Como prevenir a assadura no bebê? Hoje vamos discutir sobre as formas de prevenção da assadura nos bebês, uma situação que causa muito desconforto e aflição para os pais.
A assadura é considerada uma irritação na pele, uma inflamação decorrente do contato com substâncias compostas nas fraldas e dejetos do bebê, como urina e fezes.
Essa irritação ocorre devido à proliferação de fungos como o da Cândida, que também é responsável por causar “sapinho” na criança.
O resultado é uma pele avermelhada, irritada, com brotoeja e, com efeito bastante dolorido. Em alguns casos, a assadura pode causar sangramentos e feridas na pele do bebê.
A melhor alternativa para pais e cuidadores é saber como prevenir a assadura no bebê, com ações práticas para o seu dia a dia.
Veja também: Como estimular o bebê a engatinhar? Veja dicas!
Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva
Como prevenir a assadura no bebê – Veja as melhores dicas
Existem diversos fatores que causam as assaduras, como por exemplo, episódios de diarréia, mudanças na alimentação, tempo de uso de uma fralda e até o nascimento dos dentinhos.
O bebê com assadura sente muito desconforto, a região fica sensível, podendo causar bolhas e descamação da pele.
Sendo assim, o bebê se sente irritado pela coceira, dores e ardência causada pela assadura da pele da criança.
Mas para esse problema existe solução. Os pais e cuidadores podem realizar cuidados simples para evitar a assadura na criança.
Veja a seguir as melhores dicas para colocar em prática!
Troque a fralda do bebê com frequência
Uma das formas mais eficazes de prevenir a assadura no bebê é trocando a fralda do pequeno com maior frequência.
A ideia não é esperar que o bebê esteja sujo para trocar a fraldinha, mas sim, que esse sistema de troca seja regulado pelo tempo.
O ideal é que a cada três horas você troque a fralda do bebê, mesmo que ela esteja limpa, pois a umidade no local é uma das causadoras de assadura.
Com a pele seca e hidratada, fica mais difícil aparecer irritações que, consequentemente, trarão muitos desconfortos para o bebê.
Leia também: Como estimular o leite materno?
Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva
Limpe e higienize bem o local durante as trocas
Quando for trocar a fralda do bebê, limpe e higienize bem o local durante as trocas, isso ajuda a prevenir a assadura.
Para a limpeza da área íntima, alguns pediatras sugerem o uso de um pano limpo de algodão (ou o próprio algodão) molhado em água morna ao invés de um lenço umedecido. Não se esqueça de limpar bem as dobrinhas!
O lenço umedecido pode causar irritações, alergias e ressecamento na pele do bebê que já é bastante sensível.
Algumas marcas de toalha umedecida são desenvolvidas especialmente para os bebês recém-nascidos, por isso, vale a pena pesquisar por alternativas mais seguras.
Outra dica para na hora da limpeza, sempre limpe a região íntima da criança de cima para baixo, evitando que bactérias do intestino proliferam pelo canal vaginal e o genital.
Além de prevenir a assadura no bebê, a limpeza correta da região também previne infecções urinárias nos pequenos.
Veja também: Como estimular o bebê a andar?
Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva
Escolha um tamanho de fralda ideal para o bebê
A escolha do tamanho de fralda ideal para o bebê também ajuda a prevenir complicações, como a assadura.
Uma fralda descartável muito apertada pode friccionar a pele da criança, deixando sensível ao contato e causando irritação.
Por isso, de tempo em tempo, observe se a fralda não está apertada demais ou se a região está vermelha.
Outro ponto importante é a marca da fralda, algumas delas são prejudiciais para a pele do bebê ou possuem substâncias que podem resultar em alergias.
Deixar a criança sem fralda por alguns minutos também ajuda a prevenir a assadura no bebê.
Leia mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!
Alimentação pode causar assadura no bebê
A falta de cuidado com a alimentação pode causar assadura no bebê, pois muitos alimentos são ricos em ácidos que deixam a pele mais irritada.
Sem dúvidas, o melhor alimento para o bebê, até 6 meses é, leite materno. Ele ajuda no crescimento e desenvolvimento do pequeno, bem como previne o aparecimento de assaduras.
Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva
Portanto, a mãe precisa também cuidar da sua alimentação quando o bebê mama no peito, evitando alimentos mais cítricos como abacaxi, limão e laranja.
A dica não é privar a criança desses alimentos, mas sim, diminuir o consumo em casos de pele irritada.
Quando o bebê está sendo introduzido a uma alimentação sólida, é natural que as características do cocô sejam modificadas.
Com isso, podem ocorrer das fezes ficarem mais ácidas e causar uma espécie de irritação na área íntima que pode ser tratada com produtos específicos para a assadura.
Veja mais: Assadura de bebê: Como tratar com 8 remédios caseiros
Use produtos específicos para prevenir assadura
É bem importante que você use produtos específicos para prevenir assaduras, como as pomadas preventivas aplicadas nas áreas íntimas e dobrinhas do bebê.
Não é recomendado usar talco ou amido de milho para prevenir ou tratar assaduras, isso só irá deixar a pele da criança mais seca e irritada.
Os produtos hidratantes são os mais indicados para prevenir o aparecimento das assaduras na criança.
Além disso, em cada troca de fralda, a limpeza e a aplicação de pomada são essenciais, assim você evita que a criança fique com a pele ressecada.
Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva
Contudo, a aplicação da pomada para evitar assadura deve formar uma fina camada de produto, pois o excesso de pomada causa mais irritação na pele.
As pomadas para prevenir assadura no bebê são desenvolvidas para criar uma barreira protetora e não serem apenas absorvidas pela pele. Se colocou demais, remova um pouco do produto com uma toalha de algodão.
Mantenha um cuidado redobrado no verão
Para prevenir a assadura no bebê, mantenha um cuidado redobrado no verão, sendo esta época mais úmida e quente com aumento da proliferação de bactérias e fungos.
As trocas de fraldas devem ter uma maior atenção, evitando que a criança fique por muito tempo com o xixi, cocô ou até mesmo suor na fraldinha.
Os banhos também ajudam na prevenção, inclusive, deixam o bebê mais relaxado e livre de impurezas e sujeiras do ambiente.
Leia também: Assaduras: receitas caseiras para passar longe (elas não vão resolver!)
É uma ótima estação do ano para deixar o bebê sem a fralda, ajudando também no processo de desfralde da criança.
Além de todas essas dicas de como prevenir a assadura no bebê, talvez seja interessante consultar um pediatra para tirar todas as dúvidas sobre o tema e a saúde do seu pequeno.
Sendo assim, se seu filho estiver com muita assadura, consulte o pediatra para verificar as causas e possíveis soluções.
Esperamos que este conteúdo possa ter lhe auxiliado de alguma forma. Até a próxima!
Veja agora: Como cuidar da saúde mental dos filhos?