o momento do banho da criança é propício, incline a criança para frente e aplique em cada lado da narina o líquido.

Os aspiradores nasais são usados quando a criança está com catarro acumulado e quando há orientação do pediatra.

Veja também: Nariz sangrando em criança: o que causa e o que fazer?

Cuidados com os olhinhos da criança

Os cuidados com os olhinhos da criança também fazem parte da rotina de higiene do bebê, mas esse processo não precisa ser feito diariamente.

Ao perceber remelas e sujeiras nos olhos do bebê, utilize um algodão umedecido com água limpa, passando na região para fazer a limpeza.

As hastes flexíveis também ajudam a higienizar e remover sujeira dos olhos dos pequenos, mas isso não precisa ser feito com frequência.

Bebê fofo no banho. Foto: Canva

Higiene da orelha do bebê de forma correta

A higiene da orelha do bebê de forma correta é realizada com hastes flexíveis e uma toalha de algodão.

No caso da limpeza da orelha com hastes flexíveis, não utilize na parte interna do ouvido, apenas nas regiões da orelha.

Após o banho, use uma toalha limpa para secar as orelhinhas da criança, realizando a higiene do bebê com bastante delicadeza e carinho. 

A higiene pode proteger a saúde do bebê

A higiene do bebê pode proteger a saúde do seu filho. Porém, siga sempre as recomendações do seu médico e cuidado com as limpezas excessivas, que podem criar irritações na pele, por exemplo. O ideal é manter o equilíbrio, visitar o pediatra periodicamente e oferecer um banho incrível para o seu pequeno.

 

Gostou das dicas? Então é hora de deixar o bebê bem cheiroso!

Veja mais: Higiene íntima: Não tenha vergonha! Veja como manter.