Como prevenir a assadura no bebê? Hoje vamos discutir sobre as formas de prevenção da assadura nos bebês, uma situação que causa muito desconforto e aflição para os pais.

A assadura é considerada uma irritação na pele, uma inflamação decorrente do contato com substâncias compostas nas fraldas e dejetos do bebê, como urina e fezes.

Essa irritação ocorre devido à proliferação de fungos como o da Cândida, que também é responsável por causar “sapinho” na criança.

O resultado é uma pele avermelhada, irritada, com brotoeja e, com efeito bastante dolorido. Em alguns casos, a assadura pode causar sangramentos e feridas na pele do bebê.

Publicidade

A melhor alternativa para pais e cuidadores é saber como prevenir a assadura no bebê, com ações práticas para o seu dia a dia.

Veja também: Como estimular o bebê a engatinhar? Veja dicas!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
como prevenir a assadura no bebê

Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva

Como prevenir a assadura no bebê – Veja as melhores dicas

Existem diversos fatores que causam as assaduras, como por exemplo, episódios de diarréia, mudanças na alimentação, tempo de uso de uma fralda e até o nascimento dos dentinhos. 

O bebê com assadura sente muito desconforto, a região fica sensível, podendo causar bolhas e descamação da pele.

Sendo assim, o bebê se sente irritado pela coceira, dores e ardência causada pela assadura da pele da criança.

Publicidade

Mas para esse problema existe solução. Os pais e cuidadores podem realizar cuidados simples para evitar a assadura na criança. 

Veja a seguir as melhores dicas para colocar em prática!

Troque a fralda do bebê com frequência

Uma das formas mais eficazes de prevenir a assadura no bebê é trocando a fralda do pequeno com maior frequência.

A ideia não é esperar que o bebê esteja sujo para trocar a fraldinha, mas sim, que esse sistema de troca seja regulado pelo tempo.

O ideal é que a cada três horas você troque a fralda do bebê, mesmo que ela esteja limpa, pois a umidade no local é uma das causadoras de assadura.

Com a pele seca e hidratada, fica mais difícil aparecer irritações que, consequentemente, trarão muitos desconfortos para o bebê.

Publicidade

Leia também: Como estimular o leite materno?

como prevenir a assadura no bebê

Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva

Limpe e higienize bem o local durante as trocas

Quando for trocar a fralda do bebê, limpe e higienize bem o local durante as trocas, isso ajuda a prevenir a assadura.

Para a limpeza da área íntima, alguns pediatras sugerem o uso de um pano limpo de algodão (ou o próprio algodão) molhado em água morna ao invés de um lenço umedecido. Não se esqueça de limpar bem as dobrinhas!

O lenço umedecido pode causar irritações, alergias e ressecamento na pele do bebê que já é bastante sensível.

Algumas marcas de toalha umedecida são desenvolvidas especialmente para os bebês recém-nascidos, por isso, vale a pena pesquisar por alternativas mais seguras.

Outra dica para na hora da limpeza, sempre limpe a região íntima da criança de cima para baixo, evitando que bactérias do intestino proliferam pelo canal vaginal e o genital.

Além de prevenir a assadura no bebê, a limpeza correta da região também previne infecções urinárias nos pequenos.

Veja também: Como estimular o bebê a andar?

como prevenir a assadura no bebê

Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva

Escolha um tamanho de fralda ideal para o bebê

A escolha do tamanho de fralda ideal para o bebê também ajuda a prevenir complicações, como a assadura.

Uma fralda descartável muito apertada pode friccionar a pele da criança, deixando sensível ao contato e causando irritação.

Por isso, de tempo em tempo, observe se a fralda não está apertada demais ou se a região está vermelha.

Outro ponto importante é a marca da fralda, algumas delas são prejudiciais para a pele do bebê ou possuem substâncias que podem resultar em alergias.

Deixar a criança sem fralda por alguns minutos também ajuda a prevenir a assadura no bebê.

Leia mais: Como estimular a coordenação motora das crianças? Veja dicas!

Alimentação pode causar assadura no bebê

A falta de cuidado com a alimentação pode causar assadura no bebê, pois muitos alimentos são ricos em ácidos que deixam a pele mais irritada.

Sem dúvidas, o melhor alimento para o bebê, até 6 meses é, leite materno. Ele ajuda no crescimento e desenvolvimento do pequeno, bem como previne o aparecimento de assaduras.

Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva

Portanto, a mãe precisa também cuidar da sua alimentação quando o bebê mama no peito, evitando alimentos mais cítricos como abacaxi, limão e laranja. 

A dica não é privar a criança desses alimentos, mas sim, diminuir o consumo em casos de pele irritada.

Quando o bebê está sendo introduzido a uma alimentação sólida, é natural que as características do cocô sejam modificadas.

Com isso, podem ocorrer das fezes ficarem mais ácidas e causar uma espécie de irritação na área íntima que pode ser tratada com produtos específicos para a assadura.

Veja mais: Assadura de bebê: Como tratar com 8 remédios caseiros

Use produtos específicos para prevenir assadura

É bem importante que você use produtos específicos para prevenir assaduras, como as pomadas preventivas aplicadas nas áreas íntimas e dobrinhas do bebê.

Não é recomendado usar talco ou amido de milho para prevenir ou tratar assaduras, isso só irá deixar a pele da criança mais seca e irritada.

Os produtos hidratantes são os mais indicados para prevenir o aparecimento das assaduras na criança.

Além disso, em cada troca de fralda, a limpeza e a aplicação de pomada são essenciais, assim você evita que a criança fique com a pele ressecada.

Mãe trocando a fralda do bebê. Foto: Canva

Contudo, a aplicação da pomada para evitar assadura deve formar uma fina camada de produto, pois o excesso de pomada causa mais irritação na pele.

As pomadas para prevenir assadura no bebê são desenvolvidas para criar uma barreira protetora e não serem apenas absorvidas pela pele. Se colocou demais, remova um pouco do produto com uma toalha de algodão.

Mantenha um cuidado redobrado no verão

Para prevenir a assadura no bebê, mantenha um cuidado redobrado no verão, sendo esta época mais úmida e quente com aumento da proliferação de bactérias e fungos.

As trocas de fraldas devem ter uma maior atenção, evitando que a criança fique por muito tempo com o xixi, cocô ou até mesmo suor na fraldinha.

Os banhos também ajudam na prevenção, inclusive, deixam o bebê mais relaxado e livre de impurezas e sujeiras do ambiente.

Leia também: Assaduras: receitas caseiras para passar longe (elas não vão resolver!)

É uma ótima estação do ano para deixar o bebê sem a fralda, ajudando também no processo de desfralde da criança.

Além de todas essas dicas de como prevenir a assadura no bebê, talvez seja interessante consultar um pediatra para tirar todas as dúvidas sobre o tema e a saúde do seu pequeno.

Sendo assim, se seu filho estiver com muita assadura, consulte o pediatra para verificar as causas e possíveis soluções.

Esperamos que este conteúdo possa ter lhe auxiliado de alguma forma. Até a próxima!

Veja agora: Como cuidar da saúde mental dos filhos?